Vida Inorgânica...

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Najma
Mensagens: 9660
Registrado em: 14 Out 2005, 16:31
Gênero: Feminino

Vida Inorgânica...

Mensagem por Najma »

A vida pode ter se originado no espaço, sem a presença de carbono

Que a vida pode ter se originado no espaço e vindo para a Terra cavalgando cometas é um assunto que os cientistas já levam bastante a sério. Agora, uma nova pesquisa traz evidências de que estruturas químicas vivas podem se originar no espaço a partir de substâncias inorgânicas - sem a presença do carbono, o elemento característica da vida na Terra.

Vida inorgânica

A descoberta aponta para a possibilidade de que a vida fora da Terra não necessariamente se baseia em moléculas à base de carbono. Além disso, pode-se agora cogitar de uma nova teoria para explicar como a vida surgiu aqui mesmo na Terra, com a participação de compostos que até agora não se imaginava poderem desempenhar um papel importante nesse processo.

A vida na Terra é composta por moléculas orgânicas, simplesmente compostos de carbono, exceto os carbonatos e o dióxido de carbono. O que os cientistas descobriram é que, sob a condições apropriadas, partículas de poeira inorgânica podem se organizar em estruturas helicoidais, à lá DNA. Essas estruturas helicoidais podem interagir entre si de formas que até agora só eram associadas com os compostos orgânicos e com a própria vida.

Auto-organização molecular

A experiência consistiu na observação do comportamento de uma complexa mistura de materiais inorgânicos no interior de um plasma. O plasma é essencialmente o quarto estado da matéria - além do sólido, líquido e gasoso - no qual os elétrons são arrancados dos átomos, deixando para trás uma nuvem de partículas carregadas.

Até agora os cientistas acreditavam não haver praticamente nenhuma organização nessa nuvem de partículas. Mas a equipe do Dr. V.N. Tsytovich, da Academia de Ciências de Moscou, na Rússia, descobriu que essas partículas podem passar por um processo de auto-organização à medida em que as cargas eletrônicas se separam e o plasma se torna polarizado.

DNA inorgânico

O fenômeno resulta em fitas microscópicas de partículas sólidas que se torcem, assumindo o formato de um parafuso - uma estrutura helicoidal. Essas fitas helicoidais são elas próprias eletronicamente carregadas, o que faz com que se atraiam mutuamente.

Imagem

Mais do que simplesmente se grudarem, essa espécie de DNA inorgânico pode se dividir, ou bifurcar, para formar duas cópias da estrutura original. Até hoje, esse comportamento só era associado a moléculas biológicas, como o DNA e as proteínas.


Matéria viva inorgânica

"Essas estruturas de plasma complexas e auto-organizáveis apresentam todas as propriedades necessárias para se qualificarem como candidatas para uma matéria viva inorgânica," diz Tsytovich. "Elas são autônomas, elas se reproduzem e elas evoluem."

Imagem

O plasma não se forma apenas em condições especiais de laboratório. Ele está presente em inúmeras estruturas no espaço exterior. E está particularmente presente aqui mesmo na Terra, no ponto em que os relâmpagos atingem o solo.
Imagem

Avatar do usuário
Vito Álvaro
Mensagens: 3872
Registrado em: 17 Out 2005, 13:14
Localização: Teixeira de Freitas - Ba

Re.: Vida Inorgânica...

Mensagem por Vito Álvaro »

Amei!
Fórum Realidade === EvoWiki -- Primeiro Wiki === O Espiritismo do Cético -- Segundo Wiki

Status: Ocupadíssimo (Se caso queria me falar, mande MP ou Gmail)

Avatar do usuário
Najma
Mensagens: 9660
Registrado em: 14 Out 2005, 16:31
Gênero: Feminino

Re: Re.: Vida Inorgânica...

Mensagem por Najma »

Vito Álvaro escreveu:Amei!


Legal, né, Vitão? Também achei!! Fascinante isso! :emoticon19:
Imagem

Avatar do usuário
Vito Álvaro
Mensagens: 3872
Registrado em: 17 Out 2005, 13:14
Localização: Teixeira de Freitas - Ba

Re: Re.: Vida Inorgânica...

