Mural teísta, questionamentos... Lembrete.

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Re: Re.: Mural teísta, questionamentos... Lembrete.

Mensagem por Fedidovisk »

NadaSei escreveu:
Fedidovisk escreveu:Se eu fosse ter uma religião, talvez fosse o Budismo, mas sem essas frescurinhas de Deuses e crendices... apenas a "filosofia"...

Pra isso, faço eu mesmo. :emoticon12:

O Budismo ensina a mesma prática ensinada em diversas outras religiões, o cristianismo, por exemplo, ensina uma variação da mesma técnica.
E isso não é uma "filosofia", são praticas idiotas onde se vive uma vidinha estúpida, mas que permite levar a mente a esse outro estado.
Entrando nesse estado as práticas são abandonadas e a pessoa passa a viver a vida real, aquela que é eterna.


Peraí!

Concordo quando você diz que o próprio ensinamento se convence... como;

Busco acreditar em Deus, e para eu acreditar em Deus não posso duvidar dele, tudo me leva crer que ele existe.

Como na filosofia do desapego, mas que tem apenas um principio, e ele próprio se sustenta.

Tenho desapego por algo, mas eu não sou apenas levado a ter desapego, eu não tenho necessidade desse algo... e busco acreditar que não necessito... só que a necessidade tem que vir do ser, e não sugerida pelo meio. Isso já não é apego...

ahhhhhhhhh.... é um negócio bem "niilista", mas que se sustenta... como nas religiões, mas essas se sustentam pela alienação.

Aquele velho ditado Montaignano

"O homem só tem problemas porque pensa"

Se livre deles, aliás, tome menos possível problemas para si, e serás um sucedido... :emoticon16:


Editei, meu teclado de merda...
Editado pela última vez por Fedidovisk em 30 Ago 2007, 19:28, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Mensagem por NadaSei »

Acauan escreveu:E como as decisões de Deus chegam ao teu conhecimento? Vejamos se sua resposta é melhor que as milhares de outras que têm opiniões diferentes da sua sobre o que Deus decide ou deixa de decidir.

Através do religare, quando o homem se une a Deus, ele passa a não-agir, deixando Deus agir através dele.
Isso tem um sentido difícil de se entender, pois Deus e o homem tornam-se "um".
Não cometa o erro de interpretar isso como sendo o homem tornar-se marionete de Deus, pois esse não é o significado da união entre Deus e o homem.
Acauan escreveu:
Isto é um absurdo completo, pois não há nenhuma correlação necessária entre aceitar uma decisão e não sofrer por conta dela. Podemos aceitar uma decisão da lei que condena uma pessoa que amamos, mas esta aceitação não implica que tenhamos que deixar de nos compadecer com o destino da pessoa amada.

E, ô raios, se você não sofre com o sofrimento do outro, como pode afirmar que não é indiferente e, na maior cara-de-pau, que o ama? Isto contraria as próprias definições de amor e indiferença, as quais você quer redefinir para forçar uma falsa solução semântica para o problema.

Assim como não há nenhuma correlação necessária entre compreender o sofrimento de alguém, amar esse alguém e ter que sofrer com isso.

Eu posso muito bem amar meu filho, saber que ele sofre em ter que ir a escola, mas não tenho obrigatoriamente que sofrer por isso.
Acauan escreveu:
Pelo menos você admitiu como funciona sua lógica.
A partir do que você acredita ser controle dos sentimentos você redefine o significado das palavras, para que se adaptem ao que você acredita e com base nestes significados outorgados por seus próprios entendimentos sustenta os argumentos que os defende.

O sr. Spock ergueria uma sobrancelha para isto.

Quanta baboseira.

Tudo isto não passa de raciocínios circulares nos quais você defende o que acredita com base no que acredita.
Para que haja uma discussão minimamente possível a respeito da validade de uma tese é preciso estabelecer premissas aceitas como válidas por ambas as partes.
Você inventa suas próprias premissas, coisas do tipo "você se atem aos sentimentos como são hoje, mas eu, que sou um iluminado visionário que enxergo muito além da realidade presente afirmo que, então...".
Como disse, baboseira.

Você perguntou como seria possível não sofrer por nossos entes queridos no inferno e eu respondi, só isso.
Se você não gostou da resposta, ai já não é problema meu.
Agora dizer que a lógica é circular... Isso não é verdade.

Ela só te incomoda por tratar de algo desconhecido e que não pode ser facilmente verificado, algo onde pode-se considerar que, "talvez" não seja uma condição possível de se atingir.
O controle da mente, dos sentidos e dos sentimentos, é tema constante na religião e o objetivo de suas práticas.
Acauan escreveu:
Esta é uma questão fácil de comparar.
Vou citar apenas três, dentre as centenas de pensadores ocidentais que se dedicaram também às questões teológicas, cada qual em sua época: Aristóteles, Sto. Tomás de Aquino e Leibniz.

A consistência intelectual da obra deles pode ser aferida pelo ineditismo, coerência das idéias e pleno domínio do status quaestionis dos assuntos que trataram.
Tudo isto exposto em uma vasta bibliografia autenticada, catalogada e organizada metodicamente.

