Página 1 de 1

Ti cuida Paraguai: "Nóis mórdi"!!!

Enviado: 05 Set 2007, 20:00
por zencem
.
VIVA LA AMÉRICA LATRINA!!!

Jornal paraguaio diz que Brasil poderia intervir no país

Um editorial publicado nesta quarta-feira pelo maior jornal paraguaio, o ABC Color, afirma que o Brasil poderia se inclinar a intervir no Paraguai para manter inalterada a situação do tratado bilateral para a usina hidroelétrica de Itaipu.

O jornal, crítico do presidente paraguaio, Nicanor Duarte Frutos, apóia há tempos a idéia de uma revisão no tratado de Itaipu, assinado na década de 1970 entre os governos militares dos dois países, e acusa o Brasil de manter uma posição “imperialista” por supostamente levar vantagem sobre o Paraguai na distribuição prevista pelo tratado.

No editorial publicado nesta quarta-feira, o diário afirma que “o interesse brasileiro em manter sem alteração alguma a situação enormemente vantajosa para si mesmo que soube criar o Brasil na hidroelétrica binacional a partir do leonino Tratado de Itaipu e da péssima atuação posterior dos governos e dos funcionários paraguaios da entidade binacional, pode levá-lo novamente a um plano de intervenção – política principalmente, mas, finalmente, também militar – em nosso país”.

O jornal afirma que durante o levante militar que derrubou o então ditador Alfredo Stroessner, em 1989, havia rumores no país de que “o Exército brasileiro se pôs imediatamente em condições de ocupar as instalações de Itaipu do lado paraguaio e inclusive de uma boa porção do território nacional”.

"Pilar importante"

Apesar de não apresentar fatos concretos, o ABC Color diz que “tal boato provavelmente reflete um plano de ação efetivamente já previsto pelo Brasil, dado que a represa é um pilar muito importante de sua economia”.

Segundo o jornal, um eventual plano de intervenção não seria mais motivado por “conflitos internos paraguaios”, mas somente pela intenção “de proteger um bem que o Brasil, com boas razões, considera indispensável e que também – sem fundamentos morais nem justiça – tende a considerar como quase de sua exclusiva propriedade”.

Para o editorial, o que poderia levar a isso seria “a conseqüência da situação política resultante das eleições gerais de abril”.

A revisão do tratado de Itaipu é uma das principais bandeiras do favorito nas pesquisas de opinião para as eleições presidenciais de abril, o ex-bispo católico Fernando Lugo, que ameaça recorrer a tribunais internacionais para alterar o acordo.

O jornal afirma ainda que outra questão que pode influenciar uma decisão brasileira é “o panorama político que está se configurando, com a Venezuela na cabeça, em amplas regiões da América Latina e do Caribe”.

“O Brasil, cujo presidente Lula da Silva já não se declara socialista, mas social-democrata, não gostaria que o Paraguai possa ter outro Hugo Chávez, Evo Morales, Rafael Correa ou mesmo outro Kirchner. Também não gostaria de ninguém que possa exigir com firmeza a renegociação do Tratado de Itaipu”, diz o editorial.

Muerte a los imperialistas Lulla e Bush!

Viva Chaves e Fidel!!!

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: