Deus e os cientistas

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Deise Garcia
Mensagens: 5362
Registrado em: 30 Out 2005, 13:35
Gênero: Feminino

Deus e os cientistas

Mensagem por Deise Garcia »

Excelentíssimas e digníssimas autoridades, senhores pais, senhoras, senhores e caros colegas.
Em razão do anonimato de nossa carreira universitária, ficamos surpresos com o convite da Primeira Turma de formandos em Microbiologia e imunologia do Brasil, para dizer nesta cerimônia algumas palavras.
Aquele que convida se arrisca duas vezes, porque o convidado pode declinar do convite ou pode aceitar, deixando inicialmente que a memória realize a viagem retrospectiva, sem a todos agradar.
Foi aqui, na Praia Vermelha, no antigo prédio do Instituto, que tivemos nosso primeiro contato com o professor Paulo de Góes. O professor nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 14 de julho de 1913. Diplomou-se em medicina em 1936, pela Antiga Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Brasil. Desde o início de seu curso de graduação em Microbiologia, orientou sua formação em Microbiologia, pois no primeiro ano já era Auxiliar Acadêmico. Em 1937 foi assistente e em 1944 fez doutoramento e livre-docência. Em 1954, tornou-se professor catedrático e no ano seguinte, antecipando-se a reforma universitária, reuniu as cátedras de Microbiologia da Faculdade de Farmácia e da Faculdade de Medicina. Assim fundou o Instituto de Microbiologia, que hoje recebe seu nome, entidade pioneira da história da Microbiologia no Brasil.
Quarenta anos depois, em homenagem ao centenário de morte de Louis Pasteur (27/12/1822 – 28/09/1895), que dá nome à avenida onde estamos, e a memória do professor Paulo de Góes, nossos alunos do Curso de Bacharelado realizaram, de 25 a 28 de setembro de 1995 a Primeira Semana de Microbiologia e Imunologia. Recordo-me do convite que nos foi feito para discutir a educação e a ética na ciência. Nesse dia certamente nossos laços foram estreitados e hoje retornamos, mais uma vez honrados. No entanto, são muito difíceis de dizer, nesta hora de festa, essas coisas de ciência e de sensibilidade.
Professo Paulo de Góes doutorou-se em 1944, eu nasci nesta época, antes da televisão, antes da penicilina, da vacina Sabin, da fralda descartável, do xerox, do plástico e das lentes de contato. Nascemos antes de 1945, antes do radar, dos átomos, do raio laser, das canetas esferográficas, da máquina de lavar pratos, do ar condicionado e antes do homem andar na lua.
Nós nunca tínhamos ouvido falar em SPAS, fitas cassete, vídeos, máquina de escrever eletrônicas, computadores e danoninho. Talvez, por isso, naquela Primeira Semana de Microbiologia e Imunologia tenham lembrado um discurso de Pasteur aos jovens dizendo assim: “e vocês que estão sentados nesses bancos, representando a esperança desse país, não venham aqui só pela excitação da polêmica, mas apenas para aprender...”. E, mais adiante, continua Pasteur, “não fiquem maravilhados diante do novo, nem assustados pelo que ontem vos era desconhecido. Não recuem diante do mistério, mas procurem enfrenta-lo e desvenda-lo... Não se considerem os únicos donos da verdade e do conhecimento, pois um diploma não faz o cientista. Somente assim poderão cumprir sua missão, ser úteis ao próximo... E façam tudo com amor, pois será um dia esplêndido aquele em que, dos progressos da ciência, participar também o coração”.
Pasteur falava da Educação, de humanidade. Nossos esforços nunca deverão produzir monstros cultos ou psicopatas hábeis. Muitos desconfiam da educação.
Um sobrevivente de um campo de concentração disse que seus olhos viram o que nenhuma pessoa deveria presenciar. Crianças envenenadas por cientistas instruídos e aparelhos de tortura construídos por engenheiros ilustrados. Por isso, Pasteur lembrou que “será um dia esplêndido em que, dos progressos da ciência participará também o coração”.
A ciência sem o amor pode conduzir a comportamentos imediatistas, quando a vida em si perde seu valor. Mas, foi o mesmo Pasteur quem disse que pouca ciência afasta o homem de Deus e que os verdadeiros cientistas acabam dele se aproximando.
O grande microbiologista talvez lembrasse que “os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento a obra das suas mãos”.
Se utilizarmos um telescópio de rádio-astronomia, veremos nossa galáxia, que é subdesenvolvida, 100 bilhões de estrelas. Ficaremos entediados de contar as estrelas de 10 bilhões de galáxias. Se utilizarmos um veículo com a pequena velocidade de 360.000 km/s e partirmos da terra para alcançar a extremidade da galáxia, gastaremos a bagatela de 50.000 anos luz.
Em uma cabeça de alfinete, vamos encontra 8 sextilhões de átomos, separados uns dos outros por distâncias maiores do que suas dimensões. Se pudéssemos contá-los com a velocidade de um milhão cada segundo, contaríamos o último 2.530 séculos depois. Quem duvidar faça a conta!
O cientista deve possuir alto nível de consciência. A consciência adormecida é preenchida pelo ter em detrimento do ser. O cientista deve fazer esforço para apreender e compreender a verdadeira realidade. Muito daquilo que vemos não é mais do que aparência. A realidade é outra. O sol parece girar em torno de nós e a terra parece imóvel, mas a realidade é outra.