Mensagem por Vito Álvaro »

Najma escreveu:
Vito Álvaro escreveu:Amei!


Legal, né, Vitão? Também achei!! Fascinante isso! :emoticon19:

Ainda bem o Transformers existe. :emoticon12:
Fórum Realidade === EvoWiki -- Primeiro Wiki === O Espiritismo do Cético -- Segundo Wiki

Status: Ocupadíssimo (Se caso queria me falar, mande MP ou Gmail)

Avatar do usuário
JoePussy
Mensagens: 448
Registrado em: 18 Jul 2007, 14:15
Localização: Rio de Janeiro

Re.: Vida Inorgânica...

Mensagem por JoePussy »

Eu havia visto um estudo que seria possível que, em ambientes bem diferentes da terra, a vida se baseasse em silício, que é do msm grupo químico do carbono.

e, obviamente, essa pesquisa mostra quão limitados são ainda nossos conhecimentos de exo-biologia; se em nosso próprio planeta nós ainda nos surpreendemos em como a vida pode prosperar em regiões altamente inóspitas, como as extremófilas, o que dirá em mundos completamente diferentes do nosso!

eu só lamento que dificilmente vou estar vivo qdo (e se) descobrirem vida fora da Terra. Adoraria saber mais sobre os oceanos de Europa, Titã... :)

"A espécie humana não pode lidar com muita realidade." - T.S. Elliot
"A religião de uma era é o entretenimento literário da era seguinte." - Ralph W. Emerson
"A mente do homem é estruturada de tal forma que é mais suscetível à mentira do que a verdade." - Desiderius Erasmus

[center]Trabalhando que nem um burro de carga. Volto em breve! :([/center]

NeferNeferNefer
Mensagens: 252
Registrado em: 08 Out 2006, 17:20
Gênero: Feminino

Re.: Vida Inorgânica...

Mensagem por NeferNeferNefer »

Isso vem de encontro a uma questão que tenho lançado a tempos: Conceito de vida!
Quando eu perguntei o que realmente a Exobiologia procura (um DNA, uma cadeia carbônica...?) era a isso q eu me referia.
Será q reconheceríamos outras formas de vida?
Vejo q estamos caminhando para achar essas respostas.
:emoticon12:
Livre pensar é só pensar!

Avatar do usuário
manoelmac
Mensagens: 2178
Registrado em: 19 Jun 2007, 11:36
Contato:

Re: Re.: Vida Inorgânica...

Mensagem por manoelmac »

JoePussy escreveu:Eu havia visto um estudo que seria possível que, em ambientes bem diferentes da terra, a vida se baseasse em silício, que é do msm grupo químico do carbono.

e, obviamente, essa pesquisa mostra quão limitados são ainda nossos conhecimentos de exo-biologia; se em nosso próprio planeta nós ainda nos surpreendemos em como a vida pode prosperar em regiões altamente inóspitas, como as extremófilas, o que dirá em mundos completamente diferentes do nosso!

eu só lamento que dificilmente vou estar vivo qdo (e se) descobrirem vida fora da Terra. Adoraria saber mais sobre os oceanos de Europa, Titã... :)


2 :emoticon8:
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

Imagem

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

Avatar do usuário
aknatom
Mensagens: 3071
Registrado em: 25 Out 2005, 13:10
Gênero: Masculino

Re.: Vida Inorgânica...

Mensagem por aknatom »

O melhor conceito de vida que já ví é o Brian Greene, só que é o que acaba sendo mais abrangente. Não lembro o nome do livro mas ele define assim: vida é qualquer sistema que ao invés de tender para o caos, tende a um equilíbrio.
O problema é que, a partir dessa definição, vc pode definir muitas e muitas coisas como vida... inclusive estrelas e dependendo da linha de cosmologia, até mesmo o próprio universo.
Dentro das minhas concepções isso é perfeito, mas pode "agredir" a percepção de muita gente.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Avatar do usuário
Bellé
Mensagens: 542
Registrado em: 18 Mai 2007, 10:15
Gênero: Masculino
Localização: Frederico Westphalen - RS

Mensagem por Bellé »

