UM GATO PREVÊ A MORTE DE IDOSOS EM CLINICA NOS EUA

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Res Cogitans
Mensagens: 5575
Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
Localização: Hell de Janeiro

Mensagem por Res Cogitans »

THE NEW ENGLAND JOURNAL OF MEDICINE

Volume 357:328-329 July 26, 2007 Number 4

A Day in the Life of Oscar the Cat

David M. Dosa, M.D., M.P.H.


Oscar the Cat awakens from his nap, opening a single eye to survey his kingdom. From atop the desk in the doctor's charting area, the cat peers down the two wings of the nursing home's advanced dementia unit. All quiet on the western and eastern fronts. Slowly, he rises and extravagantly stretches his 2-year-old frame, first backward and then forward. He sits up and considers his next move.

In the distance, a resident approaches. It is Mrs. P., who has been living on the dementia unit's third floor for 3 years now. She has long forgotten her family, even though they visit her almost daily. Moderately disheveled after eating her lunch, half of which she now wears on her shirt, Mrs. P. is taking one of her many aimless strolls to nowhere. She glides toward Oscar, pushing her walker and muttering to herself with complete disregard for her surroundings. Perturbed, Oscar watches her carefully and, as she walks by, lets out a gentle hiss, a rattlesnake-like warning that says "leave me alone." She passes him without a glance and continues down the hallway. Oscar is relieved. It is not yet Mrs. P.'s time, and he wants nothing to do with her.

Oscar jumps down off the desk, relieved to be once more alone and in control of his domain. He takes a few moments to drink from his water bowl and grab a quick bite. Satisfied, he enjoys another stretch and sets out on his rounds. Oscar decides to head down the west wing first, along the way sidestepping Mr. S., who is slumped over on a couch in the hallway. With lips slightly pursed, he snores peacefully — perhaps blissfully unaware of where he is now living. Oscar continues down the hallway until he reaches its end and Room 310. The door is closed, so Oscar sits and waits. He has important business here.

Twenty-five minutes later, the door finally opens, and out walks a nurse's aide carrying dirty linens. "Hello, Oscar," she says. "Are you going inside?" Oscar lets her pass, then makes his way into the room, where there are two people. Lying in a corner bed and facing the wall, Mrs. T. is asleep in a fetal position. Her body is thin and wasted from the breast cancer that has been eating away at her organs. She is mildly jaundiced and has not spoken in several days. Sitting next to her is her daughter, who glances up from her novel to warmly greet the visitor. "Hello, Oscar. How are you today?"

Oscar takes no notice of the woman and leaps up onto the bed. He surveys Mrs. T. She is clearly in the terminal phase of illness, and her breathing is labored. Oscar's examination is interrupted by a nurse, who walks in to ask the daughter whether Mrs. T. is uncomfortable and needs more morphine. The daughter shakes her head, and the nurse retreats. Oscar returns to his work. He sniffs the air, gives Mrs. T. one final look, then jumps off the bed and quickly leaves the room. Not today.

Making his way back up the hallway, Oscar arrives at Room 313. The door is open, and he proceeds inside. Mrs. K. is resting peacefully in her bed, her breathing steady but shallow. She is surrounded by photographs of her grandchildren and one from her wedding day. Despite these keepsakes, she is alone. Oscar jumps onto her bed and again sniffs the air. He pauses to consider the situation, and then turns around twice before curling up beside Mrs. K.

One hour passes. Oscar waits. A nurse walks into the room to check on her patient. She pauses to note Oscar's presence. Concerned, she hurriedly leaves the room and returns to her desk. She grabs Mrs. K.'s chart off the medical-records rack and begins to make phone calls.

Within a half hour the family starts to arrive. Chairs are brought into the room, where the relatives begin their vigil. The priest is called to deliver last rites. And still, Oscar has not budged, instead purring and gently nuzzling Mrs. K. A young grandson asks his mother, "What is the cat doing here?" The mother, fighting back tears, tells him, "He is here to help Grandma get to heaven." Thirty minutes later, Mrs. K. takes her last earthly breath. With this, Oscar sits up, looks around, then departs the room so quietly that the grieving family barely notices.

