Amar a Deus sobre todas as coisas. Porque?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Alter-ego
Mensagens: 8329
Registrado em: 25 Out 2005, 16:42
Gênero: Masculino

Amar a Deus sobre todas as coisas. Porque?

Mensagem por Alter-ego »

Para participar deste exercício mental, é necessário ter por pressuposto a existência de um Ente Divino. Não precisa lhe conferir atributos ou identificá-lo com qualquer religião.

_________________________________________________

Há uma frase corrente entre os descrentes sobre o primeiro mandamento da Lei de Deus: "se amar a Deus fosse bom, não seria mandamento". Essa idéia parte do princípio de que amar parte de uma concepção absolutamente livre e que, portanto, não há sentido em por o amor a Deus sobre, por exemplo, mim mesmo, meus familiares, meus bens, etc. já que todas essas coisas são tangíveis e estão mais diretamente em contato comigo que qualquer outro Ser.
Acontece que, tanto nós mesmos, quanto todas as outras coisas e pessoas a que possamos querer bem, não passam de criaturas.
E a afeição e o paego que a alma tem à criatura igualam a alma a criatura, e quanto maior for o afeto, tanto mais a iguala e torna semelhante; porque, o amor produz a semelhança entre quem ama e o amado. Por isso disse o salmista, falando aos que punham seu afeto nos ídolos: Similes illis fiant qui fasciunt ea: et omnes qui confidunt in eis. Que quer dizer: "sejam semelhantes a eles os que neles põem o seu coração". E assim, quem ama a criatura, fica tão baixo como a criatura amada, e, em certo modo, mais baixo ainda: pois o amor não só iguala mas sujeita o amante àquilo que ama.
Se, entretanto, amamos a Deus sobre todas as coisas, nós conformamos a Ele, e vamos deixando a nossa condição perecível e nos fazendo sempre mais semelhantes a Ele.
Aquele, pois, que ama a Deus se diviniza.
E confirma que a Palavra de Deus é eficaz, nossa compreensão que é, por vezes, incapaz...

Eu te amo, Jesus!
Obrigado, meu pai São João da Cruz!
"Noite escura agora é manhã..."

Avatar do usuário
Jeanioz
Mensagens: 5473
Registrado em: 27 Set 2006, 16:13
Gênero: Masculino
Localização: Curitiba - Paraná

Re: Amar a Deus sobre todas as coisas. Porque?

Mensagem por Jeanioz »

Alter-ego escreveu:Para participar deste exercício mental, é necessário ter por pressuposto a existência de um Ente Divino.


Putz, que pena. Fica pra próxima!
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte


"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Avatar do usuário
Alter-ego
Mensagens: 8329
Registrado em: 25 Out 2005, 16:42
Gênero: Masculino

Re.: Amar a Deus sobre todas as coisas. Porque?

Mensagem por Alter-ego »

É um exercício mental. Coloquei apenas a informação prévia, porque, se não, logo ia chegar algum engraçadinho gritando: Prove que Deus existe, seu crente fdp!
"Noite escura agora é manhã..."

Avatar do usuário
Storydor
Mensagens: 2301
Registrado em: 05 Jan 2006, 08:09
Gênero: Masculino
Localização: Recife, Pernambuco
Contato:

Re.: Amar a Deus sobre todas as coisas. Porque?

Mensagem por Storydor »

Para que você faz isso aqui, alter-lego?
"E quem era inocente, hoje já virou bandido, só para comer um pedaço de pão fudido" Chico Science
Imagem

Avatar do usuário
Alter-ego
Mensagens: 8329
Registrado em: 25 Out 2005, 16:42
Gênero: Masculino

Re.: Amar a Deus sobre todas as coisas. Porque?

Mensagem por Alter-ego »

Porque esse é um foro de discussões sobre religião.
"Noite escura agora é manhã..."

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Re.: Amar a Deus sobre todas as coisas. Porque?

Mensagem por Fedidovisk »

Você era Ateu ? Eu entendo um crente virando ateu, mas o contrário é bem difícil, mas não impossível.



