Cientistas alegam ter quebrado a velocidade da luz
Cientistas alegam ter quebrado a velocidade da luz
Dois cientistas alemães alegam ter conseguido quebrar a velocidade da luz a partir de uma experiência com prismas, informou nesta quinta-feira o jornal britânico Telegraph. Se provado, o feito pode pôr em dúvida a teoria da relatividade, de Albert Einstein.
Segundo Albert Einstein, seria necessário uma infinita quantidade de energia para colocar um objeto a mais de 299.792.458 metros por segundo, a velocidade da luz. No entanto, os cientistas Gunter Nimtz e Alfons Stahlhofen, da Universidade de Koblenz, dizem que podem ter encontrado uma brecha na chave dessa teoria.
Os físicos afirmam que conduziram um experimento no qual microondas de fótons (pequenos pacotes de luz) foram conduzidas "instantaneamente" entre um par de prismas separados por uma distância aproximada de 1 m. Os cientistas estavam investigando um fenômeno chamado "tunelamento quântico", que permite que partículas subatômicas aparentemente quebrem leis inquebráveis da física.
"Até o momento, esta foi a única violação da teoria da relatividade que eu conheço", disse Nimtz à revista New Scientist. Viajar mais rápido do que a luz pode levar a uma variedade bizarra de conseqüências, como um astronauta chegar a um destino antes mesmo de partir.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1833948-EI238,00.html
Segundo Albert Einstein, seria necessário uma infinita quantidade de energia para colocar um objeto a mais de 299.792.458 metros por segundo, a velocidade da luz. No entanto, os cientistas Gunter Nimtz e Alfons Stahlhofen, da Universidade de Koblenz, dizem que podem ter encontrado uma brecha na chave dessa teoria.
Os físicos afirmam que conduziram um experimento no qual microondas de fótons (pequenos pacotes de luz) foram conduzidas "instantaneamente" entre um par de prismas separados por uma distância aproximada de 1 m. Os cientistas estavam investigando um fenômeno chamado "tunelamento quântico", que permite que partículas subatômicas aparentemente quebrem leis inquebráveis da física.
"Até o momento, esta foi a única violação da teoria da relatividade que eu conheço", disse Nimtz à revista New Scientist. Viajar mais rápido do que a luz pode levar a uma variedade bizarra de conseqüências, como um astronauta chegar a um destino antes mesmo de partir.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1833948-EI238,00.html
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Re.: Cientistas alegam ter quebrado a velocidade da luz
o tunelamento quântico é equivalente a teletransporte.
nem me perguntem detalhes, porque eu naõ sei.
espero que tenha alguém com conhecimentos de física na lista pra nos explicar isso.
mas, a princípio, acredito que não tenha quebrado a velocidade da luz; isso considerando que o tunelamento quântico é um teleporte e não o percorrer linear de uma distância.
maiores detalhes (boa sorte!):
http://en.wikipedia.org/wiki/Quantum_tunneling
http://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_t%C3%BAnel
nem me perguntem detalhes, porque eu naõ sei.
espero que tenha alguém com conhecimentos de física na lista pra nos explicar isso.
mas, a princípio, acredito que não tenha quebrado a velocidade da luz; isso considerando que o tunelamento quântico é um teleporte e não o percorrer linear de uma distância.
maiores detalhes (boa sorte!):
http://en.wikipedia.org/wiki/Quantum_tunneling
http://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_t%C3%BAnel
"A espécie humana não pode lidar com muita realidade." - T.S. Elliot
"A religião de uma era é o entretenimento literário da era seguinte." - Ralph W. Emerson
"A mente do homem é estruturada de tal forma que é mais suscetível à mentira do que a verdade." - Desiderius Erasmus
[center]Trabalhando que nem um burro de carga. Volto em breve! :([/center]
-
tens de tere jesus no coraçao para acreditar irmao
Re: Re.: Cientistas alegam ter quebrado a velocidade da luz
snake plissken escreveu:tens de tere jesus no coraçao para acreditar irmao
é, cara... com mecânica quântica, uma boa dose de fé é essencial :)
por exemplo, é teoricamente possível que um carro, dentro de uma garagem fechada, apareça na rua. A chance é ínfima (se não me engano, uma vez a cada 20 bilhões de anos no universo todo), mas não é nula :)
"A espécie humana não pode lidar com muita realidade." - T.S. Elliot
"A religião de uma era é o entretenimento literário da era seguinte." - Ralph W. Emerson
"A mente do homem é estruturada de tal forma que é mais suscetível à mentira do que a verdade." - Desiderius Erasmus
[center]Trabalhando que nem um burro de carga. Volto em breve! :([/center]
"que permite que partículas subatômicas aparentemente quebrem leis inquebráveis da física"
Paro por aqui...
Paro por aqui...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

- Fedidovisk
Os espíritas daqui a pouco estarão criando conclusões em cima dos fatos... 

e eu queria saber como eles fazem pra medir uma velocidade alta dessa! 

Manoel Machado Henriques
"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."
(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

A Fisica tem coisas que nem ela explica...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Mais uma vez: saindo do mundo das partículas subatômicas, a mecânica quãntica e qualquer peculiaridade inerente a tais partículas, não são aplicáveis diretamente.
Agora vamolá: microondas de fotons(?)... bem, tendo a esperança de que isso se trate de emissão de onda, estão fazendo tanto alvoroço por quê?

manoelmac escreveu:e eu queria saber como eles fazem pra medir uma velocidade alta dessa!
Leia aqui...