On his way back to the charting area, Oscar passes a plaque mounted on the wall. On it is engraved a commendation from a local hospice agency: "For his compassionate hospice care, this plaque is awarded to Oscar the Cat." Oscar takes a quick drink of water and returns to his desk to curl up for a long rest. His day's work is done. There will be no more deaths today, not in Room 310 or in any other room for that matter. After all, no one dies on the third floor unless Oscar pays a visit and stays awhile.

Note: Since he was adopted by staff members as a kitten, Oscar the Cat has had an uncanny ability to predict when residents are about to die. Thus far, he has presided over the deaths of more than 25 residents on the third floor of Steere House Nursing and Rehabilitation Center in Providence, Rhode Island. His mere presence at the bedside is viewed by physicians and nursing home staff as an almost absolute indicator of impending death, allowing staff members to adequately notify families. Oscar has also provided companionship to those who would otherwise have died alone. For his work, he is highly regarded by the physicians and staff at Steere House and by the families of the residents whom he serves.

Source Information

Dr. Dosa is a geriatrician at Rhode Island Hospital and an assistant professor of medicine at the Warren Alpert Medical School of Brown University — both in Providence.


http://content.nejm.org/cgi/content/full/357/4/328
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

against
Mensagens: 743
Registrado em: 26 Out 2005, 18:14

Re.: UM GATO PREVÊ A MORTE DE IDOSOS EM CLINICA NOS EUA

Mensagem por against »

É um hospital GERIATRICO??? Aff, só pacientes velhos, já ta todo mundo pra morrer mesmo. :emoticon5:
What are you looking for?

Avatar do usuário
Res Cogitans
Mensagens: 5575
Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
Localização: Hell de Janeiro

Re.: UM GATO PREVÊ A MORTE DE IDOSOS EM CLINICA NOS EUA

Mensagem por Res Cogitans »

(1)Os pacientes são terminais.
(2)O gato fica ao lado do paciente na iminência de morrer (algumas horas).

A hipótese do gato contaminado não justificaria o comportamento que seria mais ou menos este:
Gato faz ronda no hospital> fica ao lado da cama de um paciente terminal> uma/duas/tres horas depois ele morre.

Uma hipótese mais provável seria que estados de iminência de morte em pacientes terminais possam gerar alguma alteração de odor perceptível para este gato.
Estudos com cães mostraram que os mesmos poderiam prever com alto grau de acerto se uma pessoa estava com um determinado câncer pelo odor da urina.
Seria útil verificar se a previsão do gato é afetada se inibirmos seu sistema olfativo.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Avatar do usuário
Caro Colega
Mensagens: 1610
Registrado em: 14 Nov 2005, 22:35
Localização: Florianópolis - SC

Re: Re.: UM GATO PREVÊ A MORTE DE IDOSOS EM CLINICA NOS EUA

Mensagem por Caro Colega »

Res Cogitans escreveu:(1)Os pacientes são terminais.
(2)O gato fica ao lado do paciente na iminência de morrer (algumas horas).

A hipótese do gato contaminado não justificaria o comportamento que seria mais ou menos este:
Gato faz ronda no hospital> fica ao lado da cama de um paciente terminal> uma/duas/tres horas depois ele morre.

Uma hipótese mais provável seria que estados de iminência de morte em pacientes terminais possam gerar alguma alteração de odor perceptível para este gato.
Estudos com cães mostraram que os mesmos poderiam prever com alto grau de acerto se uma pessoa estava com um determinado câncer pelo odor da urina.
Seria útil verificar se a previsão do gato é afetada se inibirmos seu sistema olfativo.


Taí um comentário ( o único ) realmente eficaz e proveitoso neste tópico.
parabéns! :emoticon16:
Mas faltou dizer que nem todos os pacientes terminais morrem. O gato "diz" quem vai pro beleléu e quem não vai. Deu no Jornal da Globo agora, e disse que foi comprovado cientificamente. Realmente essa é para os céticos de plantão, como disse um outro aí..