É igual "gay" virando hetero... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Avatar do usuário
Alter-ego
Mensagens: 8329
Registrado em: 25 Out 2005, 16:42
Gênero: Masculino

Re.: Amar a Deus sobre todas as coisas. Porque?

Mensagem por Alter-ego »

Gui, cuidado para não exagerar na mão e ficar que nem o Aurélio que fotobostou até todo mundo enjoar... :emoticon1:
"Noite escura agora é manhã..."

Avatar do usuário
Alter-ego
Mensagens: 8329
Registrado em: 25 Out 2005, 16:42
Gênero: Masculino

Re.: Amar a Deus sobre todas as coisas. Porque?

Mensagem por Alter-ego »

Eu sempre digo que todos têm o direito de contestar a Fé cristã. Mas só não dá para considerá-la rasa, sem ao menos ter se dado ao trabalho de saber o que ela afirma.
Eu não abri um tópico do tipo "creiam em deus ou vão todos ao inferno", estou explicando, de forma suscinta, um dos pontos da fé judaico-cristã.
Mas a resposta são zombarias...
"Noite escura agora é manhã..."

Avatar do usuário
manoelmac
Mensagens: 2178
Registrado em: 19 Jun 2007, 11:36
Contato:

Re: Re.: Amar a Deus sobre todas as coisas. Porque?

Mensagem por manoelmac »

Alter-ego escreveu:Eu sempre digo que todos têm o direito de contestar a Fé cristã. Mas só não dá para considerá-la rasa, sem ao menos ter se dado ao trabalho de saber o que ela afirma.
Eu não abri um tópico do tipo "creiam em deus ou vão todos ao inferno", estou explicando, de forma suscinta, um dos pontos da fé judaico-cristã.
Mas a resposta são zombarias...


O que ela afirma afinal?... Não é zombaria... tente explicar como chegar a essa conclusão? Eu nunca consegui chegar a uma conexão em todos os ensinamentos...
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

Imagem

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Amar a Deus sobre todas as coisas. Porque?

Mensagem por Acauan »

Alter-ego escreveu:Aquele, pois, que ama a Deus se diviniza.


Cara, tô ansioso para te ver mostrar os fundamentos canônicos católicos que referendam a afirmação acima.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Liouville
Mensagens: 194
Registrado em: 12 Mar 2007, 20:10

Mensagem por Liouville »

Imagem

Avatar do usuário
Ilovefoxes
Mensagens: 1802
Registrado em: 20 Fev 2007, 15:44
Gênero: Masculino

Re.: Amar a Deus sobre todas as coisas. Porque?

Mensagem por Ilovefoxes »

Aquele, pois, que ama a Deus se diviniza.
Você não estaria amando só para ganhar algo em troca? Porque Deus tem essa necessidade de receber algo?

A religião se procria pelo princípio que você é obrigado a acreditar. A recompensa se dará de acordo com o que você pensar. Em suma, remover o direito de pensamento das pessoas. Basicamente um ser que lê sua mente esperando para poder ver se você fala, digo, pensa alguma besteira.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re.: Amar a Deus sobre todas as coisas. Porque?

Mensagem por Apo »

Sinceramente não entendi a intenção do exercício proposto pelo Alter...Sendo a premissa a existência de deuses, porque este amor incondicional e que secundariza todo o resto? Amar não deve ser mandamento.
Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Re.: Amar a Deus sobre todas as coisas. Porque?

Mensagem por Fernando Silva »

Fedidovisk escreveu:Você era Ateu ? Eu entendo um crente virando ateu, mas o contrário é bem difícil, mas não impossível.



É igual "gay" virando hetero... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Ele apenas tentou ser ateu, mas se apavorou e voltou correndo para a segurança da crendice.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Re.: Amar a Deus sobre todas as coisas. Porque?

Mensagem por Fernando Silva »

Alter-ego escreveu:Eu sempre digo que todos têm o direito de contestar a Fé cristã. Mas só não dá para considerá-la rasa, sem ao menos ter se dado ao trabalho de saber o que ela afirma.
Eu não abri um tópico do tipo "creiam em deus ou vão todos ao inferno", estou explicando, de forma suscinta, um dos pontos da fé judaico-cristã.
Mas a resposta são zombarias...

