O universo conspira a nosso favor

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Najma
Mensagens: 9660
Registrado em: 14 Out 2005, 16:31
Gênero: Feminino

O universo conspira a nosso favor

Mensagem por Najma »

Transferindo...

Tópico...



Resposta do emmmcri pour moi:Se ampliar meus horizontes for fechar os olhos para o claro e evidente, o racional e o lógico e análogo, e prefeirir inverter a lógica para acreditar numa opção filosófica de vida , mesmo que os fatos(o universo conspira a nosso favor) sejam um forte depoimento contra esta filosofia ...
Prefiro não.




Que fatos? Que depoimento? Não emprestar qualidades que o universo não comporta não pode ser tomado por inversão da lógica... :emoticon1:
Imagem

Avatar do usuário
aknatom
Mensagens: 3071
Registrado em: 25 Out 2005, 13:10
Gênero: Masculino

Re: O universo conspira a nosso favor

Mensagem por aknatom »

Najma escreveu:Transferindo...

Tópico...



Resposta do emmmcri pour moi:Se ampliar meus horizontes for fechar os olhos para o claro e evidente, o racional e o lógico e análogo, e prefeirir inverter a lógica para acreditar numa opção filosófica de vida , mesmo que os fatos(o universo conspira a nosso favor) sejam um forte depoimento contra esta filosofia ...
Prefiro não.




Que fatos? Que depoimento? Não emprestar qualidades que o universo não comporta não pode ser tomado por inversão da lógica... :emoticon1:


Olhe, não é exatamente uma opção filosofica de vida. Existem muitos fatos que apontam nessa direção... mesmo coma afirmação do APODman que não seria possível etc, mas tem uma pequena variação na gravidade que permite ou não a formação de estrelas capazes de explodir e lançar elementos complexos no espaço, a ponto destes elementos complexos poderem formar cadeias de carbono, e assim permitir a existência de moléculas auto-replicantes.
Chega num ponto que realmente, vc pode optar por acreditar em Deus. Nunca um Deus interferente, mas apenas um Deus que regulou as coisas e largou os bets, deixando ir na direção marcada.... mas existe uma outra opção, que é acreditar que mesmo esse ajuste que este universo possui para que a forma de vida existente no planeta Terra apareça, é apenas uma das possibilidades numa Lei Universal mais ampla que além deste prevê e concretiza a existência de outros universos onde nenhuma forma de vida apareça....
Quanto ao equilibrio falado pela Ligia, é muito interessante uma definição que tem num livro: sistemas que tendem ao equilíbrio na sua forma de menor energia são sistemas mortos. Sistemas que tendem ao ponto de equilibrio numa forma de energia não mínima, havendo sempre transferência entre seus subsistemas, são sistemas mortos. Se vc analisar por esta lógica, mesmo uma galáxia é um sistema vivo.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Avatar do usuário
Najma
Mensagens: 9660
Registrado em: 14 Out 2005, 16:31
Gênero: Feminino

Re: O universo conspira a nosso favor

Mensagem por Najma »

aknatom escreveu:
Najma escreveu:

Que fatos? Que depoimento? Não emprestar qualidades que o universo não comporta não pode ser tomado por inversão da lógica... :emoticon1:


Olhe, não é exatamente uma opção filosofica de vida. Existem muitos fatos que apontam nessa direção... mesmo coma afirmação do APODman que não seria possível etc, mas tem uma pequena variação na gravidade que permite ou não a formação de estrelas capazes de explodir e lançar elementos complexos no espaço, a ponto destes elementos complexos poderem formar cadeias de carbono, e assim permitir a existência de moléculas auto-replicantes.
Chega num ponto que realmente, vc pode optar por acreditar em Deus. Nunca um Deus interferente, mas apenas um Deus que regulou as coisas e largou os bets, deixando ir na direção marcada.... mas existe uma outra opção, que é acreditar que mesmo esse ajuste que este universo possui para que a forma de vida existente no planeta Terra apareça, é apenas uma das possibilidades numa Lei Universal mais ampla que além deste prevê e concretiza a existência de outros universos onde nenhuma forma de vida apareça....
Quanto ao equilibrio falado pela Ligia, é muito interessante uma definição que tem num livro: sistemas que tendem ao equilíbrio na sua forma de menor energia são sistemas mortos. Sistemas que tendem ao ponto de equilibrio numa forma de energia não mínima, havendo sempre transferência entre seus subsistemas, são sistemas mortos. Se vc analisar por esta lógica, mesmo uma galáxia é um sistema vivo.


