Um videomaker no orkut

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Jack Torrance
Mensagens: 4488
Registrado em: 30 Out 2005, 16:56
Gênero: Masculino
Localização: São José do Rio Preto/SP
Contato:

Um videomaker no orkut

Mensagem por Jack Torrance »

Galera, olha que coisa horrorosa. PQP! Faz o videomaker parecer amador. O cara não responde nada nos tópicos, foge na cara-de-pau, mas escreve como se fosse um poeta. Dêem uma olhada (o nome da figura é Ernandes, uma verdadeira piada):

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm= ... 92&start=1

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm= ... 6060817066

Avatar do usuário
Lg
Mensagens: 57
Registrado em: 07 Jul 2007, 17:37

Re.: Um videomaker no orkut

Mensagem por Lg »

aeuhaeuhaeuhaeuae...

nao deixa o videomaker ver isso... pelo bem do RV!

Avatar do usuário
Fabi
Mensagens: 1026
Registrado em: 05 Mar 2007, 02:49
Gênero: Feminino

Re.: Um videomaker no orkut

Mensagem por Fabi »

nossa...outra porta....será que os dois vieram da mesma árvore?
Imagem

Avatar do usuário
JoePussy
Mensagens: 448
Registrado em: 18 Jul 2007, 14:15
Localização: Rio de Janeiro

Re.: Um videomaker no orkut

Mensagem por JoePussy »

Detalhes da personalidade do cidadão:

1. vejam as fotos. Temos uma dele com Chico Xavier, outra de um padre, professor de teologia dele.
2. nas fotos, ele mostra um gato na frente de um monte de cães e escreve: "Lembrando ainda que:Não há fé inabalável senão aquela que pode encarar a razão face a face,em todas as épocas da Humanidade.".
3. algumas comunidades do dito cujo: Terapeuta Holístico, Homeopatia Curso da UFV em BM, Parapsicologia, Teosofia e Esoterismo, Florais e Terapias Holísticas, Chico Xavier, Iridologia, Homeopatia, Eu Sou Espírita, As Contradições da Bíblia, Eu Sou Gostoso, Debate Católicos e Evangélicos, A Lógica da Reencarnação, Sou Contra o Ato Médico, Creio na Doutrina Espírita, Saúde e Espírito, Homeopatia Metafísica, Terapeutas Naturalistas, Homeopatia Direito de Todos
4. no perfil pessoal, se define: "gostosão". Outras pérolas: "cinco coisas sem as quais não consigo viver:
saúde, familia,amizade , sexo e mulherada boa ao meu lado dia e noite noite e dia.", "no meu quarto, você encontra: muito afeto."

sem contar a resposta ao Eu Não Acredito em Homeopatia, q foi flórida: "Ernandes
Cada objeção acima é uma carniça velha,ja refutada por centenas de vezes.No entando como carniça,não deixa de ser um prato suculento para a urubuzada,mesmo sendo um prato requentado.Não,não ,nada de novo.Vendo o título pensei ser um trovão,mas ao conferir constatei que é a penas a tosse de um gripado que não pode perceber o cheiro da carniça velha. "

Pergunta: esse Giuliano faz parte do RV ? Ilovefoxes está lá tbm :)

"A espécie humana não pode lidar com muita realidade." - T.S. Elliot
"A religião de uma era é o entretenimento literário da era seguinte." - Ralph W. Emerson
"A mente do homem é estruturada de tal forma que é mais suscetível à mentira do que a verdade." - Desiderius Erasmus

[center]Trabalhando que nem um burro de carga. Volto em breve! :([/center]

Avatar do usuário
Jack Torrance
Mensagens: 4488
Registrado em: 30 Out 2005, 16:56
Gênero: Masculino
Localização: São José do Rio Preto/SP
Contato:

Re: Re.: Um videomaker no orkut

Mensagem por Jack Torrance »

JoePussy escreveu:Pergunta: esse Giuliano faz parte do RV ? Ilovefoxes está lá tbm :)


O Giuliano não, mas o Moisés de lá sou eu. :emoticon16:

Avatar do usuário
Ilovefoxes
Mensagens: 1802
Registrado em: 20 Fev 2007, 15:44
Gênero: Masculino

Re.: Um videomaker no orkut

Mensagem por Ilovefoxes »

ele mostra um gato na frente de um monte de cães (...) encarar a razão
...