Tem uma boa explicação.

Volta e meia isto acontece. Há muita confusão entre velocidade absoluta, simultaneidade, frente de onda eletromagnética, estrutura geométrica do continuum-quadridimensional e, o que costuma produzir mais bizarrices, a mistureba entre relatividade e quântica. Não me refiro às teorias que fazem realmente isto, como teorias de calibre, cordas e as grã-unificadas, mas às interpretações oriundas delas. Não me impressiono com notícias como esta. Mas é sempre prudente esperar a máquina da ciência pública (a malha global de simpósios, publicações especializadas, conferências, etc) fazer o seu papel. Os que já partem para todo o tipo de especulação ao ler notícias como esta, depois têm que lamentar o tempo perdido em elocubrações cujos fundamentos que as produziram foram revelados distintos daqueles antes professados. É muito fácil contradizer a relatividade. O difícil é mostrar que a contradição se sustenta inequivocamente.
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"
CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"
CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?
Johnny escreveu:A Fisica tem coisas que nem ela explica...
Afirmação tão útil quanto dizer que nosso cérebro tem estruturas que nem ele explica. O oposto disto seria um mundo sem ciência, Johnny. É nossa ignorância assumida que nos faz perscrutadores do Universo. E não o conhecimento que temos dele.
docdeoz escreveu:
PASMEM!"
PASMEM!"
Najma escreveu:manoelmac escreveu:e eu queria saber como eles fazem pra medir uma velocidade alta dessa!
Leia aqui...![]()
Tem uma boa explicação.
A luz eu já fazia uma idéia... mas estou falando algo além dela...

Manoel Machado Henriques

- Márcio
- Gênero: Masculino
- Contato:
''No último século, um cientista frances chamado Alain Aspect, verificou em um de seus experimentos, que partículas subatômicas distantes umas das outras, se “comunicavam” instantaneamente, contrariando as teorias de Einstein sobre a velocidade da luz. Essa experiência causou uma comoção na comunidade científica, por contrariar o princípio da LOCALIDADE, segundo o qual, toda interação entre objetos ocorre através de campos ou sinais que viajam à velocidades inferiores ou iguais à da luz. Esse conceito postula que toda informação viaja de um ponto a outro, durante um certo intervalo de tempo.
O fóton, “pacote” de luz considerado como partícula neutra, pode ser dividido em duas outras partículas com cargas contrárias, que quando adicionadas, anulam-se voltando à neutralidade.
O pósitron e o elétron resultantes dessa divisão, têm spins opostos, o que significa dizer, que giram em sentidos contrários. O que foi verificado na experiência de Aspect, é que não importava a distância que separasse o elétron do pósitron, quando o spin de um deles era invertido propositalmente, o do outro mudava, automatica e instantaneamente. É como se houvesse uma comunicação “telepática” entre as duas partículas, o intervalo de tempo entre a emissão e a recepção da mensagem, era inexistente!''
http://www.epidauro.com.br/textos/holograf.htm
O fóton, “pacote” de luz considerado como partícula neutra, pode ser dividido em duas outras partículas com cargas contrárias, que quando adicionadas, anulam-se voltando à neutralidade.
O pósitron e o elétron resultantes dessa divisão, têm spins opostos, o que significa dizer, que giram em sentidos contrários. O que foi verificado na experiência de Aspect, é que não importava a distância que separasse o elétron do pósitron, quando o spin de um deles era invertido propositalmente, o do outro mudava, automatica e instantaneamente. É como se houvesse uma comunicação “telepática” entre as duas partículas, o intervalo de tempo entre a emissão e a recepção da mensagem, era inexistente!''
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!
Márcio escreveu:''No último século, um cientista frances chamado Alain Aspect, verificou em um de seus experimentos, que partículas subatômicas distantes umas das outras, se “comunicavam” instantaneamente, contrariando as teorias de Einstein sobre a velocidade da luz. Essa experiência causou uma comoção na comunidade científica, por contrariar o princípio da LOCALIDADE, segundo o qual, toda interação entre objetos ocorre através de campos ou sinais que viajam à velocidades inferiores ou iguais à da luz. Esse conceito postula que toda informação viaja de um ponto a outro, durante um certo intervalo de tempo.
Então estamos sendo enganados por nossa percepção , é "tudo" um "todo" . Engraçado, que eu sempre pensei isso desde a minha adolescência. Eh eh eh sempre tive "visões externas " do holograma .
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE
Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

VOLTAIRE
Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.
- Márcio
- Gênero: Masculino
- Contato:
emmmcri escreveu:Márcio escreveu:''No último século, um cientista frances chamado Alain Aspect, verificou em um de seus experimentos, que partículas subatômicas distantes umas das outras, se “comunicavam” instantaneamente, contrariando as teorias de Einstein sobre a velocidade da luz. Essa experiência causou uma comoção na comunidade científica, por contrariar o princípio da LOCALIDADE, segundo o qual, toda interação entre objetos ocorre através de campos ou sinais que viajam à velocidades inferiores ou iguais à da luz. Esse conceito postula que toda informação viaja de um ponto a outro, durante um certo intervalo de tempo.
Então estamos sendo enganados por nossa percepção , é "tudo" um "todo" . Engraçado, que eu sempre pensei isso desde a minha adolescência. Eh eh eh sempre tive "visões externas " do holograma .
Bem, isso é só uma teoria. O experimento de Aspect foi realizado de fato.
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.