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Em 2002, Lula já dizia saber do caos aéreo no país
Enviado: 05 Ago 2007, 03:58
por Apo
04/08/2007 - 10h59
Em 2002, Lula já dizia saber do caos aéreo no país da Folha Online
Apesar de dizer que nas cinco eleições em que concorreu à Presidência da República o assunto "crise aérea" não foi mencionado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva escreveu artigo em 7 de janeiro de 2002 com o título de "Morte anunciada do transporte aéreo", informa neste sábado reportagem de Eliane Cantanhêde, colunista da Folha (íntegra disponível só para assinantes do jornal ou do UOL).
Segundo a reportagem, o texto, com críticas ao governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), foi publicado justamente num ano eleitoral. Naquele ano, Lula venceu a disputa pela Presidência da República, depois de ter perdido em 1989, 1994 e 1998.
Na quinta-feira, durante reunião do Conselho Político, no Palácio do Planalto, Lula reconheceu que o setor aéreo não tinha noção da dimensão dos problemas e dificuldades que existiam na área.
De acordo com parlamentares que participaram da reunião, o presidente teria ainda comparado a crise aérea com uma metástase --quando o paciente que sofre de câncer em um órgão descobre que há ramificações da doença em outros locais do corpo.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/bras ... 7610.shtml
O PT é o câncer com metástases.
Re.: Em 2002, Lula já dizia saber do caos aéreo no país
Enviado: 05 Ago 2007, 10:43
por Fernando Silva
Pelo visto, Lula sofreu um apagamento seletivo de memória quando assumiu o "pudê".
Pelo menos, FHC teve a decência de dizer "esqueçam o que eu disse antes".
Re: Re.: Em 2002, Lula já dizia saber do caos aéreo no país
Enviado: 05 Ago 2007, 11:19
por emmmcri
Réu confesso ...
Re: Re.: Em 2002, Lula já dizia saber do caos aéreo no país
Enviado: 05 Ago 2007, 11:37
por Fernando Silva
emmmcri escreveu:Réu confesso ...
Pessoas mudam de idéia ao longo da vida. É mais honesto admitir que antes estavam erradas que negar que disseram o que disseram.
Re: Em 2002, Lula já dizia saber do caos aéreo no país
Enviado: 05 Ago 2007, 11:49
por emmmcri
Apo escreveu:04/08/2007 - 10h59
Em 2002, Lula já dizia saber do caos aéreo no país da Folha Online
Apesar de dizer que nas cinco eleições em que concorreu à Presidência da República o assunto "crise aérea" não foi mencionado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva escreveu artigo em 7 de janeiro de 2002 com o título de "Morte anunciada do transporte aéreo", informa neste sábado reportagem de Eliane Cantanhêde, colunista da Folha (íntegra disponível só para assinantes do jornal ou do UOL).
Segundo a reportagem, o texto, com críticas ao governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), foi publicado justamente num ano eleitoral. Naquele ano, Lula venceu a disputa pela Presidência da República, depois de ter perdido em 1989, 1994 e 1998.
Na quinta-feira, durante reunião do Conselho Político, no Palácio do Planalto, Lula reconheceu que o setor aéreo não tinha noção da dimensão dos problemas e dificuldades que existiam na área.
De acordo com parlamentares que participaram da reunião, o presidente teria ainda comparado a crise aérea com uma metástase --quando o paciente que sofre de câncer em um órgão descobre que há ramificações da doença em outros locais do corpo.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/bras ... 7610.shtml
TRAGÉDIA EM CONGONHAS/GOVERNO
Em 2002, Lula já dizia saber do caos aéreo no país
Em campanha, presidenciável afirmou que aviação estava em estágio terminal
No texto, o então candidato criticou o governo FHC e propôs medidas que não seguiu depois de eleito presidente
ELIANE CANTANHÊDE
COLUNISTA DA FOLHA
Apesar de dizer anteontem que estava mal informado sobre a crise aérea e que, em cinco campanhas eleitorais, nunca se falou nisso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva escreveu artigo em 7 de janeiro de 2002 com o título de "Morte anunciada do transporte aéreo".
O texto, recheado de críticas ao governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), foi publicado pelo jornal "Gazeta Mercantil" justamente num ano eleitoral, quando Lula venceu a disputa pela Presidência da República, depois de ter perdido em 1989, 1994 e 1998.
Diante da quebra da Transbrasil, ele propunha no seu artigo "refletir se vale a pena deixar as empresas brasileiras de aviação entregues a sua própria sorte ou se é interessante para o país ter uma aviação nacional competitiva".
