Mural teísta, questionamentos... Lembrete.

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Mural teísta, questionamentos... Lembrete.

Mensagem por Fedidovisk »

Esse é para o Caro Colega.

Acauan escreveu:
Caro Colega escreveu:
Acauan escreveu:Estas escapatórias pela tangente não enfrentam o problema posto – todas as vertentes cristãs pregam que apenas uma minoria será salva, muitos chamados, poucos escolhidos. Logo, a fração da humanidade salva terá que endurecer o coração para conviver com a lembrança dos entes queridos que não o foram, passar por algum tipo de lobotomia espiritual que os faça esquecê-los ou simplesmente odiá-los pelo fato de não serem cristãos, única forma de desfrutar a tranqüilidade paradisíaca, através do dar de ombros e da frase "tiveram o que mereceram...".


... e eu ainda perco o meu tempo tentando explicar pra esse índio! :emoticon26:


Você não está tentando explicar nada, está tentando fugir da resposta a uma pergunta simples e direta: você seria feliz em um paraíso se sua filha não pudesse estar nele?

Caso responda sim, então é um pai desnaturado.
Se disser não, estará negando sua fé em um paraíso no qual seria eternamente feliz.

Como não existe outra resposta possível, seu escapismo se explica.


Caro Colega escreveu:... mas tudo bem...


Típico.

Caro Colega escreveu: Me diz uma coisa, se tu tivesse um filho ou um pai ou uma mãe que tivessem morrido no avião da Tam voce se mataria no momento em que recebesse a noticia?? ...

Tua resposta fecha a questão.


Minha resposta não fecharia questão nenhuma, pois o que fecharia a questão seria você responder diretamente o que lhe foi perguntado, coisa que não faz por preferir subterfúgios toda vez que se vê incapaz de uma resposta que não comprometa suas crenças.

Vou perguntar pela última vez:

Você seria feliz no paraíso sem sua filha?

Sim ou não.

Se não quer responder, não responda, só não me perturbe com escapatórias tolas que ofendem minha inteligência.


Eu realmente gostaria da resposta do CaroColega. Senão vamos achar que sua crença não se sustenta.

Sim ou Não ?

Esses são os para o VM.

aknatom escreveu:E eu aqui pensando, se cada um precisa pagar pelas suas causas negativas, já não adianta nada orar então! emoticon5 impresionante o otimismo do pensamento Espírita....
Alguem ai disposto a dizer pra esta mãe que já que a filha se suicidou com um tiro na cabeça, não adianta nada orar porque ela está entregue a lei do karma e que ela vai reencarnar retardada ou anencéfala pra poder quitar sua dívida com o universo? Não fujam...


Abmael escreveu:Desafio ao VideoMaker:

O Filho de dona Izoldinha era um padre pedófilo sem-vergonha, finalmente a polícia pôs as mãos no crápula que tomou uma cadeia da grossa, mas um belo dia, cansado de ser currado diariamente pelos bons rapazes que o ajudavam a cumprir seu karma, ele pulou da janela de sua cela, se arrebentou no chão do pátio e desencarnou, no momento Dona Izoldinha está inconsolável na beira do caixão lacrado de seu saudoso filhinho.

O Desafio é o seguinte:

Chegue no ouvido de dona Izoldinha e diga apenas a verdade, ou seja:
- O merda de seu filho FUDEU o perispírito dele todinho, vai reencarnar todo aleijado e vai passar a vida numa cadeira de rodas de Joysticky usando fraldão, babador e uma sonda prá fazer xixi.

- Cuméquifica agora Vídeo? - Vai ser um espírita macho ou vai arregar héin viadinho!?!?

Abraços,


O ENCOSTO escreveu:Caso 1

Espirita, você está numa aldeia de indios. Uma seca terrivel devasta a região. Uma mãe com 3 criancinhas chega até você e pede que você realize o ritual da dança da chuva para que as criancinhas não fiquem com sede e fome.

E agora? Você diz que isso não adianta?


Caso 2

Espirita, você agora está visitando seus parentes hindus lá na india. Sua prima, que é hindu, está com 2 criancinhas em estado terminal. Ela diz que precisa da sua ajuda para orar ao deus-elevante, lá no templo cheio de ratos e com uma vaca.

Ela diz que você precisa orar em voz alta pedindo a ajuda do Deus cabeça de elevante, para que as criancinhas recebam uma graça.

E agora? Você diz que esse deus não serve para nada?


Caso 3

Espirita, você tem um grande amigo. Esse seu amigo revela a você que está com um filho em estado terminal e que um pai de santo deu umas dicas ritualisticas extremamente macabras.

Ele diz a você que o Pai de Santo mandou ele procurar seu melhor amigo (que é você) pois, do contrário, o ritual não funciona e seu filho morrerá.

