O Videogame pode ser considerado "Obra de Arte?"
O Videogame pode ser considerado "Obra de Arte?"
Esse tipo de discussão já se arrasta por vários anos, e nenhuma conclusão ainda... Qual a opinião de vocês?
Manoel Machado Henriques
"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."
(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)
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Re.: O Videogame pode ser considerado "Obra de Arte?&qu
Não consigo ver videogame e nem outros tipos de jogos associados ao conceito de estética, que é facilmente associado a qqr coisa considerada arte.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575
Re.: O Videogame pode ser considerado "Obra de Arte?&qu
Claro que sim.
Re.: O Videogame pode ser considerado "Obra de Arte?&qu
o nível de perfeição dos jogos atuais está absurdo.
ainda que alguns jogos só tenham seu primor expresso pela qualidade das imagens, sons e pelo conceito da jogabilidade, mtos têm enredos fantásticos, efeitos especiais, direção de arte e fotografia...
custa milhões de dólares para fazer um jogo pros consoles atuais, e envolve mta gente.
eu acho que, se já não são obras de arte, estarão sendo inclusos mto em breve.
ainda que alguns jogos só tenham seu primor expresso pela qualidade das imagens, sons e pelo conceito da jogabilidade, mtos têm enredos fantásticos, efeitos especiais, direção de arte e fotografia...
custa milhões de dólares para fazer um jogo pros consoles atuais, e envolve mta gente.
eu acho que, se já não são obras de arte, estarão sendo inclusos mto em breve.
"A espécie humana não pode lidar com muita realidade." - T.S. Elliot
"A religião de uma era é o entretenimento literário da era seguinte." - Ralph W. Emerson
"A mente do homem é estruturada de tal forma que é mais suscetível à mentira do que a verdade." - Desiderius Erasmus
[center]Trabalhando que nem um burro de carga. Volto em breve! :([/center]
- Ateu Tímido
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Re.: O Videogame pode ser considerado "Obra de Arte?&qu
Obra do demônio, sem dúvida...
Re: Re.: O Videogame pode ser considerado "Obra de Arte
JoePussy escreveu:o nível de perfeição dos jogos atuais está absurdo.
ainda que alguns jogos só tenham seu primor expresso pela qualidade das imagens, sons e pelo conceito da jogabilidade, mtos têm enredos fantásticos, efeitos especiais, direção de arte e fotografia...
custa milhões de dólares para fazer um jogo pros consoles atuais, e envolve mta gente.
eu acho que, se já não são obras de arte, estarão sendo inclusos mto em breve.
Nem só de games atuais! Grim fandango é um BELÍSSIMO exemplo.
Música de primeira, toda trilha sonora em Jazz, um roteiro carismático e gráficos que merecem ser aplaudidos de PÉ!!!
O que a equipe fez com poucos polígonos no jogo é louvável!!!
E a história... eu não CONSEGUIA PARAR DE JOGAR com o meu chará!!!! Manuel Calavera!!!...
Não consigo ver videogame e nem outros tipos de jogos associados ao conceito de estética, que é facilmente associado a qqr coisa considerada arte.
Por que não???
Manoel Machado Henriques
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- Vito Álvaro
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Re.: O Videogame pode ser considerado "Obra de Arte?&qu
Quem disse não?
Alguns tipos já passam uma obra de arte.
Por exemplo, o jogo Medal of Honor: Airbone:
http://images.gamevicio.com.br/screensh ... g/3782.jpg
Clique para ampliar.
Ou pode acessar: http://www.gamevicio.com.br/portal/0/57 ... index.html
E tem mais como Crysis, Bioshock e por vai por aí os novos jogos. É incrível que precisa conhecimentos alguns que querem a fazer requisitos os jogos.
Depois 10 anos você ver jogo é velho e pode avançar mais realismo. Haja processamento e co-processamento (PPU ou GPGPU), renderização até mais o que...
