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O Acaso

Enviado: 29 Dez 2005, 14:38
por Simão_Bacamarte
Esta palavrinha bendita é a santa aliada dos teístas, já cansei de ver por ai, sites com o seguinte titulo: Deus vs Acaso, ou semelhantes.

Segundo o Houaiss:
Datação
sXV cf. IVPM

Acepções
■ advérbio
1 possivelmente, quiçá, talvez, porventura
Ex.: a. lembra-se da figura da mãe?
■ substantivo masculino (1562)
2 ocorrência, acontecimento casual, incerto ou imprevisível; casualidade, eventualidade
Ex.: o a. permitiu que se encontrassem no meio da multidão
3 caso fortuito; acidente
Ex.: a prisão do seqüestrador não foi um a.
4 desfecho, favorável ou não, de um acontecimento; sucessão de fatos resultantes de causas independentes da vontade; sorte, destino, fortuna
Ex.: o a. que nos espera
5 Rubrica: filosofia.
imprevisibilidade das situações e ocorrências devida ao caráter limitado (por razões históricas ou constitucionais) do conhecimento humano [Explicação subjetivista do conceito, anterior às formulações contemporâneas da filosofia e da ciência, pois preserva o ponto de vista determinista na compreensão da natureza.]
6 Rubrica: filosofia.
no pensamento contemporâneo, imprevisibilidade dos eventos em decorrência da própria constituição do mundo objetivo, cujas recorrências e leis não dispensam oscilações probabilísticas, isto é, um grau relativo e freq. mensurável de incerteza e indeterminação; aleatoriedade

Então vou tentar aqui explicar o que eu acho do acaso, e por que ele pode ser uma palavra aceitável.

Acaso anula vontade divina.

Concordo ao afirmarem que tudo tem uma causa incial, e é justamente isto que anula a existência de um Deus que controle nossa vida.
Primeira coisa, eu não quero ver respostas aqui do tipo remendo: Não mas Deus nos deu o livre arbitrio, porém ambos não podem coexistir, vamos a mais um exemplo prático disto:
Um individuo A é controtado por C para assassinar o ser B, logo, afirma-se que C (o contratador) é o mandante e não Deus, pois foi vontade dele, em contrapartida a família pode afrimar que foi vontade divina.O mesmo acontece com doenças.
Digamos que exista uma doença X, que é transmitida por até por roupas contaminadas, e alguém deixa a roupa em um canto qualquer, uma pessoa vai a esse lugar e toca nesta roupa, para que isto fosse controlado por Deus, ele deveria comandar a vontade de todos os envolvidos, logo, não existiria livre arbitrio.
Ou seja, a aleatoriedade dos fatos ou acaso anula a existência de um Deus que controle a nossa vida.

Se anula a vontade divina, também anula rezas e orações

Lógico, vamos a mais um exemplo:
Um garoto pede a Deus que o ajude na prova, porém o mesmo não estuda, o que Deus pode fazer? nada.
Outro exemplo:
O mesmo garoto quer que a professora o ajude, porém a professora não foi muito com a cara dele, e ele ora a Deus para que o ajude.O que Deus pode fazer? nada. A professora tem livre arbitrio para fazer o que quiser.
Isso sem contar o velho "foi a vontade de Deus" que é usado toda a vez que alguém morre ou um bebê é abortado, por causas desconhecidas, pois até se conhecer a real causa da morte, deixa de ser vontade do lá de cima.
Os exemplos são muitos, e só você para pensar, 99% (se não forem todas)das orações feitas a Deus requerem a boa vontade de uma pessoa que está sob a lei do livre arbitrio, logo Deus não pode interferir.

E não me venha com o papo de que Deus toca no coração, pois isto é influenciar as pessoas, então não há livre arbitrio, do contrário, poderia existir boca de urna.

O Brasil é abençoado aqui não há terremotos e furacões

Essa é cruel, se você nascesse no Estados Unidos (e vivesse nas costa leste), você seria amaldiçoado?
É a lógica, e mais uma vez o acaso entra ai, por pura aleatoriedade, o nosso país localiza-se em uma área livre da maioria dos desastres naturais.
Um exemplo:
Existem 1000 formigueiros, tenho veneno para matar 999, e ao acaso, não tenho veneno para matar este último.Então se os seus residentes (as formigas) fossem racionais e tivessem um Deus, elas iriam afirmar que:
- Oh! Grande deus Formigão obrigado por nos salvar.
Porém, se fosse outro formigueiro, a afirmação não seria a mesma?
Em um bingo o ganhador pode afirmar que Deus o ajudou, porém se fosse outro, também poderia afirmar, e em um bingo, não há ajuda divina e sim aleatoriedade.

