Ateísmo

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Jeanioz
Mensagens: 5473
Registrado em: 27 Set 2006, 16:13
Gênero: Masculino
Localização: Curitiba - Paraná

Mensagem por Jeanioz »

Benetton escreveu:
O processo de "crer" e "descrer" pelo qual passa uma pessoa, às vezes, deixa-me curioso.

Aqui mesmo no Fórum, tivemos um caso sui generis.

O Cathólico era um cara fervorosamente religioso. Defendia com unhas e dentes a sua Igreja. Nada o fazia mudar seus conceitos e opiniões sobre o catolicismo.

Passado algum tempo, estranhei sua ausência e perguntei, via MP, para o Aurélio, o que tinha acontecido com ele. E qual não foi a minha surpresa quando me disse que o Catholico tinha largado a sua Religião e passado a se identificar com outro Nick.

O "Catholico" virou então o "Alter-Ego".

Um cara meio despojado, desprendido, chegava até a ser irônico com algumas cartas da Montfort, uma Fundação que ele até admirava.

Depois de algum tempo, ele retorna à sua Igreja, de uma forma até mais contundente : Virou carismático da Igreja e frequenta a RCC.

Ele tentou até converter o Fernando Silva, vejam só.

Ele realmente passou a crer na sua Religião com mais relevo e destaque.

Eu ficava lendo as investidas dele, na esperança de que o Fernando Silva voltasse para a Igreja. Ele parecia sincero. Percebi isso em algumas de suas frases. Não fazia por mal. Ele realmente imaginava estar fazendo o bem, em sua tentativa de arrebanhar fiéis para a sua Comunidade.


Bom, o Emmmcri já foi ateu e hoje é religioso. Muitos aqui eram religiosos e hoje são ateus / agnósticos.

Isso me intriga até hoje : O que faz uma pessoa crer, descrer e depois voltar com mais força para sua Religião ?

Enfim, quais os processos comportamentais, psicossociais, cerebrais, etc que levam uma pessoa a "CRER" e a "DESCRER" ?




Sinceramente, penso que o Alter-Ego era católico mesmo quando se declarava ateu.

Lembro que em tópico, em que eu disse que ia fazer crisma, ele me convidou para ir em caravana para a Canção Nova, dizendo que "era bem legal lá" (ou algo parecido).

Isso quando ele não criava tópicos dizendo "Hoje quase fui assaltado, mas então eu disse:'Parem em nome de Jesus!', e eles foram embora!!!'. O que será que foi isso?", e outros... :emoticon26:

Já o emmmcri eu não sei. Nunca li uma mensagem dele se dizendo ateu.
Editado pela última vez por Jeanioz em 26 Jul 2007, 13:16, em um total de 1 vez.
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte


"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Nameque
Mensagens: 7
Registrado em: 18 Jul 2007, 12:50

Re: Re.: Ateísmo

Mensagem por Nameque »

as

Avatar do usuário
aknatom
Mensagens: 3071
Registrado em: 25 Out 2005, 13:10
Gênero: Masculino

Mensagem por aknatom »

Jeanioz escreveu:
Benetton escreveu:
O processo de "crer" e "descrer" pelo qual passa uma pessoa, às vezes, deixa-me curioso.

Aqui mesmo no Fórum, tivemos um caso sui generis.

O Cathólico era um cara fervorosamente religioso. Defendia com unhas e dentes a sua Igreja. Nada o fazia mudar seus conceitos e opiniões sobre o catolicismo.

Passado algum tempo, estranhei sua ausência e perguntei, via MP, para o Aurélio, o que tinha acontecido com ele. E qual não foi a minha surpresa quando me disse que o Catholico tinha largado a sua Religião e passado a se identificar com outro Nick.

O "Catholico" virou então o "Alter-Ego".

Um cara meio despojado, desprendido, chegava até a ser irônico com algumas cartas da Montfort, uma Fundação que ele até admirava.

Depois de algum tempo, ele retorna à sua Igreja, de uma forma até mais contundente : Virou carismático da Igreja e frequenta a RCC.