O ritual consiste em matar 3 sapos, cuspir na boca de 8 gatos, beber 1 litro de sangue de galinha vermelha e fumar 10 charutos.

E agora, espirita? Dirá que isso não funciona?


Enquanto essas questões permanecerem no silêncio, tenho que não terá nenhuma validade qualquer tentativa de conversão e Cia.

A msg destinada ao Caro Colega vale para todos os cristãos em geral, como o Alter-Ego.

É de grande importância para minha salvação que todas sejam esclarecidas, do contrário não só eu queimarei no fogo do inferno ou seja lá o que for, mas terão negado esclarecimento e "doutrinação"... ao invés de assumirem a ignorância quanto aos assuntos.

Talvez eu não vá para o Hell, e esses sim, visto que não possuo o conhecimento e também não escondo o que me é possível... se não responderem, não sei, darão à entender que estão omitindo informação... e sabem o lugar que vão pessoas que fazem isso com a palavra divina ?!

Avatar do usuário
JoePussy
Mensagens: 448
Registrado em: 18 Jul 2007, 14:15
Localização: Rio de Janeiro

Re.: Mural teísta, questionamentos... Lembrete.

Mensagem por JoePussy »

essas "respostas" circulares são frustrantes... pergunta-se diretamente e vem aquela resposta do 'veja bem'...

"A espécie humana não pode lidar com muita realidade." - T.S. Elliot
"A religião de uma era é o entretenimento literário da era seguinte." - Ralph W. Emerson
"A mente do homem é estruturada de tal forma que é mais suscetível à mentira do que a verdade." - Desiderius Erasmus

[center]Trabalhando que nem um burro de carga. Volto em breve! :([/center]

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Mural teísta, questionamentos... Lembrete.

Mensagem por NadaSei »

Vou responder por eles...
Acauan escreveu:Estas escapatórias pela tangente não enfrentam o problema posto – todas as vertentes cristãs pregam que apenas uma minoria será salva, muitos chamados, poucos escolhidos. Logo, a fração da humanidade salva terá que endurecer o coração para conviver com a lembrança dos entes queridos que não o foram, passar por algum tipo de lobotomia espiritual que os faça esquecê-los ou simplesmente odiá-los pelo fato de não serem cristãos, única forma de desfrutar a tranqüilidade paradisíaca, através do dar de ombros e da frase "tiveram o que mereceram...".

A saída é simples, o ser humano superaria os sentimentos, não sendo mais controlado por eles, ao invés disso, controlaria eles.
O que significa que poderia sentir amor por todos eles, sem sentir a falta dos mesmos.
Só assim funciona uma vida eterna, pois muitas pessoas deixaremos de ver para sempre, mesmo que não pela morte, por irem a outros lugares distantes de nós.
A única forma de superar todos os sofrimento, é estar no controle dos sentimentos e não ser mais levado por eles.

aknatom escreveu:E eu aqui pensando, se cada um precisa pagar pelas suas causas negativas, já não adianta nada orar então! emoticon5 impresionante o otimismo do pensamento Espírita....
Alguem ai disposto a dizer pra esta mãe que já que a filha se suicidou com um tiro na cabeça, não adianta nada orar porque ela está entregue a lei do karma e que ela vai reencarnar retardada ou anencéfala pra poder quitar sua dívida com o universo? Não fujam...

Ninguém precisa dizer isso, visto que ninguém sabe de que forma ela ser influenciada por esse karma.

Abmael escreveu:Desafio ao VideoMaker:

O Filho de dona Izoldinha era um padre pedófilo sem-vergonha, finalmente a polícia pôs as mãos no crápula que tomou uma cadeia da grossa, mas um belo dia, cansado de ser currado diariamente pelos bons rapazes que o ajudavam a cumprir seu karma, ele pulou da janela de sua cela, se arrebentou no chão do pátio e desencarnou, no momento Dona Izoldinha está inconsolável na beira do caixão lacrado de seu saudoso filhinho.

O Desafio é o seguinte:

Chegue no ouvido de dona Izoldinha e diga apenas a verdade, ou seja:
- O merda de seu filho FUDEU o perispírito dele todinho, vai reencarnar todo aleijado e vai passar a vida numa cadeira de rodas de Joysticky usando fraldão, babador e uma sonda prá fazer xixi.

- Cuméquifica agora Vídeo? - Vai ser um espírita macho ou vai arregar héin viadinho!?!?

Abraços,

O mesmo caso anterior, ninguém sabe em que condições o fulano vai reencarnar nem como vai nascer por condição desse karma adquirido.

O ENCOSTO escreveu:Caso 1

Espirita, você está numa aldeia de indios. Uma seca terrivel devasta a região. Uma mãe com 3 criancinhas chega até você e pede que você realize o ritual da dança da chuva para que as criancinhas não fiquem com sede e fome.

E agora? Você diz que isso não adianta?