Puxando já para o off-topic: já que é sobre Orkut, pararam para pesquisas "quântica"?
"Cura Quântica-Conscienciologia", "FISICA QUANTICA, LIBERTE-NOS!!" (é, a descrição confirma que é isso mesmo que você pensou que seria uma bobagem)...

Avatar do usuário
JoePussy
Mensagens: 448
Registrado em: 18 Jul 2007, 14:15
Localização: Rio de Janeiro

Re.: Um videomaker no orkut

Mensagem por JoePussy »

E tu ganhou um poema em sua homenagem, olha que honra:

" Ernandes
Em torno da carniça acima,podemos ver aqui um novo Moisés que surge do nada,ou melhor,das águas turvas das elucubrações científicas,hoje carniça requentada nas mãos tremulas do Giuliano.
O Moisés da biblia era bem esperto,pois que atribuia suas mazelas a divindade.Vejamos se este novo Moisés,em torno desta carniça acima requentada,não seja inferior na sinceridade.
"

gostei das fotos do seu perfil, peguei a tirinha do cascão e estou passando pra frente :)

"A espécie humana não pode lidar com muita realidade." - T.S. Elliot
"A religião de uma era é o entretenimento literário da era seguinte." - Ralph W. Emerson
"A mente do homem é estruturada de tal forma que é mais suscetível à mentira do que a verdade." - Desiderius Erasmus

[center]Trabalhando que nem um burro de carga. Volto em breve! :([/center]

Avatar do usuário
JoePussy
Mensagens: 448
Registrado em: 18 Jul 2007, 14:15
Localização: Rio de Janeiro

Quantum pra lá e pra cá!

Mensagem por JoePussy »

Ilovefoxes,

essa porcaria que nego faz de associar quantum, quanta, quântica ou quântico nas teorias é irritante! Tenho um amigo deísta que diz que idéias de religião são ultrapassadas, são baboseiras e etc. Mas qqer coisa q ele veja com nome pseudocientífico, ele compra e passar a propagar. Ele me deu um pdf pra ler, algo como quantum psychology, que era um lixo do início ao fim - isto é, até a página q consegui ler, por volta da 50.

veja títulos da amazon:

  • Quantum Success: The Astounding Science of Wealth and Happiness by Sandra Anne Taylor
  • The Physics of Consciousness: The Quantum Mind and the Meaning of Life by Evan Harris Walker
  • Quantum-Touch: The Power to Heal (Third Edition) by Richard Gordon and C. Shealy
  • Quantum Healing by Deepak Chopra
  • Supercharging Quantum Touch: Advanced Techniques by Alain Herriott and Richard Gordon
  • The Quantum Doctor: A Physicist's Guide to Health and Healing by Amit Goswami
  • The Quantum and the Lotus: A Journey to the Frontiers Where Science and Buddhism Meet by Matthieu Ricard and Trinh Xuan Thuan
  • Dr. Quantum's Little Book Of Big Ideas: Where Science Meets Spirit by Fred Alan Wolf
  • Quantum Theology, Revised Edition: Spiritual Implications of the New Physics by Diarmuid O'Murchu
  • Quantum Change Made Easy: Breakthroughs In Personal Transformation, Self-healing and Achieving the Best of Who You Are (Resonance Repatterning Books) by Chloe Faith Wordsworth and Gail Noble Glanville
  • Quantum Questions: Mystical Writings of the World's Great Physicists by Ken Wilber
  • Playing the Quantum Field : How Changing Your Choices Can Change Your Life by Brenda Anderson

Ao todo, são 7.798 livros com a palavra quantum E que estão classificados como Religião e Espiritualidade.