Einstein certa vez ficou estupefato... ele chegou à conclusão de que a palavra chave para o universo era movimento. E o movimento existe em tudo enquanto existe energia que permita tal movimento... Aí vem aquele bando de esotéricos gritando histericamente dizendo que a "energia é deus". :emoticon1: Mas energia é a condiçào básica de produzir trabalho... e assim, para este universo existir tem tido que haver energia em forma de trabalho, energia na forma de entropia que determina onde e quando o sistema todo alcança seus limites de conservação dessa energia, energia na forma de temperatura acima do zero Kelvin... e sim! A temperatura do universo é pouco acima do zero absoluto, o que indica que ainda existe energia suficiente para mantê-lo em movimento na inércia com atrito tendendo a zero que o vácuo do espaço proporciona...Isso significa que a física coaduna com a existência de um Deus est energo? Não... significa simplesmente que para este universo continuar existindo aos moldes que conhecemos, existe energia suficiente no sistema que permite que ele continue em movimento... Entende o ponto em que quero chegar?

Vamos tentar de novo... Para quem crê em deus, tudo é evidência, para quem não crê nem todas as evidências serão suficientes... :emoticon4: Então temos que para compreender o universo da forma estritamente mecânica, tudo de que precisamos é equacionar a energia, a inércia, o atrito, as quatro forças et voilá... dê o nome que quiser a cada uma dessas variáveis, empreste propriedades divinas aos vetores, aos tensores, divinise estas equaçòes e você entra para o templo universal operando a sinfonia cósmica em harmônicas de bemóis, uma evidência incontestável da existência de uma inteligência operante por trás de tudo, certo? Mas é só você equacionando tudo... :emoticon12:

Observar o mundo destituído da ótica religiosa é uma tarefa para poucos. A maioria se rende às evidências que são divinisadas mas esquecem-se de prestar atenção em quem está observando. Quem empresta qualidades divinas ou humanas para o mundo circundante somos nós. O universo existiu durante pelo menos 15 bilhões de anos sem que houvesse o que quer que seja aqui neste planetinha observando, emprestando nomes, qualidades e tentando enteder o que se passa... e pelo jeito continuará existindo a despeito de nossa existência, de nossa presença... este é o ponto. Se, da sua perspectiva, os átomos parecem conspirar a nosso favor quando se amontoam em moléculas de ácidos aminados e graxos, ou se o universo inteiro parece conspirar a favor de nossa existência só porque existiram gerações de estrelas supermassivas que explodiram em supernova e geraram os elementos de que somos constituídos, o problema é seu e da sua ótica. Do ponto de vista universal, somos apenas um subproduto... :emoticon1:

Beijos
Imagem

Avatar do usuário
aknatom
Mensagens: 3071
Registrado em: 25 Out 2005, 13:10
Gênero: Masculino

Re.: O universo conspira a nosso favor

Mensagem por aknatom »

Perfeito Ligia.... é exatamente este o ponto.
Só que daí entra o ego, dizendo "como assim, eu um subproduto? Nunca...", e o cara precisa colocar Deus no meio de novo.
A realidade é que para existirmos e para nos questionarmos sobre isso, determinadas condições (constantes físicas) são necessárias, e essas condições existem... a gente existe, mas não porque estas condições foram assim formadas para produzir seres humanos.
Na teoria do cara do livro que explica isso tudo melhor, o objetivo do Universo é formar buracos Negros, que quando implodem criam universos com condições levemente diferentes.... os que são melhores adaptados (conseguem produzir mais buracos negros) se perpetuam e os outros morrem (param de produzir novos buracos negros).
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Avatar do usuário
Najma
Mensagens: 9660
Registrado em: 14 Out 2005, 16:31
Gênero: Feminino