"Uma das implicações dessa nova conjetura é que, se ela estiver correta, então é possível a ocorrência de vida em outros planetas onde, aparentemente, a aridez, as temperaturas extremas e a abundância de gases tóxicos sinalizavam o contrário até há pouco. Ela também golpeia, ainda que parcialmente, a idéia de que a vida terráquea originou-se no espaço, tendo sido semeada por meteoritos com germes de seres alienígenas que aqui evoluíram sob novas condições. Na verdade, a hipótese extraterrestre não foi descartada. "Vale a pena lembrar que grande parte da água na Terra veio do espaço, através do bombardeio de meteoritos e cometas há cerca de 4 bilhões de anos", diz Arnaldo. "E junto com a água poderia ter vindo os primórdios dos seres vivos". Além disso, os fragmentos de astros que continuam caindo sobre a Terra apresentam substâncias orgânicas, como aminoácidos e bases nitrogenadas. A maioria dos cientistas, porém, nunca apostou nessa suposição, entre outros motivos, por que o aquecimento de qualquer corpo celeste que entrasse na atmosfera seria tão elevado que destruiria qualquer forma de vida como a conhecemos. O mais provável é que os seres vivos tenham surgido espontaneamente sobre o planeta, por meio da evolução química de substâncias inanimadas, como sugere a viagem retrospectiva proporcionada pelos archaea.

A existência dessas criaturas microscópicas foi confirmada, na década passada, durante prospecções realizadas em rochas vulcânicas do estado de Idaho, nos Estados Unidos, e em minas da África do Sul, a mais de 2 400 metros de profundidade. Os archaea compõem um reino biológico próprio, diferente dos das bactérias, classificadas como seres procariontes (organismos formados por uma única célula sem membrana nuclear) e das demais formas vivas, incluindo fungos, plantas e humanos, classificadas como eucariontes (formados por uma ou muitas células providas de membrana nuclear). Eles se alimentam de hidrogênio, compostos sulfúricos, manganês e outros metais pesados e dispensam totalmente a fotossíntese e a luz solar como fonte de energia. "Os archaea prepararam a base da vida, oxidando derivados de enxofre, metano, ferro e outros metais", diz John Baross, da Escola de Oceanografia da Universidade de Washington. Sua descoberta abalou antigas hipóteses, entre as quais a suposição de Charles Darwin e outros pesquisadores de que o ponto de partida da vida se deu na superfície de mares e lagos ricos em nutrientes.

A idéia de que a vida brota da matéria inanimada não é exatamente uma novidade. A diferença é que a nova concepção de geração espontânea por evolução parte de um raciocínio bem diverso das fantasias que sustentaram, por mais de 2 200 anos, uma tosca teoria sobre a origem dos seres vivos. De Aristóteles, na Grécia antiga, até a primeira metade do século XIX, imaginou-se que animais complexos, como moscas, sapos e ratos, podiam ser gerados no meio do lixo, da matéria orgânica em decomposição e da lama. No século XVII, o naturalista belga Jan Baptiste van Helmont chegou mesmo a difundir na Europa uma receita para a produção de ratos e escorpiões a partir de uma camisa suada, germe de trigo e queijo. A idéia começou a ruir quando, na mesma época, o italiano Francesco Redi demonstrou em uma experiência simples que larvas de moscas só surgiam em carne podre quando esta ficava exposta a moscas adultas, que ali depositavam seus ovos. A carne acomodada em frascos tampados com gaze jamais geravam larvas, que neste caso apareciam sobre a gaze, onde moscas adultas tinham pousado. Os estudos do químico francês Louis Pasteur sobre bactérias, que deram início à microbiologia, sepultaram a velha crença por volta de 1860.

A moderna teoria da geração espontânea começou com algumas pistas levantadas ainda no século XIX, quando algumas substâncias orgânicas, como a uréia, foram sintetizadas pela primeira vez em laboratório. Então, logo surgiu a pergunta óbvia: e se pudéssemos reproduzir as condições ambientais da Terra primitiva não seria possível fabricar moléculas orgânicas complexas, como o fez a natureza? A constatação de que todos os seres vivos possuem os mesmos blocos construtores – açúcares simples, gorduras, 20 tipos de aminoácidos, quatro nucleotídeos de DNA e quatro de RNA – atiçou definitivamente essa idéia, fundamental na hipótese apresentada pelo bioquímico russo Aleksandr Oparin no livro A Origem da Vida, em 1936."