Sua argumentação não faz sentido nem mesmo para quem acredita em Deus e parte do princípio de que ele é bom e justo.
Eu nem mesmo sei se ele existe. Se existir, nem sei se é bom e justo.
Alter-ego escreveu:Se, entretanto, amamos a Deus sobre todas as coisas, nós conformamos a Ele, e vamos deixando a nossa condição perecível e nos fazendo sempre mais semelhantes a Ele.

Isto não é um argumento, é uma afirmação, requer provas.
E apenas diz que "devemos" amar, não como fazer para amar se não amamos. Diz que é conveniente, não que é bom ou agradável.

Não vejo motivos para amar uma entidade abstrata que eu nunca vi. Nos meus mais de 40 anos como católico, por mais que me esforçasse jamais consegui sentir nada por Deus.

Acho que quem diz "amar a Deus" sofreu uma lavagem cerebral tipo a de "1984", onde o personagem principal termina amando de verdade o Big Brother, depois de muita tortura física e mental.

Amor se conquista, se merece. Amor acontece independente de nós.
Não serão argumentos filosóficos que despertarão o amor em alguém.
Independente de crermos em Deus, ou o amamos ou não. Não temos como decidir amá-lo.

Avatar do usuário
O ENCOSTO
Mensagens: 16434
Registrado em: 02 Nov 2005, 14:21
Localização: Ohio - Texas (USA)
Contato:

Re: Amar a Deus sobre todas as coisas. Porque?

Mensagem por O ENCOSTO »

Alter-ego escreveu:Para participar deste exercício mental, é necessário ter por pressuposto a existência de um Ente Divino. Não precisa lhe conferir atributos ou identificá-lo com qualquer religião.

_________________________________________________

Há uma frase corrente entre os descrentes sobre o primeiro mandamento da Lei de Deus: "se amar a Deus fosse bom, não seria mandamento". Essa idéia parte do princípio de que amar parte de uma concepção absolutamente livre e que, portanto, não há sentido em por o amor a Deus sobre, por exemplo, mim mesmo, meus familiares, meus bens, etc. já que todas essas coisas são tangíveis e estão mais diretamente em contato comigo que qualquer outro Ser.
Acontece que, tanto nós mesmos, quanto todas as outras coisas e pessoas a que possamos querer bem, não passam de criaturas.
E a afeição e o paego que a alma tem à criatura igualam a alma a criatura, e quanto maior for o afeto, tanto mais a iguala e torna semelhante; porque, o amor produz a semelhança entre quem ama e o amado. Por isso disse o salmista, falando aos que punham seu afeto nos ídolos: Similes illis fiant qui fasciunt ea: et omnes qui confidunt in eis. Que quer dizer: "sejam semelhantes a eles os que neles põem o seu coração". E assim, quem ama a criatura, fica tão baixo como a criatura amada, e, em certo modo, mais baixo ainda: pois o amor não só iguala mas sujeita o amante àquilo que ama.
Se, entretanto, amamos a Deus sobre todas as coisas, nós conformamos a Ele, e vamos deixando a nossa condição perecível e nos fazendo sempre mais semelhantes a Ele.
Aquele, pois, que ama a Deus se diviniza.
E confirma que a Palavra de Deus é eficaz, nossa compreensão que é, por vezes, incapaz...

Eu te amo, Jesus!
Obrigado, meu pai São João da Cruz!



Você ama mais seu deus ou seu filho (ou filha) e esposa?

Seguiria o lindo exemplo de Abraão, que só não matou seu filho porque, no ultimo momento, deus disse que não precisava mais?

Eu não amaria um deus que pratica tortura psicologica.
O ENCOSTO


http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re.: Amar a Deus sobre todas as coisas. Porque?