Deslumbramo-nos com Mozart, em seu harmonioso concerto, encantando-nos os ouvidos. O som não existe! Não passa de uma impressão dos nossos sentidos, vibrações do ar de certa amplitude e velocidade, silenciosas por si mesmas. Sem o nervo auditivo, não haveria sons, só movimento. O mesmo podemos pensar sobre a luz que põe em vibração o nervo ótico.
As galáxias, o som, a luz manifestam a glória de Deus e anunciam a obra de suas mãos. Podemos encontrar cinco milhões de hemácias em um mililitro de sangue e em alguns meses nosso corpo e reconstituído de novo. E diante dessa cultura, aparentemente inútil, ficamos a refletir sobre as grandes questões: Quem ou o que decidiu sobre nossa existência, sobre o seu valor? Por mais que procuremos, se abrem apenas três caminhos – os da religião, da filosofia e da ciência.
A existência da ordem no seio do caos é outra emergência dessa estranheza lógica.
O maior problema da filosofia que a ciência positiva não resolve, nem está em condições de resolver, é o da conduta ou do valor da ação humana. O fato de ser portador de um diploma e de maior soma de conhecimentos leva o homem a reconhecer o caminho do seu dever? A atitude do homem perante o homem e o mundo, e a projeção dessa atitude como atividade social e histórica, é tema da filosofia.
Como explicar a explicar a existência de uma tal ordem no âmago do caos? Num universo submetido a entropia, irreversivelmente arrastado para uma desordem crescente, porque e como aparece a ordem? O homem comum lembraria de uma Inteligência Suprema, causa primária de todas as coisas e a chamaria – Deus.
Nossas certezas sobre o tempo, o espaço e a matéria não passam de perfeitas ilusões, sem dúvida mais fáceis de apreender do que a própria realidade. A realidade em si não existe, depende do modo pelo qual decidimos observa-la. As entidades elementares que a compõem podem ser uma coisa (uma onda) e ao mesmo tempo outra (uma partícula). Essa realidade é, num sentido profundo, indeterminado.
Qual o sentido último do universo e da existência humana? Kant, lançando as bases da moderna Antropologia Filosófica, resume essas indagações numa só: “Quem é o homem?”.
Hoje nos recusamos a aceitar que somos apenas impulsos eletroquímicos num biocomputador que se originou por acaso e acreditamos que chegou o momento de buscar, para além das aparências mecanicistas da ciência, o traço quase metafísico de alguma coisa diferente, estranha, poderosa e misteriosa. O caos contém em si uma ordem tão surpreendente quanto profunda. Cientistas e filósofos concordam que hoje a física quântica toca de modo surpreendente a transcendência: acreditam que estamos diante do primeiro encontro explícito do entre Deus e a ciência. Por isso, mais do que nunca a educação é vista como o processo de interferência numa realidade em constante mudança, no sentido de levar os indivíduos a adotarem, em opção livre e consciente, comportamentos desejáveis ao seu bem-estar, físico, biológico psíquico, social e também espiritual. Essa interferência está baseada em valores e conhecimentos que nós pais e mestres, consideramos válidos científica e filosoficamente. Por isso Pasteur falou daquela forma aos jovens e hoje retornamos ao mesmo discurso. Mas quem ensina quem?
Além de biocomputadores ou cientistas, somos seres sociais dotados de historicidade. E, assim “aprendi que se depende sempre, de tanta, muita, diferente gente. Toda pessoa sempre é as marcas das lições de tantas outras pessoas. Que é tão bonito, quando a gente entende que a gente é tanta gente, onde a gente quer que vá.
Gonzaguinha, falando da ciência da vida, parafraseou Pasteur: “é tão bonito quando a gente vai a vida, nos caminhos onde bate bem mais forte o coração”.
No discurso aos jovens, Pasteur recomenda que “façam tudo com amor” e relembra que um diploma não faz o verdadeiro cientista, ele sabia que aprender não é apenas um ato de conhecimento da realidade concreta, da situação real vivida pelo estudante, mas também é um ato de modificação das próprias percepções, em relação ao aprendizado do bem, da moral e dos valores supremos.
Pasteur fala de religiosidade, de filosofia e de ciência, deve ter usado como referência bibliográfica a Primeira Carta de Paulo aos Coríntios: “se falássemos as línguas dos homens e as dos anjos, mas não tivéssemos amor, seríamos como o bronze que soa ou um sino que toca. E se tivéssemos a fé, a ponto de transportar montanhas, e conhecêssemos ainda todos os mistérios e toda a ciência, mas não tivéssemos amor, não seríamos nada”.
A síntese talvez possa ser feita com algumas palavras: Devotamento sem apego, firmeza sem petulância, raciocínio sem aspereza, sentimento sem pieguice, humildade sem subserviência e dignidade sem orgulho.
Parece estranho que numa reunião de festa falemos da responsabilidade social do cientista, mas ela possui duas dimensões: a individual, que é produzir o bem, e a sociopolítica (ou coletiva) que é a reforma das instituições humanas. O homem que desenvolveu a razão deverá agora abrir o coração.
Pensamos em terminar com o manifesto do Sermão da Montanha, com o da ciência, mas finalmente escolhemos o de um simples chefe indígena ao presidente norte-americano.

