Cientistas captam "imagens" da memória de ratos
Enviado: 26 Jul 2007, 12:15
Cientistas captam "imagens" da memória de ratos
Cientistas americanos anunciaram hoje que captaram pela primeira vez imagens das mudanças que são produzidas nas conexões cerebrais dos ratos durante o processo de aprendizagem.
Em um relatório publicado pela revista Journal of Neuroscience os pesquisadores da Universidade da Califórnia disseram que com sua nova técnica conseguiram tornar realidade um velho sonho dos neurologistas.
"Esta é a primeira vez que alguém vê o substrato físico, a cara de uma memória recém adquirida", declarou Gary Lynch, professor de psiquiatria e comportamento humano da Universidade da Califórnia.
"Transpomos uma barreira que uma vez já foi considerada insuperável", acrescentou.
O relatório assinala que o estudo mostrou as conexões sinápticas que são produzidas no cérebro dos ratos e que mudam de forma quando os roedores aprendem a conhecer um ambiente novo e complexo.
Quando são administradas drogas aos animais a fim de bloquear as mudanças, os ratos não conseguem se lembrar da informação, o que confirma a importância crucial que tem a mudança na produção de uma memória estável.
Segundo os pesquisadores, seu estudo abre a porta para tornar realidade um dos grandes objetivos da ciência: determinar a distribuição da memória nas regiões do cérebro.
fonte: Terra
Imagem da conexão sináptica na região responsável pela apredizagem mudando de forma conforme o roedor aprende:

fonte: http://today.uci.edu/news/release_detail.asp?key=1638
Mais em :
- http://www.sciencedaily.com/releases/20 ... 093713.htm
- http://www.jneurosci.org/cgi/content/ab ... 27/30/8031
Comparemos os resultados deste experimento com o que "espíritos dizem":
"É ainda, pois, ao corpo espiritual que se deve a maravilha da memória, misteriosa chapa fotográfica, onde tudo se grava, sem que os menores coloridos das imagens se confundam entre si."
Emannuel, em "seu" livro livro "Emannuel"
"O pensamento não é a própria alma que se transporta?
-- Quando o pensamento está em alguma parte, a alma também o está, pois é a alma que pensa. O pensamento é um atributo."
LE. questão 89-a.
Os espíritos me parecem cada vez mais como estúpidos que desconhecem absolutamente sobre a relidade do "mundo espiritual" que os rodeia. Apesar de realizarem afirmativas assertivas sobre quase tudo quando confrontados com a realidade falham ao que então são defendidos pelos espíritas com justificativas furadas do tipo: "os espíritos não conhecem sobre tudo".
Na verdade podemos dizer que as informações passadas "pelos espírtos" são absolutamente inúteis ( talvez pq não sejam fruto de mentes observadoras e inteligentes de um mundo espiritual mas de mentes especuladoras de nosso próprio mundo. )
[ ]´s