Mensagem por Fernando Silva »

O Igor me lembra um crente que me perguntou: "como é possível alguém conhecer a Jesus e não amá-lo?"
Eu pergunto: "Como é possível alguém se forçar a amar uma pessoa a quem não ama?"
Amor é sentimento e não depende de argumentação lógica. Ou se sente amor ou não.

E o problema continua: eu não pedi para nascer.

Avatar do usuário
manoelmac
Mensagens: 2178
Registrado em: 19 Jun 2007, 11:36
Contato:

Re.: Amar a Deus sobre todas as coisas. Porque?

Mensagem por manoelmac »

Seguiria o lindo exemplo de Abraão, que só não matou seu filho porque, no ultimo momento, deus disse que não precisava mais?


Pois é né... se deus é "Onitudo", pra que ele precisaria de prova de amor e devoção né?

Deus é doido!!! :emoticon16:
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

Imagem

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

Avatar do usuário
emmmcri
Mensagens: 6869
Registrado em: 29 Out 2005, 09:10
Gênero: Masculino

Re: Amar a Deus sobre todas as coisas. Porque?

Mensagem por emmmcri »

Acauan escreveu:
Alter-ego escreveu:Aquele, pois, que ama a Deus se diviniza.


Cara, tô ansioso para te ver mostrar os fundamentos canônicos católicos que referendam a afirmação acima.

Mesmo deixando transparecer poucas vezes, até o Acauam expõe a fragilidade de seu ateísmo.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.



Imagem

Avatar do usuário
JoePussy
Mensagens: 448
Registrado em: 18 Jul 2007, 14:15
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por JoePussy »

Para participar deste exercício mental, é necessário ter por pressuposto a existência de um Ente Divino. Não precisa lhe conferir atributos ou identificá-lo com qualquer religião.


Humildemente discordo. Vc precisa, para participar desde exercício (?) mental, crer em um deus cristão, e tbm aceitar que a bíblia é válida no seu teor.

Há uma frase corrente entre os descrentes sobre o primeiro mandamento da Lei de Deus:


até onde minha ignorância me permite ir, a única fonte disso (original) é o AT. como o AT pra mim não representa nada exceto uma narrativa esdrúxula, eu tenho q acreditar no seu conteúdo para poder fazer esse exercício (qual?)


"se amar a Deus fosse bom, não seria mandamento". Essa idéia parte do princípio de que amar parte de uma concepção absolutamente livre


e não é ?
amor não é um sentimento espontâneo ?


Acontece que, tanto nós mesmos, quanto todas as outras coisas e pessoas a que possamos querer bem, não passam de criaturas.


esse desprezo pela humanidade é algo q não entendo nas religiões...

E a afeição e o paego que a alma tem à criatura igualam a alma a criatura,


de onde vem essa conclusão ?

e quanto maior for o afeto, tanto mais a iguala e torna semelhante; porque, o amor produz a semelhança entre quem ama e o amado.


hein ?
o amor faz uma média aritmética entre quem ama e quem é amado ?


Por isso disse o salmista, falando aos que punham seu afeto nos ídolos: Similes illis fiant qui fasciunt ea: et omnes qui confidunt in eis. Que quer dizer: "sejam semelhantes a eles os que neles põem o seu coração".
E assim, quem ama a criatura, fica tão baixo como a criatura amada, e, em certo modo, mais baixo ainda: pois o amor não só iguala mas sujeita o amante àquilo que ama.


então deus se rebaixa por nos amar ? pq é dito q deus nos ama imensamente, como nenhum humano é capaz de amar...

Se, entretanto, amamos a Deus sobre todas as coisas, nós conformamos a Ele, e vamos deixando a nossa condição perecível e nos fazendo sempre mais semelhantes a Ele.


e ele, por sua vez, seguindo a reciprocidade, se diminui a nos amar...

Aquele, pois, que ama a Deus se diviniza.
E confirma que a Palavra de Deus é eficaz, nossa compreensão que é, por vezes, incapaz...


tem certeza de q isto é um exercício mental q não precisa de nada além de aceitar hipoteticamente a existência de um Ente Supremo qqer, digamos Kali, ou Thoth, ou msm Odin ?