Ele tentou até converter o Fernando Silva, vejam só.

Ele realmente passou a crer na sua Religião com mais relevo e destaque.

Eu ficava lendo as investidas dele, na esperança de que o Fernando Silva voltasse para a Igreja. Ele parecia sincero. Percebi isso em algumas de suas frases. Não fazia por mal. Ele realmente imaginava estar fazendo o bem, em sua tentativa de arrebanhar fiéis para a sua Comunidade.


Bom, o Emmmcri já foi ateu e hoje é religioso. Muitos aqui eram religiosos e hoje são ateus / agnósticos.

Isso me intriga até hoje : O que faz uma pessoa crer, descrer e depois voltar com mais força para sua Religião ?

Enfim, quais os processos comportamentais, psicossociais, cerebrais, etc que levam uma pessoa a "CRER" e a "DESCRER" ?




Sinceramente, penso que o Alter-Ego era católico mesmo quando se declarava ateu.

Lembro que em tópico, em que eu disse que ia fazer crisma, ele me convidou para ir em caravana para a Canção Nova, dizendo que "era bem legal lá" (ou algo parecido).

Isso quando ele não criava tópicos dizendo "Hoje quase fui assaltado, mas então eu disse:'Parem em nome de Jesus!', e eles foram embora!!!'. O que será que foi isso?", e outros... :emoticon26:

Já o emmmcri eu não sei. Nunca li uma mensagem dele se dizendo ateu.


Não exatamente.... o Igor passou um bom tempo sem frequentar a igreja e com uma postura agnostica com relação a deus. Nunca deixou de acreditar, mas deixou de acreditar que ele poderia interferir na sua vida... mas foi um período curto.
Tenho a impressão que a decepção dele foi com a igreja, as pessoas que lá estavam, e não com a fé, apesar de não ter nenhuma confirmação dele sobre isso... o que justifica a volta assim que achou o pessoal legal da RCC.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Avatar do usuário
Jeanioz
Mensagens: 5473
Registrado em: 27 Set 2006, 16:13
Gênero: Masculino
Localização: Curitiba - Paraná

Re.: Ateísmo

Mensagem por Jeanioz »

Nameque escreveu:E se esse deus se manifestar e for onipotente, como ele provará a sua onipotência? :emoticon16:

Sabes como Deus provará a sua omnipotência é eliminando-te da face da terra.


Ah! Mas isso qualquer assassino faz! :emoticon16:

Que deus mais fraquinho... :emoticon12:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte


"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Avatar do usuário
aknatom
Mensagens: 3071
Registrado em: 25 Out 2005, 13:10
Gênero: Masculino

Re: Re.: Ateísmo

Mensagem por aknatom »

Jeanioz escreveu:
Nameque escreveu:E se esse deus se manifestar e for onipotente, como ele provará a sua onipotência? :emoticon16:

Sabes como Deus provará a sua omnipotência é eliminando-te da face da terra.


Ah! Mas isso qualquer assassino faz! :emoticon16:

Que deus mais fraquinho... :emoticon12:



E que cara forte... precisa de deus pra eliminar ele da face da terra, é o próprio "Comando para Matar"... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Avatar do usuário
Benetton
Mensagens: 2286
Registrado em: 01 Nov 2005, 10:35
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por Benetton »

Jeanioz escreveu:
Já o emmmcri eu não sei. Nunca li uma mensagem dele se dizendo ateu.


Está aqui :

Um pouco do Céu e da Terra Renovada.
https://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?p=261445#261445


emmmcri escreveu:
Fernando Silva escreveu:
emmmcri escreveu:O Ponto é que você já tem opinião formada, logo não quer muda-la ou reforma-la.Isso é uma dificuldade imposta por você, cada um crê no que quer(ou não crê) ! Aí está um exemplo de livre arbítrio e de justiça por intermédio da fé.
Abraços,

Já acreditei em tudo o que você acredita. Hoje não acredito mais.
Mudei de idéia, sim, e não vou mudar de novo enquanto não encontrar motivos.
Você não me deu nenhum.