Re: Re.: O universo conspira a nosso favor

Mensagem por Najma »

aknatom escreveu:Perfeito Ligia.... é exatamente este o ponto.
Só que daí entra o ego, dizendo "como assim, eu um subproduto? Nunca...", e o cara precisa colocar Deus no meio de novo.
A realidade é que para existirmos e para nos questionarmos sobre isso, determinadas condições (constantes físicas) são necessárias, e essas condições existem... a gente existe, mas não porque estas condições foram assim formadas para produzir seres humanos.
Na teoria do cara do livro que explica isso tudo melhor, o objetivo do Universo é formar buracos Negros, que quando implodem criam universos com condições levemente diferentes.... os que são melhores adaptados (conseguem produzir mais buracos negros) se perpetuam e os outros morrem (param de produzir novos buracos negros).


Então vamulá... citação:

Em essência, essa é a teoria de Lee Smolin, físico norte-americano que trabalha no Perimeter Institute, em Ontario, Canadá. Ele propõe que o Universo na verdade não esteja configurado para favorecer o surgimento de formas de vida como nós, mas sim para produzir o maior número de buracos negros possível. O interior de cada buraco negro, por sua vez, abrigaria um novo universo, novinho em folha. Ou seja, quanto mais buracos negros um universo fosse capaz de fabricar, mais "filhos" ele teria, passando adiante essa característica para seus "descendentes". Pois é, você já deve estar pegando o espírito da coisa: é Charles Darwin aplicado à evolução dos universos. Não é à toa que Smolin chama sua teoria de "seleção cosmológica natural".


:emoticon11:

Eu fiquei comovida lendo isso... quanta imaginação... :emoticon19: Mas vamos analizar a questão do ponto de vista de um buraco negro... :emoticon4: Acho que até hoje ninguém contou isso a eles mas ao que as evidências apontam, a matéria é destroçada dentro deles e lançada em forma de emissões de raios X e gamma para o espaço circundante, jatos esses detectáveis até pelo Hubble Space Telescope quando fotografa certas galáxias com BN ativo em seu núcleo. O que isso significa? Significa que a teoria dessa criatura é furada até que se encontrem microuniversos dentro de BNs... :emoticon4:

Mas a idéia de universos tendo que gerar um maior número possível de BNs desde sua origem não me parece infundada... pelo menos parece que é isso, é a partir da formação de BNs supermassivos no começo do processo de expansão que as galáxias têm condiçòes de serem formadas. Então, a matéria superexcitada pelas condições iniciais do universo em recente expansão, deflagaria a formação de super estrelas que colapsariam em questão de milhares de anos, gerando buracos negros suficientes para servirem de ralos para o restante da matéria disponível até que a energia inicial fosse sendo dissipada e com isso, houvesse condições para a formação das primeiras estrelas "normais", dentro da gamado espectro estelar conhecido atualmente, ao redor do ponto de "escoadouro...

Isso foi aventado já nos anos 70... interessante como as observações realizadas hoje em dia coadunam com essa idéia. Praticamente todas as galáxias espirais, espirais barradas e elípticas possuem BNs mais ou menos ativos em seu núcleo. O que isso significa? Que foi deus quem quis assim, ou que as condições iniciais deste universo permitiram que fosse assim? Jamais saberemos... a menos que o sujeito que os Egos teimam em colocar nessa oração, deixe de ficar oculto... :emoticon4:

Beijos!
Imagem

Avatar do usuário
aknatom
Mensagens: 3071
Registrado em: 25 Out 2005, 13:10
Gênero: Masculino

Re.: O universo conspira a nosso favor

Mensagem por aknatom »

Não é tão furada assim, mas como não sou físico, não me arrisco a dizer que é a mais pura verdade.... Quanto aos raios gamas e outros raios, me parece que o buraco negro só emite estes raios no momento de sua formação, depois para, estou certo?
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Avatar do usuário
aknatom
Mensagens: 3071
Registrado em: 25 Out 2005, 13:10
Gênero: Masculino

Re.: O universo conspira a nosso favor

Mensagem por aknatom »

