Página 1 de 1

Cansei de "basta!"

Enviado: 31 Jul 2007, 15:45
por Ateu Tímido
Cansei de "basta!"

JANIO DE FREITAS

O que mais deseja a riqueza do país, além das condições inigualáveis que o governo Lula lhe proporcionou?

O ODOR EXALADO pelo movimento "Cansei", ainda que nem todos os seus fundadores tenham propósitos precisamente iguais, é típico do golpismo que sempre foi a vocação política mais à vista na riqueza, não importa se cansada ou não. A fonte de onde surge não lhe nega a natureza pressentida: um escritório de negócios em São Paulo, tal como se identificaria nos primórdios de todos os golpes e tentativas de golpe desde 1944/1945, pelo menos.
Também denominada "Movimento Cívico pelo Direito dos Brasileiros" -batismo que os padrinhos relegaram, por considerarem o apelido "Cansei" mais representativo dos seus propósitos- o que a iniciativa sugere, de fato, é uma interrogação.
O que mais deseja a riqueza brasileira, além das condições inigualáveis que o governo Lula lhe proporcionou? O fim da inflação, o emudecimento do sindicalismo e das reivindicações sociais; concessões transgênicas para todos os tipos de grandes empresas e negócios, Bolsa farta e imposto baixinho ou a zero; e, sobretudo, a transferência gratuita de um oceano de dinheiro dos cofres públicos para os da riqueza privada, por intermédio dos juros recordistas concedidos pelo próprio governo aos títulos de sua emissão. Ainda não basta?
O que deseja a riqueza não pode ser a correção das deformidades socioeconômicas, institucionais e políticas que refreiam o Brasil, enquanto países do seu aparente status desenvolvem-se a níveis exuberantes. É da não-correção que vem grande parte das facilidades pelas quais a riqueza se multiplica sem cessar: a fraqueza ética do Congresso, a corrupção administrativa que só tem o corrupto e não o corruptor, as eleições movidas a marketing endinheirado, e por aí.
Além disso, nunca se viu a riqueza movendo-se, de fato, por correções e reformas a serviço do interesse do país. Os seus lobbies e outros meios só se movem, historicamente, por alterações que privilegiem os interesses da própria riqueza privada. Assim é a história parlamentar e administrativa do Brasil, para dizer o mínimo, do último meio século.
O governo Lula deu e dá à riqueza privada a situação que a ela deu o "milagre econômico" da ditadura, porém, agora sem os inconvenientes produzidos pela força. A quem vive no Brasil em nível de primeiríssimo mundo, conviria, portanto, demonstrar um pouco mais de compostura. Se não para aparentar recato que lhe falte, por um grão a mais de esperteza.
"Cansei" -e daí? Vai fazer ou, pelo menos, propõe o quê, de objetivo, prático e necessário? Disse um dos "cansados": "Queremos despertar em cada indivíduo o que ele pode fazer para mudar o país". Pois façam isso no seu próprio movimento. Sem que, para tanto, o seu alegado cansaço exale sentidos que, intencionais ou não, negados ou não, vão até onde não devem.

Imagem

Re.: Cansei de "basta!"

Enviado: 31 Jul 2007, 16:25
por manoelmac
Cono diria Costinha:

Imagem
Canssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssei

Re.: Cansei de "basta!"

Enviado: 31 Jul 2007, 16:55
por spink
O João dória júnior é especialista em desfiles de cãozinhos em Campos do Jordão.
No mais, deixo o link do Angeli que retrata magistralmente esse chilique:
http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com ... iElite.gif

Re.: Cansei de "basta!"

Enviado: 31 Jul 2007, 17:04
por spink
Domingo, 11 da manhã. Com duas mil pessoas, a passeata convocada pelos movimentos "Cansei" e "Cria" (Cidadão, Responsável, Informado e Atuante) chega à avenida 23 de Maio. O coro "Fora Lula" já deu o tom à caminhada. A alguns quilômetros dali, abraçado e beijado por populares e tendo a seu lado o senador Marco Maciel (DEM-PE), o ex-governador de São Paulo Cláudio Lembo assiste à missa na Catedral da Sé.

No início da noite, Lembo diria a Terra Magazine o que pensa sobre o movimento "Cansei", suas origens e motivações:

- "Cansei" é um termo muito usado por dondocas enfadadas em algum momento das vidas enfadonhas que vivem.