Vejamos agora quem são os iogues, místicos e ocultistas que você invoca como paradigmas dos nomes citados, que obras produziram, como se afere sua autenticidade, originalidade e coerência?

O que você está tentando fazer é um apelo a autoridade...

Eu cito alguns com um conhecimento sobre o assunto em questão, muito maior que os citados por você.
Cristo, Krihsna, Buda, Lao Tsé, Bhagwan Shree, Sri Aurobindo, Paramahansa Yogananda e Sai Baba.

Os que eu citei se destacam justamente pela falta de originalidade de suas obras, destacam-se pelo conhecimento que demonstram de uma verdade universal escancarada e conhecida em todos os tempos e lugares, verdade que é oculta por conceitos e aparências, uma ilusão dualistas que divide um todo inseparável.

Enquanto os seus se perdem em questionamentos a respeito de uma verdade que desconhecem, os meus de forma simples falam acertadamente sobre uma verdade que conhecem e ensinam como contempla-la.

Isso não se compara observando o número de livros escritos, e não só observando a lógica deles, pois lógicos todos eles são.
Uma coisa pode ser lógica e ainda assim estar errada.
Os seus lógicos estão enganados, enquanto os meus atingem o alvo.
Isso se mede observando aquilo que eles estão apontando com as palavras.
Acauan escreveu:
[color=yellow]O parágrafo que escrevi cita clara e explicitamente visões católicas e protestantes sobre o tema. Se estes dois grande grupos não representam o cristianismo para você, quem o faz?


Ninguém "representa" o cristianismo.
O que manda é a verdade sobre a qual Cristo e outros estão falando, e não como qualquer grupo interpreta o que ele diz.
Os católicos interpretam uma trindade, os evangélicos interpretam outra coisa.

E Cristo?
Cristo fala sobre um panenteísmo.
Acauan escreveu:
Não é ambíguo no essencial, uma vez que todas as vertentes cristãs interpretam o inferno como a alternativa oposta à salvação.

A ambíguo no significado desse oposto.
Alguns interpretam como sofrimento eterno, outros como sepultura, a morte.
Acauan escreveu:
Esta abordagem do tema é de um simplismo raso e desconhecedor dos fundamentos simbólicos do cristianismo.

A sua abordagem é que está enganada por apego a conceitos errôneos.

“Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós

Jesus disse: "Se aqueles que vos guiam disserem, ‘Olhem, o reino está no céu,’ então, os pássaros do céu vos precederão, se vos disserem que está no mar, então, os peixes vos precederão. Pois bem, o reino está dentro de vós, e também está em vosso exterior. Quando conseguirdes conhecer a vós mesmos, então, sereis conhecidos e compreendereis que sois filhos do Pai vivo. Mas, se não vos conhecerdes, vivereis na pobreza e sereis essa pobreza."

Jesus disss: "Ele não virá porque é esperado. Não é uma questão de dizer: ‘eis que ele está aqui’ ou ‘eis que está ali’. Na verdade, o Reino do Pai está espalhado pela terra e os homens não o vêem."
Acauan escreveu:[color=yellow]
As portas do reino dos céus no cristianismo só se abrem pelo sacrifício do Deus feito Homem, isto vai além do ensino de práticas de comportamento e não tem nada a ver com estados mentais.

Trata-se de uma ruptura com a tradição pagã, na qual há deuses e semi-deuses e com o monoteísmo radical judaico, por atrelar a salvação da alma à uma consciência ao mesmo tempo totalmente divina e totalmente humana, que cria uma realidade espiritual que os homens seriam incapazes de construir por si mesmos e oferta esta realidade como graça.

A complexidade desta mitologia supera todas as anteriores, principalmente as orientais, fundamentadas basicamente em diferentes entendimentos do que seria ascese espiritual, sem que em nenhuma delas esta ascese se personifique, como é o caso do Verbo encarnado.

Krishna é Deus encarado assim como Cristo.
Cristo não prega um monoteísmo, mas um panenteísmo.
O acesse se dá como resultado das mesmas práticas ensinadas nas outras religiões.
E Cristo diz que não adianta louva-lo com a boca, tem que PRATICAR o que ele ensina. (parábola do homem que construiu a casa sobre a areia).

O resto é masturbação intelectual sem base nos fatos.
Acauan escreveu:
Correlaciono e vou continuar correlacionando com abobrinha enquanto o rastreamento das fontes intelectuais destas babaquices me remeter a livros de divulgação da Nova Era, que somados não fornecem sabedoria suficiente para fazer uma mesa com uma perna mais curta que as outras parar de balançar.

Caso tenha alguma intenção de convencer-me do contrário, me informe uma bibliografia de referência e eu a analisarei de modo tão isento quanto me for possível.

Pouco conheço da nova era.