Há, lembrei de outra coisa.... tem algumas teorias alternativas também.
As teorias alternativas partem de um presuposto sem muita base. Elas pressupõe que este não é exatamente o primeiro Universo que existe, o primeiro Big Bang... essa dedução vem do não antropocentrismo extremo, de que não é porque estamos aqui pra observar desta vez que essa é a primeira vez que acontece. Segundo esta alternativa, cada vez que ocorre um Big Crunsh (é assim que se escreve?) as Leis da Física alteram um pouco, e a quantidade de buracos negros formados determina o quão grande será esta variação.
O comum de ambas é a constatação que muito mais do que "feito para suportar a vida" nosso universo, quando observado no todo, é "feito para multiplicar buracos negros".
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Avatar do usuário
Najma
Mensagens: 9660
Registrado em: 14 Out 2005, 16:31
Gênero: Feminino

Re: Re.: O universo conspira a nosso favor

Mensagem por Najma »

aknatom escreveu:Não é tão furada assim, mas como não sou físico, não me arrisco a dizer que é a mais pura verdade.... Quanto aos raios gamas e outros raios, me parece que o buraco negro só emite estes raios no momento de sua formação, depois para, estou certo?


No filme MIB, deixam escapar essa idéia de que não importa o tamanho de uma estrutura... desde que as leis físicas aplicáveis à mesma sejam obedecidas. A cena dos monstrinhos brincando com bolinhas preenchidas por galáxias no final é bastante eloquente... :emoticon1:

Um problema para a física da atualidade é não se deixar levar pelas especulações em torno da "abertura" que a mecânica quântica abriu nas teorias centradas na física clássica e relativística. Pensar em universos co-existindo com o nosso dentro de buracos negros soa absurdo para quem chegou a ler e pesquisar sobre os ditos cujos aos moldes da física "não ascencionada"... :emoticon4:

Pois então, segundo a física que os físicos praticam, BNs são pontos de alta concentração de matéria, resultante de estrelas supermassivas que colapsaram e que deformam o espaço circundante devido à força gravitacional intensa que produzem. De um buraco negro nada sai... a não ser alguns fótons no correr de centenas de anos que aos poucos vão fazendo o buraco negro não ser tão negro assim... veja bem: isso apenas segundo e de acordo com o que os físicos teóricos, dentre eles Hawkings, chegaram à conclusão. Não foi possível encontrar buracos negros que denotem terem tal brilho tênue indicando que fotons estào escapando dele... mas a teoria prevê que sim.

Então voltando aos buracos negros-negros... eles não emitem radiação alguma simplesmente porque nada pode escapar de sua força gravitacional monstruosa nem a luz visível, que é caracterizável como "emanações eletromagnéticas", tem esse poder de escapar de suas "garras"... mas o que pode ser medido são as emanaçòes das partículas agonizando naquilo que se convencionou chamar de horizonte de eventos e dos "refluxos" energéticos que via de regra ocorrem quando o BN alcança seu limite de "sucção" com a perda parcial de seu momentum de giro.... Quando isso ocorre, como nada se perde no universo, a energia em forma de radiação é emitida para o espaço circundante, criando ondas de choque que via de regra permitem que mais nuvens de matéria interestelar sejam "tocadas" pelo "sopro divino" e comecem a produzir estrelas em escala comercial... :emoticon12: Leia sobre galáxias radio-ativas.

Pelo fato de eu ter um pré-conceito deste tamanho que torço meu narigãozinho diante de uma teoria furada como a dessa criatrua do artigo... até que se prove que há condiçòes de micro-universos serem criados dentro de BNs, lógico. Eles não são bolsòes vazios... tem um corpo mutilado ali, com muita massa comprimida a dimensões absurdas mas tem...