Lembo, colunista deste Terra Magazine, em seu artigo semanal a ser publicado amanhã, tratará do que detecta ser um "clima de colapso" e analisará as ações de governos e da mídia em meio à crise.

O ex-governador de São Paulo percebe haver em vários setores da sociedade insatisfação com o "clima de colapso nos serviços públicos". Entende ele que a depauperização dos serviços públicos se dá há duas décadas e se aprofundou "nos últimos 10 anos".

Lembo constata que os recentes acidentes aéreos "comoveram o Brasil e produziram, inclusive na sociedade, uma dor imensa", mas lamenta "a utilização de um movimento natural e de motivos nobres por movimentos e atividades com claro objetivo político ainda que tentem escondê-lo ou apesar de o negarem, e isso não é bom".

A colunista Mônica Bergamo informa na sua coluna de hoje na Folha de S.Paulo: por entenderem que o "Cansei" tem slogans que podem levar a uma leitura política e partidária, as redes de televisão Globo e Bandeirantes não cederão espaço publicitário gratuito ao movimento. Por enquanto, a revista IstoÉ cedeu espaço.

Por fim, mas não por último, o ex-governador situa geográfica e nominalmente o "Cansei" desde o que, no seu entender, seria o nascedouro:

- É um movimento nascido em Campos do Jordão. O empresário João Doria Jr., ao que li e acompanhei nas últimas semanas, há pouco dedicava-se a um desfile de cãezinhos de madames em Campos do Jordão.

Leia a entrevista com Cláudio Lembo:

Terra Magazine - Na noite da última sexta-feira, durante o casamento de Sophia - filha do ex-governador Geraldo Alckmin, de quem o sr. foi vice -, o sr. disse ao repórter José Alberto Bombig, da Folha, que o movimento conhecido como "Cansei", nascido em protesto contra a crise no setor aéreo, a violência e a corrupção, é um movimento de "um pequeno segmento da elite branca" e nascido em Campos do Jordão. O que o sr. quer dizer com isso e o que o leva a ter essa convicção?
Cláudio Lembo - O próprio ato de nascimento do movimento. O "Cansei" nasce conduzido por figuras conhecidas que sempre possuíram e possuem uma visão elitista do país e da sociedade.

-A quem ou a quê o sr. se refere?
-Por exemplo, ao sr. João Doria Jr., que só trata com os grandes empresários do Brasil, e que, até onde sei, só se relaciona com o topo da sociedade. Suas ações e relações estão sempre nesse nível, que representa uma parcela ínfima do Brasil.

-Mas a sua convicção se forma apenas através das suas informações, do seu feeling?
-Meu ou de qualquer um. Basta ver a forma, a expressão, o verbo utilizado para dar sentido ao movimento. "Cansei" tem um sentido muito próprio.

-Que "sentido próprio" é este?
-"Cansei" é um termo muito usado por dondocas enfadadas em algum momento das vidas enfadonhas que vivem.

-O sr. tem, certamente, a consciência de que nesses movimentos, o "Cansei" ou o "Cria", há a participação de familiares de vítimas dos acidentes aéreos?
-Tenho consciência e isso me deixa mais triste ainda.

-Por quê?
-Porque é a utilização de um movimento natural e de motivos nobres por movimentos e atividades com claro objetivo político ainda que tentem escondê-lo ou apesar de o negarem, e isso não é bom.

-Não é bom por quê?
-Não é bom porque as vítimas, os familiares, os acidentes comoveram o Brasil e produziram, inclusive na sociedade, uma dor imensa, enquanto o movimento de Campos do Jordão o que quer é ter espaço na mídia etc.

-Por que Campos do Jordão?
-Pela figura de um dos organizadores centrais, senão o principal, ao menos no início.

-O que exatamente o sr. está querendo dizer?
-O empresário João Doria Jr., ao que li e acompanhei nas últimas semanas, há pouco dedicava-se a um desfile de cãezinhos de madames em Campos do Jordão (N.R.: Foi o 6º Passeio de Cães de Campos do Jordão).

-Mas o sr. não ignora que há motivos claros e justos para que pessoas protestem, se manifestem...
-Claro que não. Mas, antes de qualquer coisa, é preciso deixar claros quais são os motivos, qual é a justeza deles, e não sair propositadamente atacando sem dizer exatamente o que se quer e a favor ou contra quem. Há motivos muito grandes, justos, e creio que há um clima, em várias camadas da sociedade, de colapso dos serviços públicos.