O que deve fazer é estudar as religiões orientais em si.
Recomendo a leitura do Bhagavad-Gita.
Acauan escreveu:
NadaSei escreveu: Cristo fala sobre o mesmo "reino dos céus", "Deus panenteista", a mesma "yoga" (praticas que levam a mente a seu estado desperto), "karma", "pecado", etc... que religiosos, como Lao Tsé, Krishna e outros tantos.


[color=yellow]Não fala não.

Você "acha" que não fala.
Seu problema é tentar buscar por fontes de autoridades que você "julga" como sendo validas, mas que na realidade desconhecem o assunto.
São masturbações intelectuais de hipóteses levantadas, por pessoas que não verificam diretamente essas hipóteses.
É a diferença entre um cientista que pesquisa um assunto, testa teorias e hipóteses até chegar a verdade, e um sujeito qualquer que apenas "lê" textos de teorias e com base nelas cria a sua própria teoria.

Isso é apenas aparência de conhecimento, pode ser um bom exercicio mental, mas não passa disso.
Acauan escreveu:
O que você chama de teologia tradicional, ou seja a cristã ocidental, foi formulada ao longo de mais ou menos mil anos, absorveu toda a filosofia grega socrática-aristotélica e conciliou-a com o pensamento escolástico e a tradição Patrística, compondo as bases filosóficas da civilização ocidental, que dá de dez a zero em qualquer outro modelo de civilização de qualquer outro lugar ou época.

Sim, e que não passa de masturbação intelectual com raros vislumbres da verdade, misturados a um monte de besteira lógica.

Palavras rebuscadas não são sinceras.
Palavras sinceras não são rebuscadas.
A verdade é simples de ser compreendida, mas ninguém a compreende.
A verdade está escancarada diante de todos, mas é ocultada pela ignorância deles. É por isso que é chamada de verdade oculta.

Enquanto raciocinam tentando entende-la, não se dão conta de que o que procuram entender, só pode ser visto com a mente calma e livre de dúvidas.
São como cegos tateando no escuro.
Formularam em mil anos uma bela ilusão, mero espantalho de algo que já é conhecido desde sempre.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Mensagem por Acauan »

NadaSei escreveu:
Acauan escreveu:
Esta é uma questão fácil de comparar.
Vou citar apenas três, dentre as centenas de pensadores ocidentais que se dedicaram também às questões teológicas, cada qual em sua época: Aristóteles, Sto. Tomás de Aquino e Leibniz.

A consistência intelectual da obra deles pode ser aferida pelo ineditismo, coerência das idéias e pleno domínio do status quaestionis dos assuntos que trataram.
Tudo isto exposto em uma vasta bibliografia autenticada, catalogada e organizada metodicamente.

Vejamos agora quem são os iogues, místicos e ocultistas que você invoca como paradigmas dos nomes citados, que obras produziram, como se afere sua autenticidade, originalidade e coerência?


O que você está tentando fazer é um apelo a autoridade...

Eu cito alguns com um conhecimento sobre o assunto em questão, muito maior que os citados por você.
Cristo, Krihsna, Buda, Lao Tsé, Bhagwan Shree, Sri Aurobindo, Paramahansa Yogananda e Sai Baba.


Nunca foi tão fácil encerrar uma discussão tão longa:

Imagem
Sai Baba

Preciso dizer mais alguma coisa?
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
aknatom
Mensagens: 3071
Registrado em: 25 Out 2005, 13:10
Gênero: Masculino

Re: Re.: Mural teísta, questionamentos... Lembrete.

Mensagem por aknatom »

NadaSei escreveu:
aknatom escreveu:Como filosofia de vida sei que não funciona... sem a prática a teoria perde sentido.

E não só isso, é na pratica que se atesta a teoria e se pode saber se ela funciona.
aknatom escreveu:Posso dizer que estou lá dentro mas a minha lanterna emite pouca luz, estou caminhando, olhando as coisas, e ajustando a lanterna de forma a ficar mais forte.

Eu entendi o que você está fazendo Aknatom.
É como aquelas discussões sobre se a Yoga é uma pratica ou um estado atingido pela pratica, como o que dizem sobre uma pessoa que medita e outra que na iluminação, vive em meditação plena.

Poderíamos dizer que essas coisas são a mesma, por serem inseparáveis.

Pegando a sua analogia, eu diria apenas que o que chamam de iluminação ou de atingir o nirvana, é o momento onde a lanterna ganha força total. É nesse momento que as ilusões somem e podemos ver com clareza o que tem ali, antes disso, iluminamos apenas algumas "partes" e acabamos tomando essas partes pelo "todo".
Estamos certamente todos no mesmo caminho, mas alguns com a lanterna fraca vendo apenas algumas coisas, outros com ela iluminando tudo.
Há de se diferenciar as duas condições.

Antes da lanterna ficar completamente acesa, pode acontecer dela "piscar" em sua força total, mas voltar a enfraquecer.
Esse "piscar" te permite corrigir alguns enganos, ele é chamado de satori ou kenzo, seria um vislumbre da iluminação. Foi a isso que me referi com a analogia da porta que depois de aberta, foi novamente fechada pelo vento.


