Deus existe?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Alexandre
Mensagens: 342
Registrado em: 12 Fev 2007, 19:53

Mensagem por Alexandre »

Alexandre escreveu:É perfeitamente possível que deus exista e não seja bom e nem perfeito. Essa é uma visão antropomórfica e tola. Ele também pode existir e não ter planos especiais para nós, como o paraíso ou o inferno. Podemos muito bem ser uma piada de mau gosto de Deus.


Fedidovisk escreveu:Como você pode ter uma idéia de algo que está fora da sua realidade, não sobre espaço nem para a sugestão,

ou ele sempre foi, ou nunca existiu...


Essa é uma constatação empírica, ou um axioma que você acabou de inventar?

Fedidovisk escreveu:Digo, não há nada que faça crer que ele existe e nem que prove-o, e nunca fez-se necessário para a existência de nós..


E o que o orifício terminal do tubo digestivo tem a ver com a peça de roupa usada abaixo da linha da cintura que veste individualmente cada uma das pernas? Não me lembro de ter dito que há indícios da existência de deus.

Fedidovisk escreveu:É igual eu dizer que existem "surjinpáparos" circulando sob nosso planeta, e que impedem ele de sobreaquecer... e sem eles seria nosso fim...


Se não houver prova em contrário, é uma possibilidade.

Fedidovisk escreveu:Não tem como provar a existência dos mesmos, e a própria ciência sugere que a condição atual é auto-suficiente, mas no plano das idéias qualquer posicionamento é plausível, se eu disser que se o dito cujo sair de nossa orbita será nosso fim terão de aceitar, pois ainda não levaram em conta essa possibilidade...


É o dragão do Sagan: Invisível, incorpóreo, inodoro e indetectável por métodos científicos. Ainda assim o cospidor de fogo pode existir, queiramos ou não.

Fedidovisk escreveu:Para aceitar a existência de Deus, só provando, e para provar só reduzindo-o ao mundo material experimental, já deixa de ser Deus para se tornar mais uma coisa pertencente a nossa realidade, e portanto nada sobrenatural.


Partindo-se do princípio de que deus é um ser imaterial, você propõe torná-lo "uma coisa pertencente a nossa realidade" para provar sua existência. Percebe a incongruência? E você ainda afirma que provar a existência de deus implicaria no próprio deixar de sê-lo.

Fedidovisk escreveu:Nunca haverá nada sobrenatural que não fique a mercê de uma mísera possibilidade de real natural, se não houver essa possibilidade, então não existe.


Espantalho ridículo.

Fedidovisk escreveu:Nada nós leva a crer que exista um Deus...


Sob o ponto de vista científico, sim. Mas eu não tenho razões para tomar os preceitos científicos como verdades absolutas, já que a ciência não é infalível e não tem respostas para tudo.
"Desisti de ser feliz. Agora me sinto muito menos infeliz."
Micítaus do ISSÁS

"Um rio que tudo arrasta se diz violento, mas não se dizem violentas as margens que o oprimem."
Bertold Brecht

O que estou ouvindo?
Jeff Buckley-Hallelujah"

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re.: Deus existe?

Mensagem por Lúcifer »

Olha, eu não sei se Deus existe mas se existir, teve ter um estranho senso de humor.
Tá escrito na bíblia: Aquele que pedir ao meu pai em meu nome Ele atenderá.
Mas não é que o grandão do pedaço só faz as coisas ao contrário e quando faz, tem um preço (não é dinheiro) a se pagar por isso.
Esse Deus, se existir, é um sádico pra caramba!!
Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Re.: Deus existe?

Mensagem por Fernando Silva »

PrimitivosemmedodoTrovão escreveu:foda-se

Não é um bom argumento.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re.: Deus existe?

Mensagem por Fernando Silva »

Depois que houver uma definição universalmente aceita de Deus, poderemos debater o assunto.
Até lá, será apenas uma conversa de surdos.
Não teremos nem mesmo como saber se Deus é realmente Deus se ele se revelar a nós.

Avatar do usuário
Ilovefoxes
Mensagens: 1802
Registrado em: 20 Fev 2007, 15:44
Gênero: Masculino

Re.: Deus existe?

Mensagem por Ilovefoxes »

Não há como provar o sobrenatural.

