O jeitinho brasileiro é bom?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Ilovefoxes
Gênero: Masculino

O jeitinho brasileiro é bom?

Mensagem por Ilovefoxes »

Meu professor de biologia do ensino médio sempre contava histórias das viagens que ele fez à outros países.
Então, aqui algumas onde ele criticava como a gente agia:

- Lá em portugal, as pessoas perdem algum tempo lendo as embalagens dos alimentos. Enquanto aqui a gente compra e confia totalmente no fabricante, lá eles cuidam o que estão comprando;

- Lá em portugal, se visse algum "imposto" para eles pagarem listado quando recebem e não soubessem do que se trata, a comunidade se reúne e vão na prefeitura. Aqui não precisa nem comentar; :emoticon5:

Bom, agora alguns conhecimentos gerais:

- No exterior, quando um idoso, uma grávida ou coisa parecida entre em um ônibus, as pessoas se levantam para dar espaço. Aqui torcem para não sentar do teu lado e atrasar sua saída...;

Então, agora adicionem vocês algo ao tópico. =p

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Re.: O jeitinho brasileiro é bom?

Mensagem por Fernando Silva »

"Jeitinho brasileiro" pode ter um sentido negativo: encontrar um meio de desrespeitar as leis.
Mas também pode ter alguns positivos:
-Criatividade para resolver problemas.
-Se esforçar para ajudar alguém mesmo não sendo obrigado.

Tolerância é uma virtude, mas também pode ser um defeito.
Brasileiros tendem a tolerar e desculpar as pequenas faltas dos outros, como furar fila, avançar sinal, roubar no supermercado etc., só que depois se queixam do governo quando o resultado acumulado de todas essas pequenas infrações ("que não fazem mal algum, deixa ele...") desaba sobre eles.

Um pouco mais de intolerância nos cairia bem.

francioalmeida
Contato:

Re.: O jeitinho brasileiro é bom?

Mensagem por francioalmeida »

- No exterior, quando um idoso, uma grávida ou coisa parecida entre em um ônibus, as pessoas se levantam para dar espaço. Aqui torcem para não sentar do teu lado e atrasar sua saída...;

Nas eleições, durante a votação, fiquei angustiado quando via pessoas reclamarem porque um idoso tinha preferência na fila de votação.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Re: Re.: O jeitinho brasileiro é bom?

Mensagem por Fernando Silva »

francioalmeida escreveu:Nas eleições, durante a votação, fiquei angustiado quando via pessoas reclamarem porque um idoso tinha preferência na fila de votação.

Se a lei existe, tem que ser cumprida, mas acho um absurdo que um cara fure a fila só porque tem rugas e cabelo branco, embora chegue para votar diretamente de seu jogo de tênis ou pronto para ir correr na praia.

Se eu chegar a ficar velho, vou ficar na fila como todo mundo, a menos que esteja doente e fraco.

Trancado