Jogo político, os ideais que se danem...

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Jogo político, os ideais que se danem...

Mensagem por Fedidovisk »

O que o Lula dizia na oposição

Na era Sarney :

"Se não formos para a rua a direita é que (...) A continuar como estã, e se o governo prosseguir cometendo erros, o que vai sobrar para o Sarney é ser maquinista da Ferrovia Norte-Sul que ele está tentando construir. É preciso tirar, em primeiro lugar, o presidente Sarney, porque ele está fazendo o papel da Rainha da Inglaterra" (em outubro de 1987, convocando o PT para ir às ruas e derrubar Sarney e Ulisses).

"A classe trabalhadora está cansada de ser manipulada e não vai mais aceitar essa pouca vergonh. (O governo Sarney) é mentirosoo e não tem legitimidade (Julho de 1985, referindo-se a Sarney como "presidentezinho" criticando o então presidente por declarações contra a participação do PT num confronto com a Polícia Militar)

Na era Collo :

"O Congresso Nacional é uma instituição válida, mas precisa ser renovado por gente comprometida com a classe trabalhadora. Eu acho que lá a maioria é picatera" (abril de 1990, explicando sua decisão de não concorrer à reeleição como deputado federal)

Na era Itamar :

"O itamar é um filho da puta. Todo mundo sabe que o ministro da fazenda, Eliseu Resende, é um canalha que tem compromissos com empreiteiras. Ele (Itamar) recebeu o mandato de presente, não precisou fazer acordos com ninguém(????)" (em maio de 93, comentando o suposto favorecimento de Eliseu à empreiteira Norberto Odebrecht)

"Se ele (Itamar) tocar no assunto (o palavrão), vou dizer explicar que não houve a menor intenção de ofendê-lo, embora ele tenha todo o direito de ter-se sentido ofendido, vendo a coisa como foi mostrada(????)" (em maio de 1993, explicando que fez as declarações sobre Itamar em conversa informal com jornalistas, durante a Caravana da Cidadania)

"De todos os deputados do Congresso Nacional, há pelo menos 300 picaretas. E eles foram eleitos, não caíram lá de pára-quedas. São políticos que põem seus interesses acima de suas obrigações com a comunidade" (em setembro de 1993, então pré-candidato do PT à Presidência da Repúblia)

Na era FHC :

"Este plano me cheira a estelionato eleitoral. Funcionará a curto prazo e, depois, seja o que Deus quiser. Ele apenas vai congelar o estado de pobreza e essa foi a grande sacada de Fernando Henrique (em junho de 94, durante a campanha presidencial, criticando o Plano Real)

"É inacreditável a semelhança entre o Fernando dois e o Fernando um. É o mesmo discurso, são as mesmas pessoas no palanque" (agosto de 1994, campanha presidencial)

"Se FH tiver medo de uma CPI estará passando para a sociedade a idéia de uma certa conivência." (em março de 1996, falando sobre a CPI dos Precatórios)

"Quando precisou comprar votos para aprovar a reeleição, o presidente comprou. Mas quando foi para aprovar reformas que pudessem significar alguma coisa para o social, ele não quis." (setembro de 1998)

"Temos que criar a medalha Joaquim Silvério dos Reis e entregá-la para o presidente, que é o grande traídor da independência do país. Se quisessemos salvar o país, cada um de nós deve se transformar num Tiradentes." (em abril de 1999)
_________________________

" O papel do governo não é chorar. Quem chora é a oposição. O governo tem de governar." A frase é do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, então candidato do PT à Presidência em julho de 1994, e ilustra o que especialisas ouvidos pelo GLOBO consideram ser normal numa democracia: o papel da oposição é o de denunciar defeitos e falhas do governo. Cabe ao governante trabalhar para fazer um boa gestão. Para o cientista político Marcelo Simas, do CPdoc da FGV, o incômodo de Lula com as vaias recebidas recentemente e suas reclamações à oposição e à imprensa mostram que o presidente apesar da forma como agia quando não era governo, ainda não entendeu que assim funciona uma democracia:

- Reclamar da oposição é não reconhecer que a contestação pública é o fundamento da democracia. A regra do jogo é a oposição denunciar, trabalhar para criar a rotação no poder. Fica a critério do eleitor decidir quem está com a razão. Sobre a vaia, ela é uma grande conquista civilizadora da humanidade. Poder vaiar o presidente é um privilégio. Há três séculos, quem vaiasse o rei seria morto.