Lembre-se de uma coisa: A Gravidade não funciona apenas na terra e sim em todos o universo.
E então podemos expandir isto ao universo inteiro.

O universo tem bilhões de galáxias, cada galáxias tem bilhões de estrelas, agora multiplique bilhões x bilhões.Imagine quantas estrelas tem no universo.Agora, imagine que apenas metade tenha sistemas solares, e que para ser um sistema solar tem que ter pelo menos um planeta, sendo que existem com mais de um, imagine o número absurdo de planetas, que pode mesmo assim ser maior do que o de estrelas, agora pense:
O nosso planeta tem vida, e a maior parte da humanidade como as formigas, afirma que isto é vontade divina, se não existisse aqui e sim em outro planeta, com outros seres que pensassem como estes, poderiam afirmar a mesma coisa.
E também, dentro deste cenário, Por que só existiria vida apenas aqui? Somos tão especiais assim.

Conclusão

Não precisa-se estudar, para chegar a conclusão que um Deus que se preoculpe com a humanidade não existe.
O mais provavel é que Einstein está certo, o único Deus que existe é o de Spinoza.Só que ninguém ora a lei da gravidade.

OBS: Caros teístas, antes de tentar refutar isto, lembre-se de umas coisas:
- O texto acima, exclui o valor das orações e rezas, que é um pilares da sua religião.
- A inexistência deste pilar, anula o valor da biblía, como livro religioso, pois seriam necessários algumas desculpas esfarrapadas, e as destruição de vários dogmas, para se readaptar a esta realidade.
- A inexistência deste pilar, implica que Einstein estava certo.

Re.: O Acaso

Enviado: 29 Dez 2005, 14:52
por Simão_Bacamarte
Meu Argumento é tão patético assim?

Re: Re.: O Acaso

Enviado: 29 Dez 2005, 19:11
por emmmcri
Giuliano_Cardoso escreveu:Meu Argumento é tão patético assim?


Sim... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Re.: O Acaso

Enviado: 29 Dez 2005, 19:33
por Perseus
A única oposição que você pode esperar das ovelhinhas é reza e versículos.

Seja para assuntos religiosos, seja para cientificos.

Re.: O Acaso

Enviado: 29 Dez 2005, 19:37
por Acauan
O Acaso e Você
Postado originalmente em 1/2/2005 17:40:31
por Acauan

Entre religiosos cristãos, somente os calvinistas, por serem predestinistas, podem torcer o nariz para o poder decisivo do acaso em suas vidas.

Mesmo quem defende que é impossível o acaso ter criado o mundo e, portanto, descendemos todos de Adão e Eva, não tem como negar que resulta em muito pouca ou nenhuma influência sobre sua vida cotidiana se ancestrais tão remotos foram mesmo os tais escorraçados do Éden ou Australopitecos caídos das árvores.
Verdadeiramente relevantes são fatores como quem são seus pais e em que região e época você nasceu, fatores estes que determinarão sua carga genética, cultura nativa, posição social e a maioria dos eventos interativos que construirão seu destino.

A menos que o crente acredite que Deus o fez nascer homem ou mulher, pobre ou rico, no Sudão ou na Dinamarca para cumprir este ou aquele desígnio, todas as discussões sobre as origens da espécie tornam-se bizantinas diante destes fatores que são, obviamente, aleatórios, já que ninguém os escolhe e só predestinistas acham que Deus escolheu por eles.

Ah é, segundo o Allan Kardec, os espíritos reencarnam nas condições e lugares que eles próprios escolhem por considerá-los os mais adequados para seu progresso, donde se conclui que, se certo ele, deve haver muito mais possibilidades de progresso espiritual na Indonésia do que em Mônaco.
Coisas de quem repete a torto e a direito que nem uma folha cai sem que Deus assim o queira. Um bom motivo, aliás, para que os Espíritas concentrem suas preces no Verão, pois no Outono a divindade deve estar ocupada demais para ouvi-los.

Mas voltando à vaca fria, quem vive repetindo aquelas estatísticas chatíssimas e absolutamente inúteis sobre a probabilidade quase infinitesimal de o acaso produzir uma molécula de proteína ou uma Gisele Bundchen, deveria montar uma planilha de Excel para checar as chances de ele ter nascido, começando da probabilidade de seus pais terem se conhecido até chegar à corrida dos milhões de espermatozóides tentando chegar primeiro ao óvulo, que por sinal, poderia ser qualquer outro que não o que o gerou.

