Deus existe?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
PrimitivosemmedodoTrovão
Mensagens: 79
Registrado em: 29 Ago 2007, 22:06

Re.: Deus existe?

Mensagem por PrimitivosemmedodoTrovão »

Não conheces??? :emoticon16:

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Re.: Deus existe?

Mensagem por NadaSei »

Ilovefoxes escreveu:
NadaSei escreveu:E o que é perfeição?
Esse é o principal problema ao se tentar avaliar isso.
Uma analogia... A vida não poderia evoluir sem uma "mutação" ou por assim dizer, "falha" no momento onde o DNA é replicado.
Essa aparente "falha" pode ser vista como o agente fundamental na perfeição desse sistema, pois é ela que pormite a evolução.
Só corrijindo: não é falha, e sim variação.
Não é porque erra, e sim porque muda. Essa mudança não é realizada por um erro ou má estruturação.

Eu falei de forma relativa, por isso disse: e por assim dizer, "falha".
Uma mutação pode ser encarada como uma "falha" na copia, um erro.
É o mesmo que ocorre quando julgamos o que chamamos de "mal". Olhamos como uma "falha" de Deus que exclui a possibilidade de perfeição.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Re.: Deus existe?

Mensagem por NadaSei »

PrimitivosemmedodoTrovão escreveu:uma incoerencia é dizer que Deus é transcendente e também imanente... e a seguir dizer que Deus não é bom nem mau. Mas se é imanente ele Sabe do sofrimento dos seres. Se não liga é amoral... como um calhau. Aliás deve ser um calhau sem emoções nem razão. Para quê invocar tal ser. Para que perder tempo criando religiões em volta de tal calhau. O que esperam de tal ser. O melhor seria nem ligar...

Não existe incoerência nenhuma aqui.
Ele é transcendente, pois transcende sua forma manifesta da mesma forma que um computador transcende o mundo que ele cria e coloca na tela.
Ele ter o conhecimento do sofrimento, pode ser justamente o motivo dele não se importar com ele, pois reconhece sua causa e função.
Você deve saber o sofrimento que seu filho passa ao ter que ir todos os dias a escola, mesmo assim você ignora isso por conhecer os resultado do estudo.

Já a religião, não gira em torno de "Deus", mas do homem-deus e o meio para que ele possa conhecer a causa do sofrimento e elimina-lo.

Quanto ao "amoral", eu posso sê-lo ao pautar minhas atitudes, não em meus julgamentos daquilo que eu gostaria e penso ser o melhor ou o "bem", mas no reconhecimento das coisas como são.
Eu gostaria de ter alguém só pra mim, alguém a quem eu pudesse me entregar por completo e que fizesse o mesmo por mim.
Reconhecendo as coisas como são, eu aceito essa impossibilidade e ajo de acordo.
Isso é ser amoral, pois eu não ajo segundo o minha visão do bem, me deixo levar pela realidade como ela é sem julga-la.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Re.: Deus existe?

Mensagem por NadaSei »

Fernando Silva escreveu:Depois que houver uma definição universalmente aceita de Deus, poderemos debater o assunto.
Até lá, será apenas uma conversa de surdos.
Não teremos nem mesmo como saber se Deus é realmente Deus se ele se revelar a nós.

Fernando...
Muita coisa não tem definição universalmente aceita.
Se houvesse uma definição universalmente aceita nem motivo para discussão existiria.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Re.: Deus existe?

Mensagem por NadaSei »

PrimitivosemmedodoTrovão escreveu:
NadaSei escreveu:
PrimitivosemmedodoTrovão escreveu:Deus é uma palavra que refere o quê?

Esse é o meu ponto.

Será Deus Galactus?. Chamem o quarteto fantástico

Deus se refere ao panenteísmo.
Uma consciência transcendental que se manifesta como tudo e todos, mas que está além de tudo e todos.


[/cristão]herege[/cristão]

Isso é o que dizem Cristo, Krishna, Lao Tsé e muitos outros.
Se os cristão não concordam com Cristo, isso é problema deles, mas essa discordância não muda os fatos.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Re.: Deus existe?