Se for feito com fé e pedirmos a Deus pela chuva, talvez adiante.
Lembre-se que aquilo que pedir ao Pai com fé, será concedido.
O ENCOSTO escreveu:Caso 2

Espirita, você agora está visitando seus parentes hindus lá na india. Sua prima, que é hindu, está com 2 criancinhas em estado terminal. Ela diz que precisa da sua ajuda para orar ao deus-elevante, lá no templo cheio de ratos e com uma vaca.

Ela diz que você precisa orar em voz alta pedindo a ajuda do Deus cabeça de elevante, para que as criancinhas recebam uma graça.

E agora? Você diz que esse deus não serve para nada?

Eu entenderia que o Deus elefante é um símbolo, visto que é esse o seu significado na religião hindu, que acredita em um Deus único.
Compreenderia também, que esse Deus único é o mesmo Deus do espiritismo, então rezaria a Deus pela saúde da garota.

O ENCOSTO escreveu:Caso 3

Espirita, você tem um grande amigo. Esse seu amigo revela a você que está com um filho em estado terminal e que um pai de santo deu umas dicas ritualisticas extremamente macabras.

Ele diz a você que o Pai de Santo mandou ele procurar seu melhor amigo (que é você) pois, do contrário, o ritual não funciona e seu filho morrerá.

O ritual consiste em matar 3 sapos, cuspir na boca de 8 gatos, beber 1 litro de sangue de galinha vermelha e fumar 10 charutos.

E agora, espirita? Dirá que isso não funciona?

Eu diria que se feito com fé, pode até funcionar, mas que existe um meio melhor que é... e explicaria a forma de proceder.
O ENCOSTO escreveu:Enquanto essas questões permanecerem no silêncio, tenho que não terá nenhuma validade qualquer tentativa de conversão e Cia.

Então agora renda-se ao espiritismo. :emoticon16:
Fedidovisk escreveu:A msg destinada ao Caro Colega vale para todos os cristãos em geral, como o Alter-Ego.

É de grande importância para minha salvação que todas sejam esclarecidas, do contrário não só eu queimarei no fogo do inferno ou seja lá o que for, mas terão negado esclarecimento e "doutrinação"... ao invés de assumirem a ignorância quanto aos assuntos.

Talvez eu não vá para o Hell, e esses sim, visto que não possuo o conhecimento e também não escondo o que me é possível... se não responderem, não sei, darão à entender que estão omitindo informação... e sabem o lugar que vão pessoas que fazem isso com a palavra divina ?!

Viva, como eu respondi, estamos todos salvos!!!! :emoticon13:
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Re.: Mural teísta, questionamentos... Lembrete.

Mensagem por Fedidovisk »

Voltando para o Caro Colega... em uma situação hipotética sua filha morresse antes de ti, e no pecado sem aceitar Jesus...

Conseguiriam os teístas suportar esse peso, sem entrar em conflito com o Pai de Amor ?! :emoticon13:

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Mensagem por NadaSei »

Os próprios nomeados fugiram... :emoticon5:
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Mensagem por Fedidovisk »

NadaSei escreveu:Os próprios nomeados fugiram... :emoticon5:


Vale para qualquer "cristão". :emoticon12:

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Mensagem por NadaSei »

Fedidovisk escreveu:
NadaSei escreveu:Os próprios nomeados fugiram... :emoticon5:


Vale para qualquer "cristão". :emoticon12:

Não sou "cristão", mas a mesma resposta dada anteriormente cabe aqui.
A pessoa superar o domínio do sentimento sobre ela e passa a dominar o sentimento, sendo assim, não se sente triste pela filha.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Mural teísta, questionamentos... Lembrete.

Mensagem por Acauan »

NadaSei escreveu:Vou responder por eles...
Acauan escreveu:Estas escapatórias pela tangente não enfrentam o problema posto – todas as vertentes cristãs pregam que apenas uma minoria será salva, muitos chamados, poucos escolhidos. Logo, a fração da humanidade salva terá que endurecer o coração para conviver com a lembrança dos entes queridos que não o foram, passar por algum tipo de lobotomia espiritual que os faça esquecê-los ou simplesmente odiá-los pelo fato de não serem cristãos, única forma de desfrutar a tranqüilidade paradisíaca, através do dar de ombros e da frase "tiveram o que mereceram...".

A saída é simples, o ser humano superaria os sentimentos, não sendo mais controlado por eles, ao invés disso, controlaria eles.
O que significa que poderia sentir amor por todos eles, sem sentir a falta dos mesmos.
Só assim funciona uma vida eterna, pois muitas pessoas deixaremos de ver para sempre, mesmo que não pela morte, por irem a outros lugares distantes de nós.
A única forma de superar todos os sofrimento, é estar no controle dos sentimentos e não ser mais levado por eles.


Ou seja, sua resposta para o problema é eliminar a compaixão, pois o caso em questão é que um ente querido seu foi aniquilado (ou enviado ao inferno).

A solução, segundo você, é encontrar um meio transcedental qualquer de não ligar a mínima para as pessoas que amou e concentrar-se apenas nos prazeres que lhe foram oferecidos.

Ou seja, seu paraíso eterno é egoísmo eterno, eu me dei bem, azar dos outros e vamos deixá-los prá lá.

Belo paraíso...
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
zencem
Mensagens: 4452
Registrado em: 29 Out 2005, 19:41

Re: Mural teísta, questionamentos... Lembrete.

Mensagem por zencem »

Acauan escreveu:
NadaSei escreveu:Vou responder por eles...
Acauan escreveu:Estas escapatórias pela tangente não enfrentam o problema posto – todas as vertentes cristãs pregam que apenas uma minoria será salva, muitos chamados, poucos escolhidos. Logo, a fração da humanidade salva terá que endurecer o coração para conviver com a lembrança dos entes queridos que não o foram, passar por algum tipo de lobotomia espiritual que os faça esquecê-los ou simplesmente odiá-los pelo fato de não serem cristãos, única forma de desfrutar a tranqüilidade paradisíaca, através do dar de ombros e da frase "tiveram o que mereceram...".

A saída é simples, o ser humano superaria os sentimentos, não sendo mais controlado por eles, ao invés disso, controlaria eles.
O que significa que poderia sentir amor por todos eles, sem sentir a falta dos mesmos.
Só assim funciona uma vida eterna, pois muitas pessoas deixaremos de ver para sempre, mesmo que não pela morte, por irem a outros lugares distantes de nós.
A única forma de superar todos os sofrimento, é estar no controle dos sentimentos e não ser mais levado por eles.


Ou seja, sua resposta para o problema é eliminar a compaixão, pois o caso em questão é que um ente querido seu foi aniquilado (ou enviado ao inferno).

A solução, segundo você, é encontrar um meio transcedental qualquer de não ligar a mínima para as pessoas que amou e concentrar-se apenas nos prazeres que lhe foram oferecidos.

Ou seja, seu paraíso eterno é egoísmo eterno, eu me dei bem, azar dos outros e vamos deixá-los prá lá.

Belo paraíso...


Indio Velho!

Na eternidade, os eleitos terão eliminadas as agruras do morro acima.

Pra eles, estão reservadas só planícies ajardinadas e confortáveis descidas, ...para sempre.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Anauê!


Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".


500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:


Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Mural teísta, questionamentos... Lembrete.

Mensagem por Acauan »

zencem escreveu: Indio Velho!

Na eternidade, os eleitos terão eliminadas as agruras do morro acima.

Pra eles, estão reservadas só planícies ajardinadas e confortáveis descidas, ...para sempre.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Anauê!


ANAUÊ Abaré!

E não é só isto.
Somos seres motivados por superar nossas limitações.
Em um paraíso eterno, no qual as limitações não existem mais, ou cessam as motivações ou teríamos que ser reprogramados, como robôs que recebem upgrade.

Por exemplo, hoje fazemos nossos planos sabendo que um dia envelheceremos e morreremos, logo se demorarmos para fazer certas coisas, como um doutorado, corremos o risco de perder a oportunidade.

A partir do momento em que se tem trilhões e trilhões de anos disponíveis só para se pensar no assunto, prá que pressa...?
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Mural teísta, questionamentos... Lembrete.

Mensagem por Apo »

Acauan escreveu:
NadaSei escreveu:Vou responder por eles...
Acauan escreveu:Estas escapatórias pela tangente não enfrentam o problema posto – todas as vertentes cristãs pregam que apenas uma minoria será salva, muitos chamados, poucos escolhidos. Logo, a fração da humanidade salva terá que endurecer o coração para conviver com a lembrança dos entes queridos que não o foram, passar por algum tipo de lobotomia espiritual que os faça esquecê-los ou simplesmente odiá-los pelo fato de não serem cristãos, única forma de desfrutar a tranqüilidade paradisíaca, através do dar de ombros e da frase "tiveram o que mereceram...".

A saída é simples, o ser humano superaria os sentimentos, não sendo mais controlado por eles, ao invés disso, controlaria eles.
O que significa que poderia sentir amor por todos eles, sem sentir a falta dos mesmos.
Só assim funciona uma vida eterna, pois muitas pessoas deixaremos de ver para sempre, mesmo que não pela morte, por irem a outros lugares distantes de nós.
A única forma de superar todos os sofrimento, é estar no controle dos sentimentos e não ser mais levado por eles.


Ou seja, sua resposta para o problema é eliminar a compaixão, pois o caso em questão é que um ente querido seu foi aniquilado (ou enviado ao inferno).

