Moral... de onde vem?
Moral... de onde vem?
5 pessoas estão presas numa linha de comboio. Noutra linha há uma pessoa. Tu podes desviar o comboio para uma ou outra linha. Qual a tua opção?
Só há uma linha e a mesmas 5 pessoas estão presas. Não se pode desviar o comboio. Por sorte há uma ponte por cima onde um homem muito gordo comtempla a paisagem (sem se aperceber do drama). Se empurrares o gordo ele cai em frente do comboio e para-o, evitando a morte dos 5 infelizes.
Alguém aqui empurra o gordo?
Nos dois casos ou morre um ou morrem 5.
tirei isto de Dawkins... que tirou a outra pessoa...
Só há uma linha e a mesmas 5 pessoas estão presas. Não se pode desviar o comboio. Por sorte há uma ponte por cima onde um homem muito gordo comtempla a paisagem (sem se aperceber do drama). Se empurrares o gordo ele cai em frente do comboio e para-o, evitando a morte dos 5 infelizes.
- Apo
- Gênero: Feminino
Re.: Moral... de onde vem?
A morte de 5 não é causada por mim. A da pessoa sozinha será minha escolha. Não desvio.

não és utilitarista 

uma dessas 5 pessoas é o teu filho...
É... eu também acho que não interfiro nos eventos.
No primeiro caso pode dar um sentimento de culpa por omissão, no segundo não.
No segundo caso se o sujeito quisesse bancar o herói mesmo, teria que se atirar na frente para tentar impedir o comboio, não empurrar o cara gordo.
Acho que não interferir é o melhor em ambos os casos.
No primeiro caso pode dar um sentimento de culpa por omissão, no segundo não.
No segundo caso se o sujeito quisesse bancar o herói mesmo, teria que se atirar na frente para tentar impedir o comboio, não empurrar o cara gordo.
Acho que não interferir é o melhor em ambos os casos.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".
Re: Re.: Moral... de onde vem?
gorillo escreveu:uma dessas 5 pessoas é o teu filho...
Nesse caso eu desvio o trem ou mesmo empurro o gordo.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".
- Apo
Aí mudou de figura.

- Apo
NadaSei escreveu:gorillo escreveu:uma dessas 5 pessoas é o teu filho...
Pois é. As coisas são como são. Minha moral é neutra , mas não é hipócrita.

VM

Manoel Machado Henriques
"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."
(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)
"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)
gorillo escreveu:no grupo de 5 há 2 filhos. na outra linha 1 filho
Assim você está deixando tudo mais difícil... Não sei o que um pai faria na hora, talvez tenha mais apego por um deles.
Pensando apenas racionalmente e dizendo que são todos iguais, salvo os dois e deixo morrer apenas um.
Só não vai mudar para um filho de cada lado... acho que volto a não interferir nesse caso.

Apo escreveu:NadaSei escreveu:gorillo escreveu:uma dessas 5 pessoas é o teu filho...
Pois é. As coisas são como são. Minha moral é neutra , mas não é hipócrita.
Pois é, entre um filho e um estranho eu escolho meu filho sem duvida alguma.
Não tenho nem que pensar.
Os humanos não são todos iguais ao meus olhos.
Todo homem tem o mesmo valor, mas todos valorizam mais seus entes queridos. É valor relativo, pra mim meu filho vale mais, assim como esse estranho vale mais que meu filho para alguém.
- Ilovefoxes
- Gênero: Masculino
Videomaker [3]manoelmac escreveu:gorillo escreveu:no grupo de 5 há 2 filhos. na outra linha 1 filho
VM... indiscutivelmente!!!
![]()
![]()
![]()
Não empurro, pois a justiça pode alegar homicídio. Tenho quase certeza que "mas eu SACRIFIQUEI OUTRA PESSOA para salvar cinco" não cola no tribunal.
Segundo que, como a Apo disse, no segundo caso eu seria culpado de tudo...
Provavelmente, eu preferisse me jogar debaixo do trem.

Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:
- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".
500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:
- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".
Deu no que deu !!! ...
500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:
Deu no que deu !!! ...

manoelmac escreveu:gorillo escreveu:no grupo de 5 há 2 filhos. na outra linha 1 filho
VM... indiscutivelmente!!!
![]()
![]()
![]()
o VM não conseguiria deduzir através da resposta da Apo que ela não é utilitarista. Nem sequer conheceria que utilitarismo é uma teoria sobre moral...

e este é o tipo de jogos que filósofos morais usam para tentar ir mais longe.
Apo escreveu:zencem escreveu:Provavelmente, eu preferisse me jogar debaixo do trem.![]()
Eu pensei nesta hipótese, mas o Mig ia dizer que eu tenho mais 2 filhos em casa que iriam ficar sem mãe. Então, moralmente eu seria uma covarde.
eu não vou julgar ninguém. mas se alguém quiser... este tipo de jogos... há muitas variantes... foram feitas para tentar descobrir se há uma natureza moral independente da cultura. Parece que sim...
gorillo escreveu:Apo escreveu:zencem escreveu:Provavelmente, eu preferisse me jogar debaixo do trem.![]()
Eu pensei nesta hipótese, mas o Mig ia dizer que eu tenho mais 2 filhos em casa que iriam ficar sem mãe. Então, moralmente eu seria uma covarde.
eu não vou julgar ninguém. mas se alguém quiser... este tipo de jogos... há muitas variantes... foram feitas para tentar descobrir se há uma natureza moral independente da cultura. Parece que sim...
Tem ainda a opção de o cara endoidar.

Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:
Deu no que deu !!! ...
Deu no que deu !!! ...

- RicardoVitor
- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
- Márcio
- Contato:
Re: Moral... de onde vem?
gorillo escreveu:5 pessoas estão presas numa linha de comboio. Noutra linha há uma pessoa. Tu podes desviar o comboio para uma ou outra linha. Qual a tua opção?
No primeiro caso, deixo para o acaso decidir, ou, opto pelo evento que menos cause perdas de vidas. Se houvesse um filho envolvido em um dos grupos, salvaria ele. Se houvesse um filho em cada linha, deixaria para o acaso também e talvez pirasse depois.
No segundo caso, aviso o gordo do que vai acontecer e deixo prá ele decidir.
Que hipótese sombria seria se no primeiro caso, entre aqueles 5 que eu salvei, houvesse um serial killer que depois mataria umas dez pessoas.
A moral nem sempre é lógica, quase sempre é sentimental.
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!