O texto acima encontra-se na pagina:

http://www.planetajota.jor.br/vida.htm

O problema é com os crentes interpretam isso como Divino...

Dizem que o brbudo pegou o barro e dele fez o Homem...

Pensem...
O poder é parte da fraqueza de um homem sem deus...

Bellé

Avatar do usuário
Bellé
Mensagens: 542
Registrado em: 18 Mai 2007, 10:15
Gênero: Masculino
Localização: Frederico Westphalen - RS

Re.: Vida Inorgânica...

Mensagem por Bellé »

ARCHAEA!!!
O poder é parte da fraqueza de um homem sem deus...

Bellé

Avatar do usuário
o anátema
Mensagens: 4651
Registrado em: 18 Out 2005, 19:06

Re.: Vida Inorgânica...

Mensagem por o anátema »

Muito interessante mesmo. Sobre silício, eu não me lembro de já ter lido nada muito sério e recente a respeito, apenas coisas mais especulativas e um tanto antigas.

Mas acho que deviam ter escrito " "DNA" inorgânico ", com DNA entre aspas.

[cria] Estão vendo só? Não é preciso nem que venha um criacionista para apontar erros fundamentais nessas sandices evolucionistas. Só mostra o desespero evolucionista, esse tipo de teoria. Não podem achar um método de criação não-sobrenatural para o DNA de verdade, então correm atrás de outras coisas. Por que não aceitar simplesmente a alternativa sobrenatural, Jeová? Aceitar Jesus como nosso salvador, resolveria isso também, além de salvar a alma desses pobres "cientistas".[/cria]

Não tarda a algum tipo de crente em um deísmo/teísmo mais abrangente dizer que a forma helicoidal talvez se encaixe em alguma coisa meio como aquela "golden rule" geométrica e que é prova de Deus. Possivelmente usarão tanto os mais deístas mesmo tanto aqueles que irão querer achar que evidencia especificamente Javé, apesar de não ter nada sobre essa mentira escabrosa na bíblia inteirinha. Puro devaneio evolucionsita então, sem nenhum amparo bíblico.
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Avatar do usuário
manoelmac
Mensagens: 2178
Registrado em: 19 Jun 2007, 11:36
Contato:

Re.: Vida Inorgânica...

Mensagem por manoelmac »

Muito interessante mesmo. Sobre silício, eu não me lembro de já ter lido nada muito sério e recente a respeito, apenas coisas mais especulativas e um tanto antigas.


Eles adotaram este conceito para o pior Sci-fi que já vi em minha vida... Evolução...

[center]Imagem[/center]
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

Imagem

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

Avatar do usuário
Najma
Mensagens: 9660
Registrado em: 14 Out 2005, 16:31
Gênero: Feminino

Re.: Vida Inorgânica...

Mensagem por Najma »

:emoticon1:

Existe uma vertente na física que considera o universo todo "vivo". E onde deus, seja-lá-o-quê-isso-for, é "imanente", ou seja, está presente em tudo e manifesta-se como universo.

Deus aí, continua não cheirando nem fedendo. Já o conceito de vida tem que ser mais elástico... :emoticon1:
Imagem

Avatar do usuário
Bellé
Mensagens: 542
Registrado em: 18 Mai 2007, 10:15
Gênero: Masculino
Localização: Frederico Westphalen - RS

Re.: Vida Inorgânica...

Mensagem por Bellé »

O que seria melhor:

1) Sermos frutos da vontade divina...

2) Sermos caixas protetoras da vida (DNA)...

Onde o "eu" tem valor, na religião ou na ciência?
O poder é parte da fraqueza de um homem sem deus...

Bellé

Avatar do usuário
Najma
Mensagens: 9660
Registrado em: 14 Out 2005, 16:31
Gênero: Feminino

Re: Re.: Vida Inorgânica...