A solução, segundo você, é encontrar um meio transcedental qualquer de não ligar a mínima para as pessoas que amou e concentrar-se apenas nos prazeres que lhe foram oferecidos.

Ou seja, seu paraíso eterno é egoísmo eterno, eu me dei bem, azar dos outros e vamos deixá-los prá lá.

Belo paraíso...


A-HÁÁ!!! Eis a tal ILUMINAÇÃO de que o NadaSei tant fala e pela qual ele aguarda. Agora ficou claro para mim. :emoticon16: :emoticon3:
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re.: Mural teísta, questionamentos... Lembrete.

Mensagem por Apo »

Relaxem...o NadaSei é genuíno. Mais verdadeiro que isto é impossível.
Imagem

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Re.: Mural teísta, questionamentos... Lembrete.

Mensagem por Fedidovisk »

Enquanto não for devidamente respondida a proposta em questão, eu me recuso a considerar qualquer post do "Caro Colega", se ele não é capaz de responder uma simples pergunta da crença dele, também não é niguem para vir aqui tentanto converter meio forum e criticar o ateísmo.

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Mural teísta, questionamentos... Lembrete.

Mensagem por NadaSei »

Acauan escreveu:Ou seja, sua resposta para o problema é eliminar a compaixão, pois o caso em questão é que um ente querido seu foi aniquilado (ou enviado ao inferno).

A solução, segundo você, é encontrar um meio transcedental qualquer de não ligar a mínima para as pessoas que amou e concentrar-se apenas nos prazeres que lhe foram oferecidos.

Ou seja, seu paraíso eterno é egoísmo eterno, eu me dei bem, azar dos outros e vamos deixá-los prá lá.

Belo paraíso...

A pessoa teria compaixão e amor, mas respeitaria a escolha individual do ente querido, diferenciando compaixão de "pena", pois a compaixão não faz sofrer, ela tem uma boa dose de indiferença, sem ser egoísta.

É claro que... eu apenas fiz o papel de advogado do Diabo aqui, visto que o inferno não é um lugar de castigo eterno, sendo essa visão de alguns cristãos uma distorção dele.
O inferno é um estado mental, bem como um lugar físico aqui mesmo na terra, sendo que já estamos nele e devemos buscar troca-lo pelo reino dos céus... O inferno é justamente o local de aprendizado que nos permite alcançar o reino dos céus, em vida, não após a morte.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Mensagem por Acauan »

NadaSei escreveu:A pessoa teria compaixão e amor, mas respeitaria a escolha individual do ente querido, diferenciando compaixão de "pena", pois a compaixão não faz sofrer, ela tem uma boa dose de indiferença, sem ser egoísta.


E com que fundamentos você afirma que tal opção pela "boa dose de indiferença" não é egoísta?

Tomemos a crença mais comum entre os cristãos, que é a do inferno eterno.
Um ente querido seu está sendo torturado por toda a eternidade, você simplesmente não liga a mínima para que assim possa aproveitar melhor as benesses do paraíso, chama isto de "respeito à escolha individual" para tentar livrar a cara e ainda decreta, por própria conta, que não está sendo egoísta.
A verdade é que além de egoísta está sendo hipócrita e cara de pau.

E de onde você tirou esta pérola: "compaixão não faz sofrer"?
A própria definição de compaixão remete à capacidade de condoer-se com a dor alheia, sem o que a compaixão seria apenas um sentimento cosmético, sem qualquer valor humano.


NadaSei escreveu:É claro que... eu apenas fiz o papel de advogado do Diabo aqui, visto que o inferno não é um lugar de castigo eterno, sendo essa visão de alguns cristãos uma distorção dele.


O Inferno é objeto de estudo da Teologia. Argumentar fora dela para dar palpites sobre o que o tal seria ou não é como tentar definir uma doença usando terminologia matemática e não médica.

NadaSei escreveu:O inferno é um estado mental, bem como um lugar físico aqui mesmo na terra, sendo que já estamos nele e devemos buscar troca-lo pelo reino dos céus... O inferno é justamente o local de aprendizado que nos permite alcançar o reino dos céus, em vida, não após a morte.


E você tirou isto de onde?
Os religiosos pelo menos se fundamentam em uma mitologia antiga riquíssima em significados simbólicos.
Sem este fundamento o que temos é a religiosidade self-service da Nova Era, que tem todos os defeitos da religião tradicional e nenhuma das virtudes.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
aknatom
Mensagens: 3071
Registrado em: 25 Out 2005, 13:10
Gênero: Masculino

Re.: Mural teísta, questionamentos... Lembrete.