Alguns tipos já passam uma obra de arte.
Por exemplo, o jogo Medal of Honor: Airbone:
http://images.gamevicio.com.br/screensh ... g/3782.jpg
Clique para ampliar.
Ou pode acessar: http://www.gamevicio.com.br/portal/0/57 ... index.html
E tem mais como Crysis, Bioshock e por vai por aí os novos jogos. É incrível que precisa conhecimentos alguns que querem a fazer requisitos os jogos.
Depois 10 anos você ver jogo é velho e pode avançar mais realismo. Haja processamento e co-processamento (PPU ou GPGPU), renderização até mais o que...
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Status: Ocupadíssimo (Se caso queria me falar, mande MP ou Gmail)
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Re: Re.: O Videogame pode ser considerado "Obra de Arte
manoelmac escreveu:Nem só de games atuais! Grim fandango é um BELÍSSIMO exemplo.
cara, tentei jogar esse troço algumas vezes, mas não dei sorte, pq ele não rodou no XP q eu tinha, travava. Mas a parte q eu vi, incluindo a foice dobrável de bolso, era hilária!
Mas vc tem razão, há jogos antigos que talvez mereçam o título de obra de arte. Principalmente se levarmos em conta as limitações de hardware da época...
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Re.: O Videogame pode ser considerado "Obra de Arte?&qu
Ter gráficos bonitos e som bonito é uma coisa... ter boa jogabilidade é outra... ter bom roteiro, é outra... quando associados, a prorpiedade emergente não tem nada a ver com estética, logo, não consigo entender como arte. Entretenimento sim, mas não arte.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575
Re.: O Videogame pode ser considerado "Obra de Arte?&qu
Bom, segunda eu vejo em que ponto estará a discussão... até.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575
Eu acho que é sim, jogo VG desde criança e continuo até hoje com o 360. Ora, Halo 3 tinha muito mais artistas gráficos em sua concepção do que programadores.
O maior custo de um jogo hoje de longe é com artes gráficas, não há a menor dúvida que a produção artística nesse universo é enorme, tanto criativa como reprodutiva.
Aí vai ima imagem de Crysis:
http://www.hardwired.hu/img/wg/2/743/Crysis_44.jpg
-- Anderson
O maior custo de um jogo hoje de longe é com artes gráficas, não há a menor dúvida que a produção artística nesse universo é enorme, tanto criativa como reprodutiva.
Aí vai ima imagem de Crysis:
http://www.hardwired.hu/img/wg/2/743/Crysis_44.jpg
-- Anderson
Tudo é vaidade e correr atrás do vento
Re: Re.: O Videogame pode ser considerado "Obra de Arte
aknatom escreveu:Ter gráficos bonitos e som bonito é uma coisa... ter boa jogabilidade é outra... ter bom roteiro, é outra... quando associados, a prorpiedade emergente não tem nada a ver com estética, logo, não consigo entender como arte. Entretenimento sim, mas não arte.
Arte e entretenimento muitas vezes andam juntos.
Da mesma forma que um bom filme pode ser considerado arte, o mesmo é verdade para uma bom jogo.
A "estética" está em cada um dos itens citados (gráficos bonitos, som, roteiro, etc...) Bem como em uma combinação perfeita disso tudo e que ainda permita uma boa jogabilidade.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".
Re: Re.: O Videogame pode ser considerado "Obra de Arte
NadaSei escreveu:aknatom escreveu:Ter gráficos bonitos e som bonito é uma coisa... ter boa jogabilidade é outra... ter bom roteiro, é outra... quando associados, a prorpiedade emergente não tem nada a ver com estética, logo, não consigo entender como arte. Entretenimento sim, mas não arte.
Arte e entretenimento muitas vezes andam juntos.
Da mesma forma que um bom filme pode ser considerado arte, o mesmo é verdade para uma bom jogo.