Eu te amo, Jesus!
Obrigado, meu pai São João da Cruz!


eu, hein ?

"A espécie humana não pode lidar com muita realidade." - T.S. Elliot
"A religião de uma era é o entretenimento literário da era seguinte." - Ralph W. Emerson
"A mente do homem é estruturada de tal forma que é mais suscetível à mentira do que a verdade." - Desiderius Erasmus

[center]Trabalhando que nem um burro de carga. Volto em breve! :([/center]

Avatar do usuário
aknatom
Mensagens: 3071
Registrado em: 25 Out 2005, 13:10
Gênero: Masculino

Re: Amar a Deus sobre todas as coisas. Porque?

Mensagem por aknatom »

Alter-ego escreveu:Para participar deste exercício mental, é necessário ter por pressuposto a existência de um Ente Divino. Não precisa lhe conferir atributos ou identificá-lo com qualquer religião.


Tá... então vamos ver qual a pira do Iguinho...

Alter-ego escreveu:Acontece que, tanto nós mesmos, quanto todas as outras coisas e pessoas a que possamos querer bem, não passam de criaturas.


Tá... vc acabou de dar uma qualidade para este Ente Divino, que é o de criador. Deixou de ser genérico, identificou ele com o deus judaico-cristão ou com alguns deuses específicos das culturas politeistas.
Visto que violou o presuposto, não faz mais sentido continuar acom a argumentação.

Um abraço.
Editado pela última vez por aknatom em 24 Ago 2007, 16:08, em um total de 1 vez.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Avatar do usuário
manoelmac
Mensagens: 2178
Registrado em: 19 Jun 2007, 11:36
Contato:

Re.: Amar a Deus sobre todas as coisas. Porque?

Mensagem por manoelmac »

Aknaton,

Você tá tomando curso de "quote" com o Profeta Mundial? :emoticon13:
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

Imagem

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

JoePussy escreveu:
e quanto maior for o afeto, tanto mais a iguala e torna semelhante; porque, o amor produz a semelhança entre quem ama e o amado.

hein ?
o amor faz uma média aritmética entre quem ama e quem é amado ?

Isto se aplica a uma pessoa e seu animal de estimação?
JoePussy escreveu:
Aquele, pois, que ama a Deus se diviniza.
E confirma que a Palavra de Deus é eficaz, nossa compreensão que é, por vezes, incapaz...

tem certeza de q isto é um exercício mental q não precisa de nada além de aceitar hipoteticamente a existência de um Ente Supremo qqer, digamos Kali, ou Thoth, ou msm Odin ?

Ele parte do princípio que Deus é o deus da Bíblia, já que é inconcebível que os outros sejam verdadeiros (e talvez nem perceba isto).

Quanto à nossa compreensão, é tudo o que temos. Se não compreendemos Deus, como podemos afirmar coisas sobre ele?
Editado pela última vez por Fernando Silva em 24 Ago 2007, 16:13, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
aknatom
Mensagens: 3071
Registrado em: 25 Out 2005, 13:10
Gênero: Masculino

Re: Re.: Amar a Deus sobre todas as coisas. Porque?

Mensagem por aknatom »

manoelmac escreveu:Aknaton,

Você tá tomando curso de "quote" com o Profeta Mundial? :emoticon13:


Blz... arrumado... escapou.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Avatar do usuário
JoePussy
Mensagens: 448
Registrado em: 18 Jul 2007, 14:15
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por JoePussy »

Fernando Silva escreveu:Isto se aplica a uma pessoa e seu animal de estimação?


pois é, e se aplica tbm do suposto Ente Superior pra nós ? afinal, dizem q ele nos ama tão profundamente q mandou o próprio filho morrer por nós...

"A espécie humana não pode lidar com muita realidade." - T.S. Elliot
"A religião de uma era é o entretenimento literário da era seguinte." - Ralph W. Emerson
"A mente do homem é estruturada de tal forma que é mais suscetível à mentira do que a verdade." - Desiderius Erasmus

[center]Trabalhando que nem um burro de carga. Volto em breve! :([/center]

Trancado