Mensagem por aknatom »

Queria saber de que ensinamento religioso o NadaSei tirou isso.
Do budismo sei que não foi porque quando Sakyamuni estava próximo dos seus 80 anos, morreu Mahakashyapa, um de seus principais discípulos, e o Buda sofreu bastante com isso... mas, sei lá, pode ter sido na quimbanda senegalesa ou então de um sábio do camdomblé caboclo da nova guiné... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Mensagem por NadaSei »

Acauan escreveu:E com que fundamentos você afirma que tal opção pela "boa dose de indiferença" não é egoísta?

Não é egoísta por não ser fruto do "ego".
Mesmo o "querer" o bem ao próximo é fruto do ego, é o nosso querer individual que tem prazer pessoal ao observar o prazer do outro.
Acauan escreveu:
Tomemos a crença mais comum entre os cristãos, que é a do inferno eterno.
Um ente querido seu está sendo torturado por toda a eternidade, você simplesmente não liga a mínima para que assim possa aproveitar melhor as benesses do paraíso, chama isto de "respeito à escolha individual" para tentar livrar a cara e ainda decreta, por própria conta, que não está sendo egoísta.
A verdade é que além de egoísta está sendo hipócrita e cara de pau.

Não é egoísta por não se deixar entristecer pelo querer individual.
Aquilo que eu gostaria egoisticamente não é satisfeito, mas isso não me afeta por eu não me deixar levar pelo ego, respeitando assim a vontade de Deus e aceitando sua justa decisão com completa confiança, sem questiona-lo.
É o abandono do querer individual e a entrega completa a vontade de Deus.
Acauan escreveu:
E de onde você tirou esta pérola: "compaixão não faz sofrer"?
A própria definição de compaixão remete à capacidade de condoer-se com a dor alheia, sem o que a compaixão seria apenas um sentimento cosmético, sem qualquer valor humano.

Você descreveu a "pena", é ela quem nos colocar no lugar do outro e nos faz sentir auto comiseração, então espelhamos o nosso próprio sentimento de coitadinho no outro.
A compaixão apenas nos permite entender a situação dos outros, mas não nos deixa ser atingido por isso.
Eu posso olhar um escravo a trabalhando duramente e saber o que essa situação representa, no entanto, não encaro ele como um coitadinho. Eu até gostaria que ele estivesse em uma situação melhor, mas não sofro por ele.
Acauan escreveu:
O Inferno é objeto de estudo da Teologia. Argumentar fora dela para dar palpites sobre o que o tal seria ou não é como tentar definir uma doença usando terminologia matemática e não médica.


O inferno é objeto de estudo da religião, não apenas da judaico-cristã, mas da "religião" universal, que trata da mesma verdade universal sobre a qual todas as outras religiões estão falando, a mesma verdade universal discutida por yoguis, místicos e ocultistas.
Acauan escreveu:
E você tirou isto de onde?
Os religiosos pelo menos se fundamentam em uma mitologia antiga riquíssima em significados simbólicos.
Sem este fundamento o que temos é a religiosidade self-service da Nova Era, que tem todos os defeitos da religião tradicional e nenhuma das virtudes.

Tirei isso da religião, incluindo o cristianismo.
O cristianismo é ambíguo a esse respeito, mas permite que o inferno seja analisado com base no seu oposto, o "reino dos céus" que não tem nada de incerto, bem como com base em outros pontos de sua teologia.
Outras religiões, também são uma boa forma de se compreender isso, visto que tratam sobre o mesmo tema.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Re.: Mural teísta, questionamentos... Lembrete.

Mensagem por NadaSei »

aknatom escreveu:Queria saber de que ensinamento religioso o NadaSei tirou isso.
Do budismo sei que não foi porque quando Sakyamuni estava próximo dos seus 80 anos, morreu Mahakashyapa, um de seus principais discípulos, e o Buda sofreu bastante com isso... mas, sei lá, pode ter sido na quimbanda senegalesa ou então de um sábio do camdomblé caboclo da nova guiné... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Quem morreu foi o Buda Shakyamuni, sendo que o discípulo Mahakashyapa é quem ficou triste e sofreu bastante.

Depois, tenha cuidado ao interpretar estórinhas budistas, pois como no cristianismo, elas também são em muitos casos alegóricas.
O estado budico é justamente o estado onde superamos o sofrimento, essa é a base das quatro nobres verdades budistas, o fim do sofrimento.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Mensagem por Acauan »

NadaSei escreveu:
Acauan escreveu:E com que fundamentos você afirma que tal opção pela "boa dose de indiferença" não é egoísta?


Não é egoísta por não ser fruto do "ego".
Mesmo o "querer" o bem ao próximo é fruto do ego, é o nosso querer individual que tem prazer pessoal ao observar o prazer do outro.


Isto não passa de jogo de palavras que não faz sentido algum em si mesmo, apenas desvia a discussão da situação real posta para uma etimologia inventada especialmente para a ocasião.
Tornar-se indiferente àqueles que amou apenas para melhor desfrutar de prazeres disponíveis é egoísmo por definição e não há como negar isto apenas destacando um prefixo do termo.


NadaSei escreveu:
Acauan escreveu:Tomemos a crença mais comum entre os cristãos, que é a do inferno eterno.
Um ente querido seu está sendo torturado por toda a eternidade, você simplesmente não liga a mínima para que assim possa aproveitar melhor as benesses do paraíso, chama isto de "respeito à escolha individual" para tentar livrar a cara e ainda decreta, por própria conta, que não está sendo egoísta.
A verdade é que além de egoísta está sendo hipócrita e cara de pau.


Não é egoísta por não se deixar entristecer pelo querer individual.
Aquilo que eu gostaria egoisticamente não é satisfeito, mas isso não me afeta por eu não me deixar levar pelo ego, respeitando assim a vontade de Deus e aceitando sua justa decisão com completa confiança, sem questiona-lo.
É o abandono do querer individual e a entrega completa a vontade de Deus.


E quem decide o que é a vontade de Deus, você?
A única coisa que faz algum sentido neste emaranhado de definições criadas especificamente para satisfazer as conveniências que defende é o descarado relativismo semântico na qual se baseia, ou seja, achar que se pode mudar a realidade atribuindo novos significados às palavras.
Pior ainda é decretar com base em suas próprias opiniões que seguir suas opiniões é entregar-se a vontade de Deus, coisa da qual só poderia ter certeza se o próprio o houvesse informado disto, coisa da qual, particularmente, duvido.



NadaSei escreveu:
Acauan escreveu: E de onde você tirou esta pérola: "compaixão não faz sofrer"?
A própria definição de compaixão remete à capacidade de condoer-se com a dor alheia, sem o que a compaixão seria apenas um sentimento cosmético, sem qualquer valor humano.


Você descreveu a "pena", é ela quem nos colocar no lugar do outro e nos faz sentir auto comiseração, então espelhamos o nosso próprio sentimento de coitadinho no outro.
A compaixão apenas nos permite entender a situação dos outros, mas não nos deixa ser atingido por isso.
Eu posso olhar um escravo a trabalhando duramente e saber o que essa situação representa, no entanto, não encaro ele como um coitadinho. Eu até gostaria que ele estivesse em uma situação melhor, mas não sofro por ele.


Você insiste em querer dar às palavras o significado que lhe interessa no momento.

Eu descrevi "compaixão" com base na acepção dada pelo Houaiss e no uso mais cotidiano do termo:


Dicionário HOUAISS escreveu:COMPAIXÃO

Datação: sXIV cf. IVPM

Acepções
substantivo feminino
sentimento piedoso de simpatia para com a tragédia pessoal de outrem, acompanhado do desejo de minorá-la; participação espiritual na infelicidade alheia que suscita um impulso altruísta de ternura para com o sofredor

Etimologia
lat. compassìo,ónis 'sofrimento comum, comunidade de sentimentos, opiniões comuns, simpatia'; ver 2pass-; f.hist. sXIV compaxom, sXIV cõpaixoes, sXV compaixão, sXV compasiom, sXV compassom


Ou seja, meu entendimento do conceito reflete o entendimento dado a ele nos últimos seiscentos anos. E o teu entendimento, vem de onde?

E aquela história do escravo é apenas um jeito manhoso para tentar dar significado filosófico ao "não tô nem aí com você", tentativa esta que não convence ninguém.



NadaSei escreveu:
Acauan escreveu: O Inferno é objeto de estudo da Teologia. Argumentar fora dela para dar palpites sobre o que o tal seria ou não é como tentar definir uma doença usando terminologia matemática e não médica.


O inferno é objeto de estudo da religião, não apenas da judaico-cristã, mas da "religião" universal, que trata da mesma verdade universal sobre a qual todas as outras religiões estão falando, a mesma verdade universal discutida por yoguis, místicos e ocultistas.


Quando falo de teologia me refiro a um conjunto de obras históricas-filosóficas, editadas e organizadas, que dão continuidade metódica à interpretação de questões religiosas específicas e gerais.
Verdades universais discutidas por yoguir, místicos e ocultistas têm a consistência intelectual de um pudim de gelatina, analogamente falando.


NadaSei escreveu:
Acauan escreveu:E você tirou isto de onde?
Os religiosos pelo menos se fundamentam em uma mitologia antiga riquíssima em significados simbólicos.
Sem este fundamento o que temos é a religiosidade self-service da Nova Era, que tem todos os defeitos da religião tradicional e nenhuma das virtudes.


Tirei isso da religião, incluindo o cristianismo.
O cristianismo é ambíguo a esse respeito, mas permite que o inferno seja analisado com base no seu oposto, o "reino dos céus" que não tem nada de incerto, bem como com base em outros pontos de sua teologia.
Outras religiões, também são uma boa forma de se compreender isso, visto que tratam sobre o mesmo tema.