Mais uma vez os instintos ... coisa que o evolucionismo ainda não conseguiu explicar corretamente.

Caro C :emoticon16: lega
"Agradeço a Deus por me emprestar diariamente o coração que pulsa, o oxigênio que respiro, o solo em que caminho e milhões de intens para que eu exista. Ele suportou meu cético ateísmo, me levou a encontrar a Sua assinatura atrás da cortina da existênica e me fez enxergar que Seu sonho de ver a espécie humana unida, fraterna e solidária é o maior de todos os sonhos." - (Augusto Cury)
Imagem
Darwin quer banana.. uh! hu!..

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re.: UM GATO PREVÊ A MORTE DE IDOSOS EM CLINICA NOS EUA

Mensagem por Apo »

O que faz o misticismo. O cara tá doente, precisando ficar em condições de assepsia e botam um gato a soltar pêlos e resíduos alergênicos em cima dos coitados...2 horas depois ....tudo acabado. Deve ser algum tipo de peste que mata rapidinho.E o bichano ainda fica de bacana.
Imagem

Avatar do usuário
Ilovefoxes
Mensagens: 1802
Registrado em: 20 Fev 2007, 15:44
Gênero: Masculino

Re.: UM GATO PREVÊ A MORTE DE IDOSOS EM CLINICA NOS EUA

Mensagem por Ilovefoxes »

Estudos com cães mostraram que os mesmos poderiam prever com alto grau de acerto se uma pessoa estava com um determinado câncer pelo odor da urina.
Seria útil verificar se a previsão do gato é afetada se inibirmos seu sistema olfativo.
Pseudo-ciências na verdade. Faz parte da crença popular os animais terem mais capacidade, paranormal ou quase (achar câncer pelo cheiro é um bom exemplo). É como aqueles estudos sobre como os animais fogem antes de um terremoto, quando você vê o pesquisador em um documentário, ele não te convence de ser muito científico com o discurso "Eu vi um Puddle que fugiu horas antes de um terremoto"...
Mas faltou dizer que nem todos os pacientes terminais morrem. O gato "diz" quem vai pro beleléu e quem não vai.
Ou não. Você está sugerindo que a análise é mais precisa do que realmente é.
Deu no Jornal da Globo agora, e disse que foi comprovado cientificamente. Realmente essa é para os céticos de plantão, como disse um outro aí..
Sei... eu conheço muito bem a "ciência" sensacionalista da Globo.

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Re.: UM GATO PREVÊ A MORTE DE IDOSOS EM CLINICA NOS EUA

Mensagem por Johnny »

Caro Colega escreveu:Taí um comentário ( o único ) realmente eficaz e proveitoso neste tópico.
parabéns! :emoticon16:
Mas faltou dizer que nem todos os pacientes terminais morrem. O gato "diz" quem vai pro beleléu e quem não vai. Deu no Jornal da Globo agora, e disse que foi comprovado cientificamente. Realmente essa é para os céticos de plantão, como disse um outro aí..

Mais uma vez os instintos ... coisa que o evolucionismo ainda não conseguiu explicar corretamente.

Caro C :emoticon16: lega


Explêndido! Vamos usar gatos para determinar quem vai morrer em uma ala de pacientes terminais. Isso será muito útil para vendedores de serviços fúnebres pois ele poderia levar um gatinho e assediar a/o viuva antes do suspiro final.

Alguém fez um exame no gato para saber se ele tem sua saúde perfeita? Se não possui virus e germes nocivos sómente aos humanos? Não e em nenhum lugar foi colocado isso. Foi comprovado cientificamente que deus não existe...Meu avô disse que viu um ET que falou pra ele que deus não existe. E meu avo nunca mente.

