Estudo revela que obesidade é uma doença contagiosa (???)

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Res Cogitans
Mensagens: 5575
Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
Localização: Hell de Janeiro

Estudo revela que obesidade é uma doença contagiosa (???)

Mensagem por Res Cogitans »

Estudo revela que obesidade é uma doença contagiosa
Qua, 25 Jul, 06h47


Washington, 25 jul (EFE).- A obesidade, considerada uma epidemia nos Estados Unidos, é uma doença contagiosa e se propaga através dos vínculos familiares e sociais, revelou hoje um estudo divulgado pela revista "New England Journal of Medicine".

Quando uma pessoa sobe de peso, aumenta de maneira considerável a possibilidade que seus amigos, irmãos e cônjuges também engordem, segundo os cientistas.


Além disso, quanto mais estreito seja o contato social entre duas pessoas, maiores são as possibilidades de "contraírem" a tendência a engordar.


Dito de outra forma, os cientistas assinalam que se você tem um amigo obeso, as possibilidades de aumentar enormemente de peso aumentam em 57%. Entre os amigos de dois obesos, o efeito é ainda maior e as possibilidades de aumentar de peso sobem em 171%.


Entre os irmãos essas possibilidades sobem em 40%, e entre cônjuges 37%, dizem os cientistas da Escola de Medicina de Harvard e da Universidade da Califórnia.


"O que vemos é que a obesidade de uma pessoa pode influir em outras às quais esteja vinculado, tanto direta como indiretamente", declarou Nicholas Christakis, professor do Departamento de Saúde Pública da Escola de Medicina de Harvard.


Nas três últimas décadas o problema da obesidade entre os adultos americanos aumentou de 15% para 32%.


Além disso, números dos Institutos Nacionais da Saúde (NIH) indicam que 66% dos americanos está acima do peso.


O problema representa uma dura carga financeira para os sistemas de saúde devido à estreita relação que existe entre a obesidade e doenças como o diabetes, os problemas cardiovasculares e até alguns tipos de câncer.


A conclusão sobre o perigo contagioso da obesidade foi extraída de um estudo realizado com 12.067 adultos que durante 32 anos se submeteram a avaliações médicas, incluindo os contatos sociais, seu índice de massa corporal assim como o de familiares, amigos e até vizinhos.


Os cientistas assinalam que um dos maiores efeitos da obesidade entre pessoas do mesmo gênero é que esta parece influir não só no comportamento, mas de maneira um pouco mais sutil, também na das normas.


"O que acontece é que uma pessoa obesa provavelmente altere as normas a respeito do que é adequado quanto à massa corporal. Algumas pessoas pensam que está tudo bem ser gordo se todos os que lhe rodeiam são gordos. Esse tipo de sensibilidade se propaga", segundo Christakis.


James Fowler, cientista da Universidade da Califórnia, manifesta que os efeitos sociais são muito maiores que o que se acreditava até agora.


"Sempre houve um grande esforço por encontrar os genes e os processos físicos responsáveis pela obesidade. Nosso estudo sugere que realmente se deveria atribuir mais tempo para estudar a questão social", acrescentou.


Mas o estudo tem também outra implicação positiva porque se a obesidade é contagiosa, também o é a magreza, segundo os cientistas.


"Quando ajudamos uma pessoa a perder peso, não só a estamos ajudando. Estamos ajudando a muitas outras", segundo Fowler.


"É necessário que os analistas e os políticos tenham isto em conta quando decidam as medidas que tomarão para que nossa sociedade seja mais saudável", acrescentou. EFE
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Avatar do usuário
Jeanioz
Mensagens: 5473
Registrado em: 27 Set 2006, 16:13
Gênero: Masculino
Localização: Curitiba - Paraná

Re.: Estudo revela que obesidade é uma doença contagiosa (??

Mensagem por Jeanioz »

Seguindo essa mesma teoria, o comunismo também é uma doença contagiosa... :emoticon26:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte


"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Avatar do usuário
manoelmac
Mensagens: 2178
Registrado em: 19 Jun 2007, 11:36
Contato:

Re.: Estudo revela que obesidade é uma doença contagiosa (??

Mensagem por manoelmac »

EU SOU DISSEMINADOR DE DOENÇA!!! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

VÃO TER QUE ME BOTAR EM QUARENTENA!!!!!!! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

Imagem

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

Avatar do usuário
clara campos
Moderadora
Mensagens: 3356
Registrado em: 02 Abr 2006, 15:42
Contato:

Re.: Estudo revela que obesidade é uma doença contagiosa (??