Beijos
Editado pela última vez por Najma em 01 Nov 2005, 13:22, em um total de 1 vez.
Imagem

Avatar do usuário
aknatom
Mensagens: 3071
Registrado em: 25 Out 2005, 13:10
Gênero: Masculino

Re.: O universo conspira a nosso favor

Mensagem por aknatom »

Vou pegar certinho o livro que eu tenho lá em casa, com autor e tudo, e vou mandar o nome pra vc... não achei tão absurdo assim. Afinal, um grande buraco negro que explodiu deu origem a este Universo...
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Avatar do usuário
Najma
Mensagens: 9660
Registrado em: 14 Out 2005, 16:31
Gênero: Feminino

Re: Re.: O universo conspira a nosso favor

Mensagem por Najma »

aknatom escreveu:Vou pegar certinho o livro que eu tenho lá em casa, com autor e tudo, e vou mandar o nome pra vc... não achei tão absurdo assim. Afinal, um grande buraco negro que explodiu deu origem a este Universo...


Singularidade, ou um estado em que as leis físicas não são aplicáveis, é o que acontece dentro de um BN MAS... não implica dizer que a singularidade que ocorreu no que se imagina ter sido o princípio deste universo, seja a mesma que ocorre quando uma estrela supermassiva colapsa... :emoticon1:

Eis a questão. De qualquer forma, me diga o nome e o autor do livro sim.

Beijos
Imagem

Avatar do usuário
Najma
Mensagens: 9660
Registrado em: 14 Out 2005, 16:31
Gênero: Feminino

Re: Re.: O universo conspira a nosso favor

Mensagem por Najma »

aknatom escreveu:Há, lembrei de outra coisa.... tem algumas teorias alternativas também.
As teorias alternativas partem de um presuposto sem muita base. Elas pressupõe que este não é exatamente o primeiro Universo que existe, o primeiro Big Bang... essa dedução vem do não antropocentrismo extremo, de que não é porque estamos aqui pra observar desta vez que essa é a primeira vez que acontece. Segundo esta alternativa, cada vez que ocorre um Big Crunsh (é assim que se escreve?) as Leis da Física alteram um pouco, e a quantidade de buracos negros formados determina o quão grande será esta variação.
O comum de ambas é a constatação que muito mais do que "feito para suportar a vida" nosso universo, quando observado no todo, é "feito para multiplicar buracos negros".


:emoticon19:

E nós continuamos sendo subprodutos até que alguém me faça crer o contrário. :emoticon1:

Vendo a vida a partir de uma perspectiva universal, se não for uma condição da própria natureza do universo gerar matéria capaz de gerar seres conscientes dentro das CNTP que conhecemos aqui, não se deve tampouco atribuir o fato da vida ter-se gerado aqui a um "milagre"... ou a algo atribuível a um "plano".

Falando nisso, gosto das teorias de universo inflacionário como do Andrei Linde. Ou mesmo, a da Teoria M... :emoticon1: E a dos sacos de mostarda hindus, com cada grãozinho de mostarda sendo um universo fechado... :emoticon10: Essas teorias emprestam uma importância tão ínfima pra tudo que me deixa sem fôlego que só podem ser inspiradas na verdade adjacente... :emoticon12:

E sim, a finalidade disso tudo é a gente que dá, bem naquele momento fugaz entre o segundo anterior e o seguinte... :emoticon4: Sem essa apreciação, o universo pode ser sim só um viveiro de buracos negros e de minhoca. Não faz diferença alguma... :emoticon4:

Beijos
Imagem

Avatar do usuário
emmmcri
Mensagens: 6869
Registrado em: 29 Out 2005, 09:10
Gênero: Masculino

Re: O universo conspira a nosso favor

Mensagem por emmmcri »

Najma escreveu:Transferindo...

Tópico...



Resposta do emmmcri pour moi:Se ampliar meus horizontes for fechar os olhos para o claro e evidente, o racional e o lógico e análogo, e prefeirir inverter a lógica para acreditar numa opção filosófica de vida , mesmo que os fatos(o universo conspira a nosso favor) sejam um forte depoimento contra esta filosofia ...
Prefiro não.




Que fatos? Que depoimento? Não emprestar qualidades que o universo não comporta não pode ser tomado por inversão da lógica... :emoticon1:


Do caos emana ordem isso é empírico.De ambos "os caos", o caos (do dicionário) e o das teorias de complexibilidade,vulgo teoria do caos.
Daí analogamente exige um ordenador,entre tantas outras analogias que podem ser feitas.
Existem muitos fatores,qualidades, que o universo comporta,sim.
Logo há sim inversão da lógica, mas como já disse uma vez aui no ReV, não tenho boas lembranças de debates com mulheres,não gosto, é algo pessoal,uma bobeira, mas que tem para mim um peso muito grande.
Abraço.
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.



