Evolução do cavalo...

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Vito Álvaro
Mensagens: 3872
Registrado em: 17 Out 2005, 13:14
Localização: Teixeira de Freitas - Ba

Re.: Evolução do cavalo...

Mensagem por Vito Álvaro »

Não sei como pode transformar o barro, sopro pelo nariz e a costela. Até o deus andou então é homem. Ou pode pegado outra lenda. Não mostra a Eva morreu.
Fórum Realidade === EvoWiki -- Primeiro Wiki === O Espiritismo do Cético -- Segundo Wiki

Status: Ocupadíssimo (Se caso queria me falar, mande MP ou Gmail)

Avatar do usuário
Jeanioz
Mensagens: 5473
Registrado em: 27 Set 2006, 16:13
Gênero: Masculino
Localização: Curitiba - Paraná

Re: Re.: Evolução do cavalo...

Mensagem por Jeanioz »

Vito Álvaro escreveu:Não sei como pode transformar o barro, sopro pelo nariz e a costela. Até o deus andou então é homem. Ou pode pegado outra lenda. Não mostra a Eva morreu.


Taí boas questões para os criacionistas...

... e então, o que os criacionistas dizem a respeito?

(Atenção! Essa é uma oportunidade única dos criacionistas de fortalecer o criacionismo sem ter que atacar desesperadamente o evolucionismo! Aproveitem!!!! :emoticon12: )
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte


"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Nameque
Mensagens: 7
Registrado em: 18 Jul 2007, 12:50

Re: Re.: Evolução do cavalo...

Mensagem por Nameque »

Como pode ter tanta certeza de que Deus é homem
´Vi num site na internet que Deus desceu no seio da virgem Maria e se fez homem repare se fez homem mas na verdade o que ele é. Acredita-se que é um espírito puríssimo que habita os céus mas não pense que é um fantasma esse espírito tem poder.

Acreditar em Deus é um dom e esse dom é dado a todos se alguem rejeita esse dom é com ele, pois ninguem é obrigado a seguir Deus. Deus avisa que é proibido praticar determinada coisa se alguem a faz a responsabilidade é dessa pessoa

Um exemplo: você sabe que se tomar veneno morre

Avatar do usuário
AzraelOldschool
Mensagens: 221
Registrado em: 10 Jul 2007, 22:43
Localização: São Paulo - int.

Re.: Evolução do cavalo...

Mensagem por AzraelOldschool »

se utilizassem teorias que Deus utilizou a evolução como ferramenta, ficariam menos ridiculos os argumentos do tal criacionismo

mas meeeo
barro ? costela ?
a cobra falou... para por favor
Maquiavel ñ disse nada q eu ja ñ soubesse uu,

Ubuntu então...

Avatar do usuário
Ateu Tímido
Mensagens: 8921
Registrado em: 17 Out 2005, 00:04
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re.: Evolução do cavalo...

Mensagem por Ateu Tímido »

Esse é o gráfico correto:


Imagem

ade
Mensagens: 285
Registrado em: 11 Dez 2005, 12:12
Gênero: Masculino
Localização: Paraná

Mensagem por ade »

docdeoz escreveu:Já pode perguntar ao geneticista como os nucleotídeos vão acumulando informação e formando as máquinas biológicas com maior capacidade de fazer trabalho, pois isso, apesar de ter faculdade onde estudei genética, não parece factível do ponto de vista natural...


Este artigo sobre o tema é muito interessante:

http://www.nytimes.com/2007/06/26/science/26devo.html?ex=1185336000&en=70ebf921ae3584d3&ei=5070

Resumindo, os pesquisadores descobriram que a evolução de novas formas complexas, que antes se pensava requererem várias novas mutações envolvendo vários genes, podem ocorrer por um processo muito mais simplificado, refinando genes pré-existentes, o que cria novas formas e estruturas a partir de pequenas mudanças em poucos genes, ou seja, as mesmas sequencias de DNA podem iniciar estruturas diferentes, ou controlar o desenvolvimento de muitas estruturas nos animais, como o tamanho do pescoço ou bicos, ou o aparecimento de patas ou asas, e parece que as estruturas que são possiveis já estão predefinidas a nivel genético, o que limitaria as formas e órgãos possiveis de aparecerem.

Por exemplo, o tamanho do bico irá variar por uma simples mutação de um gene regulador, com uma mudança simples a nivel de DNA provocando uma mudança desproporcional no tamanho do bico. Isto é bem diferente da mudança gradativa proposta antes, e pode explicar a falta de muitos fosseis de transição. Claro que a seleção natural continua agindo normalmente, e o novo comprimento do bico será mais ou menos eficiente de acordo com as fontes de comida disponíveis, que ditarão se ele é melhor ou não, e permitirão que a especiação inicie e se produza.

Descobriu-se tambem um balanço entre a estabilidade genética e as mutações, onde padrões genéticos altamente estáveis e que produzem poucas mutações que eram predominantes na população foram substituidos por outros mais mutáveis por mudanças ambientais, que servem de catalizador para isto, e que junto com a seleção natural evita uma estabilidade genética.