“Isto nos sabemos.
Todas as coisas estão ligadas.
Como o sangue que une uma família...
Tudo o que afeta a terra,
Afeta os filhos e filhas da terra.
O homem não teceu a teia da vida.
Ele é apenas um fio dela.
Tudo o que faz a teia ele faz a si mesmo “.

Que aquele que teceu a teia da vida os ajudem, na ciência, a produzir o vem!

Discurso do prof. Luiz C.D. Formiga proferido durante a solenidade de formatura da primeira turma do curso de Bacharelado em Microbiologia e Imunologia do IM/UFRJ, em dezembro/1997).
Publicado no Boletim da Sociedade Brasileira de Microbiologia (SBM-Notícias) 22 (outubro): 3-4, 1998









Avatar do usuário
PrimitivosemmedodoTrovão
Mensagens: 79
Registrado em: 29 Ago 2007, 22:06

Re.: Deus e os cientistas

Mensagem por PrimitivosemmedodoTrovão »

oh crap

Avatar do usuário
JoePussy
Mensagens: 448
Registrado em: 18 Jul 2007, 14:15
Localização: Rio de Janeiro

Re.: Deus e os cientistas

Mensagem por JoePussy »

oh meu deus, será que ainda há tempo de eu me arrepender, pq UM cientista disse que, pessoalmente, ele acredita em deus ?
mesmo que todos os cientistas de repente se declarassem deístas, acredito que a opinião da maioria de nós, chatos ateus e céticos, iria continuar a msm...
Levando-se em conta algumas estimativas que 90% dos cientistas são ateus, restam aí 10% de cientistas que irão dizer que deus existe e dar declarações como esta.
grande coisa....