Mensagem por clara campos »

absurdo
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Avatar do usuário
Joe
Mensagens: 1524
Registrado em: 16 Fev 2007, 23:33
Gênero: Masculino

Re.: Estudo revela que obesidade é uma doença contagiosa (??

Mensagem por Joe »

clara campos,

Concordo em gênero, número e grau.

Avatar do usuário
lepiso74
Mensagens: 144
Registrado em: 19 Jul 2007, 00:02
Gênero: Masculino
Localização: Belém - PA

Re.: Estudo revela que obesidade é uma doença contagiosa (??

Mensagem por lepiso74 »

O que causa obesidade, como todos sabem, é o excesso de alimentos calóricos + sedentarismo e este comportamento se agrava a cada dia. Então não é nenhuma novidade que o amigo, o amigo do amigo... se tornem obesos se seus comportamentos relativos a esportes e alimentos são semelhantes.
Um exemplo pode ser um grupo de amigos que passam várias horas numa Lan House comendo e jogando.
Ou o grupo que passa o dia sentado no escritório e sai do trabalho pro bar beber e comer.
Ao menos foi o que eu entendi do resultado desta pesquisa.

Avatar do usuário
manoelmac
Mensagens: 2178
Registrado em: 19 Jun 2007, 11:36
Contato:

Re.: Estudo revela que obesidade é uma doença contagiosa (??

Mensagem por manoelmac »

Ser humano é foda...

Acabaram de inventar mais uma forma de preconceito... aff.. :emoticon2:
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

Imagem

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

Avatar do usuário
lepiso74
Mensagens: 144
Registrado em: 19 Jul 2007, 00:02
Gênero: Masculino
Localização: Belém - PA

Re.: Estudo revela que obesidade é uma doença contagiosa (??

Mensagem por lepiso74 »

Jeanioz: "Seguindo essa mesma teoria, o comunismo também é uma doença contagiosa"

Seguindo essa teoria, qualquer comportamento coletivo é uma "doença contagiosa".
Se leitura fosse mania nacional então seria "febre por leitura".
No caso da obesidade onde sofremos preconceito pela aparência, não devemos descartar os males à nossa saúde. Digo isso pq, mesmo sendo feioso estando gordo ou magro, me sinto bem melhor após perder 30 Kg.
E se a ciência existe para ajudar, é sua obrigação combater a obesidade assim como combate o câncer.
Talvez tenham esquecido as aspas no termo "doença contagiosa".

Avatar do usuário
Anna
Mensagens: 6956
Registrado em: 16 Out 2005, 15:43
Gênero: Feminino
Localização: AM/RJ

Re: Re.: Estudo revela que obesidade é uma doença contagiosa

Mensagem por Anna »

Joe escreveu:clara campos,

Concordo em gênero, número e grau.


Eu tb! :emoticon2:
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Avatar do usuário
manoelmac
Mensagens: 2178
Registrado em: 19 Jun 2007, 11:36
Contato:

Re: Re.: Estudo revela que obesidade é uma doença contagiosa

Mensagem por manoelmac »

Usuário deletado escreveu:
manoelmac escreveu:Ser humano é foda...

Acabaram de inventar mais uma forma de preconceito... aff.. :emoticon2:


Acabaram de inventar? Pelo que sei, o preconceito contra obesos é mais velho do que andar pra frente.


mas agora tem um pseudo respaldo científico... :emoticon6:
Editado pela última vez por manoelmac em 27 Jul 2007, 09:37, em um total de 1 vez.
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

Imagem

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re.: Estudo revela que obesidade é uma doença contagiosa (??

Mensagem por Apo »

Só sei que comer coisa boa engorda os menos afortunados geneticamente. Por isto contagia.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re.: Estudo revela que obesidade é uma doença contagiosa (??

Mensagem por Apo »

manoelmac,

RESPALDO. :emoticon4:
Imagem

Avatar do usuário
manoelmac
Mensagens: 2178
Registrado em: 19 Jun 2007, 11:36
Contato:

Re: Re.: Estudo revela que obesidade é uma doença contagiosa

Mensagem por manoelmac »

Apo escreveu:manoelmac,

RESPALDO. :emoticon4:


:emoticon16:

isso é preguiça de procurar no dicionário de madrugada, skenta não...
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

Imagem

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re.: Estudo revela que obesidade é uma doença contagiosa (??

Mensagem por Johnny »

Isso é verdade. Prova disso é o nordeste. Aqui virou epidemia.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re.: Estudo revela que obesidade é uma doença contagiosa (??