Imagem

Avatar do usuário
Azathoth
Mensagens: 3736
Registrado em: 30 Out 2005, 12:08

Re: O universo conspira a nosso favor

Mensagem por Azathoth »

emmmcri escreveu:Do caos emana ordem isso é empírico.De ambos "os caos", o caos (do dicionário) e o das teorias de complexibilidade,vulgo teoria do caos.
Daí analogamente exige um ordenador,entre tantas outras analogias que podem ser feitas.


Non sequitur

Avatar do usuário
user f.k.a. Cabeção
Moderador
Mensagens: 7977
Registrado em: 22 Out 2005, 10:07
Contato:

Re: O universo conspira a nosso favor

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Azathoth escreveu:
emmmcri escreveu:Do caos emana ordem isso é empírico.De ambos "os caos", o caos (do dicionário) e o das teorias de complexibilidade,vulgo teoria do caos.
Daí analogamente exige um ordenador,entre tantas outras analogias que podem ser feitas.


Non sequitur


Nem isso é.

Para ser, deveria ser uma conclusão não conectada as premissas.

Ele não deduziu, como ele disse "analogamente", ele pressupôs uma analogia válida, onde na verdade não havia nenhuma analogia.

Ele simplesmente criou uma nova falácia, a "analogia fantasma".

Nem mesmo falsa analogia é, porque não há nenhuma situação de onde tirar a analogia.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Avatar do usuário
Najma
Mensagens: 9660
Registrado em: 14 Out 2005, 16:31
Gênero: Feminino

Re: O universo conspira a nosso favor

Mensagem por Najma »

emmmcri escreveu:... mas como já disse uma vez aui no ReV, não tenho boas lembranças de debates com mulheres,não gosto, é algo pessoal,uma bobeira, mas que tem para mim um peso muito grande.
Abraço.


:emoticon11:

Quanto preconceito contra pobres mulheres indefesas... :emoticon11: Ou deus não permitiria que elas sobessem mais do que você, hum? :emoticon147:

:emoticon116: ...
Imagem

Avatar do usuário
Huxley
Mensagens: 2035
Registrado em: 30 Out 2005, 23:51

Mensagem por Huxley »

A idéia que o Universo é desenhado é subjetiva. As diferentes observações no mundo natural podem produzir diversas teorias de sua existência.O vírus da Aids criado pela evolução há meio século,que adaptou-se para enfrentar cada remédio que fabricamos é um exemplo disso.

Assim, esta prova se constrói na analogia. Se nós encotrarmos coisas no Universo que são caóticas(ausência de planetas e de vida por vários bilhões de anos durante a história do Universo; buracos negros que futuramente irão engolir as galáxias,etc.), há então nenhum Desenhista se utilizarmos essa mesma analogia.
“A boa sociedade é aquela em que o número de oportunidades de qualquer pessoa aleatoriamente escolhida tenha probabilidade de ser a maior possível”

Friedrich Hayek. “Direito, legislação e liberdade” (volume II, p.156, 1985, Editora Visão)

"Os homens práticos, que se julgam tão independentes em seu pensar, são todos na verdade escravos das idéias de algum economista morto."

John Maynard Keynes

Avatar do usuário
emmmcri
Mensagens: 6869
Registrado em: 29 Out 2005, 09:10
Gênero: Masculino

Re: O universo conspira a nosso favor

Mensagem por emmmcri »

Não havia uma uma anlogia??
Aurérlio 2005:
Analogia :1. Ponto de semelhança entre coisas diferentes.
2. Semelhança, similitude, parecença.

Leia à cima o que é uma analogia.

Explique-se por obséquio
Editado pela última vez por emmmcri em 02 Nov 2005, 10:48, em um total de 2 vezes.
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.