"A espécie humana não pode lidar com muita realidade." - T.S. Elliot
"A religião de uma era é o entretenimento literário da era seguinte." - Ralph W. Emerson
"A mente do homem é estruturada de tal forma que é mais suscetível à mentira do que a verdade." - Desiderius Erasmus

[center]Trabalhando que nem um burro de carga. Volto em breve! :([/center]

Avatar do usuário
Deise Garcia
Mensagens: 5362
Registrado em: 30 Out 2005, 13:35
Gênero: Feminino

Re.: Deus e os cientistas

Mensagem por Deise Garcia »

Putz, isto aqui está parecendo o concurso do mais ignorante. Até agora está empatado. Próximo!

Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Re.: Deus e os cientistas

Mensagem por NadaSei »

Deise Garcia escreveu:Putz, isto aqui está parecendo o concurso do mais ignorante. Até agora está empatado. Próximo!


É... tá difícil Deise.
Gostei do texto.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
Deise Garcia
Mensagens: 5362
Registrado em: 30 Out 2005, 13:35
Gênero: Feminino

Re: Re.: Deus e os cientistas

Mensagem por Deise Garcia »

NadaSei escreveu:
Deise Garcia escreveu:Putz, isto aqui está parecendo o concurso do mais ignorante. Até agora está empatado. Próximo!


É... tá difícil Deise.
Gostei do texto.


:emoticon12: :emoticon12:

Avatar do usuário
manoelmac
Mensagens: 2178
Registrado em: 19 Jun 2007, 11:36
Contato:

Re.: Deus e os cientistas

Mensagem por manoelmac »

Parei aqui:

Autor:
Deise Garcia

:emoticon16:
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

Imagem

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

Avatar do usuário
o anátema
Mensagens: 4651
Registrado em: 18 Out 2005, 19:06

Re.: Deus e os cientistas

Mensagem por o anátema »

Como explicar a explicar a existência de uma tal ordem no âmago do caos? Num universo submetido a entropia, irreversivelmente arrastado para uma desordem crescente, porque e como aparece a ordem?


Entropia não é sinônimo de desordem. Entropia é a energia INdisponível para realizar trabalho. Uma vez que o seu aumento implica em trabalho realizado, e esse trabalho pode resultar em maior ordem/heterogeneidade, entropia pode levar a um aumento na ordem das coisas. Simples gravidade atuando sobre imensas nuvens de partículas com o tempo a organiza em discos (perdendo energia, da mesma forma que quando um objeto cai a energia que o fez cair se vai com o impacto), que por sua vez se organizam em pequenos agregados, de tamanho crescente, conforme massividade vai aumentando a atração gravitacional de todos os objetos.

Ao mesmo tempo, a entropia propriamente dita, a quantidade de energia indisponível para o sistema realizar trabalho, aumenta. Mas a organização/heterogeneidade também. E os próprios corpos que vão se formando são heterogêneos, como por exemplo, a Terra, com camadas diversas, o núcleo super quente, as camadas superiores até a crosta, os oceanos sobre a crosta terrestre, e por fim, a atmosfera (também há a magnetosfera, produzida pelo interior da Terra). E no decorrer do tempo, o movimento das placas tectônicas, separando os continentes, deixando novamente, mais heterogêneos, mas para tanto, gastando energia que fica então indisponível para mais trabalho, amentando a entropia. Esse é um dos exemplos de dinâmicas materiais que acabam gerando ordem/heterogeneidade no universo.