Do cristianismo é que não foi, pois a posição oficial da Santa Sé claramente explícita no Catecismo Católico define o inferno como um lugar de condenação, não como um estado mental. Protestantes, com exceção dos aniquilacionistas e algumas pouquíssimas vertentes liberais, mantém em maior ou menor grau a crença no lago de fogo onde o verme que o rói nunca morre etc.

E o cristianismo não é ambíguo a respeito coisa nenhuma, desde que você consulte as fontes teológicas certas, de Santo Agostinho a Bento XVI para os católicos e os versículos bíblicos referentes, para a interpretação protestante, quase sempre literal.

O inferno é parte essencial da doutrina cristã que posiciona o homem no centro de extremos e opostos entre os quais deve conviver e fazer suas escolhas, espírito e carne, natural e divino, individualidade e coletividade e, claro, Céu e Inferno.
As interpretações ou descrições podem variar conforme a época, mas o Inferno se inclui na própria natureza do cristianismo de ser uma religião que prega a salvação da alma pela escolha individual, logo se há uma salvação a ser escolhida, deve haver um oposto para quem opta por não escolhê-la.

Esta concepção é exclusiva do Cristianismo, ainda assim excluindo o Calvinismo predestinista, segundo o qual a escolha individual humana não existe.
O inferno tem concepção totalmente diferente do Islã, apesar de descrito em termos análogos ao inferno cristão e só pode sair abobrinha de se tentar correlacionar o inferno cristão com religiões orientais, animistas ou tribais.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Alter-ego
Mensagens: 8329
Registrado em: 25 Out 2005, 16:42
Gênero: Masculino

Re: Mural teísta, questionamentos... Lembrete.

Mensagem por Alter-ego »

Acauan escreveu:uma pergunta simples e direta: você seria feliz em um paraíso se sua filha não pudesse estar nele?

Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu E A TUA CASA.
"Noite escura agora é manhã..."

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Mural teísta, questionamentos... Lembrete.

Mensagem por Acauan »

Alter-ego escreveu:
Acauan escreveu:uma pergunta simples e direta: você seria feliz em um paraíso se sua filha não pudesse estar nele?

Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu E A TUA CASA.


A salvação individual é um dos pilares do Cristianismo, não force a barra com esta interpretação prá lá de conveniente.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Alter-ego
Mensagens: 8329
Registrado em: 25 Out 2005, 16:42
Gênero: Masculino

Re: Mural teísta, questionamentos... Lembrete.

Mensagem por Alter-ego »

Acauan escreveu:
Alter-ego escreveu:
Acauan escreveu:uma pergunta simples e direta: você seria feliz em um paraíso se sua filha não pudesse estar nele?

Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu E A TUA CASA.


A salvação individual é um dos pilares do Cristianismo, não force a barra com esta interpretação prá lá de conveniente.

Do protestantismo, você quer dizer...
"Noite escura agora é manhã..."

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Mural teísta, questionamentos... Lembrete.

Mensagem por Acauan »

Alter-ego escreveu:Do protestantismo, você quer dizer...


Não venha com este papo furado para cima de mim.

Ou você está dizendo que a Igreja defende que um católico que morra em pecado mortal se salva só porque os pais eram católicos?

A identificação da individualidade é praticamente uma invenção cristã, atrelada à idéia de salvação individual.

Não me venha sugerir que existe salvação coletiva, de qualquer tipo, no cristianismo.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Alter-ego
Mensagens: 8329
Registrado em: 25 Out 2005, 16:42
Gênero: Masculino

Re: Mural teísta, questionamentos... Lembrete.

Mensagem por Alter-ego »

Acauan escreveu:
Alter-ego escreveu:Do protestantismo, você quer dizer...


Não venha com este papo furado para cima de mim.

Ou você está dizendo que a Igreja defende que um católico que morra em pecado mortal se salva só porque os pais eram católicos?

A identificação da individualidade é praticamente uma invenção cristã, atrelada à idéia de salvação individual.

Não me venha sugerir que existe salvação coletiva, de qualquer tipo, no cristianismo.

Não é bem salvação coletiva que estou defendendo.
Mas a idéia de que Jesus visou de tal forma que vivessemos em plenitude, que providenciou ATÉ para que tivessemos uma Igreja como sinal visível da Fé, ao invés de apenas crermos, lermos a Bíblia e rezarmos sozinhos.
Uma boa expressão da sentença de Atos é Mônica, que creu e salvou-se junto com seu filho Agostinho.

Abraços
"Noite escura agora é manhã..."

Avatar do usuário
O ENCOSTO
Mensagens: 16434
Registrado em: 02 Nov 2005, 14:21
Localização: Ohio - Texas (USA)
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

O Walter Igor é da RCC. Ele abandonou a Igreja Católica ha muito tempo.
O ENCOSTO


http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Trancado