Não é uma questão de querer. Eu não queria ser ateu, virei ateu sem perceber, assim como eu não queria deixar de acreditar em Papai Noel.


Também já fui ateu de carteirinha Fernando, acho que o importante é estarmos abertos a possibilidades sempre.Respeito teus posicionamentos de verdade, não os acho insanos.
Abraços.

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

_________________

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.


Avatar do usuário
Jack Torrance
Mensagens: 4488
Registrado em: 30 Out 2005, 16:56
Gênero: Masculino
Localização: São José do Rio Preto/SP
Contato:

Re: Re.: Ateísmo

Mensagem por Jack Torrance »

francioalmeida escreveu:(...)

Eu tambem queria uma ferrari! acho que nós dois vamos ficar sem o que queremos...

( Inesperado, fora do contexto, ilógico, sem nexo, deturpante, alucinante...)


:emoticon266:
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”

“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”

Soldados do BOPE sobre BOPE

Avatar do usuário
Jack Torrance
Mensagens: 4488
Registrado em: 30 Out 2005, 16:56
Gênero: Masculino
Localização: São José do Rio Preto/SP
Contato:

Re: Re.: Ateísmo

Mensagem por Jack Torrance »

manoelmac escreveu:[lógica do videomaker]As batatinhas do Bob's são mais saborosas que as batatinhas do MacDonnald's, logo uma ferrari corre mais rápido que um porche...[/lógica do videomaker]


:emoticon12:
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”

“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”

Soldados do BOPE sobre BOPE

Avatar do usuário
Joe
Mensagens: 1524
Registrado em: 16 Fev 2007, 23:33
Gênero: Masculino

Mensagem por Joe »

Led Zeppelin escreveu:
Benetton escreveu:
O processo de "crer" e "descrer" pelo qual passa uma pessoa, às vezes, deixa-me curioso.

Aqui mesmo no Fórum, tivemos um caso sui generis.

O Cathólico era uma cara fervorosamente religioso. Defendia com unhas e dentes a sua Igreja. Nada o fazia mudar seus conceitos e opiniões sobre o catolicismo.

Passado algum tempo, estranhei sua ausência e perguntei, via MP, para o Aurélio, o que tinha acontecido com ele. E qual não foi a minha surpresa quando me disse que o Catholico tinha largado a sua Religião e passado a se identificar com outro Nick.

O "Catholico" virou então o "Alter-Ego".

Um cara meio despojado, desprendido, chegava até a ser irônico com algumas cartas da Montfort, uma Fundação que ele até admirava.

Depois de algum tempo, ele retorna à sua Igreja, de uma forma até mais contundente : Virou carismático da Igreja e frequenta a RCC.

Ele tentou até converter o Fernando Silva, vejam só.

Ele realmente passou a crer na sua Religião com mais relevo e destaque.

Eu ficava lendo as investidas dele, na esperança de que o Fernando Silva voltasse para a Igreja. Ele parecia sincero. Percebi isso em algumas de suas frases. Não fazia por mal. Ele realmente imaginava estar fazendo o bem, em sua tentativa de arrebanhar fiéis para a sua Comunidade.


Bom, o Emmmcri já foi ateu e hoje é religioso. Muitos aqui eram religiosos e hoje são ateus / agnósticos.

Isso me intriga até hoje : O que faz uma pessoa crer, descrer e depois voltar com mais força para sua Religião ?

Enfim, quais os processos comportamentais, psicossociais, cerebrais, etc que levam uma pessoa a "CRER" e a "DESCRER" ?




Tenho a impressão que nunca vou me tornar crente, a menos que se prove a existência de divindades ou que eu venha a ter alguma doença mental.


Para mim, a parte em descrer depende muito mais de você procurar as respostas e a parte em crer não é preciso muito. As pessoas que voltaram a acreditar (muitas, não todas) passaram a ter meno informação da sua descrença, mas nem sempre a falta de informação é o causador disso.