Imagem

Avatar do usuário
rapha...
Administrador
Mensagens: 9602
Registrado em: 19 Out 2005, 22:37
Gênero: Masculino

Mensagem por rapha... »

[à parte]

emmmcri, vejo que está tendo dificuldades com os códigos do BBCode.

Precisa de alguma ajuda?

Em todo caso, leia o FAQ, no menu de navegação.

[/à parte]

Avatar do usuário
emmmcri
Mensagens: 6869
Registrado em: 29 Out 2005, 09:10
Gênero: Masculino

Re: O universo conspira a nosso favor

Mensagem por emmmcri »

Najma escreveu:
emmmcri escreveu:... mas como já disse uma vez aui no ReV, não tenho boas lembranças de debates com mulheres,não gosto, é algo pessoal,uma bobeira, mas que tem para mim um peso muito grande.
Abraço.


:emoticon11:

Quanto preconceito contra pobres mulheres indefesas... :emoticon11: Ou deus não permitiria que elas sobessem mais do que você, hum? :emoticon147:

:emoticon116: ...


Já expliquei... conclua o que quizer... :emoticon12:
Editado pela última vez por emmmcri em 02 Nov 2005, 11:19, em um total de 1 vez.
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.



Imagem

Avatar do usuário
emmmcri
Mensagens: 6869
Registrado em: 29 Out 2005, 09:10
Gênero: Masculino

ok

Mensagem por emmmcri »

rapha... escreveu:[à parte]

emmmcri, vejo que está tendo dificuldades com os códigos do BBCode.

Precisa de alguma ajuda?

Em todo caso, leia o FAQ, no menu de navegação.

[/à parte]


ok! :emoticon45:
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.



Imagem

Avatar do usuário
emmmcri
Mensagens: 6869
Registrado em: 29 Out 2005, 09:10
Gênero: Masculino

Mensagem por emmmcri »

Huxley escreveu:A idéia que o Universo é desenhado é subjetiva. As diferentes observações no mundo natural podem produzir diversas teorias de sua existência.O vírus da Aids criado pela evolução há meio século,que adaptou-se para enfrentar cada remédio que fabricamos é um exemplo disso.

Assim, esta prova se constrói na analogia. Se nós encotrarmos coisas no Universo que são caóticas(ausência de planetas e de vida por vários bilhões de anos durante a história do Universo; buracos negros que futuramente irão engolir as galáxias,etc.), há então nenhum Desenhista se utilizarmos essa mesma analogia.


O virus da aids criado...
Há meio século = mudanças mais rápidas e menos extenssivas.
A analogia perfeita é ordem de um organizador.
Vemos isso toooooooodo dia.
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.



Imagem

Avatar do usuário
emmmcri
Mensagens: 6869
Registrado em: 29 Out 2005, 09:10
Gênero: Masculino

Mensagem por emmmcri »

Huxley escreveu:A idéia que o Universo é desenhado é subjetiva. As diferentes observações no mundo natural podem produzir diversas teorias de sua existência.O vírus da Aids criado pela evolução há meio século,que adaptou-se para enfrentar cada remédio que fabricamos é um exemplo disso.

Assim, esta prova se constrói na analogia. Se nós encotrarmos coisas no Universo que são caóticas(ausência de planetas e de vida por vários bilhões de anos durante a história do Universo; buracos negros que futuramente irão engolir as galáxias,etc.), há então nenhum Desenhista se utilizarmos essa mesma analogia.


O virus da aids criado...
Há meio século = mudanças mais rápidas e menos extenssivas.
A analogia perfeita é ordem de um organizador.
Vemos isso toooooooodo dia.
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.



Imagem

Avatar do usuário
videomaker
Mensagens: 8668
Registrado em: 25 Out 2005, 23:34

Re: O universo conspira a nosso favor

Mensagem por videomaker »

Najma escreveu:
emmmcri escreveu:... mas como já disse uma vez aui no ReV, não tenho boas lembranças de debates com mulheres,não gosto, é algo pessoal,uma bobeira, mas que tem para mim um peso muito grande.
Abraço.


:emoticon11:

Quanto preconceito contra pobres mulheres indefesas... :emoticon11: Ou deus não permitiria que elas sobessem mais do que você, hum? :emoticon147:

:emoticon116: ...