Para muita gente, talvez quase todo mundo, bastaria teu pai ter achado a amiga da tua mãe mais interessante ou ela ter resolvido ficar com dor de cabeça, no dia em que óvulo que seria você tava lá ansioso na trompa, para que necas de pitibiribas da sua existência começar.

E por falar nisto, bastava um espermatozóide de cromossomo Y ter sido mais esperto e a Gisele seria homem, o que tornaria a vida dela um tantinho diferente do que é hoje.

Ou seja, se o acaso não governa um Universo Quântico, governa nossas vidas.
Tem gente que não aceita de jeito nenhum que interações randômicas guiem o destino das subpartículas atômicas, mas não liga nem um pouco para o fato de que tudo que ele é seja produto destas mesmas interações.
Eu de bom grado concordaria em viver num Universo governado pela incerteza se a parte que me cabe, ou seja Eu, tivesse sido entregue aos meus cuidados, que, modéstia a parte, saberia muito bem o que fazer comigo.

Mas não é assim com ninguém. A alguns coube nascerem aristocratas na Atenas Clássica e no fim do expediente poder ir bater um papo com o Platão e a turma dele, enquanto sobre outros caiu nascerem judeus na Alemanha nazista.
Nada neste processo incluía que nossas opiniões e preferências fossem consultadas na hora de distribuir as senhas que definem para onde vão nos mandar. Exceto para os Espíritas, que devem ter mil explicações sobre porque tantos milhões teriam acreditado que iam crescer muito interiormente se escolhessem conhecer as chaminés de Birkenau.

Até aqui, se tem algum calvinista que me lê (espero que não, Deus me livre, cruz credo), deve estar todo felizinho porquê, afinal, se Deus escolhe quem serão os eleitos e quem vai se foder eternamente (me desculpem, mas é a expressão mais adequada), tudo se explica pelo fato de ele puxar os pauzinhos para facilitar a vida de quem lhe agrada ou jogar um pouco mais de pimenta no rabo de quem não.
Tá bom, ele pode até fustigar alguns eleitos com a provação, mas só se ela no final conduzir o apadrinhado para o bem-bom celeste.

A predestinação calvinista realmente elimina a influência do acaso nos destinos humanos.
Só que, se aceita esta doutrina, não temos porque ver injustiça quando aquela mãe africana assiste os filhos morrerem de fome antes que ela própria tenha a mesma sorte, pois Deus em pessoa teria decidido que as coisas deveriam ser exatamente assim. E quem vai discutir com ele? Mesmo porque a história não acaba aí. A africana em questão, também cumprindo a vontade predestinadora de Deus, vai torrar no inferno para sempre porque, afinal, foi a providência divina que fechou os ouvidos dela quando aquele missionário com cara de bolacha amanhecida foi pedir a ela que aceitasse Jesus. E se não aceitou Jesus, bao-bao. Tem mais é que virar carvãozinho mesmo.

Olhando por este lado, o acaso não parece tão ruim assim.

Do nascimento à morte, o acaso é a força mais poderosa dentre as que atuam em nossas vidas.
Dos genes que definem se você será um gênio ou um idiota à fração de segundo que define se você estará ou não embaixo do piano no instante em que ele chegar ao chão, despencado do oitavo andar.

É este caos que não obedece às decisões de ninguém que faz a vida ser o que é, e, de certa forma, descontadas as tragédias, é o que torna a vida interessante.
Se em meio a esta balbúrdia de coisas que acontecem por acontecer você ainda vê ordem em sua vida, então não deve se escandalizar com a possibilidade de o acaso também ter um papel relevante na mecânica do Universo.

Re: O Acaso

Enviado: 31 Dez 2005, 10:57
por videomaker
Giuliano_Cardoso escreveu:Esta palavrinha bendita é a santa aliada dos teístas, já cansei de ver por ai, sites com o seguinte titulo: Deus vs Acaso, ou semelhantes.

Segundo o Houaiss:
Datação
sXV cf. IVPM

Acepções
■ advérbio
1 possivelmente, quiçá, talvez, porventura
Ex.: a. lembra-se da figura da mãe?
■ substantivo masculino (1562)
2 ocorrência, acontecimento casual, incerto ou imprevisível; casualidade, eventualidade
Ex.: o a. permitiu que se encontrassem no meio da multidão
3 caso fortuito; acidente
Ex.: a prisão do seqüestrador não foi um a.
4 desfecho, favorável ou não, de um acontecimento; sucessão de fatos resultantes de causas independentes da vontade; sorte, destino, fortuna
Ex.: o a. que nos espera
5 Rubrica: filosofia.
imprevisibilidade das situações e ocorrências devida ao caráter limitado (por razões históricas ou constitucionais) do conhecimento humano [Explicação subjetivista do conceito, anterior às formulações contemporâneas da filosofia e da ciência, pois preserva o ponto de vista determinista na compreensão da natureza.]
6 Rubrica: filosofia.
no pensamento contemporâneo, imprevisibilidade dos eventos em decorrência da própria constituição do mundo objetivo, cujas recorrências e leis não dispensam oscilações probabilísticas, isto é, um grau relativo e freq. mensurável de incerteza e indeterminação; aleatoriedade