-E por que esse clima de colapso? Culpa do governo?
-É difícil dizer, assim de passagem. Falo de um clima, mas é claro que o motivo não é só esse. Isso vem de há muito.

-Como e por quê?
-A reestruturação dos serviços públicos brasileiros partiu de uma cópia servil do modelo norte-americano, ou por eles imposto, e não encontrou raízes no Brasil. Isso nos últimos 20 anos e se agravou nos últimos 10 anos muito profundamente.

-Me dê exemplos do que o sr. está dizendo.
-Pois não: as agências como a Anac, Anatel, ANP, e ONGs. Nos Estados Unidos as agências tinham e têm uma cultura ambiente favorável e as ONGs, em grande parte, nasceram para fiscalizar o governo. No Brasil as agências apenas servem para abrigar os interesses de empresas privadas, e ONGs, em sua maior parte, são apêndices de governos.
http://terramagazine.terra.com.br/inter ... 78,00.html

*****************************

Não posso deixar de comentar!
kkkkkkkkkkkkkkkk
A-do-ro esse Lembo!
Ele é o anti-herói da direita, uma espécie de Macunaíma dos DEMos!
Acho que ele devia ser entrevistado mais vezes. Muita coisa viria à tona. Bem mais rápido que com o empenho (!!!) do PT em abrir investigações do passado.
Deixássemos a vassoura nas mãos do Cláudio Macunalembo que não sobraria pó debaixo dos tapetes persas tucanos!

Re: Cansei de "basta!"

Enviado: 31 Jul 2007, 17:11
por Acauan
Ateu Tímido, postando Janio de Freitas, escreveu:O que mais deseja a riqueza brasileira, além das condições inigualáveis que o governo Lula lhe proporcionou? O fim da inflação,...


Quer dizer que foi o Lula que acabou com a inflação...

Mais alguns anos de mandato e o governo Lula terá sido o governo Lula que inventou o aeroplano.

Re.: Cansei de "basta!"

Enviado: 31 Jul 2007, 17:21
por spink
Sossegue Acauan, a tribo dos xingus - você não deve pertencer - está bastante satisfeita com o governo federal.

Re: Re.: Cansei de "basta!"

Enviado: 31 Jul 2007, 17:24
por Acauan
carlos escreveu:Sossegue Acauan, a tribo dos xingus - você não deve pertencer - está bastante satisfeita com o governo federal.


Os Xavantes não aguentariam cinco minutos de um duelo de bordunas com os Tupis.

Não que eu seja bairrista...

Re.: Cansei de "basta!"

Enviado: 31 Jul 2007, 17:31
por spink
Nos documentários feitos pelo Washington Novaes eles me pareceram bem musculosos! :emoticon12:
À propósito, o que você espera do choque natural entre a cultura indo-européia e os nativos?

Re.: Cansei de "basta!"

Enviado: 31 Jul 2007, 17:33
por SickBoy
tinha que ter uma campanha aqui no RéV: "Cansei... do dondoquismo" :emoticon12:

Re: Re.: Cansei de "basta!"

Enviado: 31 Jul 2007, 17:39
por Acauan
carlos escreveu:Nos documentários feitos pelo Washington Novaes eles me pareceram bem musculosos! :emoticon12:


Aquilo é Índio de academia, deve estar entupido de anabolizante e só pega no arco e flecha quando tem branco filmando. Fora isto abre a lata de sardinha.

carlos escreveu:À propósito, o que você espera do choque natural entre a cultura indo-européia e os nativos?


Acho ótimo.
Os japoneses absorveram o que o ocidente tinha de mais avançado, não deixaram de ser japoneses e ainda se tornaram a segunda economia do mundo.

Re.: Cansei de "basta!"

Enviado: 31 Jul 2007, 17:42
por spink
Sim, mas os japoneses não abdicaram de sua cultura....
E quanto aos ìndios??

Re: Re.: Cansei de "basta!"

Enviado: 31 Jul 2007, 18:32
por Acauan
carlos escreveu:Sim, mas os japoneses não abdicaram de sua cultura....
E quanto aos ìndios??


Os Índios brasileiros nunca erigiram um modelo de civilização, logo não perdem nada assimilando o modelo ocidental.
Dentro deste modelo podem perfeitamente manter sua cultura, através do ensino da História, lingua, folclore e cultura remanescentes.