Mensagem por Najma »

aknatom escreveu:O melhor conceito de vida que já ví é o Brian Greene, só que é o que acaba sendo mais abrangente. Não lembro o nome do livro mas ele define assim: vida é qualquer sistema que ao invés de tender para o caos, tende a um equilíbrio.
O problema é que, a partir dessa definição, vc pode definir muitas e muitas coisas como vida... inclusive estrelas e dependendo da linha de cosmologia, até mesmo o próprio universo.
Dentro das minhas concepções isso é perfeito, mas pode "agredir" a percepção de muita gente.


Taí, era disso que eu falava no post anterior. :emoticon16:

A matéria tendendo ao equilíbrio está "viva". Logo, o universo inteiro está "vivo", visto que até hoje não se observou nada tendendo ao caos explicitamente. :emoticon14:
Imagem

Avatar do usuário
aknatom
Mensagens: 3071
Registrado em: 25 Out 2005, 13:10
Gênero: Masculino

Re: Re.: Vida Inorgânica...

Mensagem por aknatom »

Bellé escreveu:O que seria melhor:

1) Sermos frutos da vontade divina...

2) Sermos caixas protetoras da vida (DNA)...

Onde o "eu" tem valor, na religião ou na ciência?


Tem valor ao dar sentido e destino ao envólucro, ao macro corpo, a própria caixa.
Querendo ou não, quando o "eu" não consegue definir um sentido para sua existência o risco desse DNA não se reproduzir e a diminuição do tempo de existência desse DNA se tornam críticos.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Avatar do usuário
aknatom
Mensagens: 3071
Registrado em: 25 Out 2005, 13:10
Gênero: Masculino

Re: Re.: Vida Inorgânica...

Mensagem por aknatom »

Najma escreveu:
aknatom escreveu:O melhor conceito de vida que já ví é o Brian Greene, só que é o que acaba sendo mais abrangente. Não lembro o nome do livro mas ele define assim: vida é qualquer sistema que ao invés de tender para o caos, tende a um equilíbrio.
O problema é que, a partir dessa definição, vc pode definir muitas e muitas coisas como vida... inclusive estrelas e dependendo da linha de cosmologia, até mesmo o próprio universo.
Dentro das minhas concepções isso é perfeito, mas pode "agredir" a percepção de muita gente.


Taí, era disso que eu falava no post anterior. :emoticon16:

A matéria tendendo ao equilíbrio está "viva". Logo, o universo inteiro está "vivo", visto que até hoje não se observou nada tendendo ao caos explicitamente. :emoticon14:


É mais ou menos... uma estrela está tendendo ao equilíbrio enquanto tem combustível suficiente.. quando acaba o combustível ou ela explode (morre) ou forma um quasar, que novamente tende ao equilíbrio... seria a transformação da forma dessa vida, dá pra usar larva-inseto como referência.
Todas as coisas no Universo passam por esse ciclo, de surgir e desaparecer. Portanto, se nascer e morrer for usado como definição de vida, até mesmo vento e coisas intangíveis como pensamento e amor se tornam vivos. Gosto dessa idéia, pra mim faz sentido.
O próprio Universo pode estar apenas morrendo (expanssão infinita) ou estar em um processo de vida/morte através de Big Bang/Big Crunsh.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Avatar do usuário
Bellé
Mensagens: 542
Registrado em: 18 Mai 2007, 10:15
Gênero: Masculino
Localização: Frederico Westphalen - RS

Re: Re.: Vida Inorgânica...

Mensagem por Bellé »

aknatom escreveu:
Bellé escreveu:O que seria melhor:

1) Sermos frutos da vontade divina...

2) Sermos caixas protetoras da vida (DNA)...

Onde o "eu" tem valor, na religião ou na ciência?


Tem valor ao dar sentido e destino ao envólucro, ao macro corpo, a própria caixa.
Querendo ou não, quando o "eu" não consegue definir um sentido para sua existência o risco desse DNA não se reproduzir e a diminuição do tempo de existência desse DNA se tornam críticos.


Faz sentido, mas o ser racional que sou me impede de baixar meu ego...
O poder é parte da fraqueza de um homem sem deus...

Bellé

Avatar do usuário
Bellé
Mensagens: 542
Registrado em: 18 Mai 2007, 10:15
Gênero: Masculino
Localização: Frederico Westphalen - RS

Re.: Vida Inorgânica...