Entendi o que vc quer dizer.
Tenho a impressão que a divergência continua no mesmo ponto... iluminação como objetivo ou iluminação como percurso. mesmo porque, segundo o que vc mesmo diz, se essa luz pode piscar, entáo ela náo é uma condição permanente. Se precisa de esforço pra chegar lá, precisa de esforço pra permanecer lá... se chamo o cominhar em direção a iluminação de iluminação, posso chamar o permanecer lá também de iluminação. Isso acontece porque a escuridão fundamental, o véu de maia, não é algo externo ao ser... ele faz parte da própria existência e como tal, não pode ser extirpado, nem controlado, apenas conhecido... e pode voltar a nos iludir a qualquer momento.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Re.: Mural teísta, questionamentos... Lembrete.

Mensagem por NadaSei »

aknatom escreveu:Entendi o que vc quer dizer.
Tenho a impressão que a divergência continua no mesmo ponto... iluminação como objetivo ou iluminação como percurso. mesmo porque, segundo o que vc mesmo diz, se essa luz pode piscar, entáo ela náo é uma condição permanente. Se precisa de esforço pra chegar lá, precisa de esforço pra permanecer lá... se chamo o cominhar em direção a iluminação de iluminação, posso chamar o permanecer lá também de iluminação. Isso acontece porque a escuridão fundamental, o véu de maia, não é algo externo ao ser... ele faz parte da própria existência e como tal, não pode ser extirpado, nem controlado, apenas conhecido... e pode voltar a nos iludir a qualquer momento.

Sim, a nossa divergência parece se concentrar nisso mesmo.
Imagino que exista uma certa verdade no que você está dizendo sobre manter um "esforço", mas eu tenho encarado isso mais como um "aprender a andar".
Engatinhar seria um passo em direção a isso, o andar seria a luminação, algo um tanto difícil de se perder após alcançado o objetivo e que não necessita do mesmo esforço empreendido no inicio da jornada.
De qualquer forma, seria uma manutenção de um "não-esforço", visto que a meditação é um não-fazer.

Quanto a questão principal, creio que são duas formas de encarar a mesma coisa e eu até entende o seu ponto de vista e a lógica inegável presente nele.
Eu diria que apenas gosto de colocar isso em palavras diferentes.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Mensagem por NadaSei »

Acauan escreveu:Nunca foi tão fácil encerrar uma discussão tão longa:

Preciso dizer mais alguma coisa?

Não, nadinha.
Acaba de mostrar que toma o livro pela capa, bem como demonstrou antes que toma pelo "statu quo".

Você tem se mostrado um cara racional Acauan, só que está se deixando levar pelo conhecimento comum.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
Ilovefoxes
Mensagens: 1802
Registrado em: 20 Fev 2007, 15:44
Gênero: Masculino

Re: Re.: Mural teísta, questionamentos... Lembrete.

Mensagem por Ilovefoxes »

NadaSei escreveu:
Ilovefoxes escreveu:
No dia a dia nós vivemos a ignorância, os ensinamentos visam nos levar a iluminação, ao estado desperto e livre, isso é o oposto de se viver preso a regras pré-estabelecidas no dia a dia.
:emoticon5:

NadaSei, em resumo, deixa eu ver se eu entendi bem: eu devo me livrar de toda emoção e apego emocinal para sentir um sentimento de realização e me apegar a ele?

O apego surge do ego, nesse estado você elimina o ego.
Você não se "apega" a um estado mental, você atinge um estado mental onde não existe apego.
Não existe apego?
Começando pelo nome "iluminação" e terminando que é um objetivo a ser alcançado...
NadaSei escreveu:
Ilovefoxes escreveu:É claro, imagino que dentro das crenças há explicações "metafísicas" do porque é mágico esse estado resultante da realização, mas na realidade não deve de passar de algo parecido com excesso de dopamina que passa a ser liberado. :emoticon5:

Então, essa é uma "hipótese" que você pode considerar e se quiser, pode "acreditar" nela... mas "saber" do que se trata é outra estória...
E quem "sabe"? Você? Porque pratica? Isso não é apego emocional? Pior de tudo de sugerir que há "autoridades" quanto a verdade... :emoticon12:
NadaSei escreveu:O Budismo ensina a mesma prática ensinada em diversas outras religiões, o cristianismo, por exemplo, ensina uma variação da mesma técnica.
Pode existir em mil e uma mitologias, continua sendo mito, só muda sua popularidade. :emoticon5:
NadaSei escreveu:E isso não é uma "filosofia", são praticas idiotas onde se vive uma vidinha estúpida, mas que permite levar a mente a esse outro estado.
Entrando nesse estado as práticas são abandonadas e a pessoa passa a viver a vida real, aquela que é eterna.
Começou bem, descreveu que o que muda é que você sente uma emoç... estado mental.
Terminou descrevendo que é "diferente" porque leva a "vida real", "vida eterna", etc... :emoticon5:
NadaSei escreveu:
aknatom escreveu:A interpretação de iluminação que vc usa também é uma hipótese... vc pode acreditar nela mas saber do que se trata é outra história.