Re: Re.: Cansei de "basta!"

Enviado: 31 Jul 2007, 18:36
por Anna
Acauan escreveu:
carlos escreveu:Sossegue Acauan, a tribo dos xingus - você não deve pertencer - está bastante satisfeita com o governo federal.


Os Xavantes não aguentariam cinco minutos de um duelo de bordunas com os Tupis.

Não que eu seja bairrista...



Tudo bem, mas os Waimiri Atroari são phoda! Eu tenho medo deles.
:emoticon16:

Enviado: 31 Jul 2007, 18:39
por zencem
.
Cansei não é de hoje.

Cansei de reagir.
Cansei de ter tesão.

Aí a Marta, pra gozar da minha cara, ainda disse:

- "RELAXA E GOZA"!!!!

BROCHEI.

Isto é: Cansei de cansar.

A eleição de Lula + a reeleição ("apesar de tudo"), significa que a esperança esgotou-se.

Fazer o que?

...é relaxar e gozar, mesmo!!! :emoticon11: :emoticon6: :emoticon11:


Só quem fala em golpe é o pessoal do governo,
pra fazer do Lulla, um coitadinho.
hargh!!!

Coitado sou eu !!! -:emoticon93:



Re: Re.: Cansei de "basta!"

Enviado: 31 Jul 2007, 18:41
por Anna
Acauan escreveu:
carlos escreveu:Sim, mas os japoneses não abdicaram de sua cultura....
E quanto aos ìndios??


Os Índios brasileiros nunca erigiram um modelo de civilização, logo não perdem nada assimilando o modelo ocidental.
Dentro deste modelo podem perfeitamente manter sua cultura, através do ensino da História, lingua, folclore e cultura remanescentes.



Muitas tribos aqui seguem assim, as crianças aprendem a cultufra e a lingua nativa até os 10 anos, depois disso passam a aprender a lingua portuguesa e a cultura brasileira.

Re: Re.: Cansei de "basta!"

Enviado: 31 Jul 2007, 18:42
por Acauan
Anna escreveu:
Acauan escreveu:
carlos escreveu:Sossegue Acauan, a tribo dos xingus - você não deve pertencer - está bastante satisfeita com o governo federal.


Os Xavantes não aguentariam cinco minutos de um duelo de bordunas com os Tupis.

Não que eu seja bairrista...


Tudo bem, mas os Waimiri Atroari são phoda! Eu tenho medo deles. :emoticon16:


Se eles te criarem problemas me avise.

Quando o assunto é Índio, eu sou mais eu!

Re: Re.: Cansei de "basta!"

Enviado: 31 Jul 2007, 18:48
por Acauan
Anna escreveu:
Acauan escreveu:
carlos escreveu:Sim, mas os japoneses não abdicaram de sua cultura....
E quanto aos ìndios??

Os Índios brasileiros nunca erigiram um modelo de civilização, logo não perdem nada assimilando o modelo ocidental.
Dentro deste modelo podem perfeitamente manter sua cultura, através do ensino da História, lingua, folclore e cultura remanescentes.


Muitas tribos aqui seguem assim, as crianças aprendem a cultufra e a lingua nativa até os 10 anos, depois disso passam a aprender a lingua portuguesa e a cultura brasileira.


Este é o melhor modo.
Muita gente acha que ser Índio é viver pelado no meio do mato, mas nunca experimentou para ver como é ruim.

É possível ser Índio e ter geladeira e TV, desde que preservem o essencial.

O problema é que a maioria das tribos com grandes reservas demarcadas se tornaram vulneráveis a um tipo nocivo de vagabundagem, que é a combinação da tradicional indolência indígena com os desejos de consumo da sociedade branca, o que leva muitos líderes à corrupção e picaretagens e os jovens a um futuro sem perspectivas, perdido entre dois mundos dos quais não consegue assimilar valores positivos de nenhum.


Re: Re.: Cansei de "basta!"

Enviado: 31 Jul 2007, 18:48
por Anna
Acauan escreveu:
Anna escreveu:
Acauan escreveu:
carlos escreveu:Sossegue Acauan, a tribo dos xingus - você não deve pertencer - está bastante satisfeita com o governo federal.


Os Xavantes não aguentariam cinco minutos de um duelo de bordunas com os Tupis.