Mensagem por Bellé »

Mas...

O fato de não ter sentido e proporcional ao ato de deixar de existir...

É como se o DNA falasse assim: " Não precisamos mas de você caixa velha e mal criada..."
O poder é parte da fraqueza de um homem sem deus...

Bellé

Avatar do usuário
Najma
Mensagens: 9660
Registrado em: 14 Out 2005, 16:31
Gênero: Feminino

Re: Re.: Vida Inorgânica...

Mensagem por Najma »

Bellé escreveu:O que seria melhor:

1) Sermos frutos da vontade divina...

2) Sermos caixas protetoras da vida (DNA)...

Onde o "eu" tem valor, na religião ou na ciência?


Tem que ser "melhor"? :emoticon16:

O EU tem o valor que se dá a ele...
Imagem

Avatar do usuário
Najma
Mensagens: 9660
Registrado em: 14 Out 2005, 16:31
Gênero: Feminino

Re: Re.: Vida Inorgânica...

Mensagem por Najma »

o anátema escreveu:Muito interessante mesmo. Sobre silício, eu não me lembro de já ter lido nada muito sério e recente a respeito, apenas coisas mais especulativas e um tanto antigas.

Mas acho que deviam ter escrito " "DNA" inorgânico ", com DNA entre aspas.


Deviam. Isso pouparia muito trabalho daqui pra frente tentando explicar que na realidade não disseram especificamente isso.

o anátema escreveu:[cria] Estão vendo só? Não é preciso nem que venha um criacionista para apontar erros fundamentais nessas sandices evolucionistas. Só mostra o desespero evolucionista, esse tipo de teoria. Não podem achar um método de criação não-sobrenatural para o DNA de verdade, então correm atrás de outras coisas. Por que não aceitar simplesmente a alternativa sobrenatural, Jeová? Aceitar Jesus como nosso salvador, resolveria isso também, além de salvar a alma desses pobres "cientistas".[/cria]

Não tarda a algum tipo de crente em um deísmo/teísmo mais abrangente dizer que a forma helicoidal talvez se encaixe em alguma coisa meio como aquela "golden rule" geométrica e que é prova de Deus. Possivelmente usarão tanto os mais deístas mesmo tanto aqueles que irão querer achar que evidencia especificamente Javé, apesar de não ter nada sobre essa mentira escabrosa na bíblia inteirinha. Puro devaneio evolucionsita então, sem nenhum amparo bíblico.


Sim... e que nós somos formas helicoidais imperfeitas da grande hélix divina... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Imagem

Avatar do usuário
Bellé
Mensagens: 542
Registrado em: 18 Mai 2007, 10:15
Gênero: Masculino
Localização: Frederico Westphalen - RS

Re: Re.: Vida Inorgânica...

Mensagem por Bellé »

Najma escreveu:
Bellé escreveu:O que seria melhor:

1) Sermos frutos da vontade divina...

2) Sermos caixas protetoras da vida (DNA)...

Onde o "eu" tem valor, na religião ou na ciência?


Tem que ser "melhor"? :emoticon16:

O EU tem o valor que se dá a ele...


Não foi isso que eu quiz dizer...

Penso no fato de termos explicações de ambos os "deuses" para explicar o que o "eu" é...e na verdade ele é ambos os deuses e vive tentando exlicar estes dois lados de uma mesma moeda...
O poder é parte da fraqueza de um homem sem deus...

Bellé

Avatar do usuário
aknatom
Mensagens: 3071
Registrado em: 25 Out 2005, 13:10
Gênero: Masculino

Re: Re.: Vida Inorgânica...

Mensagem por aknatom »

Bellé escreveu:
Najma escreveu:
Bellé escreveu:O que seria melhor:

1) Sermos frutos da vontade divina...

2) Sermos caixas protetoras da vida (DNA)...

Onde o "eu" tem valor, na religião ou na ciência?


Tem que ser "melhor"? :emoticon16:

O EU tem o valor que se dá a ele...


Não foi isso que eu quiz dizer...

Penso no fato de termos explicações de ambos os "deuses" para explicar o que o "eu" é...e na verdade ele é ambos os deuses e vive tentando exlicar estes dois lados de uma mesma moeda...