Tudo bem ligia ,

De muito bom gosto o seu avatar , parece a capa de um cd ,
daquelas cantoras liricas , sei que a modelo tambem ajuda , né.

um cheiro.
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Avatar do usuário
videomaker
Mensagens: 8668
Registrado em: 25 Out 2005, 23:34

Mensagem por videomaker »

emmmcri escreveu:
Huxley escreveu:A idéia que o Universo é desenhado é subjetiva. As diferentes observações no mundo natural podem produzir diversas teorias de sua existência.O vírus da Aids criado pela evolução há meio século,que adaptou-se para enfrentar cada remédio que fabricamos é um exemplo disso.

Assim, esta prova se constrói na analogia. Se nós encotrarmos coisas no Universo que são caóticas(ausência de planetas e de vida por vários bilhões de anos durante a história do Universo; buracos negros que futuramente irão engolir as galáxias,etc.), há então nenhum Desenhista se utilizarmos essa mesma analogia.


O virus da aids criado...
Há meio século = mudanças mais rápidas e menos extenssivas.
A analogia perfeita é ordem de um organizador.
Vemos isso toooooooodo dia.


O vaiscaindo , o que os caras não entendem é que tudo faz
parte de um proposito , ate mesmo o caos , o que parece
parte de uma imperfeição pode fazer no futuro , o começo
de algo util e funcional .
E emetiatismo ateu !

e só.
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Avatar do usuário
Huxley
Mensagens: 2035
Registrado em: 30 Out 2005, 23:51

Mensagem por Huxley »

emmmcri escreveu:O virus da aids criado...
Há meio século = mudanças mais rápidas e menos extenssivas.


Acha mesmo que é possível evoluir dessa forma sem uma reorganização dos genes?Vou dá outro exemplo é que o argumento teleológico de Paley vai por água abaixo.O HIV provoca estragos enormes, aniquilando o sistema imunológico. Mas a versão do HIV em macacos (aqueles que passaram o vírus para os humanos) causa nos animais pouco mais do que um simples resfriado.O que você acha que causa essa discrepância,a benevolência de um relojoeiro? Nada disso.Um processo cego que tem duas palavras.Pois bem, nem um relojoeiro de verdade (mente humana e nossos mais potentes medicamentos anti-retrovirais) ainda não deram jeito um jeito no vírus, mas nos macacos o relojoeiro cego já deu e há um bom tempo! Claro, só falta você dizer que os macaquinhos africanos foram projetados especialmente para não adquirir o vírus da Aids, mas nós sim.


emmmcri escreveu:A analogia perfeita é ordem de um organizador.
Vemos isso toooooooodo dia.


De nada adianta encontrar um organizador,sem provar que ele é Deus.É emocionalmente frustrante você rezar para seleção natural ou para a lei da gravidade.Cada passo na história do Universo prosseguiu, através de simples leis físicas, de seu predecessor.8 bilhões de anos depois do Universo existir(afinal as primeiras estrelas estão há 13 bilhões de anos-luz), tudo o que vemos como "ordem", o sistema solar(incluindo seres vivos e a Terra) era apenas gás contaminado com os restos de estrelas anteriores.Sendo assim, o organizador ainda não "existia" porque esse organizador (lei da gravidade) não entra em ação por benevolência, mas sim por um processo de filtragem,tanto é que a maioria das estrelas não possui planetas ao seu redor.Mas aí quem sabe, o organizador sobrenatural pode apenas ter dado início ao processo, mas o que podemos dizer é que ele esforçou-se para fazer o mínimo de trabalho possível na criação do Universo.Assim, quantidade de esforço que o “criador preguiçoso” precisaria ter despendido seria, de fato, nula.
“A boa sociedade é aquela em que o número de oportunidades de qualquer pessoa aleatoriamente escolhida tenha probabilidade de ser a maior possível”

Friedrich Hayek. “Direito, legislação e liberdade” (volume II, p.156, 1985, Editora Visão)

"Os homens práticos, que se julgam tão independentes em seu pensar, são todos na verdade escravos das idéias de algum economista morto."

John Maynard Keynes

Trancado