Google patrocina prêmio de US$ 30 milhões por pouso na Lua
Enviado: 14 Set 2007, 20:04
Google patrocina prêmio de US$ 30 milhões por pouso na Lua
CABO CANAVERAL, Flórida, EUA - O líder entre os serviços de buscas na web, Google, patrocinará uma competição, a Lunar X Prize, de US$ 30 milhões (cerca de R$ 60 milhões) por um pouso não-tripulado na Lua, seguindo a linha do Ansari X Prize, de US$ 10 milhões, que estimulou uma corrida entre empresas privadas para criar espaçonaves tripuladas.
Assim como o Ansari X Prize, que foi conquistado em 2004 pelo projetista aeronáutico Burt Rutan e o investidor Paul Allen, por dois vôos do SpaceShipOne, o Google Lunar X Prize está aberto a empresas privadas e organizações não governamentais de todo o mundo, informaram os organizadores, antes do anúncio oficial da competição nesta quinta-feira.
O primeiro prêmio, de US$ 20 milhões de dólares, será dado ao primeiro grupo capaz de enviar à Lua um veículo de exploração não-tripulado, que terá de realizar um percurso de pelo menos 500 metros de extensão na superfície do satélite e transmitir imagens em vídeo à Terra, antes de 31 de julho de 2012.
O prêmio cai para 15 milhões de dólares caso o pouso seja realizado até 31 de dezembro de 2014. O segundo colocado receberá cinco milhões de dólares.
O segundo lugar na competição leva a bolada de US$ 5 milhões. Além disso, bonificações no valor de até US$ 5 milhões serão concedidas pela realização de tarefas como obter relíquias das missões lunares do projeto americano Apollo, detectar água em estado gelado ou manter o veículo em funcionamento na superfície da Lua por mais de uma noite.
- Nossa esperança é educar o público e mudar suas percepções quanto à Lua - disse Peter Diamandis, o fundador da X Prize Foundation. - A Lua é como uma ilha ao largo da Terra, e dispõe de recursos valiosos que nos beneficiarão à medida que crescemos como espécie. Deveríamos pensar nela dessa maneira - acrescentou.
O programa será anunciado oficialmente pela revista "Wired", na NextFest, uma conferência de tecnologia que foi iniciada nesta quinta-feira em Los Angeles.
A Nasa estudou a possibilidade de uma promoção semelhante como parte de seu programa Centennial Challenges, mas a agência até agora só conseguiu verbas para um prêmio de US$ 750 mil. As competições da Nasa também são fechadas para quem vier de fora dos EUA.
Fonte: Globo.com
CABO CANAVERAL, Flórida, EUA - O líder entre os serviços de buscas na web, Google, patrocinará uma competição, a Lunar X Prize, de US$ 30 milhões (cerca de R$ 60 milhões) por um pouso não-tripulado na Lua, seguindo a linha do Ansari X Prize, de US$ 10 milhões, que estimulou uma corrida entre empresas privadas para criar espaçonaves tripuladas.
Assim como o Ansari X Prize, que foi conquistado em 2004 pelo projetista aeronáutico Burt Rutan e o investidor Paul Allen, por dois vôos do SpaceShipOne, o Google Lunar X Prize está aberto a empresas privadas e organizações não governamentais de todo o mundo, informaram os organizadores, antes do anúncio oficial da competição nesta quinta-feira.
O primeiro prêmio, de US$ 20 milhões de dólares, será dado ao primeiro grupo capaz de enviar à Lua um veículo de exploração não-tripulado, que terá de realizar um percurso de pelo menos 500 metros de extensão na superfície do satélite e transmitir imagens em vídeo à Terra, antes de 31 de julho de 2012.
O prêmio cai para 15 milhões de dólares caso o pouso seja realizado até 31 de dezembro de 2014. O segundo colocado receberá cinco milhões de dólares.
O segundo lugar na competição leva a bolada de US$ 5 milhões. Além disso, bonificações no valor de até US$ 5 milhões serão concedidas pela realização de tarefas como obter relíquias das missões lunares do projeto americano Apollo, detectar água em estado gelado ou manter o veículo em funcionamento na superfície da Lua por mais de uma noite.
- Nossa esperança é educar o público e mudar suas percepções quanto à Lua - disse Peter Diamandis, o fundador da X Prize Foundation. - A Lua é como uma ilha ao largo da Terra, e dispõe de recursos valiosos que nos beneficiarão à medida que crescemos como espécie. Deveríamos pensar nela dessa maneira - acrescentou.
O programa será anunciado oficialmente pela revista "Wired", na NextFest, uma conferência de tecnologia que foi iniciada nesta quinta-feira em Los Angeles.
A Nasa estudou a possibilidade de uma promoção semelhante como parte de seu programa Centennial Challenges, mas a agência até agora só conseguiu verbas para um prêmio de US$ 750 mil. As competições da Nasa também são fechadas para quem vier de fora dos EUA.
Fonte: Globo.com