Mensagem por NadaSei »

PrimitivosemmedodoTrovão escreveu:
[maioria dos teístas]herege. Deus é bom e gostoso[/maioria dos teístas]

[maioria dos céticos]Falácia do apelo a multidão[/maioria dos céticos]
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
manoelmac
Mensagens: 2178
Registrado em: 19 Jun 2007, 11:36
Contato:

Re.: Deus existe?

Mensagem por manoelmac »

nadasei escreveu:Se os cristão não concordam com Cristo, isso é problema deles, mas essa discordância não muda os fatos.


fatos? :emoticon5:
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

Imagem

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

Avatar do usuário
alvaro 3838
Mensagens: 2
Registrado em: 31 Ago 2007, 20:41
Localização: e-mail
Contato:

Re.: Deus existe?

Mensagem por alvaro 3838 »

Deus é tu e sobre tudo tudo foi feito por ele e sem ele nada doque foi feito se fez
COM DEUS NA FRENTE E JESUS AO MEU LADO ESTOU SEGURO E NÃO TENHO MEDO; SE DEUS ESTA COMIGO A QUEM TEMEREI?

Avatar do usuário
manoelmac
Mensagens: 2178
Registrado em: 19 Jun 2007, 11:36
Contato:

Re: Re.: Deus existe?

Mensagem por manoelmac »

alvaro 3838 escreveu:Deus é tu e sobre tudo tudo foi feito por ele e sem ele nada doque foi feito se fez


VM dando de crente... :emoticon16:
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

Imagem

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

Avatar do usuário
alvaro 3838
Mensagens: 2
Registrado em: 31 Ago 2007, 20:41
Localização: e-mail
Contato:

Re.: Deus existe?

Mensagem por alvaro 3838 »

religião não salva ninguem quem salva mesmo é Jesus Cristo filho de DEUS
COM DEUS NA FRENTE E JESUS AO MEU LADO ESTOU SEGURO E NÃO TENHO MEDO; SE DEUS ESTA COMIGO A QUEM TEMEREI?

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Mensagem por NadaSei »

Fedidovisk escreveu:Digo, não há nada que faça crer que ele existe e nem que prove-o, e nunca fez-se necessário para a existência de nós..

Não como algo que se prove a terceiros da forma como você entende isso, no entanto, Deus pode ser percebido. É essa percepção que nos faz falar sobre ele.
Fedidovisk escreveu:Para aceitar a existência de Deus, só provando, e para provar só reduzindo-o ao mundo material experimental, já deixa de ser Deus para se tornar mais uma coisa pertencente a nossa realidade, e portanto nada sobrenatural.

Aceitamos a consciência, mas não podemos prova-la ou mesmo conhece-la.
Um ser dentro de um computador, poderia conhecer a sua condição mesmo sem poder observar o que existe fora daquele mundo. Alguma coisa naquele mundo fatalmente deve apontar para a condição do mesmo, sem que se reduza aquilo que cria esse mundo as leis "naturais" desse mundo criado.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Re.: Deus existe?

Mensagem por NadaSei »

manoelmac escreveu:
nadasei escreveu:Se os cristão não concordam com Cristo, isso é problema deles, mas essa discordância não muda os fatos.


fatos? :emoticon5:

Deus é um fato, não sabia?

E não foi a esse fato que eu me referi... mas ao fato de Cristo falar sobre um panenteísmo, um fato que não muda pela discordância de alguns cristãos.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
manoelmac
Mensagens: 2178
Registrado em: 19 Jun 2007, 11:36
Contato:

Re: Re.: Deus existe?

Mensagem por manoelmac »

alvaro 3838 escreveu:religião não salva ninguem quem salva mesmo é Jesus Cristo filho de DEUS


Porque você não usa pontuação e vírgula porque fica muito complicado ler quando não tem vírgulas nem pontos e tentar entender sem pontuação fica complicado e não é tão complicado apertar essas teclas no teclado obrigado e passar bem tá VM... :emoticon16:
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

Imagem

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

Avatar do usuário
manoelmac
Mensagens: 2178
Registrado em: 19 Jun 2007, 11:36
Contato:

Re.: Deus existe?