Então vou tentar aqui explicar o que eu acho do acaso, e por que ele pode ser uma palavra aceitável.

Acaso anula vontade divina.

Concordo ao afirmarem que tudo tem uma causa incial, e é justamente isto que anula a existência de um Deus que controle nossa vida.
Primeira coisa, eu não quero ver respostas aqui do tipo remendo: Não mas Deus nos deu o livre arbitrio, porém ambos não podem coexistir, vamos a mais um exemplo prático disto:
Um individuo A é controtado por C para assassinar o ser B, logo, afirma-se que C (o contratador) é o mandante e não Deus, pois foi vontade dele, em contrapartida a família pode afrimar que foi vontade divina.O mesmo acontece com doenças.
Digamos que exista uma doença X, que é transmitida por até por roupas contaminadas, e alguém deixa a roupa em um canto qualquer, uma pessoa vai a esse lugar e toca nesta roupa, para que isto fosse controlado por Deus, ele deveria comandar a vontade de todos os envolvidos, logo, não existiria livre arbitrio.
Ou seja, a aleatoriedade dos fatos ou acaso anula a existência de um Deus que controle a nossa vida.

Se anula a vontade divina, também anula rezas e orações

Lógico, vamos a mais um exemplo:
Um garoto pede a Deus que o ajude na prova, porém o mesmo não estuda, o que Deus pode fazer? nada.
Outro exemplo:
O mesmo garoto quer que a professora o ajude, porém a professora não foi muito com a cara dele, e ele ora a Deus para que o ajude.O que Deus pode fazer? nada. A professora tem livre arbitrio para fazer o que quiser.
Isso sem contar o velho "foi a vontade de Deus" que é usado toda a vez que alguém morre ou um bebê é abortado, por causas desconhecidas, pois até se conhecer a real causa da morte, deixa de ser vontade do lá de cima.
Os exemplos são muitos, e só você para pensar, 99% (se não forem todas)das orações feitas a Deus requerem a boa vontade de uma pessoa que está sob a lei do livre arbitrio, logo Deus não pode interferir.

E não me venha com o papo de que Deus toca no coração, pois isto é influenciar as pessoas, então não há livre arbitrio, do contrário, poderia existir boca de urna.

O Brasil é abençoado aqui não há terremotos e furacões

Essa é cruel, se você nascesse no Estados Unidos (e vivesse nas costa leste), você seria amaldiçoado?
É a lógica, e mais uma vez o acaso entra ai, por pura aleatoriedade, o nosso país localiza-se em uma área livre da maioria dos desastres naturais.
Um exemplo:
Existem 1000 formigueiros, tenho veneno para matar 999, e ao acaso, não tenho veneno para matar este último.Então se os seus residentes (as formigas) fossem racionais e tivessem um Deus, elas iriam afirmar que:
- Oh! Grande deus Formigão obrigado por nos salvar.
Porém, se fosse outro formigueiro, a afirmação não seria a mesma?
Em um bingo o ganhador pode afirmar que Deus o ajudou, porém se fosse outro, também poderia afirmar, e em um bingo, não há ajuda divina e sim aleatoriedade.

Lembre-se de uma coisa: A Gravidade não funciona apenas na terra e sim em todos o universo.
E então podemos expandir isto ao universo inteiro.

O universo tem bilhões de galáxias, cada galáxias tem bilhões de estrelas, agora multiplique bilhões x bilhões.Imagine quantas estrelas tem no universo.Agora, imagine que apenas metade tenha sistemas solares, e que para ser um sistema solar tem que ter pelo menos um planeta, sendo que existem com mais de um, imagine o número absurdo de planetas, que pode mesmo assim ser maior do que o de estrelas, agora pense:
O nosso planeta tem vida, e a maior parte da humanidade como as formigas, afirma que isto é vontade divina, se não existisse aqui e sim em outro planeta, com outros seres que pensassem como estes, poderiam afirmar a mesma coisa.
E também, dentro deste cenário, Por que só existiria vida apenas aqui? Somos tão especiais assim.