Intervenção
O presidenciável ainda defendia: "Vale sim uma intervenção das autoridades competentes, não para presentear as empresas com o suado dinheiro dos contribuintes, mas para dar as condições macroeconômicas de sobrevivência e de competitividade, antes que elas sejam engolidas pelas grandes companhias estrangeiras".
Ao assumir a Presidência, porém, Lula não seguiu seu próprio conselho. Se a Transbrasil quebrou no governo FHC, a Varig teve o mesmo destino no seu, sem conseguir nenhum tostão de ajuda oficial.
Depois de longa comparação da situação dos Estados Unidos com a do Brasil, Lula, que era também presidente de honra do PT, propôs: "Para o setor sair da crise, seriam necessárias medidas governamentais voltadas para assegurar a isonomia tributária e de financiamento às empresas brasileiras, compatíveis com a realidade internacional".
Acordos bilaterais
Na mesma linha, sugeriu a "urgente revisão dos acordos bilaterais vigentes", enquanto hoje o que se discute em alguns setores do seu governo é justamente o contrário: ampliar a participação estrangeira no setor aéreo nacional.
Numa coisa o então pré-candidato e o atual presidente se mantiveram iguais: no uso de uma metáfora médica para falar da aviação.
No artigo publicado em 2002, o candidato disse que "a crise da aviação brasileira, que vem se arrastando há muitos anos, atinge um estágio terminal". Na reunião de anteontem do Conselho Político do governo, ele comparou a crise do setor aéreo ao câncer.
"É como um paciente que não soubesse a gravidade da doença e aí, quando vê, está com metástase no corpo todo", disse ele a ministros e líderes partidários, conforme a Folha.
A última linha do artigo escrito por Luiz Inácio Lula da Silva foi endereçada diretamente a Fernando Henrique Cardoso: "Até quando, senhor presidente?"
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidi ... 200711.htm
Enviado: 05 Ago 2007, 12:14
por Joe
É uma hipocrisia, estamos acostumaodos com isso já. O que não era para estar.
Re.: Em 2002, Lula já dizia saber do caos aéreo no país
Enviado: 05 Ago 2007, 14:32
por Apo
emmmcri,
Gracias, querido. Eu não sou associada UOL e estava deveras com sono para garimpar.
Re: Re.: Em 2002, Lula já dizia saber do caos aéreo no país
Enviado: 05 Ago 2007, 14:34
por Apo
Fernando Silva escreveu:Pelo visto, Lula sofreu um apagamento seletivo de memória quando assumiu o "pudê".
Pelo menos, FHC teve a decência de dizer "esqueçam o que eu disse antes".
Um cara que não sabe porque sua assessoria de comunicação lhe tirou o microfone da boca na hora das vaias, só pode ter apagamentos variados. Deve ser a "pinga" de elite que ele mama demais.
Re: Em 2002, Lula já dizia saber do caos aéreo no país
Enviado: 05 Ago 2007, 14:35
por RicardoVitor
Apo escreveu:O PT é o câncer com metástases.
O PT não, o esquerdismo é o câncer... O PT é apenas um dos sintomas.
Re: Em 2002, Lula já dizia saber do caos aéreo no país
Enviado: 05 Ago 2007, 14:38
por Apo
RicardoVitor escreveu:Apo escreveu:O PT é o câncer com metástases.
O PT não, o esquerdismo é o câncer... O PT é apenas um dos sintomas.
O PT nem é mais esquerda. É um câncer apenas, uma vez que abocanha tudo que estiver pela frente para ficar no poder.
Mas é verdade que a esquerda é uma doença.
Re: Em 2002, Lula já dizia saber do caos aéreo no país
Enviado: 05 Ago 2007, 14:45
por Apo
Usuário deletado escreveu:Apo escreveu:RicardoVitor escreveu:Apo escreveu:O PT é o câncer com metástases.
O PT não, o esquerdismo é o câncer... O PT é apenas um dos sintomas.
O PT nem é mais esquerda. É um câncer apenas, uma vez que abocanha tudo que estiver pela frente para ficar no poder.
Mas é verdade que a esquerda é uma doença.
O PT faz parte da esquerda oligárquica, assim como nossa "direita" também é uma esquerda oligárquica.
Certamente. E quem paga o pato é a tal "elite" que eu nunca sei direito quem é e porque tem que pagar esta conta.
