Re: Re.: Democracia e Imigração
Enviado: 26 Jul 2007, 14:17
Usuário deletado escreveu:Bom trecho para o André refletir a respeito:A mesma idéia vale dentro de uma nação, e o governo democraticamente eleito tende a partir para o populismo, pregando tirar na marra a riqueza dos mais ricos e distribuí-la entre os mais pobres, em maior quantidade. Este risco não é novidade e, por causa dele, muitos pensadores antigos não demonstraram muito apreço pela idéia da democracia, vista aqui como a simples ditadura da maioria. Aristóteles já havia abordado o paradoxo em Política, ao perguntar: "Se, por serem superiores em número, aprouver aos pobres dividir os bens dos ricos, não será isso uma injustiça?". Os "pais fundadores" dos Estados Unidos tinham esse risco em mente, e por conta disso defenderam uma República constitucional, buscando ao máximo limitar o poder arbitrário das massas. O Bill of Rights tinha como objetivo justamente a proteção individual contra o próprio governo.
Uma democracia pura e simples, onde o voto da maioria decide tudo, acaba levando a este tipo de injustiça, onde a propriedade privada cede lugar à espoliação, ainda que legal. Evitar este perigo é uma tarefa muito complicada, ainda mais quando a democracia passa a ser vista por muitos como um fim em si, e não como um meio para a preservação do verdadeiro fim, a propriedade privada. Quanto maior for o território, mais complexa será a solução, pois o ambiente fica ainda mais propício para que espoliadores roubem suas vítimas desconhecidas. Em locais menores, onde os cidadãos se conhecem, este risco é mitigado. Eis um dos bons argumentos para a defesa do federalismo e do princípio da subsidiariedade, que tem por objetivo assegurar uma tomada de decisões o mais próxima possível dos cidadãos. Aquilo que pode ser feito pelo próprio indivíduo, assim deve ser feito. Em seguida, passa-se para o âmbito familiar, depois o bairro, município, estado e por fim governo federal, que cuidaria de muito pouca coisa, somente o básico geral.
A alternativa é o domínio das elites, muito pior, e mais freqüente.
Democracia ampliada, direta, aonde o povo tem mais poder, é tb aonde se vive melhor, Suíça, Canadá, Suécia. Sendo que em países como Inglaterra e França os políticos não tem poder mais de por exemplo acabar com o sistema público de saúde, a população não deixa.
Night para mim a propriedade privada dos meios de produção e a mercantilização do que é básico a sobrevivência leva a se negar o acesso a essas condições básicas, algo que é em si, uma injustiça terrível. Sou totalmente favorável que seja democraticamente regulada, que no que tange o básico saúde especialmente, o público seja expandido ou total, e que a iniciativa privada tenha seu arbítrio controlado pelas massas para evitar seus excessos. Seus excessos e irresponsabilidade ambiental, e para com a sociedade, o que é motivado pela busca de maiores lucros, a qualquer custo humano ou ambiental.
Eu já disse que se desembocar em tirania contra minorias, deixa de ser democracia, e isso é apenas retórica para evitar uma melhor distribuição da riqueza. Melhor distribuição da riqueza que em longo prazo é melhor para toda a humanidade, mesmo que as elites gananciosas não sejam capaz de ver.
Quem fala contra democracia quer um governo autoritário, de controle elitista, esses que em termos de tirania na história, ganham disparado, em números de tragédias dos mais diferentes tipos.
Claro que devem haver limites a democracia deve ser laica, secular, ter o respeito a diferença, a pluralidade de pensamento, liberdades políticas.... Considero que foram uma serie de pré-requisitos para democracia, e os medos, ligados a isso, nem argumento direito são, pq qualquer regime que rompe por exemplo com o fato de ser laica, vira teocracia, ou rompa com liberdades políticas tem tudo para virar ditadura, e o que estamos a defender é uma ampliação da democracia contra todo tipo de tirania.
A idéia de uma tirania da maioria é apenas um receio das elites com relação a uma mais justa distribuição da riqueza. Óbvio que a maioria pode errar, e erra, é manipulada e afins, mas para o continuo aprimoramento da sociedade e aceleração e formação de cidadania, sistemas mais radicalmente democráticos, por colocar mais responsabilidades nos cidadãos, são obviamente melhores. Alias a formação da cidadania e de uma melhor educação política, ao que se ganha com o tempo e participação no poder, assumindo mais responsabilidades, é um resultados mais expressivos das democracias mais avançadas.
Os argumentos andam ficando piores, e eu temo por um mundo que se afasta de valores democráticos.