As pessoas acreditam por vários motivos, mas nunca procurou contestar porque é um Crença delas, atingir crenças dos seres humanos tem um impacto forte demais.

Avatar do usuário
Led Zeppelin
Mensagens: 2558
Registrado em: 16 Ago 2006, 17:29
Localização: Patos de Minas - MG
Contato:

Mensagem por Led Zeppelin »

aknatom escreveu:
Led Zeppelin escreveu:
Benetton escreveu:
O processo de "crer" e "descrer" pelo qual passa uma pessoa, às vezes, deixa-me curioso.

Aqui mesmo no Fórum, tivemos um caso sui generis.

O Cathólico era uma cara fervorosamente religioso. Defendia com unhas e dentes a sua Igreja. Nada o fazia mudar seus conceitos e opiniões sobre o catolicismo.

Passado algum tempo, estranhei sua ausência e perguntei, via MP, para o Aurélio, o que tinha acontecido com ele. E qual não foi a minha surpresa quando me disse que o Catholico tinha largado a sua Religião e passado a se identificar com outro Nick.

O "Catholico" virou então o "Alter-Ego".

Um cara meio despojado, desprendido, chegava até a ser irônico com algumas cartas da Montfort, uma Fundação que ele até admirava.

Depois de algum tempo, ele retorna à sua Igreja, de uma forma até mais contundente : Virou carismático da Igreja e frequenta a RCC.

Ele tentou até converter o Fernando Silva, vejam só.

Ele realmente passou a crer na sua Religião com mais relevo e destaque.

Eu ficava lendo as investidas dele, na esperança de que o Fernando Silva voltasse para a Igreja. Ele parecia sincero. Percebi isso em algumas de suas frases. Não fazia por mal. Ele realmente imaginava estar fazendo o bem, em sua tentativa de arrebanhar fiéis para a sua Comunidade.


Bom, o Emmmcri já foi ateu e hoje é religioso. Muitos aqui eram religiosos e hoje são ateus / agnósticos.

Isso me intriga até hoje : O que faz uma pessoa crer, descrer e depois voltar com mais força para sua Religião ?

Enfim, quais os processos comportamentais, psicossociais, cerebrais, etc que levam uma pessoa a "CRER" e a "DESCRER" ?




Tenho a impressão que nunca vou me tornar crente, a menos que se prove a existência de divindades ou que eu venha a ter alguma doença mental.


Quer saber a pior parte?
Caso aconteça, você nunca vai saber qual das duas alternativas é a que se concretizou!!!!!!!!!!!!
:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:


:emoticon266: :emoticon266: :emoticon266:
"Sua calcinha nos joelhos, sua bunda detonada... fazendo o velho movimento de entra e sai"

Avatar do usuário
Ashus
Mensagens: 129
Registrado em: 16 Jul 2007, 16:57

Re.: Ateísmo

Mensagem por Ashus »

Tornei-me ateu...apostasia foi dura de aceitar...
O autocarro azul está a chamar

Avatar do usuário
Ashus
Mensagens: 129
Registrado em: 16 Jul 2007, 16:57

Re: Re.: Ateísmo

Mensagem por Ashus »

Pessoal doido, esta é a minha última mensagem num espaço onde em caso de divergência somos convidados a partir :emoticon2:

Ashus escreveu:Tornei-me ateu...apostasia foi dura de aceitar...
O autocarro azul está a chamar

Avatar do usuário
Aranha
Mensagens: 6595
Registrado em: 18 Out 2005, 22:11
Gênero: Masculino
Localização: Nova York
Contato:

Re: Re.: Ateísmo

Mensagem por Aranha »

Ashus escreveu:Pessoal doido, esta é a minha última mensagem num espaço onde em caso de divergência somos convidados a partir :emoticon2:

Ashus escreveu:Tornei-me ateu...apostasia foi dura de aceitar...