Re: Re.: Em 2002, Lula já dizia saber do caos aéreo no país
Enviado: 05 Ago 2007, 14:54
por Apo
Usuário deletado escreveu:Ah, todos pagam o pato. Os beneficiados pelo assistencialismo populista por exemplo estariam vivendo bem melhor se estivessem em empregos fixos dados por um governo digno.
Mas esses são vitimizados...ou usam os benefícios para não trabalhar. Quem continua pagando o pato economicamente e moralmente é a "zelite".
Re.: Em 2002, Lula já dizia saber do caos aéreo no país
Enviado: 05 Ago 2007, 19:38
por Fedidovisk
Ontem no Globo o Planalto estava defendendo o Molusco, com o argumento de que fora uma figura de linguagem e que interpretaram errado... só que no entanto a interpretação proposta pelos defensores caía no mesmo final da feita pelos jornalistas...
e por qualquer um...
Mas o Molusco está caindo... o molusco está caindo à cada crise... o pessoal parece que ficou mais indignado desta vez...
Re: Re.: Em 2002, Lula já dizia saber do caos aéreo no país
Enviado: 05 Ago 2007, 19:39
por Joe
Usuário deletado escreveu:Ah, tudo é tão sujo que notícias como essa nem me impressionam mais.
Já faz parte da rotina.
Re: Re.: Em 2002, Lula já dizia saber do caos aéreo no país
Enviado: 05 Ago 2007, 19:45
por Apo
Fedidovisk escreveu:Ontem no Globo o Planalto estava defendendo o Molusco, com o argumento de que fora uma figura de linguagem e que interpretaram errado... só que no entanto a interpretação proposta pelos defensores caía no mesmo final da feita pelos jornalistas...
e por qualquer um...
Mas o Molusco está caindo... o molusco está caindo à cada crise... o pessoal parece que ficou mais indignado desta vez...
Parece que desta vez está o número e a intensidade da indignação. Mas então as pesquisas dizendo que a aprovação do governo dele não sofreu abalo são manipuladas obviamente.
Re.: Em 2002, Lula já dizia saber do caos aéreo no país
Enviado: 05 Ago 2007, 19:48
por RicardoVitor
Morte anunciada do transporte aéreo - 07/01/2002
Luiz Inácio Lula da Silva
A crise da aviação brasileira, que vem se arrastando há muitos anos, atinge um estágio terminal, sem que se vislumbre uma solução no horizonte. A recente paralisação dos vôos da Transbrasil é mais um presságio. Antes de chegarmos a uma solução irreversível para o setor como um todo, convém refletir se vale a pena deixar as empresas brasileiras de aviação entregues a sua própria sorte ou se é interessante para o País ter uma aviação nacional competitiva.
O transporte aéreo é reconhecidamente um setor estratégico, principalmente para um país como o Brasil. Trata-se de um importante elo de integração nacional. É um vetor de desenvolvimento de certas regiões através do turismo e do transporte de cargas. A aviação comercial é também uma grande geradora de empregos e pagadora de impostos. Por todos esses motivos, outros países cuidam de preservar suas empresas de aviação. Recentemente o governo republicano do sr. Bush não pensou duas vezes em pedir ao Congresso americano a liberação de US$ 15 bilhões para o socorro às empresas de aviação, quando há menos passageiros viajando e a subida do dólar encarece despesas que essas empresas possuem em dólares. Nesse sentido, vale sim uma intervenção das autoridades competentes, não para presentear as empresas com o suado dinheiro dos contribuintes, mas para dar as condições macroeconômicas de sobrevivência e de competitividade, antes que elas sejam engolidas pelas grandes companhias estrangeiras.
Outros países caminharam nessa direção. No início dos anos 90, em razão da Guerra do Golfo, a viação civil dos Estados Unidos havia pedido US$ 10 bilhões. As dívidas acumuladas eram de mais de US$ 35 bilhões, impedindo a realização dos investimentos necessários para enfrentar a concorrência internacional. Por solicitação do presidente Clinton e do Congresso americano, foi criada em abril de 1993 a Comissão Nacional para Assegurar uma Indústria Aérea Forte e Competitiva. Após ouvir representantes dos mais diversos segmentos da sociedade, inclusive os trabalhadores, essa comissão recomendou o fortalecimento tecnológico do sistema de transporte aéreo dos Estados Unidos, assim como suporte financeiro para ele responder rapidamente às mudanças no cenário mundial e dotá-lo de eficiência para movimentar pessoas, produtos e serviços para mercados onde quer que eles existam. Os europeus não deixaram por menos. Ainda na década de 90, França, Itália, Espanha e Portugal promoveram juntos aportes de capital superiores a US$ 7 bilhões em suas empresas aéreas.
