Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
É o que diz Douglas Hoffstalker (ou o raio que o parta) no seu livro Godel Escher Bach. Isto é consequencia do teoria da incompletude de Godel. Ou seja, num sistema consistente nós sabemos que algo tem de ser verdade... mas nao podemos demostrar. É impossível...
snake plissken escreveu:É o que diz Douglas Hoffstalker (ou o raio que o parta) no seu livro Godel Escher Bach. Isto é consequencia do teoria da incompletude de Godel. Ou seja, num sistema consistente nós sabemos que algo tem de ser verdade... mas nao podemos demostrar. É impossível...
Comente
Por exemplo: A palavra amor foi o código que inventamos para representar o significado do amor. Mas a palavra amor não é o amor. Logo para entender o que é o amor, só sentindo o amor. Este é o estágio em que o aluno deixa de ser aluno e percebe a inutilidade do seu mestre.
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:
- "Conhece-te a ti mesmo; O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".
500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:
snake plissken escreveu:só para avisar que apesar de eu ter o teorema nao percebo absolutamente nada do que lá está demonstrado. Só sei as conclusoes por me disseram...
que maldade comfundirem-me com o pensador. que falta de cultura...
Sem falsa rasgação de sêda, eu te considero um dos melhores foristas do ReV.
E a chamada do tópico está muito boa. Pena que, quase sempre, suas discussões passam batidas pelo pessoas aqui.
snake plissken escreveu:É o que diz Douglas Hoffstalker (ou o raio que o parta) no seu livro Godel Escher Bach. Isto é consequencia do teoria da incompletude de Godel. Ou seja, num sistema consistente nós sabemos que algo tem de ser verdade... mas nao podemos demostrar. É impossível...
Comente
E o que é verdade neste universo tão relativo?
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!
Comente
E o que é verdade neste universo tão relativo?
perguntas a mim? Mas sem acreditar que ela existe, ciencia, filosofia e até religião são impossíveis. Mesmo os relativistas, ao dizerem "Tudo é relativo" estão a acreditar que algo é verdade... ou seja... que tudo é relativo... que é uma afirmação que se destroi a si própria. A não ser que acreditemos que é impossível aquiles ultrapassar a tartaruga. Nesse caso Zenão é o rei.
A verdade é a maior mentira que já foi inventada, verdade é uma mentira em que todos acreditam.
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não. VOLTAIRE Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ? A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos . No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.
Sabemos que algo tem que ser verdade, mas não sabemos qual é, logo, quando necessário, adotamos algo que parece explicar satisfatoriamente a realidade que vemos.
Essa explicação terá tanto valor quanto mais resultados concretos nos der. No caso da ciência, os resultados são a tecnologia que melhora nossa vida.
Não é o caso dos deuses, que são apenas uma divagação e não deveriam influenciar nossa maneira de viver nem nosso conceito de moral e ética.