- Tchau.
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Re.: Ateísmo

Mensagem por Apo »

Ashus escreveu:Pessoal doido, esta é a minha última mensagem num espaço onde em caso de divergência somos convidados a partir :emoticon2:


Falácia Ashus que voltus

:emoticon13:
Imagem

Avatar do usuário
Gilson
Mensagens: 293
Registrado em: 15 Mai 2007, 12:04
Localização: Belo Horizonte MG

Mensagem por Gilson »

Tornei-me ateu no dia que descobri que, ou eu ou Ele teria que ser um absurdo. Eu 'ainda' acredito em mim.O absurdo não se manifestou.
Quando durmo mantenho minhas dúvidas no piloto automático

Avatar do usuário
pig
Mensagens: 63
Registrado em: 27 Jul 2007, 19:37

Re.: Ateísmo

Mensagem por pig »

comigo aconteceu quando conheci Deus

Avatar do usuário
Hugo
Mensagens: 4530
Registrado em: 12 Mar 2006, 12:21

Re: Re.: Ateísmo

Mensagem por Hugo »

Ashus escreveu:Pessoal doido, esta é a minha última mensagem num espaço onde em caso de divergência somos convidados a partir :emoticon2:

Ashus escreveu:Tornei-me ateu...apostasia foi dura de aceitar...


Dessa vez você vai embora mesmo ou vai ser que nem nas outras dezenas de vezes, Pug?

Avatar do usuário
pig
Mensagens: 63
Registrado em: 27 Jul 2007, 19:37

Re.: Ateísmo

Mensagem por pig »

Estes portugas são todos malucos. São os indomáveis gauleses da modernidade

Avatar do usuário
Hugo
Mensagens: 4530
Registrado em: 12 Mar 2006, 12:21

Re.: Ateísmo

Mensagem por Hugo »

:/

Avatar do usuário
Joe
Mensagens: 1524
Registrado em: 16 Fev 2007, 23:33
Gênero: Masculino

Re.: Ateísmo

Mensagem por Joe »

Essas coisas acontecem.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Re.: Ateísmo

Mensagem por Fernando Silva »

Ashus escreveu:Tornei-me ateu...apostasia foi dura de aceitar...

A ver se é definitivo ou apenas resultado de uma emoção passageira. Ou se uma emoção futura o trará de volta ao rebanho dos fiéis.

Avatar do usuário
videomaker
Mensagens: 8668
Registrado em: 25 Out 2005, 23:34

Re: Re.: Ateísmo

Mensagem por videomaker »

Ashus escreveu:Tornei-me ateu...apostasia foi dura de aceitar...


Eu tenho tentado! .... mas viver sem um sentido... é que não me deixa ter essa atitude.
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Avatar do usuário
pig
Mensagens: 63
Registrado em: 27 Jul 2007, 19:37

Re.: Ateísmo

Mensagem por pig »

ser ateu nao é viver sem sentido. Nao é só Deus, a imortalidade ou arder para sempre no fogo eterno que trás sentido á vida.

Avatar do usuário
videomaker
Mensagens: 8668
Registrado em: 25 Out 2005, 23:34

Re: Re.: Ateísmo

Mensagem por videomaker »

pig escreveu:ser ateu nao é viver sem sentido. Nao é só Deus, a imortalidade ou arder para sempre no fogo eterno que trás sentido á vida.



Se tudo um dia termina com a morte! ai esta o viver sem sentido! ou poderia dizer tambem que, ser um crapola ou ser gente de bem, são opções de DÁ SENTIDO á vida! apenas opções antagonicas, mas validas!
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Avatar do usuário
videomaker
Mensagens: 8668
Registrado em: 25 Out 2005, 23:34

Re: Re.: Ateísmo

Mensagem por videomaker »

Usuário deletado escreveu:Então você só vive em função de uma vida posterior?


NÃO! Viver com qualidade já deve ser suficiente!
Agora diz pra mim! Entre um mau carater e um cara de bem, considerando ai, que ambos tinham certeza que estavam dando sentido á vida, cada um, á sua maneira, depois de morto, que diferença isso pode fazer, contando ai que, a vida termina com á morte? :emoticon5:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Trancado