Nossa Bellé.. geralmente reclamo de pessoas prolixas mas vc foi sucinto até demais. Desculpe mas não captei quais são os deuses que vc se referiu... organismo e ego?
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Avatar do usuário
o anátema
Mensagens: 4651
Registrado em: 18 Out 2005, 19:06

Re: Re.: Vida Inorgânica...

Mensagem por o anátema »

Bellé escreveu:O que seria melhor:

1) Sermos frutos da vontade divina...


Depende de qual é essa vontade..... mas de modo geral, aceitando as concepções mais comuns, não me agrada supostamente ser um camundongo num labirinto sem sentido, cujo destino individual esse ser já sabe desde antes de sequer criar o universo.

2) Sermos caixas protetoras da vida (DNA)...

Onde o "eu" tem valor, na religião ou na ciência?
[/quote]
Tecnicamente uma coisa não exclui a outra; supondo sermos vontade divina, ainda nos desenvolvemos a partir do DNA e da reprodução celular... mas mais importante, a exclusão da primeira não implica nessa visão "estrita" da vida..... não é porque descobrimos que somos feitos de átomos, que tudo que é feito de átomos é igual, tem o mesmo valor, e etc e tal.

(E mais tecnicamente ainda, DNA não é vida.... as células é que são vivas...)

E se há mesmo essa necessidade de se pensar nas bases materiais do que somos, uma outra perspectiva é que não somos "robôs para reproduzir mais DNA", mas que o nosso DNA nos serve, na medida que produziu o corpo e a mente que são bem mais do que ele. E que não se precisa ter a procriação como objetivo de vida (ou parte do projeto de vida), ao menos nós humanos não precisamos mais.





......

Numa das últimas SCIAMs a capa era uma moléculazinha e a manchete era "essa molécula originou a vida".... não cheguei a ler nada a respeito.
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Avatar do usuário
Najma
Mensagens: 9660
Registrado em: 14 Out 2005, 16:31
Gênero: Feminino

Re: Re.: Vida Inorgânica...

Mensagem por Najma »

aknatom escreveu:
Najma escreveu:
aknatom escreveu:O melhor conceito de vida que já ví é o Brian Greene, só que é o que acaba sendo mais abrangente. Não lembro o nome do livro mas ele define assim: vida é qualquer sistema que ao invés de tender para o caos, tende a um equilíbrio.
O problema é que, a partir dessa definição, vc pode definir muitas e muitas coisas como vida... inclusive estrelas e dependendo da linha de cosmologia, até mesmo o próprio universo.
Dentro das minhas concepções isso é perfeito, mas pode "agredir" a percepção de muita gente.


Taí, era disso que eu falava no post anterior. :emoticon16:

A matéria tendendo ao equilíbrio está "viva". Logo, o universo inteiro está "vivo", visto que até hoje não se observou nada tendendo ao caos explicitamente. :emoticon14:


É mais ou menos... uma estrela está tendendo ao equilíbrio enquanto tem combustível suficiente.. quando acaba o combustível ou ela explode (morre) ou forma um quasar, que novamente tende ao equilíbrio... seria a transformação da forma dessa vida, dá pra usar larva-inseto como referência.
Todas as coisas no Universo passam por esse ciclo, de surgir e desaparecer. Portanto, se nascer e morrer for usado como definição de vida, até mesmo vento e coisas intangíveis como pensamento e amor se tornam vivos. Gosto dessa idéia, pra mim faz sentido.
O próprio Universo pode estar apenas morrendo (expanssão infinita) ou estar em um processo de vida/morte através de Big Bang/Big Crunsh.


Parece que o Big Crunch já foi descartado depois de observações mais acuradas... já que parece que a matéria do universo está se expandindo a uma taxa que impossibilita a reunião de tudo em um futuro mesmo que muito distante.

Agora essa de sentimentos como algo vivo acaba permitindo outros vôos. Algo como a consciência tendo vida própria, né? Não sei se gosto dessa idéia... Já a matéria toda ela "viva" é perfeitamente possível, isso se o conseito do que é vida for mais elástico. :emoticon1:
Imagem

Trancado