A "estética" está em cada um dos itens citados (gráficos bonitos, som, roteiro, etc...) Bem como em uma combinação perfeita disso tudo e que ainda permita uma boa jogabilidade.
THE BEST!!!!
Manoel Machado Henriques
"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."
(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)
"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."
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- Ilovefoxes
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Re.: O Videogame pode ser considerado "Obra de Arte?&qu
É claro, e em várias categorias:
- Arte em imitar o mundo real;
- Arte em enganar o cérebro da pessoa para pensar que está em uma situação em que não está (como um parque de diversões);
- Etc...
- Arte em imitar o mundo real;
- Arte em enganar o cérebro da pessoa para pensar que está em uma situação em que não está (como um parque de diversões);
- Etc...
Re: Re.: O Videogame pode ser considerado "Obra de Arte
manoelmac escreveu:NadaSei escreveu:aknatom escreveu:Ter gráficos bonitos e som bonito é uma coisa... ter boa jogabilidade é outra... ter bom roteiro, é outra... quando associados, a prorpiedade emergente não tem nada a ver com estética, logo, não consigo entender como arte. Entretenimento sim, mas não arte.
Arte e entretenimento muitas vezes andam juntos.
Da mesma forma que um bom filme pode ser considerado arte, o mesmo é verdade para uma bom jogo.
A "estética" está em cada um dos itens citados (gráficos bonitos, som, roteiro, etc...) Bem como em uma combinação perfeita disso tudo e que ainda permita uma boa jogabilidade.
THE BEST!!!!
Manel,
Passou a raiva de mim?????
Então diz aí, como se joga isso? Tem que comprar o jogo ou fazer acesso a algum servidor?
Valeu.
Re: Re.: O Videogame pode ser considerado "Obra de Arte
manoelmac escreveu:
THE BEST!!!!
Meu PC é antiguinho... não vai rodar.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".
Eu escrevi um artigo sobre o tema. Especificamente sobre jogos com narrativa.
Olha ele ai.
A arte de contar estórias e a narrativa do século XXI
Contar estórias é uma das mais antigas tradições humanas.Seja para educar, entreter, passar lições, ou para conhecer mais sobre a história do seu povo, e em alguns casos a cultura de outros povos. A pratica de contar estórias é uma forma de arte presente em praticamente todas as civilizações humanas. Desde de estórias gravadas nas paredes das cavernas, passando por estórias contadas oralmente (como a imagem que nos vem à mente de pessoas em volta de uma fogueira enquanto um desses contava) até livros, peças, filmes entre outras.
Convencidos como devemos estar que a arte de contar estória é uma das maiores constantes da história humana, devemos igualmente reconhecer, que sua forma, se alterou ao longo dos tempos. Não que antigas formas tenham sido perdidas, mas novas surgiram. Os filmes não extinguiram os livros, nem a televisão extinguiu as estórias contadas oralmente. Embora alguns possam defender que uns provocam a diminuição de utilização dos outros meios.
Se a Bíblia impressa por Gutemberg em 1450 foi uma revolução na divulgação da palavra escrita, e os filmes, no final do século XIX e especialmente do XX ao possibilitar gravar e ver estórias, estamos agora diante de uma nova revolução.
Nos deparamos no final do século XX e especialmente agora no século XXI com uma nova forma de contar estórias, com um novo meio para a narrativa. A dos jogos eletrônicos, mais especificamente, os jogos desenvolvidos para computadores e consoles. As narrativas interativas.Verdade que muitos dos jogos desenvolvidos não são de narrativa, como os de esportes, corridas, entre outros.Verdade também que a qualidade da narrativa nem sempre se destaca.Porém mais e mais, os jogos interativos, vem diminuindo a distancia entre o que deles tradicionalmente se espera, e uma obra de arte complexa.