Conclusão

Não precisa-se estudar, para chegar a conclusão que um Deus que se preoculpe com a humanidade não existe.
O mais provavel é que Einstein está certo, o único Deus que existe é o de Spinoza.Só que ninguém ora a lei da gravidade.

OBS: Caros teístas, antes de tentar refutar isto, lembre-se de umas coisas:
- O texto acima, exclui o valor das orações e rezas, que é um pilares da sua religião.
- A inexistência deste pilar, anula o valor da biblía, como livro religioso, pois seriam necessários algumas desculpas esfarrapadas, e as destruição de vários dogmas, para se readaptar a esta realidade.
- A inexistência deste pilar, implica que Einstein estava certo.





vc : O texto acima, exclui o valor das orações e rezas, que é um pilares da sua religião.
Mesmo quando isso traga algum bem estar ?
Quando torna o homem mais sereno , e reflexivo ?
Quando ALGUMAS vezes ajuda na enfermidade ?
Acho que não !


na paz.

Re.: O Acaso

Enviado: 31 Dez 2005, 11:22
por Tchobi
O acaso não existe. E se insistem em sustentar estas teorias probabilísticas é por ignorância de outras incógnitas do sistema.

O acaso não conflita com o livre-arbítrio. Se alguém deseja fazer algo, ele provavelmente o fará, mas por possuir uma causa para isso. Obviamente se deparará com os efeitos destas causas.

Deus: causa primária de todas as coisas. Nós somos parte Dele, aprendendo a ser como Ele. O tempo que isto vai levar está de acordo com nossas escolhas, pois todas elas possuirão consequências evolutivas ou involutivas.

Re: O Acaso

Enviado: 31 Dez 2005, 11:32
por Fabricio Fleck


Os benefícios da orações são psicológicos e só atuam na própria pessoa. E quando o teísta reconhece isso está argumentando contra sua própria fé, pois a propósta da oração no, final das contas, é que um ser sobrenatural (ou vários seres) atuem em alguma questão.

Resumindo as religiões dissem que ao orar a Deus (ou a anjos, santos etc) o sobrenatural vai agir em vc ou em outra pessoa. Seria uma ação que vem de fora.

Mas, como disse acima, o benefício da oração (quando há) é psicológico e atua na própria pessoa. Ou seja, é uma ação que vem de dentro. Seria mais honesto ensinar as pessoas que esse poder esta dentro delas e não fora!

Re: Re.: O Acaso

Enviado: 31 Dez 2005, 12:40
por Acauan
Tchobi escreveu:O acaso não existe. E se insistem em sustentar estas teorias probabilísticas é por ignorância de outras incógnitas do sistema.

O acaso não conflita com o livre-arbítrio. Se alguém deseja fazer algo, ele provavelmente o fará, mas por possuir uma causa para isso. Obviamente se deparará com os efeitos destas causas.

Deus: causa primária de todas as coisas. Nós somos parte Dele, aprendendo a ser como Ele. O tempo que isto vai levar está de acordo com nossas escolhas, pois todas elas possuirão consequências evolutivas ou involutivas.


A somatória das pretensões e contradições desta postagem a tornam simplesmente absurda.

Vejamos:


Tchobi escreveu:O acaso não existe. E se insistem em sustentar estas teorias probabilísticas é por ignorância de outras incógnitas do sistema.


Apresente que incógnitas são estas e o modelo de interação que faz com que tais incógnitas tornem impossível a existência do acaso.

Tchobi escreveu:O acaso não conflita com o livre-arbítrio. Se alguém deseja fazer algo, ele provavelmente o fará, mas por possuir uma causa para isso. Obviamente se deparará com os efeitos destas causas.


Se há livre arbítrio, por definição as escolhas humanas são produto da vontade individual. Se há uma causa extra-vontade influenciando as escolhas então não há livre arbítrio.
Além disto não faz qualquer sentido lógico alegar relações de causa e efeito para contestar a existência do acaso. Causas aleatórias produzem o efeito correspondente, o que não elimina o aleatório da equação.


Tchobi escreveu:Deus: causa primária de todas as coisas. Nós somos parte Dele, aprendendo a ser como Ele. O tempo que isto vai levar está de acordo com nossas escolhas, pois todas elas possuirão consequências evolutivas ou involutivas.


Depois quando digo que o Espiritismo é uma salada de frutas teológica-filosófica tem gente que estrila.
Deus como causa primária de todas as coisas é um conceito Tomista-Aristotélico e "nós somos parte Dele" é um conceito panteísta. Os dois conceitos são contraditórios entre si.