Nota: julguei os livros pela classificação e pelo título. concordo que posso estar cometendo aqui algum erro de julgamento, mas acredito que todos esses livros contenham pseudociência da mais pura qualidade.
A receita é:
1. pense numa idéia espiritual pra vender livros.
2. ache ou invente teorias físicas, de preferência em livros esotéricos, que ajudem a sustentar sua idéia espiritual.
3. pense num título bem bacana e atual pra seu livro e q dê a impressão de ser bem científico.
4. uma capa maneira e bingo, grana!

"A espécie humana não pode lidar com muita realidade." - T.S. Elliot
"A religião de uma era é o entretenimento literário da era seguinte." - Ralph W. Emerson
"A mente do homem é estruturada de tal forma que é mais suscetível à mentira do que a verdade." - Desiderius Erasmus

[center]Trabalhando que nem um burro de carga. Volto em breve! :([/center]

Avatar do usuário
Judas
Mensagens: 3171
Registrado em: 17 Mai 2007, 11:03
Localização: Belo Horizonte

Re.: Um videomaker no orkut

Mensagem por Judas »

Putz... outra porta :emoticon12:
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Mensagem por salgueiro »



Pelo menos, o Amit Goswami, é da área :emoticon12:


Bjs



Avatar do usuário
JoePussy
Mensagens: 448
Registrado em: 18 Jul 2007, 14:15
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por JoePussy »

salgueiro escreveu:
Pelo menos, o Amit Goswami, é da área :emoticon12:
Bjs


verdade.
pra quem se interessar, aqui está um resumo do cidadão: http://pt.wikipedia.org/wiki/Amit_Goswami

Destaco:

Amit Goswami, físico, doutorado em física quântica, nasceu na Índia, filho de um guru hinduísta. Foi pesquisador e professor titular de fisica teórica da Universidade de Oregon, nos EUA, por 32 anos a partir de 1968.

Após um período de crise na carreira, mudou seu foco de pesquisa para cosmologia quântica e aplicações da mecânica quântica ao problema da relação mente-corpo. Publicou o polêmico livro A Física da Alma. Alia em seu trabalho o conhecimento de tradições místicas com exploração científica, buscando unificar espiritualidade e física quântica.


Foi materialista dos 14 aos 45 anos de idade, mas a impossibilidade de conciliar o problema da consciência com o fato de que tudo (inclusive a consciência, na concepção da ciência materialista) provém do colapso da onda de possibilidades o levou à meditação e à busca da conciliação da ciência com a noção oriental de consciência.

Partindo de princípios da física quântica como o movimento descontínuo, a não-localidade e a causalidade descendente (a necessidade do observador para o colapso da onda de possibilidade em realidade), Goswami amplia teoricamente essa visão e a aplica a vários domínios da realidade.

Assim, esboça uma proposta de estudo da evolução das espécies em saltos, baseando-se nas lacunas dos achados fósseis entre as espécies conhecidas. A explicação para essas lacunas estaria na necessidade de que se acumulassem mutações em quantidade e qualidade suficientes para que uma nova espécie possível colpasasse a partir das possibilidades internas acumuladas.

No estudo da mente, afirma a impossibilidade da consciência como epifenômeno da matéria, porque neste caso ela não poderia ser causativa. A consciência a que se refere Goswami não é, claramente, a individual, que ele considera na linha da tradição filosófica hindu como uma ilusão criada pela história pessoal. A consciência, como a mente, são um todo - por este motivo é que existe apenas uma razão, uma matemática.


na minha modesta opinião, psico-baboseira-quântica...