Sim, definitvamente é outra estória.
A diferença está na investigação das hipóteses.
Você pode olhar uma porta fechada e criar diversas "hipóteses" do que está por trás dela.
Alguns ficam olhando e considerando as hipóteses, outros andam até a porta, abrem-na e olham o que realmente está ali.

Eu olhei o que está ali, só que é um lugar muito grande e cheio de coisas para ver, sendo que eu abri a porta, dei uma espiada, mas o vento soprou e bateu a porta.
Sendo assim, eu dei uma espiada no que tem ali e sei do que se trata, melhor do que aqueles que apenas ficaram "levantando" hipóteses, mas nunca olharam por de trás dela... mesmo que eu não conheça tudo o que tem ali, já desprovei muitas dessas hipóteses levantadas. (como a da dopamina e a da filosofia de vida)
Você ter aberto a porta também é uma hipótese. Pode ter acontecido de você simplesmente crer que a abriu em sua imaginação, porque ela estava chaveada. Ou você pode estar fazendo outras coisas, estar em outros lugares, e ainda sim afirmar que entrou na porta e está lá vasculhando, quando não está pois se perdeu em lugares escuros.

Sinceramente, eu achei que sua prática, NadaSei, é algo extremamente egocêntrico e crédulo.
Usa-se a meditação, que serve como relaxamento, como base para descrever um estado iluminado da verdade. Não é ego ou arrogância porque a fé diz que esse estado é mágico, que essa sensação não vem do ego e sim divina...

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Mensagem por Acauan »

NadaSei escreveu:
Acauan escreveu:Nunca foi tão fácil encerrar uma discussão tão longa:

Preciso dizer mais alguma coisa?

Não, nadinha.
Acaba de mostrar que toma o livro pela capa, bem como demonstrou antes que toma pelo "statu quo".

Você tem se mostrado um cara racional Acauan, só que está se deixando levar pelo conhecimento comum.


Não mesmo.

Apesar de a capa do Sai Baba ser um plágio descarado da do Cauby Peixoto, não é por ela que o julgo.

Qualquer um que levante a ficha dele nas informações disponíveis comprovará o ridículo e o absurdo de pretender que o tal seja mais sábio que Aristóteles.

Exceto, claro seus discípulos...
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
aknatom
Mensagens: 3071
Registrado em: 25 Out 2005, 13:10
Gênero: Masculino

Re.: Mural teísta, questionamentos... Lembrete.

Mensagem por aknatom »

Nada... um cara que materializa poeira sagrada pros seus discípulos não pode ser tão mal.
Deixa disso Acauan, preconceito besta com o cara, só porque ele é Black Power?
:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Re.: Mural teísta, questionamentos... Lembrete.

Mensagem por Acauan »

aknatom escreveu:Nada... um cara que materializa poeira sagrada pros seus discípulos não pode ser tão mal.
Deixa disso Acauan, preconceito besta com o cara, só porque ele é Black Power?
:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:


Só estou defendendo o artista brasileiro.

Como que o Sai Baba usa a cara do Cauby sem pagar royalties?


Imagem Imagem
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Márcio
Mensagens: 1733
Registrado em: 12 Nov 2005, 01:14
Gênero: Masculino
Localização: São José do Rio Pardo-SP
Contato:

Re.: Mural teísta, questionamentos... Lembrete.

Mensagem por Márcio »

Se o Nadasei começar à acentuar assim: câo, mâo, geraçâo, atençâo.

Eu seria capaz de apostar meu almoço que ele é o Upgrade do Pensador!
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Avatar do usuário
videomaker
Mensagens: 8668
Registrado em: 25 Out 2005, 23:34

Mensagem por videomaker »

Acauan escreveu:
Apesar de a capa do Sai Baba ser um plágio descarado da do Cauby Peixoto, não é por ela que o julgo.




:emoticon266:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Avatar do usuário
manoelmac
Mensagens: 2178
Registrado em: 19 Jun 2007, 11:36
Contato:

Mensagem por manoelmac »

videomaker escreveu:
Acauan escreveu:
Apesar de a capa do Sai Baba ser um plágio descarado da do Cauby Peixoto, não é por ela que o julgo.




:emoticon266:


Sathya Sai Baba nasceu em 23 de novembro de 1926, numa pequena vila no sul da Índia, chamada Puttaparthi, no estado de Andhra Pradesh


Pois é... o nome dele parece apelido de paciente dopado de sanatório... e o cara ainda é um filho da PUTTAparthi... :emoticon16:
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

Imagem

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Mensagem por NadaSei »

Acauan escreveu:
NadaSei escreveu:
Acauan escreveu:Nunca foi tão fácil encerrar uma discussão tão longa:

Preciso dizer mais alguma coisa?

Não, nadinha.
Acaba de mostrar que toma o livro pela capa, bem como demonstrou antes que toma pelo "statu quo".

Você tem se mostrado um cara racional Acauan, só que está se deixando levar pelo conhecimento comum.


Não mesmo.