Tradicionalmente jogos interativos são vistos como brinquedos para crianças.As coisas mudam de figura quando a constatação que a industria de jogos já gera mais riqueza que a industria do cinema, inclusive nos Estados Unidos .Para efeito de comparação a reportagem da ISTOÉ diz “mercado de games faturou US$ 17 bilhões em todo o planeta em 2000 e US$ 30 bilhões em 2003. Só para comparar: no ano passado, os poderosos estúdios de cinema arrecadaram US$ 19 bilhões em bilheteria nos Estados Unidos”.Isso em 27/10/2004, hoje a distancia é ainda maior.Além disso, muitos jogos estão sendo criados para o mercado adulto que hoje é predominante. Para ser claro os jogadores de 15 a 30 anos são os mais comuns embora se encontre em todas as idades, a maioria dos jogadores se situa em faixa etária superior a 20 anos.
Comumente os jogos são vistos como estimulo a comportamentos nocivos como violência entre outros.O curioso é perceber que em países como Canadá(sendo a EA uma das maiores desenvolvedoras de jogos do mundo Canadense), Suécia, Noruega, para citar alguns, jogos, inclusive de teor violento, são muito comuns, e as taxas de violência são baixíssimas assim como de criminalidade. Certamente existem outros fatores que levam outros países sejam eles pobres como os do continente Africano, sejam eles desiguais como Brasil, sejam eles inseridos em uma cultura de medo como os Estados Unidos, a terem altos índices de violência. Jogos refletem a sociedade assim como outras formas de arte, existindo criminalidade eles a retratam, querer tirar essa liberdade de expressão deles, seria o equivalente a tirar a violência dos filmes, ou dos noticiários, pois igualmente retratam a violência. Como filmes têm uma distinção para faixa etária os jogos também a possuem e cabe aos pais ou responsáveis cuidar para que seus filhos não estejam expostos a material que eles não valorizam.
Jogos interativos estão ficando sofisticados, não há como negar.Eles agora extraem sua inspiração de filmes, livros, e obras originais.Essas feitas para jogos estão seguindo o caminho inverso e indo parar na televisão, e nas salas de cinema.Muitos geram a produção de textos, como esse, ou de outras variedades.Jogos como Fahrenheit , ou Índigo Profecy nos Estados Unidos, combinam elementos da narrativa de filmes policiais ou de investigação, com interatividade no curso da estória.Jogos como Socom 3 apresentam a colaboração da filarmônica de Londres com o técnico do setor de som do jogo, para a criação e gravação de musicas originais, especialmente desenvolvidas para retratar as emoções de aventura e desafio as quais devem atingir o jogador.God of War para o PS2, coloca um herói nos moldes de Hercules, guardando suas diferenças, e insere o jogador no universo mitológico grego.Jogos como Way of the Samurai , expõe o jogador uma serie de escolhas, a esses dilemas estão ligadas questões éticas de senso de justiça, assim como características comportamentais. A complexidade dos jogos, ligados ao trabalho de diversos artistas e técnicos, além dos universos de onde retiram inspiração faz deles muitas vezes obras de arte que agregam conhecimento de outras áreas.
Muitos desses jogos ainda são capazes de contar estórias que combinam estilo com investimento emocional.Max Payne conta à estória de um policial que ao chegar em casa encontra mulher e filha brutalmente assassinadas, ele então parte na busca de desvendar o porquê elas foram mortas, e buscar vingança.O estilo fica por conta de elementos tirados de estórias em quadrinhos, além do clima de policial Noir no qual a estória é contada.Imersão nesse contexto é a palavra chave.No mundo dos jogos interativos, esses são capazes como nenhuma mídia anterior transportar e transformar o jogador em participante dos eventos de uma outra realidade.
Poderia citar inúmeros outros exemplos de jogos que mexem com narrativas para construção de sua relação com o jogador.Esses não testam apenas os reflexos, mas a inteligência de estabelecer relações, memória, e o raciocínio em resolver problemas.São estímulos para diversos aspectos da inteligência.As formas e os métodos, nos quais a narrativa é construída nos jogos são variados. Existem os que o jogador é colocado na perspectiva de primeira ou terceira pessoa, na pele de um personagem, os RPGs que o jogador cria, e constrói o personagem, os que o jogador é o condutor ou administrador como em jogos de estratégia. Além de formas mescladas dessas, e inovadoras que aparecem.