Mensagem por manoelmac »

[qupte]um fato que não muda pela discordância de alguns cristãos.[/quote]

éeeee??? Nooossaaaaaaaa! Persionante!!! :emoticon26:
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

Imagem

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Re.: Deus existe?

Mensagem por NadaSei »

PrimitivosemmedodoTrovão escreveu:claro que não. Mas a cognição é um atributo animal. Implica o movimento... captar o mundo... criar uma simulação desse mundo. Deus tem de ser parecido connosco (e é assim que sempre foi concebido) ou não faz nenhum sentido. A propósito... antes de haver mundo como poderia Deus ter cognição?

Antes de haver mundo, como poderia um surgir?
Você está apelando ao desconhecido, ao mistério do inicio.
Se tem uma coisa que todos concordam, é que Deus não pode ser compreendido, nossa incapacidade não o torna menos verdadeiro.
Você entende a cognição como resultado de um monte de interações celulares, isso não significa que isso seja tudo.

Esse é o chamado mistério.
Por que o tudo ao invés do nada?
Talvez isso seja impossível e seu oposto seja o possível, Deus.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
PrimitivosemmedodoTrovão
Mensagens: 79
Registrado em: 29 Ago 2007, 22:06

Re: Re.: Deus existe?

Mensagem por PrimitivosemmedodoTrovão »

NadaSei escreveu:
PrimitivosemmedodoTrovão escreveu:claro que não. Mas a cognição é um atributo animal. Implica o movimento... captar o mundo... criar uma simulação desse mundo. Deus tem de ser parecido connosco (e é assim que sempre foi concebido) ou não faz nenhum sentido. A propósito... antes de haver mundo como poderia Deus ter cognição?

Antes de haver mundo, como poderia um surgir?
Você está apelando ao desconhecido, ao mistério do inicio.
Se tem uma coisa que todos concordam, é que Deus não pode ser compreendido, nossa incapacidade não o torna menos verdadeiro.
Você entende a cognição como resultado de um monte de interações celulares, isso não significa que isso seja tudo.

Esse é o chamado mistério.
Por que o tudo ao invés do nada?
Talvez isso seja impossível e seu oposto seja o possível, Deus.


ou seja, não há razões para crer...

Avatar do usuário
PrimitivosemmedodoTrovão
Mensagens: 79
Registrado em: 29 Ago 2007, 22:06

Re: Re.: Deus existe?

Mensagem por PrimitivosemmedodoTrovão »

manoelmac escreveu:
nadasei escreveu:Se os cristão não concordam com Cristo, isso é problema deles, mas essa discordância não muda os fatos.


fatos? :emoticon5:


[nadasei]séculos de teologia cristâ não mudam o fato de cristo ser Vishnu[/nadasei]

Avatar do usuário
PrimitivosemmedodoTrovão
Mensagens: 79
Registrado em: 29 Ago 2007, 22:06

Re: Re.: Deus existe?

Mensagem por PrimitivosemmedodoTrovão »

NadaSei escreveu:
PrimitivosemmedodoTrovão escreveu:uma incoerencia é dizer que Deus é transcendente e também imanente... e a seguir dizer que Deus não é bom nem mau. Mas se é imanente ele Sabe do sofrimento dos seres. Se não liga é amoral... como um calhau. Aliás deve ser um calhau sem emoções nem razão. Para quê invocar tal ser. Para que perder tempo criando religiões em volta de tal calhau. O que esperam de tal ser. O melhor seria nem ligar...

Não existe incoerência nenhuma aqui.
Ele é transcendente, pois transcende sua forma manifesta da mesma forma que um computador transcende o mundo que ele cria e coloca na tela.
Ele ter o conhecimento do sofrimento, pode ser justamente o motivo dele não se importar com ele, pois reconhece sua causa e função.
Você deve saber o sofrimento que seu filho passa ao ter que ir todos os dias a escola, mesmo assim você ignora isso por conhecer os resultado do estudo.