Apesar de a capa do Sai Baba ser um plágio descarado da do Cauby Peixoto, não é por ela que o julgo.

Qualquer um que levante a ficha dele nas informações disponíveis comprovará o ridículo e o absurdo de pretender que o tal seja mais sábio que Aristóteles.

Exceto, claro seus discípulos...

Pode apostar que não é, ao menos não quanto ao assunto em questão que é religião.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Mensagem por NadaSei »

manoelmac escreveu:
Sathya Sai Baba nasceu em 23 de novembro de 1926, numa pequena vila no sul da Índia, chamada Puttaparthi, no estado de Andhra Pradesh


Pois é... o nome dele parece apelido de paciente dopado de sanatório... e o cara ainda é um filho da PUTTAparthi... :emoticon16:

????
Ele deve ter morrido nessa época, ele não é tão moderno assim.
Os mais moderno são o Bhagwan e o Paramahansa.
Seis tão falando de quem?
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Mensagem por NadaSei »

Ele morreu em 15 de outubro de 1918.
http://www.saibaba.org/

Pelo que eu entendi vocês o estão confundindo com uma suposta "reencarnação" dele.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Mensagem por NadaSei »

Julguem essas capas:

Imagem
Bhagwan Shree Rajneesh

=======
Imagem
Paramahansa Yogananda

=======
Imagem
Sri Aurobindo

=======
Imagem
Sai Baba
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
Aranha
Mensagens: 6595
Registrado em: 18 Out 2005, 22:11
Gênero: Masculino
Localização: Nova York
Contato:

Mensagem por Aranha »

NadaSei escreveu:Julguem essas capas:

Imagem
Bhagwan Shree Rajneesh



Vamos ver:


O guru sensual Bhagwan Shree Rajneesh (1932-1990), também conhecido como Osho, foi um grande expoente da doutrina do “não-pensar”. Osho chega a inocentar um Buda de qualquer ação errônea, até mesmo de cometer homicídio, quando relata:

O não-pensar é imperativo, se você quiser ficar completamente livre do pecado, livre do crime, livre de tudo o que ocorre à sua volta – e esse é o significado de um Buda.

Um Buda é uma pessoa que vive sem a mente; então ele não é responsável. Por essa razão dizemos no Oriente que ele nunca acumula carma; nunca acumula qualquer complicação para o futuro. [...] no Oriente se diz que mesmo que um Buda mate, ele não acumula carma. Por quê? [...]

É simples, qualquer coisa que um Buda esteja fazendo, ele a está fazendo sem que a mente esteja envolvida. Ele é espontâneo, assim isso não é atividade. Ele não está pensando a respeito, isso acontece. Ele não é o agente. Ele move-se como um vazio. Ele não tem a mente envolvida nisso, ele não estava pensando em fazer isso. Mas se a existência permite que isso aconteça, ele permite que isso aconteça. Ele já não tem o ego para resistir; já não tem o ego para fazer.[4]
O guru sensual Bhagwan Shree Rajneesh (1932-1990), também conhecido como Osho, foi um grande expoente da doutrina do “não-pensar”.

Esse guru indiano instalou sua comunidade espiritual em Antelope, no estado do Oregon (EUA), ensinou aos jovens americanos a não-pensarem através de sua meditação dinâmica (vide o artigo “Seduzidos Pela Meditação”), [u]enquanto os mesmos ofertaram rios de dinheiro para Osho. O guru enriqueceu, tinha hotel, terrenos e noventa carros Rolls Royce, entre outras posses.


Esse guru sabia como cultivar o seu próprio bem-estar. Imagino Osho sentado sozinho no seu quarto pensando sem parar como fazer os jovens americanos não-pensarem. Queimando as pestanas, pensando como fazer os americanos doarem milhões de dólares para ele mesmo, sem precisarem raciocinar sobre suas generosas contribuições.

Esse foi o mesmo Osho que afirmou as seguintes bobagens sobre Jesus:

Para lhes dizer a verdade, Jesus é um caso psíquico. [...] Ele é um fanático. Ele tem o mesmo tipo de mente de Adolf Hitler. Ele é um fascista. Ele acha que somente aqueles que o seguem serão salvos. [...] E os bobos continuam acreditando que serão salvos se seguirem Jesus. Até Jesus não está salvo e ele sabe disto.[5][/u]

Como não poderia deixar de ser, esse guru foi deportado dos EUA de volta para a Índia, onde morreu. As acusações contra o guru foram: perversão sexual, lavagem cerebral e sonegação de impostos.



- Que cara legal héin nada sei? - Tinha um jeito todo especial de lidar com otários americanos e ficar podre de rico.

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Re.: Mural teísta, questionamentos... Lembrete.

Mensagem por NadaSei »

Ilovefoxes escreveu:Não existe apego?
Começando pelo nome "iluminação" e terminando que é um objetivo a ser alcançado...