A industria de jogos assim como outras têm seus vícios e as formulas que funcionam tendem a ser copiadas, tanto tendo resultados de qualidade, como outros descartáveis.Inovação vem de tempos em tempos, e quando restrita a uma empresa menor como a russa Nikita e o seu Parkan Iron Strategy, acaba não sendo copiada.Esse jogo conseguiu combinar a aventura de um capitão no futuro enviado para recuperar bases em diversos planetas, com ação em 1 pessoa, e administração estratégica das bases.Além de que nos combates é possível assumir o controle de suas unidades em perspectiva de 1 pessoa.Embora brilhante, teve pouca distribuição e é pouco conhecido no mundo, e mesmo na Europa são os jogadores experientes russos e alguns poucos pelo mundo, que conhecem os feitos da Nikita com esse titulo.A Nikita tem outros títulos, mas esse chegou a ter tradução para o inglês embora seu lançamento e distribuição tenham sido limitados, pela distribuidora, Monte Cristo Multimídia.
Os exemplos são muitos.Resta-nos, acredito, tentar entender melhor o impacto dessa revolução em termos de linguagem, e no meio que se faz para narrar estórias, para melhor tirar proveito dela.Existem claramente oportunidades educativas e artísticas, ligadas a essa industria. Os jogos não vieram para substituir antigos meios, mas para acrescentar uma nova forma, que agrega esses e promove o que eles não promovem, interatividade.Cada meio tem suas vantagens, sua especificidade, e por isso vão continuar a existir, seu nível de presença vai depender como esse se adapta aos novos tempos.O quão consegue se manter relevante para o publico. Acredito que os diversos meios existentes para narrativa têm o seu papel e importância tanto para história que se foi, como para história que virá.
Concluo expressando o seguinte:Jogos interativos têm muito potencial, para nos entreter, para fins educativos, para fins artísticos.Desde que estejamos dispostos, a deixar de lado, nossos preconceitos, antes de tocar no teclado e mouse, ou joystick.
http://www.terra.com.br/istoedinheiro/3 ... nquedo.htm
Fabricante Quantic Dream,distribuidora, Atari.
Fabricante: Zipper Interactive.Distribuidora: Sony Computer Entertainment
Fabricante e distribuidor: SCEA ou Sony Computer Entreteniment of América.
Fabricante: Acquire's.Distribuidora:Bam Entertainment
Fabricante: Remedy / 3D Realms.Distribuidora: GreenLeaf
As notas de rodape o código não pegou direito. De qualquer forma estão ai.
Olha ele ai.
A arte de contar estórias e a narrativa do século XXI
Contar estórias é uma das mais antigas tradições humanas.Seja para educar, entreter, passar lições, ou para conhecer mais sobre a história do seu povo, e em alguns casos a cultura de outros povos. A pratica de contar estórias é uma forma de arte presente em praticamente todas as civilizações humanas. Desde de estórias gravadas nas paredes das cavernas, passando por estórias contadas oralmente (como a imagem que nos vem à mente de pessoas em volta de uma fogueira enquanto um desses contava) até livros, peças, filmes entre outras.
Convencidos como devemos estar que a arte de contar estória é uma das maiores constantes da história humana, devemos igualmente reconhecer, que sua forma, se alterou ao longo dos tempos. Não que antigas formas tenham sido perdidas, mas novas surgiram. Os filmes não extinguiram os livros, nem a televisão extinguiu as estórias contadas oralmente. Embora alguns possam defender que uns provocam a diminuição de utilização dos outros meios.