Não que eu seja bairrista...


Tudo bem, mas os Waimiri Atroari são phoda! Eu tenho medo deles. :emoticon16:


Se eles te criarem problemas me avise.

Quando o assunto é Índio, eu sou mais eu!


Brigada Cauan,
Me sinto bem mais protegida agora!! :emoticon19:

Eles são muito bravos e briguentos, além do mais, como os Yanomamis, eles detestam "brancos". É proibido parar carro e ônibus na estrada que corta a terra deles, as consequencias de quem atravessa a fronteira deles é drástica. Eu tenho um medo danado!

Re: Re.: Cansei de "basta!"

Enviado: 31 Jul 2007, 18:55
por Acauan
Anna escreveu:Brigada Cauan,
Me sinto bem mais protegida agora!! :emoticon19:

Eles são muito bravos e briguentos, além do mais como os Yanomamis eles detestam "brancos". É proibido parar carro e ônibus na estrada que corta a terra deles, as consequencias de quem atravessa a fronteira deles é drástica. Eu tenho um medo danado!


Estes que tem cara de maus até te dão o aviso.
Muito mais perigosas são algumas tribos amazônicas como os Matis cara-de-onça (se é que me lembro corretamente), que são muito simpáticos no primeiro contato até chegar a hora de te descer a borduna no coco.

Re: Re.: Cansei de "basta!"

Enviado: 31 Jul 2007, 19:00
por Anna
Acauan escreveu:
Anna escreveu:
Acauan escreveu:
carlos escreveu:Sim, mas os japoneses não abdicaram de sua cultura....
E quanto aos ìndios??

Os Índios brasileiros nunca erigiram um modelo de civilização, logo não perdem nada assimilando o modelo ocidental.
Dentro deste modelo podem perfeitamente manter sua cultura, através do ensino da História, lingua, folclore e cultura remanescentes.


Muitas tribos aqui seguem assim, as crianças aprendem a cultufra e a lingua nativa até os 10 anos, depois disso passam a aprender a lingua portuguesa e a cultura brasileira.


Este é o melhor modo.
Muita gente acha que ser Índio é viver pelado no meio do mato, mas nunca experimentou para ver como é ruim.

É possível ser Índio e ter geladeira e TV, desde que preservem o essencial.

O problema é que a maioria das tribos com grandes reservas demarcadas se tornaram vulneráveis a um tipo nocivo de vagabundagem, que é a combinação da tradicional indolência indígena com os desejos de consumo da sociedade branca, o que leva muitos líderes à corrupção e picaretagens e os jovens a um futuro sem perspectivas, perdido entre dois mundos dos quais não consegue assimilar valores positivos de nenhum.



Eu acho um absurdo que a sociedade ou grupos acadêmicos queiram decidir o que é melhor ou pior para outras pessoas, como brasileiros qualquer um tem o direito de decidir o caminho que quer seguir, seja indo, branco ou negro. Pra mim se eles decidiram que querem aprender nossa lingua, querem geladeira e TV é direito deles, e não cabe a nós decidir por eles. Até pq nenhum de nós negaria escola, TV ou geladeira pros seus filhinhos.

Se viver de roupa no mato fica bastante complicado depois do vigésimo dia de expedição, imagina pelado, com carapanã, micuim, mutuca e toda a sorte de bestas parasíticas ao redor! Que horror!

Re.: Cansei de "basta!"

Enviado: 01 Ago 2007, 12:42
por Fernando Silva
Os índios não têm o conceito de planejar para o futuro. Eles vivem o presente. Reagem, apenas. Estão com fome, procuram comida. Querem um abrigo, constróem. É o resultado de viverem num ambiente onde não há variações significativas com as estações do ano e de a comida estar sempre mais ou menos à disposição.

Não planejam cidades, não se preparam para o que vão ser dalí a 20 anos.

A idéia de preservar a própria cultura eles aprenderam com os brancos. Até então, sua cultura se transformava de geração para geração e tudo bem. Agora, eles fotografam, filmam, gravam. Perceberam que, se não preservarem, vão perder.

Re.: Cansei de "basta!"

Enviado: 01 Ago 2007, 15:20
por Bellé
Índios...

Todos os nossos direitos!!!

Nenhum dos nossos deveres!!!

Re.: Cansei de "basta!"

Enviado: 01 Ago 2007, 16:45
por Acauan
Huuuummmm...