E tem gente que vê deus até em coisas bizarras. Bom, mais bizarro do que este ser mitologico, realmente não existe...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Mucuna
Mensagens: 847
Registrado em: 23 Nov 2006, 17:29
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

Re: Re.: UM GATO PREVÊ A MORTE DE IDOSOS EM CLINICA NOS EUA

Mensagem por Mucuna »

Res Cogitans escreveu:(1)Os pacientes são terminais.
(2)O gato fica ao lado do paciente na iminência de morrer (algumas horas).

A hipótese do gato contaminado não justificaria o comportamento que seria mais ou menos este:
Gato faz ronda no hospital> fica ao lado da cama de um paciente terminal> uma/duas/tres horas depois ele morre.

Uma hipótese mais provável seria que estados de iminência de morte em pacientes terminais possam gerar alguma alteração de odor perceptível para este gato.
Estudos com cães mostraram que os mesmos poderiam prever com alto grau de acerto se uma pessoa estava com um determinado câncer pelo odor da urina.
Seria útil verificar se a previsão do gato é afetada se inibirmos seu sistema olfativo.



É o que eu acho e postei também. Se for comprovado que ele age desta forma, há inúmeras hipóteses naturais para explicar o comportamento. Falar que é terminantemente impossível sem nem analisar o caso acho ser tão idiota quanto o carinha que fala que o gato tá vendo a aura da pessoa diminuir.
It's fun to stay at the...
Imagem
YMCA!

Avatar do usuário
Bellé
Mensagens: 542
Registrado em: 18 Mai 2007, 10:15
Gênero: Masculino
Localização: Frederico Westphalen - RS

Mensagem por Bellé »

Alguns gatos especiais...

[url]Imagem[/url]
O poder é parte da fraqueza de um homem sem deus...

Bellé

Avatar do usuário
Bellé
Mensagens: 542
Registrado em: 18 Mai 2007, 10:15
Gênero: Masculino
Localização: Frederico Westphalen - RS

Mensagem por Bellé »

Alguns gatos especiais...

[url]Imagem[/url]

[url]Imagem[/url]

[url]Imagem[/url]
O poder é parte da fraqueza de um homem sem deus...

Bellé

Avatar do usuário
Gilson
Mensagens: 293
Registrado em: 15 Mai 2007, 12:04
Localização: Belo Horizonte MG

Re: Re.: UM GATO PREVÊ A MORTE DE IDOSOS EM CLINICA NOS EUA

Mensagem por Gilson »

Res Cogitans escreveu:(1)Os pacientes são terminais.
(2)O gato fica ao lado do paciente na iminência de morrer (algumas horas).

A hipótese do gato contaminado não justificaria o comportamento que seria mais ou menos este:
Gato faz ronda no hospital> fica ao lado da cama de um paciente terminal> uma/duas/tres horas depois ele morre.

Uma hipótese mais provável seria que estados de iminência de morte em pacientes terminais possam gerar alguma alteração de odor perceptível para este gato.
Estudos com cães mostraram que os mesmos poderiam prever com alto grau de acerto se uma pessoa estava com um determinado câncer pelo odor da urina.
Seria útil verificar se a previsão do gato é afetada se inibirmos seu sistema olfativo.

Concordo. Não creio em poderes sobrenaturais do animal. Tenho visto, com certa frequência, o uso terapêutico de animais para tratamento de diversas doenças, inclusive em ambientes hospitalares. Se o controle da asepsia do animal for observada corretamente, a sua presença nestes ambientes, parece, é perfeitamente possível. Quanto ao fato em si, a capacidade premonitória do gato, à meu juízo, é assunto para probabilidades matemáticas. Afinal o gato vive num ambiente em que o índice de mortalidade é altíssimo, comparado ao ambiente doméstico. Por sinal, estudou-se o número de pacientes dos quais o gato se aproximou e o
período de sobrevida permaneceu o previsto pelos médicos?
Para mim trata-se de um factóide.
Quando durmo mantenho minhas dúvidas no piloto automático

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re.: UM GATO PREVÊ A MORTE DE IDOSOS EM CLINICA NOS EUA

Mensagem por Apo »

Para mim o gato é pesteado.
Imagem

Avatar do usuário
francioalmeida
Mensagens: 3045
Registrado em: 12 Dez 2005, 22:08
Gênero: Masculino
Localização: Manaus-AM
Contato:

Re.: UM GATO PREVÊ A MORTE DE IDOSOS EM CLINICA NOS EUA

Mensagem por francioalmeida »

Eu acho que são odores imperceptíveis ao ser humano.