Se eu estiver falando alguma bobagem, que um entendido em física me corrija. Não vale para o pensador ou qualquer bogus dele, obviamente, nem para o doc de oz.
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Avatar do usuário
PrimitivosemmedodoTrovão
Mensagens: 79
Registrado em: 29 Ago 2007, 22:06

Re.: Deus e os cientistas

Mensagem por PrimitivosemmedodoTrovão »

o texto desumaniza um pouco os cientistas.... não proximos de Deus... A propósito... a minha área é microbiologia :emoticon16:
Editado pela última vez por PrimitivosemmedodoTrovão em 02 Set 2007, 21:15, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
PrimitivosemmedodoTrovão
Mensagens: 79
Registrado em: 29 Ago 2007, 22:06

Mensagem por PrimitivosemmedodoTrovão »

ciência sem o amor pode conduzir a comportamentos imediatistas, quando a vida em si perde seu valor. Mas, foi o mesmo Pasteur quem disse que pouca ciência afasta o homem de Deus e que os verdadeiros cientistas acabam dele se aproximando.


que merda...
olhem os criacionismo. Aquilo é que deve ser verdadeira ciencia.
... uma frase (abobrinha) deste tipo é dito em relação á filosofia

Avatar do usuário
Vito Álvaro
Mensagens: 3872
Registrado em: 17 Out 2005, 13:14
Localização: Teixeira de Freitas - Ba

Re.: Deus e os cientistas

Mensagem por Vito Álvaro »

Fórum Realidade === EvoWiki -- Primeiro Wiki === O Espiritismo do Cético -- Segundo Wiki

Status: Ocupadíssimo (Se caso queria me falar, mande MP ou Gmail)

Avatar do usuário
o anátema
Mensagens: 4651
Registrado em: 18 Out 2005, 19:06

Mensagem por o anátema »

PrimitivosemmedodoTrovão escreveu:
ciência sem o amor pode conduzir a comportamentos imediatistas, quando a vida em si perde seu valor. Mas, foi o mesmo Pasteur quem disse que pouca ciência afasta o homem de Deus e que os verdadeiros cientistas acabam dele se aproximando.


que merda...
olhem os criacionismo. Aquilo é que deve ser verdadeira ciencia.
... uma frase (abobrinha) deste tipo é dito em relação á filosofia


Mas você se esquece, meu caro, que as intuições de Pasteur foram comprovadas num trabalho muito complexo. Eis aqui um gráfico:

Imagem
Editado pela última vez por o anátema em 02 Set 2007, 21:45, em um total de 2 vezes.
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Avatar do usuário
Deise Garcia
Mensagens: 5362
Registrado em: 30 Out 2005, 13:35
Gênero: Feminino

Re: Re.: Deus e os cientistas

Mensagem por Deise Garcia »

Vito Álvaro escreveu:O artigo onde Diese pegou:
http://www.espirito.org.br/portal/artig ... -amor.html


Não foi aí não, filho. Este artigo saiu na Folha Espírita em abril de 2000. Quer consultar? Vai lá!


Avatar do usuário
Vito Álvaro
Mensagens: 3872
Registrado em: 17 Out 2005, 13:14
Localização: Teixeira de Freitas - Ba

Re: Re.: Deus e os cientistas

Mensagem por Vito Álvaro »

Deise Garcia escreveu:
Vito Álvaro escreveu:O artigo onde Diese pegou:
http://www.espirito.org.br/portal/artig ... -amor.html


Não foi aí não, filho. Este artigo saiu na Folha Espírita em abril de 2000. Quer consultar? Vai lá!


Não foi? Não seja cínica.

Até veja a figura com quadrado vermelho.
Imagem
Fórum Realidade === EvoWiki -- Primeiro Wiki === O Espiritismo do Cético -- Segundo Wiki

Status: Ocupadíssimo (Se caso queria me falar, mande MP ou Gmail)

Avatar do usuário
Deise Garcia
Mensagens: 5362
Registrado em: 30 Out 2005, 13:35
Gênero: Feminino

Re: Re.: Deus e os cientistas

Mensagem por Deise Garcia »

Vito Álvaro escreveu:
Deise Garcia escreveu:
Vito Álvaro escreveu:O artigo onde Diese pegou:
http://www.espirito.org.br/portal/artig ... -amor.html


Não foi aí não, filho. Este artigo saiu na Folha Espírita em abril de 2000. Quer consultar? Vai lá!


Não foi? Não seja cínica.