Se a Bíblia impressa por Gutemberg em 1450 foi uma revolução na divulgação da palavra escrita, e os filmes, no final do século XIX e especialmente do XX ao possibilitar gravar e ver estórias, estamos agora diante de uma nova revolução.
Nos deparamos no final do século XX e especialmente agora no século XXI com uma nova forma de contar estórias, com um novo meio para a narrativa. A dos jogos eletrônicos, mais especificamente, os jogos desenvolvidos para computadores e consoles. As narrativas interativas.Verdade que muitos dos jogos desenvolvidos não são de narrativa, como os de esportes, corridas, entre outros.Verdade também que a qualidade da narrativa nem sempre se destaca.Porém mais e mais, os jogos interativos, vem diminuindo a distancia entre o que deles tradicionalmente se espera, e uma obra de arte complexa.
Tradicionalmente jogos interativos são vistos como brinquedos para crianças.As coisas mudam de figura quando a constatação que a industria de jogos já gera mais riqueza que a industria do cinema, inclusive nos Estados Unidos .Para efeito de comparação a reportagem da ISTOÉ diz “mercado de games faturou US$ 17 bilhões em todo o planeta em 2000 e US$ 30 bilhões em 2003. Só para comparar: no ano passado, os poderosos estúdios de cinema arrecadaram US$ 19 bilhões em bilheteria nos Estados Unidos”.Isso em 27/10/2004, hoje a distancia é ainda maior.Além disso, muitos jogos estão sendo criados para o mercado adulto que hoje é predominante. Para ser claro os jogadores de 15 a 30 anos são os mais comuns embora se encontre em todas as idades, a maioria dos jogadores se situa em faixa etária superior a 20 anos.
Comumente os jogos são vistos como estimulo a comportamentos nocivos como violência entre outros.O curioso é perceber que em países como Canadá(sendo a EA uma das maiores desenvolvedoras de jogos do mundo Canadense), Suécia, Noruega, para citar alguns, jogos, inclusive de teor violento, são muito comuns, e as taxas de violência são baixíssimas assim como de criminalidade. Certamente existem outros fatores que levam outros países sejam eles pobres como os do continente Africano, sejam eles desiguais como Brasil, sejam eles inseridos em uma cultura de medo como os Estados Unidos, a terem altos índices de violência. Jogos refletem a sociedade assim como outras formas de arte, existindo criminalidade eles a retratam, querer tirar essa liberdade de expressão deles, seria o equivalente a tirar a violência dos filmes, ou dos noticiários, pois igualmente retratam a violência. Como filmes têm uma distinção para faixa etária os jogos também a possuem e cabe aos pais ou responsáveis cuidar para que seus filhos não estejam expostos a material que eles não valorizam.
Jogos interativos estão ficando sofisticados, não há como negar.Eles agora extraem sua inspiração de filmes, livros, e obras originais.Essas feitas para jogos estão seguindo o caminho inverso e indo parar na televisão, e nas salas de cinema.Muitos geram a produção de textos, como esse, ou de outras variedades.Jogos como Fahrenheit , ou Índigo Profecy nos Estados Unidos, combinam elementos da narrativa de filmes policiais ou de investigação, com interatividade no curso da estória.Jogos como Socom 3 apresentam a colaboração da filarmônica de Londres com o técnico do setor de som do jogo, para a criação e gravação de musicas originais, especialmente desenvolvidas para retratar as emoções de aventura e desafio as quais devem atingir o jogador.God of War para o PS2, coloca um herói nos moldes de Hercules, guardando suas diferenças, e insere o jogador no universo mitológico grego.Jogos como Way of the Samurai , expõe o jogador uma serie de escolhas, a esses dilemas estão ligadas questões éticas de senso de justiça, assim como características comportamentais. A complexidade dos jogos, ligados ao trabalho de diversos artistas e técnicos, além dos universos de onde retiram inspiração faz deles muitas vezes obras de arte que agregam conhecimento de outras áreas.