Mensagem por Apo »

Pobres são gordos. Principalmente as mulheres. Por que ein? Já observaram? Há uns estudos sobre isto nas comunidades pobres...eu precisava achar...vou procurar.
Imagem

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Re.: Estudo revela que obesidade é uma doença contagiosa

Mensagem por Johnny »

Apo escreveu:Pobres são gordos. Principalmente as mulheres. Por que ein? Já observaram? Há uns estudos sobre isto nas comunidades pobres...eu precisava achar...vou procurar.


Aí você dançou. Nos EUA a obesidade cresce verticalmente em todas as classes, devido à comida rápida e altamente rica em amido e gorduras (hamburguerers, fritas com catchup, costetas gordas, ovos com bacon, milho com manteiga, etc...). A diferença (óbvia) é que existem muito mais pobres que ricos aqui. Mas esse "pobre" que você está citando não são os mesmos que recebem bolsa familia. Além do mais não conheço pedreiro, estivador, ajudante, carregador, etc, etc, etc.. obeso. Só se no Sul são diferentes... :emoticon16:
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Re.: Estudo revela que obesidade é uma doença contagiosa

Mensagem por Apo »

Johnny escreveu:
Apo escreveu:Pobres são gordos. Principalmente as mulheres. Por que ein? Já observaram? Há uns estudos sobre isto nas comunidades pobres...eu precisava achar...vou procurar.


Aí você dançou. Nos EUA a obesidade cresce verticalmente em todas as classes, devido à comida rápida e altamente rica em amido e gorduras (hamburguerers, fritas com catchup, costetas gordas, ovos com bacon, milho com manteiga, etc...). A diferença (óbvia) é que existem muito mais pobres que ricos aqui. Mas esse "pobre" que você está citando não são os mesmos que recebem bolsa familia. Além do mais não conheço pedreiro, estivador, ajudante, carregador, etc, etc, etc.. obeso. Só se no Sul são diferentes... :emoticon16:


Dancei, não. O que tem a ver o fato de que em determinadas sociedades - como na americana - há o fenômeno da obesidade entre um povo que se alimenta mal, com o fato de que em outra - como a do Brasil - existirem mulheres de classe baixa igualmente gordas? Talvez relação nenhuma, ou alguma coisa em comum, como justamente excesso de carboidratos ou alimentação rica demais em gorduras. Nos EUA pode ser amido e gordura proveniente de má educação alimentar. Aqui no Brasil pode ser proveniente de péssima alimentação, centrada em arroz e macarrão, adicionado de excesso de açúcar e sal ( o sal causa retenção de líquidos ).

É disso que eu falava, há um estudo sobre este fenômeno. Por que eu dancei?
Imagem

Avatar do usuário
Led Zeppelin
Mensagens: 2558
Registrado em: 16 Ago 2006, 17:29
Localização: Patos de Minas - MG
Contato:

Mensagem por Led Zeppelin »

Que pena hein? Vão aumentar os impostos dos alimentos que engordam agora?

Câncer ao menos não pega. :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
"Sua calcinha nos joelhos, sua bunda detonada... fazendo o velho movimento de entra e sai"

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re.: Estudo revela que obesidade é uma doença contagiosa (??

Mensagem por Lúcifer »

Isso é ridículo! A culpa da obesidade nos EUA é que eles vivem comendo porcarias calóricas e não fazem uma atividade física para queimar as tidas calorias.
Embora eu seja gordinho, pelo menos ainda sou ágil o bastante e acredito que posso correr os 100 metros em, pelo menos 20 segundos. (não se esqueçam que sou pesadinho e isso conta) mas dou um banho em muito magrinho em relação à agilidade. :emoticon16: :emoticon16:
Imagem

Avatar do usuário
Res Cogitans
Mensagens: 5575
Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
Localização: Hell de Janeiro

Re.: Estudo revela que obesidade é uma doença contagiosa (??

Mensagem por Res Cogitans »

Acho que quase ninguém entendeu os resultados, talvez nem os pesquisadores. A pesquisa quantifica o óbvio: é mais fácil encontrar gordos com amigos gordos e parentes gordos que com amigos magros e parentes magros. É claro que obesidade não é contagiosa no verdadeiro sentido desta palavra.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Avatar do usuário
Joe
Mensagens: 1524
Registrado em: 16 Fev 2007, 23:33
Gênero: Masculino

Re: Re.: Estudo revela que obesidade é uma doença contagiosa

Mensagem por Joe »

Res Cogitans escreveu:Acho que quase ninguém entendeu os resultados, talvez nem os pesquisadores. A pesquisa quantifica o óbvio: é mais fácil encontrar gordos com amigos gordos e parentes gordos que com amigos magros e parentes magros. É claro que obesidade não é contagiosa no verdadeiro sentido desta palavra.


Sim, eu tinha entendido esse ponto.

Trancado