E no site da InterScience existem vários bons textos sobre o assunto, bem recentes, em ingles:

http://www3.interscience.wiley.com/cgi-bin/fulltext/114212091/PDFSTART

http://www3.interscience.wiley.com/cgi-bin/fulltext/114212092/PDFSTART

Avatar do usuário
APODman
Mensagens: 4237
Registrado em: 24 Out 2005, 16:31

Mensagem por APODman »

Outro artigo interessante:


"Como asas surgiram em Ratos e estes se tornaram Morcegos ?"

Morcegos são um dos mamíferos mais prósperos, um quinto de todas as espécies mamífero são morcegos. Eles são criaturas extremamente diversas, mas têm uma coisa em comum: têm asas e voam. Os cientistas sempre desejaram saber sobre como afinal os morcegos adquiriram asas e agora o campo relativamente novo da Biologia do Desenvolvimento Evolutivo, ou "evo devo", parece ter desvendado o enigma.

Karen Sears e Lee Niswander e seus colegas da University of Colorado Health Sciences Center em Aurora compararam as asas do fóssil mais antigo conhecido de morcego, um espécime de 50 milhões de anos que estava no American Museum of Natural History em Nova Iorque, com três outras espécies de morcegos extintos e 10 espécies de morcegos modernos. Eles acharam em todos os casos que a asa de morcego membranosa é apoiada pelos altamente alongados terceiro, quarto, e quintos dedos dianteiros do animal. O que os pegou de surpresa foi a descoberta de que o comprimento relativo destes três dígitos em relação ao tamanho de corpo mudou pouco ao longo do curso de evolução do morcego. Em outro palavras, as asas dos morcegos não parecem ter crescido gradualmente ao longo do tempo, elas evoluíram repentinamente.

Isto sugere que a evolução de asas de morcego não foi devida a mudanças nos genes dos ossos mas a uma mudança no gene que regula a expressão destes genes dos ossos. Para achar qual gene poderia estar envolvido a equeipe monitorou o desenvolvimento do embrião do morcego e comparou este desenvolvimento ao desenvolvimento do embrião de rato.

Eles encontraram que durante seu desenvolvimento inicial, tanto os dedos dianteiros dos morcegos quanto dos ratos cresceram na mesma taxa relativamente aos seus períodos de gestação de 120 e 20 dias, respectivamente. Porém, aproximadamente no meio da gestação, o terçeiro, quarto, e quintos dígitos de forelimb do morcego de repente começaram a crescer muito mais rápido. Na imagem podemos ver que, a 80 dias, os três dedos dianteiros que apoiarão a asa do morcego eventualmente já começaram a se prolongar significativamente. Por outro lado, os mesmos dedos no rato continuaram crescendo lentamente, assim como os dedos traseiros do morcego:

[center]Imagem[/center]

Esta observação levou os cientistas a considerarem que o crescimento súbito pode ser devido a um gene que codificou uma certa proteína (chamada de Bmp2) responsável pelo crescimento do osso. Eles acharam que a expressão deste gene realmente era 30% mais alta no forelimbs em desenvolvimento de morcegos do que em ratos. Isto indicou que provavelmente o aparecimento das difrenças entre morcegos e rato era uma mutação no gene que regula o gene Bmp2. Esta mutação que provavelmente aconteceu ao redor 50 milhões de anos atrás causou um crescimento anormal dos dedos dianteiros. Mas estes morcegos primitivos em vez de sucumbir a tal infortúnio e se extinguir provaram poder se adaptar. Eles começaram a usar os dedos de superdesenvolvido como asas, e eventualmente se tornaram alguns dos mamíferos mais prósperos em Terra."


fonte: http://news.softpedia.com/news/How-Did- ... 1804.shtml



Outro artigo sobre a mesma descoberta acrescenta que:


As descobertas do grupo possuem implicações não apenas para a evolução dos morcegos, mas tb para os mamíferos em geral.

"O que nos vimos são mundanças pontuadas na morfologia ao longo de um período evolutivo," disse Karen E. Sears, a primeira autora da pesquisa, “As espécies permeneceram em stasis por milhões de anos e então muito rapidamente formaram duas espécies. Isto devido apenas a poucas mudanças nos genes-chaves responsáveis pelo desenvolvimento ."

Esta observação suporta a teoria do Equeilibrio Pontuado, desenvolvida em 1972 por Niles Eldredge e Stephen Jay Gould. O equilibrio pontuado diz que mudanças evolucionárias não são graduais e gelogicamente "lentas"; ao invés disto longos periodos de estabilidade pdoem ser pontuados por períodos de dramatica mundança evolucionária, e novas espécies podem surgir de forma relativamente rápida.


fonte: http://www.yourskinandsun.com/batflight.html



O paper original da pesquisa, com acesso free, em:

http://www.pnas.org/cgi/content/figsonly/103/17/6581


[ ]´s
You wanna fuck with me? Okay. You wanna play rough? Okay. Say hello to my little friend!
Tony Montana

Mantra diário dos Criacionistas:
"Que mal poderia haver se um homem dissesse uma grande mentira para o bem e para a igreja Cristã... uma mentira sem necessidade, uma mentira útil, tais mentiras não seriam contra Deus, ele as aceitaria."
Martinho Lutero
-----//-----
Imagem

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re.: Evolução do cavalo...

Mensagem por Lúcifer »

Dá uma olhada aqui.
É simples e rápido.
Procurar "Cavalos"

http://www.avph.com.br/
Imagem

Trancado