Não... não existe apego.
Preciso repetir?
Ilovefoxes escreveu:
NadaSei escreveu:Então, essa é uma "hipótese" que você pode considerar e se quiser, pode "acreditar" nela... mas "saber" do que se trata é outra estória...
E quem "sabe"? Você? Porque pratica? Isso não é apego emocional? Pior de tudo de sugerir que há "autoridades" quanto a verdade... :emoticon12:

Não é apenas um fato.
Hipóteses são apenas hipóteses e não adianta o quanto você gostaria que fosse mais que isso... continua sendo uma apenas hipótese.

Quem sabe é quem investiga o assunto, atinge o estado e verifica do que se trata.
Isso não é "autoridade", é o reconhecimento de que hipóteses podem ser verificadas, sendo que alguns o fazem... Assim falseiam hipóteses como a sua.
Ilovefoxes escreveu:Pode existir em mil e uma mitologias, continua sendo mito, só muda sua popularidade. :emoticon5:

E a crença de que se tratam apenas de mitologias... crenças de pessoas que desconhecem o assunto, que falam sem investiga-lo.
Ilovefoxes escreveu:Você ter aberto a porta também é uma hipótese.

Não... é um fato.
Ilovefoxes escreveu: Pode ter acontecido de você simplesmente crer que a abriu em sua imaginação, porque ela estava chaveada.
Ou você pode estar fazendo outras coisas, estar em outros lugares, e ainda sim afirmar que entrou na porta e está lá vasculhando, quando não está pois se perdeu em lugares escuros.

Isso é uma hipótese sua, uma que tenho o conhecimento de que é falsa.
Entenda meu caro, aquilo que pra você ainda é uma hipótese a se considerar, já foi falseado e descartado por mim.

Essa é a diferença entre ficar sentadinho ai "inventando" hipóteses, e ir investigar o assunto e falsear as hipóteses.
Você fica com a masturbação intelectual, enquanto eu fico com a investigação e verificação dos fatos.
Ilovefoxes escreveu:Sinceramente, eu achei que sua prática, NadaSei, é algo extremamente egocêntrico e crédulo.
Usa-se a meditação, que serve como relaxamento, como base para descrever um estado iluminado da verdade. Não é ego ou arrogância porque a fé diz que esse estado é mágico, que essa sensação não vem do ego e sim divina...

Sinceramente Ilovefoxes, eu acho a sua atitude EXTREMAMENTE crente e desinformada.

Desinformada por não saber como eu procedo em minha pratica, nem procurar saber mais sobre religião.

Crente porque você não só "inventa" essas hipóteses com base no que você "acha" que o mundo é, como "acredita" cegamente nelas como se fossem fatos.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Mensagem por NadaSei »

Abmael escreveu:
Vamos ver:


O guru sensual Bhagwan Shree Rajneesh (1932-1990), também conhecido como Osho, foi um grande expoente da doutrina do “não-pensar”. Osho chega a inocentar um Buda de qualquer ação errônea, até mesmo de cometer homicídio, quando relata:

Não-pensar, não-agir, não-ser, não-fazer.

Isso trata da perda da individualidade, onde não existe mais um "eu" que é o agente.
Isso é ensinado por Krishna, Lao Tsé e Buda.
Como vê, Bhagwan Shree não ensina nada de novo.
Abmael escreveu:
O não-pensar é imperativo, se você quiser ficar completamente livre do pecado, livre do crime, livre de tudo o que ocorre à sua volta – e esse é o significado de um Buda.

Um Buda é uma pessoa que vive sem a mente; então ele não é responsável. Por essa razão dizemos no Oriente que ele nunca acumula carma; nunca acumula qualquer complicação para o futuro. [...] no Oriente se diz que mesmo que um Buda mate, ele não acumula carma. Por quê? [...]

É simples, qualquer coisa que um Buda esteja fazendo, ele a está fazendo sem que a mente esteja envolvida. Ele é espontâneo, assim isso não é atividade. Ele não está pensando a respeito, isso acontece. Ele não é o agente. Ele move-se como um vazio. Ele não tem a mente envolvida nisso, ele não estava pensando em fazer isso. Mas se a existência permite que isso aconteça, ele permite que isso aconteça. Ele já não tem o ego para resistir; já não tem o ego para fazer.[4]
O guru sensual Bhagwan Shree Rajneesh (1932-1990), também conhecido como Osho, foi um grande expoente da doutrina do “não-pensar”.

Sim, isso é o que todos eles dizem.
Veja o discurso de Krishna para Arjuna no campo de batalha, pois Arjuna não queria participar da guerra, pois seus parentes e amigo estavam nos dois lados da batalha.

Vou postar só um trecho do que Krishna diz a ele:
Bhagavad-Gita:
Aquele que está livre da idéia de “fazedor” e cujo intelecto não está poluído pelo desejo de colher o fruto – mesmo após ter matado alguém – ninguém mata ou é atado pelo ato de matar (18.17)

O problema é a negadinha ai olhar isso isolado do resto e distorcer as coisas.
Um buda é alguém livre do karma em todas essas religiões, pois está UNIDO a Deus.
Abmael escreveu:
Esse guru sabia como cultivar o seu próprio bem-estar. Imagino Osho sentado sozinho no seu quarto pensando sem parar como fazer os jovens americanos não-pensarem. Queimando as pestanas, pensando como fazer os americanos doarem milhões de dólares para ele mesmo, sem precisarem raciocinar sobre suas generosas contribuições.