No Brasil, apesar da reestruturação promovida pelas empresas de transporte aéreo durante a década de 90 – envolvendo mais de 15 mil demissões, terceirizações e outras medidas "saneadoras" -, os resultados acabaram sendo um prejuízo de mais de US$ 1 bilhão e a tendência é de o setor continuar afundando. Isso sem considerar que houve ampla evolução favorável da produtividade do trabalho, com a receita por funcionário tendo crescido 225% em termos reais, igualando-se aos padrões internacionais.
O que é preciso para que o nosso país tenha um transporte aéreo eficiente? E para que as empresas voltem a contratar e a operar com lucro? Para que voltem a ocupar o terreno cedido para as empresas estrangeiras que hoje já dominam cerca de 33% do mercado de linhas externas?
Perdemos mercado em razão das imensas vantagens comparativas de escala de custos, favoráveis às empresas norte-americanas de aviação. Para elas, o mercado brasileiro representa menos de 2% do seu mercado internacional, enquanto para nossas empresas o mercado para os EUA equivale a quase 50%. E mais: enquanto as quatro empresas norte-americanas que operam para o Brasil possuem juntas quase 2.300 aeronaves, as duas brasileiras (TAM e Varig) possuem 170.
Quanto à estrutura de custos, as vantagens para as americanas não são menores. Para elas o combustível é mais barato – a incidência de impostos sobre o querosene é de 8% contra 33% para as brasileiras, o financiamento de capital de giro custa cerca de 40% para nós contra menos de 3% para as americanas (4% na Europa), a carga tributária chega a 35% sobre as passagens contra 7,5% nos EUA (16% na Europa). As vantagens prosseguem quanto às condições para aquisição de aeronaves (leasings), seguros e outras operações.
Portanto, para o setor sair da crise, seriam necessárias medidas governamentais voltadas para assegurar a isonomia tributária e de financiamento às empresas brasileiras, compatíveis com a realidade internacional. Ou seja, as condições de concorrência teriam de ser equalizadas. Seria urgente a revisão dos acordos bilaterais vigentes. Não parece ser essa a diretriz governamental. No início de 2001, o Executivo encaminhou ao Congresso um projeto de lei instituindo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que somente piorava as condições do setor.
A comissão responsável pela análise do projeto, após mais de seis meses de trabalho contínuo envolvendo o depoimento de autoridades governamentais, empresários, trabalhadores e especialistas nacionais e estrangeiros, resolveu modificar profundamente o projeto, adequando-os aos padrões internacionais vigentes. E o que fez o governo FHC? No dia da votação, de forma autoritária, simplesmente retirou o projeto, encerrando a discussão.
Enquanto isso, empresas aéreas nacionais estão falindo, milhares de trabalhadores continuam perdendo seus empregos, dívidas estrangeiras deixam de entrar no Brasil e o nosso país perde cada vez mais capacidade competitiva. Até quando, senhor presidente?
(Artigo Publcado na Gazeta Mercantil, em 07/01/2002)
Re.: Em 2002, Lula já dizia saber do caos aéreo no país
Enviado: 05 Ago 2007, 19:53
por Apo
E agora Lulistas? Vão inventar o quê? Que isto é imaginação ou um discurso forjado?
Re.: Em 2002, Lula já dizia saber do caos aéreo no país
Enviado: 05 Ago 2007, 19:58
por RicardoVitor
[petralha desesperado]Não pode ter sido Lula quem escreveu aquele texto... Todo mundo sabe que ele é semi-analfabeto.[/petralha desesperado]
Re.: Em 2002, Lula já dizia saber do caos aéreo no país
Enviado: 05 Ago 2007, 20:00
por Apo
Todo mundo sabe que alguém escreve por ele. Mas ele tem as "próprias idéias"... quando quer.
Re.: Em 2002, Lula já dizia saber do caos aéreo no país
Enviado: 05 Ago 2007, 21:03
por Tulio
LULA É O MAIOR ENGODO QUE NESTE PAÍS SE PRODUZIU
Re.: Em 2002, Lula já dizia saber do caos aéreo no país
Enviado: 05 Ago 2007, 22:04
por Apo
Vontade de fixar estes tópicos...(coceira no dedo...)
Re.: Em 2002, Lula já dizia saber do caos aéreo no país
Enviado: 05 Ago 2007, 22:07
por DIG
Fixa, fixa...