Eu participo desse fórum há muitos anos e nunca fui pega em qualquer mentira até por achá-las desnecessárias. Sou espírita assumida, palestrante, membro da diretoria do centro que frequento e membro da diretoria de um lar de crianças. Não encontro nenhuma razão forte demais para negar de onde extraio meus posts. Ratifico o que disse acima, filho.

Avatar do usuário
Judas
Mensagens: 3171
Registrado em: 17 Mai 2007, 11:03
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por Judas »

Pavê de morangos
Por: Rosaura Fraga
Imagem



INGREDIENTES:
1 pacote (200g) de biscoito wafle (morango ou chocolate)
Suco de 1 laranja
160g de suspirinho (merenguinho assado)
500g de morangos picados (separe alguns p/ enfeitar)
300g de creme de leite fresco (nata)
5 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro

Creme:


1 lata de leite condensado
2 xícaras de leite
2 gemas peneiradas
1 colher de sopa de açúcar de baunilha
2 colheres de sopa de amido de milho

Decoração:


Chocolate granulado branco
6 morangos inteiros

MODO DE PREPARO:

dissolva o amido de milho no leite e junte todos os demais ingredientes do creme, leve ao fogo, mexendo sempre, até engrossar e deixe esfriar.

Bata o creme-de-leite fresco com o açúcar confeiteiro, até o ponto de chantilly, é rápido, cuidado para não virar manteiga.

Coloque uma parte do creme dentro de um refratário e depois acomode o biscoito wafle em pé , em toda a volta , se precisar , quebre um lado do biscoito para ficar na altura do prato e espalhe o biscoito que sobrar , no fundo do prato, cubra com metade do morango , suspiro, suco de laranja , mais morango e depois com o restante do creme de baunilha.

Espalhe o chantilly , decore com chocolate granulado branco e morangos inteiros.
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

Avatar do usuário
manoelmac
Mensagens: 2178
Registrado em: 19 Jun 2007, 11:36
Contato:

Mensagem por manoelmac »

Judas escreveu:Pavê de morangos
Por: Rosaura Fraga
Imagem



INGREDIENTES:
1 pacote (200g) de biscoito wafle (morango ou chocolate)
Suco de 1 laranja
160g de suspirinho (merenguinho assado)
500g de morangos picados (separe alguns p/ enfeitar)
300g de creme de leite fresco (nata)
5 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro

Creme:


1 lata de leite condensado
2 xícaras de leite
2 gemas peneiradas
1 colher de sopa de açúcar de baunilha
2 colheres de sopa de amido de milho

Decoração:


Chocolate granulado branco
6 morangos inteiros

MODO DE PREPARO:

dissolva o amido de milho no leite e junte todos os demais ingredientes do creme, leve ao fogo, mexendo sempre, até engrossar e deixe esfriar.

Bata o creme-de-leite fresco com o açúcar confeiteiro, até o ponto de chantilly, é rápido, cuidado para não virar manteiga.

Coloque uma parte do creme dentro de um refratário e depois acomode o biscoito wafle em pé , em toda a volta , se precisar , quebre um lado do biscoito para ficar na altura do prato e espalhe o biscoito que sobrar , no fundo do prato, cubra com metade do morango , suspiro, suco de laranja , mais morango e depois com o restante do creme de baunilha.

Espalhe o chantilly , decore com chocolate granulado branco e morangos inteiros.


Ô FÉ DAS UNHA...

NUM FAZ ISSO PERTO DO HORÁRIO DE ALMOÇO NÃO!!! :emoticon17:
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

Imagem

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

Avatar do usuário
Malamen
Mensagens: 1141
Registrado em: 08 Nov 2005, 11:23
Localização: 127.0.0.1
Contato:

Re.: Deus e os cientistas

Mensagem por Malamen »

A merda é a mesma Deise... o cheiro é que é diferente.