...

Em maio de 1999, após a crise cambial, o hoje ministro da Justiça, Tarso Genro, pedia o impeachment de Fernando Henrique: "Após frustrar irremediavelmente a generosa expectativa da nação, resta a Fernando Henrique uma única atitude: reconhecer o estado de ingovernabilidade do país e propor ao Congresso uma emenda constitucional convocando eleições presidenciais para outubro, dando um desfecho racional ao seu segundo melancólico mandato, que terminou antes mesmo de começar."

...

- O governo Lula está tocando o projeto dos outros. Isso é o que está incomodando a oposição, que ficou sem projeto e discurso. O PT, na oposição, dava a impressão de que queria conquistar a sociedade para reorganiza-la. Mas quando chegou ao poder, tornou-se um partido autoritário, que não aceita a população opinando sobre os rumos do governo - analisa Emil Sobottka

...

- É normal criticar. Só seria antidemocrático se ele tentasse, por meio de alguma legislação punir ou impedir o trabalho da imprensa(cartilha da imprensa e afins) No caso do acidente da TAM o caos aéreo que o país vivia contaminou a cobertural Kas essa politização da crise é, de certa forma correta. Caberia ao governo fiscalizar as empresas, que aliás, estão sendo poupadas até agora. Se o governo tem sua responsabilidade, elas tammbém têm. - analisa Alfonso Albuquerque

Para o cientista político Luis Werneck Vianna, do Iuperj, se tivesse ignorado as vaias e aberto os jogos Pan-Americanos, voltando para o encerramento do evento, o presidente Lula talvez tivesse até sido aplaudido. A incapacidade do presidente em aceitar críticas, diz Vianna, só faz acirrar o clima político.

...

- O PT sempre mobilizou as massas por meio do convencimento político, não da conscientização. A oposição é absolutamente comportada. Não fica pedindo impeachment toda hora. Mas Lula ameaça, a qualquer crise, botar o povo na rua. - analisa Simas FGV



- O interessante é que a oposição antes, era muito mais forte e presente do que hoje, mas no entanto a resposta às críticas são rebatidas com muito mais dureza hoje, justamente de quem por uma época atrás fazia as críticas mais pesadas e de contra governo. Fora a incoerência das acusações com o que se pode ser feito hoje. - analisa Fedidovisk RV :emoticon16:

Imagem
Editado pela última vez por Fedidovisk em 18 Ago 2007, 01:00, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Jogo político, os ideais que se danem...

Mensagem por NadaSei »

Fedidovisk escreveu: analisa Fedidovisk RV :emoticon16:

ficou legal... :emoticon12:
Só que eu não discuto política... então não vou falar mais nada.:emoticon20:
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Re.: Jogo político, os ideais que se danem...

Mensagem por Fedidovisk »

Esqueci da coisa principal...

Fonte : Jornal O GLOBO de Domingo

Texto de Cláudia Lamego

Trouxe em primeira mão hein.... :emoticon13: Quem pode ler O Globo antes de abrir as bancas no Domingo ?

Tirando o Rio é claro....



Coff... coff... up... coff...

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Re.: Jogo político, os ideais que se danem...

Mensagem por Fedidovisk »

Soltei um espirro... na verdade é que eu sou alérgico a cansei... aí eu me lembro que na verdade estamos descansados de um caaaaaaaaaaaannnnnnnnnnssssssssssseeeeeeeeeiiiii proporcional ao nome que também foi por muito tempo...

Trancado