Sobrenatural é a fuga da comprovação. É descrever que algo existe, mas foge as leis da realidade para poder-se alegar que existe apesar da falta de evidência.

Avatar do usuário
PrimitivosemmedodoTrovão
Mensagens: 79
Registrado em: 29 Ago 2007, 22:06

Re: Re.: Deus existe?

Mensagem por PrimitivosemmedodoTrovão »

NadaSei escreveu:
PrimitivosemmedodoTrovão escreveu:Deus é uma palavra que refere o quê?

Esse é o meu ponto.

Será Deus Galactus?. Chamem o quarteto fantástico

Deus se refere ao panenteísmo.
Uma consciência transcendental que se manifesta como tudo e todos, mas que está além de tudo e todos.


[/cristão]herege[/cristão]

Avatar do usuário
PrimitivosemmedodoTrovão
Mensagens: 79
Registrado em: 29 Ago 2007, 22:06

Re: Re.: Deus existe?

Mensagem por PrimitivosemmedodoTrovão »

Fedidovisk escreveu:
NadaSei escreveu:
Fedidovisk escreveu:Você quer que deus seja bom... bom...

Para a maometada seria muito bom um "boom" nos incrédulos americanos...



Bondade é deixar as coisas seguirem como deve, sem intervenção, sem prejudicar nem favorecer ninguém... as pessoas simplesmente morrem.

... seriamos como os bonobos.


:emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266:

Eu me considero "amoral", mas para um moralista eu sou apenas um imoral... :emoticon13:


o amoralismo não é possível.

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Re: Re.: Deus existe?

Mensagem por Fedidovisk »

PrimitivosemmedodoTrovão escreveu:
Fedidovisk escreveu:
NadaSei escreveu:
Fedidovisk escreveu:Você quer que deus seja bom... bom...

Para a maometada seria muito bom um "boom" nos incrédulos americanos...



Bondade é deixar as coisas seguirem como deve, sem intervenção, sem prejudicar nem favorecer ninguém... as pessoas simplesmente morrem.

... seriamos como os bonobos.


:emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266:

Eu me considero "amoral", mas para um moralista eu sou apenas um imoral... :emoticon13:


o amoralismo não é possível.


É sim! Já era esperado essa "objeção", mas se você é indiferente à qualquer conduta, os idealista o vêem com maus olhos...

Avatar do usuário
PrimitivosemmedodoTrovão
Mensagens: 79
Registrado em: 29 Ago 2007, 22:06

Mensagem por PrimitivosemmedodoTrovão »

Alexandre escreveu:É perfeitamente possível que deus exista e não seja bom e nem perfeito. Essa é uma visão antropomórfica e tola. Ele também pode existir e não ter planos especiais para nós, como o paraíso ou o inferno. Podemos muito bem ser uma piada de mau gosto de Deus.


bom, ou falamos de Deus ou não. Podemos pensar sem ser antropomorficamente? Se Deus não tem qualquer ligação com alguma coisa que temos (inteligência e razão, por exemplo)... então não podemos falar dele... e que sentido tem acreditar ou pensar na existência de Deus?

Avatar do usuário
PrimitivosemmedodoTrovão
Mensagens: 79
Registrado em: 29 Ago 2007, 22:06

Re: Re.: Deus existe?

Mensagem por PrimitivosemmedodoTrovão »

Fedidovisk escreveu:
PrimitivosemmedodoTrovão escreveu:
Fedidovisk escreveu:
NadaSei escreveu:
Fedidovisk escreveu:Você quer que deus seja bom... bom...

Para a maometada seria muito bom um "boom" nos incrédulos americanos...



Bondade é deixar as coisas seguirem como deve, sem intervenção, sem prejudicar nem favorecer ninguém... as pessoas simplesmente morrem.

... seriamos como os bonobos.


:emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266:

Eu me considero "amoral", mas para um moralista eu sou apenas um imoral... :emoticon13:


o amoralismo não é possível.


É sim! Já era esperado essa "objeção", mas se você é indiferente à qualquer conduta, os idealista o vêem com maus olhos...


Prova-me que não fazes escolhas morais.

Avatar do usuário
Judas
Mensagens: 3171
Registrado em: 17 Mai 2007, 11:03
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por Judas »

"Deus existe"?
Na Bahia sim:

Imagem
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Mensagem por Fedidovisk »

Alexandre escreveu:...