Esta cheira a jasmim.
Imagem

Avatar do usuário
Judas
Mensagens: 3171
Registrado em: 17 Mai 2007, 11:03
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por Judas »

manoelmac escreveu:
Judas escreveu:Pavê de morangos
Por: Rosaura Fraga
Imagem



INGREDIENTES:
1 pacote (200g) de biscoito wafle (morango ou chocolate)
Suco de 1 laranja
160g de suspirinho (merenguinho assado)
500g de morangos picados (separe alguns p/ enfeitar)
300g de creme de leite fresco (nata)
5 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro

Creme:


1 lata de leite condensado
2 xícaras de leite
2 gemas peneiradas
1 colher de sopa de açúcar de baunilha
2 colheres de sopa de amido de milho

Decoração:


Chocolate granulado branco
6 morangos inteiros

MODO DE PREPARO:

dissolva o amido de milho no leite e junte todos os demais ingredientes do creme, leve ao fogo, mexendo sempre, até engrossar e deixe esfriar.

Bata o creme-de-leite fresco com o açúcar confeiteiro, até o ponto de chantilly, é rápido, cuidado para não virar manteiga.

Coloque uma parte do creme dentro de um refratário e depois acomode o biscoito wafle em pé , em toda a volta , se precisar , quebre um lado do biscoito para ficar na altura do prato e espalhe o biscoito que sobrar , no fundo do prato, cubra com metade do morango , suspiro, suco de laranja , mais morango e depois com o restante do creme de baunilha.

Espalhe o chantilly , decore com chocolate granulado branco e morangos inteiros.


Ô FÉ DAS UNHA...

NUM FAZ ISSO PERTO DO HORÁRIO DE ALMOÇO NÃO!!! :emoticon17:

:emoticon12:
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

Avatar do usuário
Bellé
Mensagens: 542
Registrado em: 18 Mai 2007, 10:15
Gênero: Masculino
Localização: Frederico Westphalen - RS

Mensagem por Bellé »

Imagem

Fome!!!!!!!!!!!!!!!
O poder é parte da fraqueza de um homem sem deus...

Bellé

Avatar do usuário
Judas
Mensagens: 3171
Registrado em: 17 Mai 2007, 11:03
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por Judas »

Bellé escreveu:Imagem

Fome!!!!!!!!!!!!!!!


Sacanagem, trabalho em shopping que não tem comida que presta....e to morrendo de foooooome :emoticon12:
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

Avatar do usuário
manoelmac
Mensagens: 2178
Registrado em: 19 Jun 2007, 11:36
Contato:

Re.: Deus e os cientistas

Mensagem por manoelmac »

como Nietzsche comia com esse bigode Nojento Bellé???

:emoticon12:

Se ele gostava de leite sem nada, já tinha um coador natural!!! :emoticon13:
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

Imagem

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

Avatar do usuário
Bellé
Mensagens: 542
Registrado em: 18 Mai 2007, 10:15
Gênero: Masculino
Localização: Frederico Westphalen - RS

Re.: Deus e os cientistas

Mensagem por Bellé »

Seria interessante perguntar para ele...
O poder é parte da fraqueza de um homem sem deus...

Bellé

Avatar do usuário
manoelmac
Mensagens: 2178
Registrado em: 19 Jun 2007, 11:36
Contato:

Re: Re.: Deus e os cientistas

Mensagem por manoelmac »

Bellé escreveu:Seria interessante perguntar para ele...


Esse bigodão horrendo abre tantas possibilidades de perguntas!!! :emoticon12: :emoticon12:

asqueroso... :emoticon16:
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

Imagem

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Re.: Deus e os cientistas

Mensagem por Fernando Silva »

Como explicar a explicar a existência de uma tal ordem no âmago do caos? Num universo submetido a entropia, irreversivelmente arrastado para uma desordem crescente, porque e como aparece a ordem?

A desordem, na média, pode até estar aumentando (a demonstrar), mas nada impede que em pontos localizados haja aumento da ordem, por tempo limitado.
Ou seja, nossa existência se tornou possível, ainda que por tempo limitado, ainda que o universo possa estar caminhando para o fim.

De qualquer modo, falar em "entropia" e "ordem" num universo que mal conhecemos é muita pretensão.

Trancado