Mas é um caso a ser estudado, e claro, tá longe de ser algo místico.

Ps: Esse negócio de animais em hospitais é uma daquelas terapias modista de ocasião http://www.kennelclub.com.br/curiosidades/curiosidades_doente.htm

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re.: UM GATO PREVÊ A MORTE DE IDOSOS EM CLINICA NOS EUA

Mensagem por Apo »

Uma vez vi um documentário sobre um hospital que uma vez por semana levava um miniponei para passear de quarto em quarto...cada coisa..
Imagem

Avatar do usuário
emmmcri
Mensagens: 6869
Registrado em: 29 Out 2005, 09:10
Gênero: Masculino

Re: Re.: UM GATO PREVÊ A MORTE DE IDOSOS EM CLINICA NOS EUA

Mensagem por emmmcri »

Lulalau o gato do momento .


Imagem
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.



Imagem

Avatar do usuário
francioalmeida
Mensagens: 3045
Registrado em: 12 Dez 2005, 22:08
Gênero: Masculino
Localização: Manaus-AM
Contato:

Re: Re.: UM GATO PREVÊ A MORTE DE IDOSOS EM CLINICA NOS EUA

Mensagem por francioalmeida »

emmmcri escreveu:Lulalau o gato do momento .


Imagem


Que que isso emmmcri?... Assim pega mal!... Você acha mesmo o Lula um gato?

Avatar do usuário
Joe
Mensagens: 1524
Registrado em: 16 Fev 2007, 23:33
Gênero: Masculino

Re: Re.: UM GATO PREVÊ A MORTE DE IDOSOS EM CLINICA NOS EUA

Mensagem por Joe »

Caro Colega escreveu:
Res Cogitans escreveu:(1)Os pacientes são terminais.
(2)O gato fica ao lado do paciente na iminência de morrer (algumas horas).

A hipótese do gato contaminado não justificaria o comportamento que seria mais ou menos este:
Gato faz ronda no hospital> fica ao lado da cama de um paciente terminal> uma/duas/tres horas depois ele morre.

Uma hipótese mais provável seria que estados de iminência de morte em pacientes terminais possam gerar alguma alteração de odor perceptível para este gato.
Estudos com cães mostraram que os mesmos poderiam prever com alto grau de acerto se uma pessoa estava com um determinado câncer pelo odor da urina.
Seria útil verificar se a previsão do gato é afetada se inibirmos seu sistema olfativo.


Taí um comentário ( o único ) realmente eficaz e proveitoso neste tópico.
parabéns! :emoticon16:
Mas faltou dizer que nem todos os pacientes terminais morrem. O gato "diz" quem vai pro beleléu e quem não vai. Deu no Jornal da Globo agora, e disse que foi comprovado cientificamente. Realmente essa é para os céticos de plantão, como disse um outro aí..

Mais uma vez os instintos ... coisa que o evolucionismo ainda não conseguiu explicar corretamente.

Caro C :emoticon16: lega


Ja leu "A Evolução das espécies" de Charles Darwin?

Avatar do usuário
Res Cogitans
Mensagens: 5575
Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
Localização: Hell de Janeiro

Mensagem por Res Cogitans »

Segundo noticiário na Rede TV!, alguns cientistas já começaram a estudar o gato para ver qual é a do felino.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Avatar do usuário
Joe
Mensagens: 1524
Registrado em: 16 Fev 2007, 23:33
Gênero: Masculino

Mensagem por Joe »

Res Cogitans escreveu:Segundo noticiário na Rede TV!, alguns cientistas já começaram a estudar o gato para ver qual é a do felino.


Vamos ver no que dar.

Trancado