"A espécie humana não pode lidar com muita realidade." - T.S. Elliot
"A religião de uma era é o entretenimento literário da era seguinte." - Ralph W. Emerson
"A mente do homem é estruturada de tal forma que é mais suscetível à mentira do que a verdade." - Desiderius Erasmus

[center]Trabalhando que nem um burro de carga. Volto em breve! :([/center]

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Mensagem por salgueiro »



Está bem melhor do que eu. Não consigo nem entender um mínimo para formar opinião :emoticon8:


Bjs


Avatar do usuário
JoePussy
Mensagens: 448
Registrado em: 18 Jul 2007, 14:15
Localização: Rio de Janeiro

Re.: Um videomaker no orkut

Mensagem por JoePussy »

um princípio para se usar como base (não como lei, mas como base): física quântica lida com partículas sub-atômicas, ou seja, para as entidades físicas que existem dentro do átomo.

Como vc pode imaginar, lidar com partículas sub-atômicas envolve dimensões físicas mto pequenas, bilionésimos de metro. E, nesse mundo elementar, surgem situações mto estranhas, devido ao pequeno tamanho das partículas e sua carga de energia, entre outros fatores. A física quântica é a tentativa da ciência em tentar entender esse mundo pequeno.

Acontecem fenômenos lá que são inexplicáveis sem a FQ. E os malucos de plantão insistem que, se lá acontece isso, no mundo macrocósmico, ou seja, o mundo fora do átomo, essas mesmas leis continuam valendo!

A FQ tem pelo menos um século ainda de pesquisas e desenvolvimento para resolver alguns problemas teóricos, mas nenhum deles diz que se pode extrapolar os fenômenos sub-atõmicos para a realidade do dia-a-dia.

Mas eu sou tão leigo qto vc, então não estou em posição de afirmar nada. Só te passo as noções que tenho. De repente, podemos ambos comprar este livro: http://divirta-se.correioweb.com.br/liv ... odigo=1033

E depois dizemos o q achamos no fórum :)

"A espécie humana não pode lidar com muita realidade." - T.S. Elliot
"A religião de uma era é o entretenimento literário da era seguinte." - Ralph W. Emerson
"A mente do homem é estruturada de tal forma que é mais suscetível à mentira do que a verdade." - Desiderius Erasmus

[center]Trabalhando que nem um burro de carga. Volto em breve! :([/center]

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Mensagem por salgueiro »



Aqui no fórum, vc encontra muito material. O Fayman entende do assunto e a didática dele é muito boa. A dificudade é minha, parei na física aplicada à arquitetura, nos anos oitenta do século passado :emoticon16: . Travei


Bjs


Avatar do usuário
JoePussy
Mensagens: 448
Registrado em: 18 Jul 2007, 14:15
Localização: Rio de Janeiro

Re.: Um videomaker no orkut

Mensagem por JoePussy »

O Ilovefoxes pegou a "análise" que fiz do novo VM e colocou no debate sobre a homeopatia que eles estavam travando, onde o Jack resolveu usar de ironia poética para ver se consegue dobrar a porta pra q ela lhe responda de forma simples e clara.

O camarada então respondeu ao Ilovefoxes, a respeito da crítica superficial q fiz ao perfil dele:


Ernandes
Observemos acima a nova modalidade para se avaliar uma pesonalidade,é criação do cientista Ilovefoxees.Este método é tambem o que ele usa para denegrir a imagem da homeopatia.Para não perder seu costume de copiar artigos de carniça, ele agora tendo esgotado sua fonte,vira se sobre o perfil acima e pretende ver nele a carniça com que ele lida continuamente,é o tal negócio, por onde passa o bode passa a catinga.Coisas própria do vício,nada mais.É só para não perder o treino que o valente homem possui e dele não abra mão.Não queira imita-lo,esta prerrogativa e descoberta científica é dele.É um mundo novo cheio de abismos e escuridão,só ele com a laterna da sua inteligencia consegue penetar nesses mundos.