Imagino...
Alguém especulando através de um olhar superficial de uma doutrina que não conhece e através do "julgamente" da vida e dos atos de alguém que não conhece, segundo os que "julga" ser certo ou errado.
Abmael escreveu:
Esse foi o mesmo Osho que afirmou as seguintes bobagens sobre Jesus:

Para lhes dizer a verdade, Jesus é um caso psíquico. [...] Ele é um fanático. Ele tem o mesmo tipo de mente de Adolf Hitler. Ele é um fascista. Ele acha que somente aqueles que o seguem serão salvos. [...] E os bobos continuam acreditando que serão salvos se seguirem Jesus. Até Jesus não está salvo e ele sabe disto.[5][/u]

Como não poderia deixar de ser, esse guru foi deportado dos EUA de volta para a Índia, onde morreu. As acusações contra o guru foram: perversão sexual, lavagem cerebral e sonegação de impostos.


Ele foi deportado por outros motivos.
De onde tirou isso?
De um site cristão?
Ou isso é falso ou está completamente fora de contexto.

Ele certamente faz criticas a tudo, como quando diz que Krishna, Mahavira, Buda e Lao Tzu são todos responsáveis pela pobreza no mundo, assim como Cristo.
Só que isso não pode ser tirado do contexto, pois ele ensina que todos eles são pessoas "despertas" e proclamadores da mesma verdade da prática que permite ao homem despertar e conhecer por si próprio essa verdade.
De fato ele ensina que todas essas pessoas, isso inclui Cristo, falam sobre o mesmo que ele.

De fato... ele não é o único a dizer isso.
Ele não tem nada de original fora sua própria excentricidade.
Abmael escreveu:
- Que cara legal héin nada sei? - Tinha um jeito todo especial de lidar com otários americanos e ficar podre de rico.

Abraços,

Sim, certamente um cara muito excêntrico.
Tinha 99 rolls royce's só pra tirar uma onda do sonho americano.
Isso não muda o conhecimento que ele tinha do assunto.
De fato, é um cara extremamente racional, usa uma linguagem fácil de se entender nos dias de hoje.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
Aranha
Mensagens: 6595
Registrado em: 18 Out 2005, 22:11
Gênero: Masculino
Localização: Nova York
Contato:

Mensagem por Aranha »

NadaSei escreveu:
Abmael escreveu:
- Que cara legal héin nada sei? - Tinha um jeito todo especial de lidar com otários americanos e ficar podre de rico.

Abraços,

Sim, certamente um cara muito excêntrico.
Tinha 99 rolls royce's só pra tirar uma onda do sonho americano.
Isso não muda o conhecimento que ele tinha do assunto.
De fato, é um cara extremamente racional, usa uma linguagem fácil de se entender nos dias de hoje.


- Vejo que você seria um ótimo candidato a ajudá-lo a arrecadar fundos para seu centésimo Rolls Royce se ele estivesse vivo é claro.

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Mensagem por NadaSei »

Abmael escreveu:
- Vejo que você seria um ótimo candidato a ajudá-lo a arrecadar fundos para seu centésimo Rolls Royce se ele estivesse vivo é claro.

Abraços,

Na verdade não, visto que eu pratico religião sozinho, não frequento nenhum tipo de seita e pirateio livros... dificilmente comprando algum.

O que eu sei é que tem alguns aqui enriquecendo os Dawkins da vida... mas não se dão conta disso. :emoticon12:
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
Aranha
Mensagens: 6595
Registrado em: 18 Out 2005, 22:11
Gênero: Masculino
Localização: Nova York
Contato:

Mensagem por Aranha »

NadaSei escreveu:
Abmael escreveu:
- Vejo que você seria um ótimo candidato a ajudá-lo a arrecadar fundos para seu centésimo Rolls Royce se ele estivesse vivo é claro.

Abraços,

Na verdade não, visto que eu pratico religião sozinho, não frequento nenhum tipo de seita e pirateio livros... dificilmente comprando algum.

O que eu sei é que tem alguns aqui enriquecendo os Dawkins da vida... mas não se dão conta disso. :emoticon12:



- É melhor você arrumar um guru logo, a falta de direcionamento espiritual faz você ler muita merda e está destruindo seu cérebro.

- Melhor perder a grana que a sanidade... :emoticon12:

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Mensagem por NadaSei »

Abmael escreveu:- É melhor você arrumar um guru logo, a falta de direcionamento espiritual faz você ler muita merda e está destruindo seu cérebro.

- Melhor perder a grana que a sanidade... :emoticon12:

Abraços,

Eu estou bem direcionado espiritualmente e tenho um guru, o melhor de todos.
É ele que está me levando em direção a "loucura-real", a sanidade que a humanidade perdeu há tempos.
Você deveria procurar fazer o mesmo... :emoticon14:
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Trancado