Já a religião, não gira em torno de "Deus", mas do homem-deus e o meio para que ele possa conhecer a causa do sofrimento e elimina-lo.

Quanto ao "amoral", eu posso sê-lo ao pautar minhas atitudes, não em meus julgamentos daquilo que eu gostaria e penso ser o melhor ou o "bem", mas no reconhecimento das coisas como são.
Eu gostaria de ter alguém só pra mim, alguém a quem eu pudesse me entregar por completo e que fizesse o mesmo por mim.
Reconhecendo as coisas como são, eu aceito essa impossibilidade e ajo de acordo.
Isso é ser amoral, pois eu não ajo segundo o minha visão do bem, me deixo levar pela realidade como ela é sem julga-la.


TAO... ou seja o que Deus quiser. Acontece que em algumas teologias há esse fatalismo... noutras Deus é um exemplo moral que se for seguido garante a salvação.

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Re.: Deus existe?

Mensagem por NadaSei »

PrimitivosemmedodoTrovão escreveu:ou seja, não há razões para crer...

Não sabemos de onde veio o universo, ainda assim esse é um fato inegável.
O desconhecimento sobre seu funcionamento e origem, são um mistério, apenas isso.
O mistério em si não cria aqui motivo para crença/descrença ou conhecimento/desconhecimento do objeto em si.
Os motivos para isso já são outra questão, não adianta tentar fazer ginástica para distorcer as coisas, fica feio. :emoticon12:
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Re.: Deus existe?

Mensagem por NadaSei »

PrimitivosemmedodoTrovão escreveu:
[nadasei]séculos de teologia cristâ não mudam o fato de cristo ser Vishnu[/nadasei]

E não muda mesmo...
Os fatos não mudam de acordo com nossas opinião, o que muda são nossas crenças acerca dos fatos.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
manoelmac
Mensagens: 2178
Registrado em: 19 Jun 2007, 11:36
Contato:

Re.: Deus existe?

Mensagem por manoelmac »

Os motivos para isso já são outra questão, não adianta tentar fazer ginástica para distorcer as coisas, fica feio.


Olha quem fala!!! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

Imagem

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Re.: Deus existe?

Mensagem por NadaSei »

PrimitivosemmedodoTrovão escreveu:Acontece que em algumas teologias há esse fatalismo... noutras Deus é um exemplo moral que se for seguido garante a salvação.

A teologia não importa.
Se o seu problema é esse, então seu argumento serve apenas para invalidar algumas teologias, não para invalidar Deus.

Tentar desprovar Deus com esses argumentos, é uma tentativa tão vã quando tentar prova-lo de modo semelhante.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Re.: Deus existe?

Mensagem por Fedidovisk »

Filosofia de boteco, parte III :

O filho perguntou pra mãe,

- Mãe quem fez o universo ?
- Foi Deus
- E quem fez Deus ?

- Faz alguma diferença ?
- Faz algum sentido também ?!

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Re.: Deus existe?

Mensagem por Fernando Silva »

NadaSei escreveu:
Fernando Silva escreveu:Depois que houver uma definição universalmente aceita de Deus, poderemos debater o assunto.
Até lá, será apenas uma conversa de surdos.
Não teremos nem mesmo como saber se Deus é realmente Deus se ele se revelar a nós.

Fernando...
Muita coisa não tem definição universalmente aceita.
Se houvesse uma definição universalmente aceita nem motivo para discussão existiria.

Então, o mais sensato é tentar definir o que seria um deus primeiro para só depois procurar por ele(s).
E a definição poderia estar errada, portanto estaríamos procurando no escuro por um gato preto que não está lá.

Avatar do usuário
Márcio
Mensagens: 1733
Registrado em: 12 Nov 2005, 01:14
Gênero: Masculino
Localização: São José do Rio Pardo-SP
Contato:

Re: Re.: Deus existe?

Mensagem por Márcio »

alvaro 3838 escreveu:religião não salva ninguem quem salva mesmo é Jesus Cristo filho de DEUS


Amém irmão!
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Trancado