"A espécie humana não pode lidar com muita realidade." - T.S. Elliot
"A religião de uma era é o entretenimento literário da era seguinte." - Ralph W. Emerson
"A mente do homem é estruturada de tal forma que é mais suscetível à mentira do que a verdade." - Desiderius Erasmus

[center]Trabalhando que nem um burro de carga. Volto em breve! :([/center]

Avatar do usuário
aknatom
Mensagens: 3071
Registrado em: 25 Out 2005, 13:10
Gênero: Masculino

Re: Re.: Um videomaker no orkut

Mensagem por aknatom »

JoePussy escreveu:um princípio para se usar como base (não como lei, mas como base): física quântica lida com partículas sub-atômicas, ou seja, para as entidades físicas que existem dentro do átomo.

Como vc pode imaginar, lidar com partículas sub-atômicas envolve dimensões físicas mto pequenas, bilionésimos de metro. E, nesse mundo elementar, surgem situações mto estranhas, devido ao pequeno tamanho das partículas e sua carga de energia, entre outros fatores. A física quântica é a tentativa da ciência em tentar entender esse mundo pequeno.

Acontecem fenômenos lá que são inexplicáveis sem a FQ. E os malucos de plantão insistem que, se lá acontece isso, no mundo macrocósmico, ou seja, o mundo fora do átomo, essas mesmas leis continuam valendo!

A FQ tem pelo menos um século ainda de pesquisas e desenvolvimento para resolver alguns problemas teóricos, mas nenhum deles diz que se pode extrapolar os fenômenos sub-atõmicos para a realidade do dia-a-dia.

Mas eu sou tão leigo qto vc, então não estou em posição de afirmar nada. Só te passo as noções que tenho. De repente, podemos ambos comprar este livro: http://divirta-se.correioweb.com.br/liv ... odigo=1033

E depois dizemos o q achamos no fórum :)


Tem no PDL... vou ler também. Valeu Zé B... ui.. quase... Joe. :emoticon16:
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Avatar do usuário
Ilovefoxes
Mensagens: 1802
Registrado em: 20 Fev 2007, 15:44
Gênero: Masculino

Re.: Um videomaker no orkut

Mensagem por Ilovefoxes »

É moda ter "quântico" no meio.
Imagino que 90% dos espíritas "quânticos" não saberiam responder o que significa física quântica.

Algumas bestas líderes espirituais entenderam totalmente errado o princípio da probabilidade, e saiu por aí vomitam ou charlatiando suas conclusões. E todos abraçaram a idéia que uma ultra-distorção pareceria que tem algo a ver o nome de uma ciência no meio de tudo...

Avatar do usuário
JoePussy
Mensagens: 448
Registrado em: 18 Jul 2007, 14:15
Localização: Rio de Janeiro

Re: Re.: Um videomaker no orkut

Mensagem por JoePussy »

aknatom escreveu:Tem no PDL... vou ler também. Valeu Zé B... ui.. quase... Joe. :emoticon16:


não sabia que se podia mencionar o PDL aqui :)
Mandei uma cópia pra Sal tbm :)

"A espécie humana não pode lidar com muita realidade." - T.S. Elliot
"A religião de uma era é o entretenimento literário da era seguinte." - Ralph W. Emerson
"A mente do homem é estruturada de tal forma que é mais suscetível à mentira do que a verdade." - Desiderius Erasmus

[center]Trabalhando que nem um burro de carga. Volto em breve! :([/center]

Avatar do usuário
JoePussy
Mensagens: 448
Registrado em: 18 Jul 2007, 14:15
Localização: Rio de Janeiro

Re: Re.: Um videomaker no orkut

Mensagem por JoePussy »

Ilovefoxes escreveu:É moda ter "quântico" no meio.
Imagino que 90% dos espíritas "quânticos" não saberiam responder o que significa física quântica.



O que acho pior é a forma como palavreado científico engana até msm pessoas que vc admira por suas capacidades de análise e coerência.

um dos pouquíssimos amigos ateus q tenho, q tem uma mente brilhante pra dissecar manipulações religiosas e que tem formação cultural boa, cai de quatro por essas coisas.

O pior é ouvir dos leitores desses livros pérolas como 'é tudo provado pela ciÊncia', 'não é o deepak chopra q está dizendo, são os físicos', e por aí vai....