KK

Agora a questão é bem simples, o que me levar a crer na sua existência, e dando um sentido útil, seu conhecimento ou não mudará alguma coisa...

Logo se vê que se trata de pura "sugestão".

Eu também abomino os que fazem da ciência incerta uma regra e modelo de vida, mas entre tomar o incerto como verdadeiro e não crer em nada, é mais "racional" ir para os mais próximo ou até o "nada".

Avatar do usuário
francioalmeida
Mensagens: 3045
Registrado em: 12 Dez 2005, 22:08
Gênero: Masculino
Localização: Manaus-AM
Contato:

Re.: Deus existe?

Mensagem por francioalmeida »

"Deus existe?"

Que diferença isso faz?

Prefiro questionar a existência de Bush.

Avatar do usuário
PrimitivosemmedodoTrovão
Mensagens: 79
Registrado em: 29 Ago 2007, 22:06

Re.: Deus existe?

Mensagem por PrimitivosemmedodoTrovão »

O Deus transcendental do nada sei é tão útil como o rabo de um cão...

Avatar do usuário
PrimitivosemmedodoTrovão
Mensagens: 79
Registrado em: 29 Ago 2007, 22:06

Re: Re.: Deus existe?

Mensagem por PrimitivosemmedodoTrovão »

NadaSei escreveu:
Deus não deve ser nem bom nem mal.



[maioria dos teístas]herege. Deus é bom e gostoso[/maioria dos teístas]

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Re: Re.: Deus existe?

Mensagem por Fedidovisk »

PrimitivosemmedodoTrovão escreveu:
Fedidovisk escreveu:
PrimitivosemmedodoTrovão escreveu:
Fedidovisk escreveu:
NadaSei escreveu:
Fedidovisk escreveu:Você quer que deus seja bom... bom...

Para a maometada seria muito bom um "boom" nos incrédulos americanos...



Bondade é deixar as coisas seguirem como deve, sem intervenção, sem prejudicar nem favorecer ninguém... as pessoas simplesmente morrem.

... seriamos como os bonobos.


:emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266:

Eu me considero "amoral", mas para um moralista eu sou apenas um imoral... :emoticon13:


o amoralismo não é possível.


É sim! Já era esperado essa "objeção", mas se você é indiferente à qualquer conduta, os idealista o vêem com maus olhos...


Prova-me que não fazes escolhas morais.


Faço escolhas, mas não tomo elas como certas ou erradas, apenas se me agradam ou não...

E ainda que tomasse, o moralista é aquele cara que não fuma, e acha que todos não deveriam fumar, e dirá aos 4 ventos o que acredita e fará de tudo para os outros também o fazerem.

Filosofia de boteco, parte II :

Como ser, sem buscar um modo de ser, apenas ser.

Leo
Mensagens: 2784
Registrado em: 01 Nov 2005, 12:29
Contato:

Mensagem por Leo »

PrimitivosemmedodoTrovão escreveu:
Alexandre escreveu:É perfeitamente possível que deus exista e não seja bom e nem perfeito. Essa é uma visão antropomórfica e tola. Ele também pode existir e não ter planos especiais para nós, como o paraíso ou o inferno. Podemos muito bem ser uma piada de mau gosto de Deus.


bom, ou falamos de Deus ou não. Podemos pensar sem ser antropomorficamente? Se Deus não tem qualquer ligação com alguma coisa que temos (inteligência e razão, por exemplo)... então não podemos falar dele... e que sentido tem acreditar ou pensar na existência de Deus?


Miguel e seus jogos sofismáticos!!! (adoro)

Você já parte da premissa que ele, supostamente, não tenha qualquer ligação com a realidade que conhecemos/percebemos. Sendo assim, partindo do pressuposto básico apresentado por você, que é a incognoscibilidade, a sua própria ilação não é coerente com o seu pensamento.

Próximo

:emoticon16:

Avatar do usuário
PrimitivosemmedodoTrovão
Mensagens: 79
Registrado em: 29 Ago 2007, 22:06

Mensagem por PrimitivosemmedodoTrovão »

Leo escreveu:
PrimitivosemmedodoTrovão escreveu:
Alexandre escreveu:É perfeitamente possível que deus exista e não seja bom e nem perfeito. Essa é uma visão antropomórfica e tola. Ele também pode existir e não ter planos especiais para nós, como o paraíso ou o inferno. Podemos muito bem ser uma piada de mau gosto de Deus.


bom, ou falamos de Deus ou não. Podemos pensar sem ser antropomorficamente? Se Deus não tem qualquer ligação com alguma coisa que temos (inteligência e razão, por exemplo)... então não podemos falar dele... e que sentido tem acreditar ou pensar na existência de Deus?


Miguel e seus jogos sofismáticos!!! (adoro)

Você já parte da premissa que ele, supostamente, não tenha qualquer ligação com a realidade que conhecemos/percebemos. Sendo assim, partindo do pressuposto básico apresentado por você, que é a incognoscibilidade, a sua própria ilação não é coerente com o seu pensamento.

Próximo

:emoticon16:


hã??? eu parti da perfeição de Deus... e não da sua incognoscibilidade

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Re: Re.: Deus existe?

Mensagem por Fedidovisk »

francioalmeida escreveu:"Deus existe?"

Que diferença isso faz?

Prefiro questionar a existência de Bush.


Pois é...

questionar a existência de Deus são para os mortos em carne e "espírito"...

Até a própria idéia de existir uma razão para questionar o Bush é duvidosa, mas sejamos homus céticus, ele EXISTE... e suas ações são hoje...

Deus é o amanha... quando você não estiver mais aqui.

Me lembra algo ;

"O que não temeremos, se tememos o que a prórpria morte escolhe como refúgio" Sêneca

Avatar do usuário
PrimitivosemmedodoTrovão
Mensagens: 79
Registrado em: 29 Ago 2007, 22:06

Re.: Deus existe?

Mensagem por PrimitivosemmedodoTrovão »

Leo... o teu Deus é perfeito?

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Re.: Deus existe?

Mensagem por Fedidovisk »

Entrar no joguinho também, o que é perfeito, e necessariamente em relação à um referencial ? :emoticon13:

Avatar do usuário
PrimitivosemmedodoTrovão
Mensagens: 79
Registrado em: 29 Ago 2007, 22:06

Re.: Deus existe?

Mensagem por PrimitivosemmedodoTrovão »

bem... religiosos podem usar Deus (e usam) como referencia moral. Uma das perfeições de Deus seria a moralidade. Deus não comete injustiças, por exemplo. E isto porque não se engana nunca...

Avatar do usuário
PrimitivosemmedodoTrovão
Mensagens: 79
Registrado em: 29 Ago 2007, 22:06

Re.: Deus existe?

Mensagem por PrimitivosemmedodoTrovão »

uma incoerencia é dizer que Deus é transcendente e também imanente... e a seguir dizer que Deus não é bom nem mau. Mas se é imanente ele Sabe do sofrimento dos seres. Se não liga é amoral... como um calhau. Aliás deve ser um calhau sem emoções nem razão. Para quê invocar tal ser. Para que perder tempo criando religiões em volta de tal calhau. O que esperam de tal ser. O melhor seria nem ligar...
Editado pela última vez por PrimitivosemmedodoTrovão em 02 Set 2007, 15:00, em um total de 1 vez.

Leo
Mensagens: 2784
Registrado em: 01 Nov 2005, 12:29
Contato:

Re: Re.: Deus existe?

Mensagem por Leo »

PrimitivosemmedodoTrovão escreveu:Leo... o teu Deus é perfeito?


Perfeição é uma criação humana. E mesmo que fosse, a projeção de qualidades humanas a um ser superior excluiria automaticamente tal possibilidade. No máximo poderia dizer que ele reúne qualidades sem qualquer parâmetro de comparação com as nossas, sendo assim, dado a imcompreensão, o motivo de atribuir a perfeição.

Leo
Mensagens: 2784
Registrado em: 01 Nov 2005, 12:29
Contato:

Re: Re.: Deus existe?

Mensagem por Leo »

PrimitivosemmedodoTrovão escreveu:bem... religiosos podem usar Deus (e usam) como referencia moral. Uma das perfeições de Deus seria a moralidade. Deus não comete injustiças, por exemplo. E isto porque não se engana nunca...


Idem para qualquer moralidade.

Trancado