Muitos desses jogos ainda são capazes de contar estórias que combinam estilo com investimento emocional.Max Payne conta à estória de um policial que ao chegar em casa encontra mulher e filha brutalmente assassinadas, ele então parte na busca de desvendar o porquê elas foram mortas, e buscar vingança.O estilo fica por conta de elementos tirados de estórias em quadrinhos, além do clima de policial Noir no qual a estória é contada.Imersão nesse contexto é a palavra chave.No mundo dos jogos interativos, esses são capazes como nenhuma mídia anterior transportar e transformar o jogador em participante dos eventos de uma outra realidade.
Poderia citar inúmeros outros exemplos de jogos que mexem com narrativas para construção de sua relação com o jogador.Esses não testam apenas os reflexos, mas a inteligência de estabelecer relações, memória, e o raciocínio em resolver problemas.São estímulos para diversos aspectos da inteligência.As formas e os métodos, nos quais a narrativa é construída nos jogos são variados. Existem os que o jogador é colocado na perspectiva de primeira ou terceira pessoa, na pele de um personagem, os RPGs que o jogador cria, e constrói o personagem, os que o jogador é o condutor ou administrador como em jogos de estratégia. Além de formas mescladas dessas, e inovadoras que aparecem.
A industria de jogos assim como outras têm seus vícios e as formulas que funcionam tendem a ser copiadas, tanto tendo resultados de qualidade, como outros descartáveis.Inovação vem de tempos em tempos, e quando restrita a uma empresa menor como a russa Nikita e o seu Parkan Iron Strategy, acaba não sendo copiada.Esse jogo conseguiu combinar a aventura de um capitão no futuro enviado para recuperar bases em diversos planetas, com ação em 1 pessoa, e administração estratégica das bases.Além de que nos combates é possível assumir o controle de suas unidades em perspectiva de 1 pessoa.Embora brilhante, teve pouca distribuição e é pouco conhecido no mundo, e mesmo na Europa são os jogadores experientes russos e alguns poucos pelo mundo, que conhecem os feitos da Nikita com esse titulo.A Nikita tem outros títulos, mas esse chegou a ter tradução para o inglês embora seu lançamento e distribuição tenham sido limitados, pela distribuidora, Monte Cristo Multimídia.
Os exemplos são muitos.Resta-nos, acredito, tentar entender melhor o impacto dessa revolução em termos de linguagem, e no meio que se faz para narrar estórias, para melhor tirar proveito dela.Existem claramente oportunidades educativas e artísticas, ligadas a essa industria. Os jogos não vieram para substituir antigos meios, mas para acrescentar uma nova forma, que agrega esses e promove o que eles não promovem, interatividade.Cada meio tem suas vantagens, sua especificidade, e por isso vão continuar a existir, seu nível de presença vai depender como esse se adapta aos novos tempos.O quão consegue se manter relevante para o publico. Acredito que os diversos meios existentes para narrativa têm o seu papel e importância tanto para história que se foi, como para história que virá.
Concluo expressando o seguinte:Jogos interativos têm muito potencial, para nos entreter, para fins educativos, para fins artísticos.Desde que estejamos dispostos, a deixar de lado, nossos preconceitos, antes de tocar no teclado e mouse, ou joystick.
http://www.terra.com.br/istoedinheiro/3 ... nquedo.htm
Fabricante Quantic Dream,distribuidora, Atari.
Fabricante: Zipper Interactive.Distribuidora: Sony Computer Entertainment
Fabricante e distribuidor: SCEA ou Sony Computer Entreteniment of América.
Fabricante: Acquire's.Distribuidora:Bam Entertainment
Fabricante: Remedy / 3D Realms.Distribuidora: GreenLeaf
As notas de rodape o código não pegou direito. De qualquer forma estão ai.
Editado pela última vez por André em 14 Set 2007, 22:20, em um total de 1 vez.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/
Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.
http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196
O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.
Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.
http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196
O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.
Re: Re.: O Videogame pode ser considerado "Obra de Arte
Hugo escreveu:Claro que sim.
óbvio
Neocron
Re: Re.: O Videogame pode ser considerado "Obra de Arte
Wallace escreveu:manoelmac escreveu:NadaSei escreveu:aknatom escreveu:Ter gráficos bonitos e som bonito é uma coisa... ter boa jogabilidade é outra... ter bom roteiro, é outra... quando associados, a prorpiedade emergente não tem nada a ver com estética, logo, não consigo entender como arte. Entretenimento sim, mas não arte.
Arte e entretenimento muitas vezes andam juntos.
Da mesma forma que um bom filme pode ser considerado arte, o mesmo é verdade para uma bom jogo.
A "estética" está em cada um dos itens citados (gráficos bonitos, som, roteiro, etc...) Bem como em uma combinação perfeita disso tudo e que ainda permita uma boa jogabilidade.
THE BEST!!!!
Manel,
Passou a raiva de mim?????
Então diz aí, como se joga isso? Tem que comprar o jogo ou fazer acesso a algum servidor?
Valeu.
Raiva? Não...
O Grim Fandango é de 1998... por meios obscuros você acha o jogo fácil fácil pela net...
O game fez um grande sucesso na época... o jogo é uma evoluçao do "point and click", você controla o Sr. Calaveira pelo teclado...
Recomendo!!!
Se tiver sorte, vc acha um torrent da versão dublada que tá perfeita!...
Manoel Machado Henriques
"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."
(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)
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Re: Re.: O Videogame pode ser considerado "Obra de Arte
NadaSei escreveu:manoelmac escreveu:
THE BEST!!!!
Meu PC é antiguinho... não vai rodar.
consegui rodar o game num pentium 120 com 16 Mb de RAM!!!
Manoel Machado Henriques
"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."
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Re: Re.: O Videogame pode ser considerado "Obra de Arte
manoelmac escreveu:NadaSei escreveu:manoelmac escreveu:
THE BEST!!!!
Meu PC é antiguinho... não vai rodar.
consegui rodar o game num pentium 120 com 16 Mb de RAM!!!
Jura?
Então meu atlhon 1.6 g com geforce 2 mx deve rodar.
Não conhecia esse jogo.
Vou me informar sobre ele.
Estava mesmo querendo uma dica de jogos mais antigos.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".
- Fedidovisk
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- Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46
Re.: O Videogame pode ser considerado "Obra de Arte?&qu
Quer jogos antigos do estilo, tão bons quanto ;
Quest for Glory V
A maldição da ilha dos macacos
Quest for Glory V
A maldição da ilha dos macacos
Mark3ra escreveu:não.
a arte , se nao imitar a vida, deve ser composta ao menos de uma subjetividade e de uma certa "formalidade".
Nao consigo compreender como uma máquina, criada para trazer lucro e desviar a atenção do povo, possa ser considerada ARTE.
então o cinema também não seria arte!
Manoel Machado Henriques
"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."
(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)
"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."
(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)
manoelmac escreveu:Mark3ra escreveu:não.
a arte , se nao imitar a vida, deve ser composta ao menos de uma subjetividade e de uma certa "formalidade".
Nao consigo compreender como uma máquina, criada para trazer lucro e desviar a atenção do povo, possa ser considerada ARTE.
então o cinema também não seria arte!
Muitos livros tb. Afinal existe literatura inteiramente voltada ao entretenimento e que foi feita para lucrar.
Só para citar a filarmônica de Londres fez a trilha de Socom 3. Uma trilha original, em parceria com o especialista de som do jogo (É show de bola). Jogos empregam dezenas de animadores e desenhistas que tem que criar a arte conceitual do jogo. Atores trabalham nas vozes em diversos jogos. E a lista segue.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/
Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.
http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196
O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.
Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.
http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196
O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.