"A espécie humana não pode lidar com muita realidade." - T.S. Elliot
"A religião de uma era é o entretenimento literário da era seguinte." - Ralph W. Emerson
"A mente do homem é estruturada de tal forma que é mais suscetível à mentira do que a verdade." - Desiderius Erasmus

[center]Trabalhando que nem um burro de carga. Volto em breve! :([/center]

Avatar do usuário
aknatom
Mensagens: 3071
Registrado em: 25 Out 2005, 13:10
Gênero: Masculino

Re: Re.: Um videomaker no orkut

Mensagem por aknatom »

JoePussy escreveu:
aknatom escreveu:Tem no PDL... vou ler também. Valeu Zé B... ui.. quase... Joe. :emoticon16:


não sabia que se podia mencionar o PDL aqui :)
Mandei uma cópia pra Sal tbm :)


Olhe, teoricamente pode...se algum moderador se pronunciar sobre isso, deixa de poder... mas não coloquei link, atalho, nada.. nem o endereço do site dei. Só falei PDL... :emoticon12:
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Avatar do usuário
aknatom
Mensagens: 3071
Registrado em: 25 Out 2005, 13:10
Gênero: Masculino

Re.: Um videomaker no orkut

Mensagem por aknatom »

Eu tenho uma dúvida bem grande que tem relação com as coisas que o Amit Goswami fala... depois de ler o livro, se char ainda viável, discutimos sobre uma experi~encia que imaginei e é capaz de inavlidar toda a teoria dele.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Avatar do usuário
videomaker
Mensagens: 8668
Registrado em: 25 Out 2005, 23:34

Re: Re.: Um videomaker no orkut

Mensagem por videomaker »

Fabi escreveu:nossa...outra porta....será que os dois vieram da mesma árvore?



arvore=machado=pau.... tem gente que não pode vêr um e já quer derrubar.....
:emoticon16:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Avatar do usuário
JoePussy
Mensagens: 448
Registrado em: 18 Jul 2007, 14:15
Localização: Rio de Janeiro

Re: Re.: Um videomaker no orkut

Mensagem por JoePussy »

aknatom escreveu:Olhe, teoricamente pode...se algum moderador se pronunciar sobre isso, deixa de poder... mas não coloquei link, atalho, nada.. nem o endereço do site dei. Só falei PDL... :emoticon12:


aí no dia q der merda, vc dá uma de VM e diz q PDL é um acrônimo para Próximo Distribuidor de Livros, que vc meramente está dizendo pro cara ir na livraria mais próxima. :)

"A espécie humana não pode lidar com muita realidade." - T.S. Elliot
"A religião de uma era é o entretenimento literário da era seguinte." - Ralph W. Emerson
"A mente do homem é estruturada de tal forma que é mais suscetível à mentira do que a verdade." - Desiderius Erasmus

[center]Trabalhando que nem um burro de carga. Volto em breve! :([/center]

Avatar do usuário
Jack Torrance
Mensagens: 4488
Registrado em: 30 Out 2005, 16:56
Gênero: Masculino
Localização: São José do Rio Preto/SP
Contato:

Re: Re.: Um videomaker no orkut

Mensagem por Jack Torrance »

videomaker escreveu:
Fabi escreveu:nossa...outra porta....será que os dois vieram da mesma árvore?



arvore=machado=pau.... tem gente que não pode vêr um e já quer derrubar.....
:emoticon16:


Arregão!

Avatar do usuário
Fabi
Mensagens: 1026
Registrado em: 05 Mar 2007, 02:49
Gênero: Feminino

Re: Re.: Um videomaker no orkut

Mensagem por Fabi »

videomaker escreveu:
Fabi escreveu:nossa...outra porta....será que os dois vieram da mesma árvore?



arvore=machado=pau.... tem gente que não pode vêr um e já quer derrubar.....
:emoticon16:

Que foi? Porta....

Prefere porco? as vezes porco serve melhor pra você do que porta... :emoticon14:
Imagem

Trancado