Explicação de um agnóstico!

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
docdeoz

Explicação de um agnóstico!

Mensagem por docdeoz »

a

Este dogma aterrorizante, esta mentira infinita, tornaram-me em inimigo implacável do Cristianismo. A verdade é que esta crença no sofrimento eterno tem sido o perseguidor real. Ela fundou a Inquisição, forjou as cadeias e forneceu os ferros em brasa. Ela mergulhou em escuridão as vidas de muitos milhões. Ele tornou o berço tão terríveis quanto o ataúde. Ela escravizou nações e derramou o sangue de incontáveis milhares. Ela sacrificou os mais sábios, os mais corajosos e os melhores. Ele subverteu a idéia de justiça, arrancou do coração a misericórdia, transformou homens em inimigos e baniu a razão do cérebro.

http://www.4shared.com/file/11723886/61 ... o.html?s=1

Nisto concordamos (não sendo eu inimigo do cristianismo), mas gosto de pastel com massa caseira e frango catupiry... :emoticon12:
(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653

Najma
Gênero: Feminino

Re.: Explicação de um agnóstico!

Mensagem por Najma »

:emoticon12:

"Em cima do muro" é horrível mesmo... mas se alguém se diz cético, o agnosticismo é a postura em relação à existência de deus.

Quanto às afirmações sobre a existência do inferno... crédulos malvados e burros são o fim mesmo... :emoticon19:
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

É muito contraditório acreditar num Deus bonzinho, de infinito amor, que nos joga no fogo que nunca apaga se não seguirmos o que ele diz.
Continua sendo contraditório mesmo se acreditarmos que esse Deus bonzinho apenas vai nos destruir e premiar apenas os que babaram o ovo dele.

Orbe

Re: Explicação de um agnóstico!

Mensagem por Orbe »

Texto meio repetitivo e longo demais. Só diz as mesmas coisas que a maioria das pessoas esclarecidas já estão cansadas de ouvir/ler.

E não acho que agnosticismo seja um "em cima do muro".

Agnosticismo me parece a postura mais honesta, lógica e sensata. Se me perguntam se existe um deus, simplesmente respondo que não sei e não é do meu interesse saber sobre isso.

Não afirmo nem nego a existência de um ou mais deuses. Primeiro pq minha condição humana não alcança tal conhecimento. Então me conformo com a ignorância sobre esse assunto. Não há nada a fazer sobre isso. Posso formular hipóteses e teorias sobre o assunto, mas não vão passar de teorias.

Segundo pq não vivo de crenças. Acreditar que não existe ou acreditar que existe, no fim é a mesma coisa. Ambas as posições são apenas crenças e nada mais. Até o presente momento nenhuma delas pode ser comprovada.

E ainda que eu pudesse alcançar tal conhecimento ele seria irrelevante para mim, visto que não aceito nenhum dos deuses descritos até hoje como exemplos a serem seguidos ou como mestres aos quais me curvar.

Ateísmo me parece uma armadilha. Muita gente pensa estar sendo esperta por não acreditar no que não faz sentido e/ou não pode ser provado. Quando, na verdade, esta adotando a mesma postura dos crentes, que tanto criticam.

Prefiro viver no mundo do saber do do não saber do que no mundo do acreditar ou não acreditar. Mas cada um sabe de sua vida.

Ilovefoxes

Mensagem por Ilovefoxes »

Pura questão de probabilidade, Orbe.
De certo ponto de vista, pode-se interpretar que você coloca que as chances de Deus existir ou não existir são os mesmos 50%...

zencem

Mensagem por zencem »

.
O agnóstico é uma circunstância ideológica que tem a vantagem de, enquanto agnósticos, nos manter livres da eventualidade de ser um adventista. :emoticon12:

Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".

500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:

docdeoz

Re: Re.: Explicação de um agnóstico!

Mensagem por docdeoz »

Fernando Silva escreveu:É muito contraditório acreditar num Deus bonzinho, de infinito amor, que nos joga no fogo que nunca apaga se não seguirmos o que ele diz.
Continua sendo contraditório mesmo se acreditarmos que esse Deus bonzinho apenas vai nos destruir e premiar apenas os que babaram o ovo dele.

Não continua contraditório se necessitarmos de Deus como necessitamos de água e ar...

É a natureza humana, então. Deus é a Fonte da Vida- quem mata a Fonte da Vida comete suicídio...

Prions e bactérias só poderão ser erradicadas da Terra com fogo.

Fazer o quê.
(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653

conªn

Mensagem por conªn »

besteirol :emoticon14:

francioalmeida
Contato:

Re: Re.: Explicação de um agnóstico!

Mensagem por francioalmeida »

docdeoz escreveu:
Fernando Silva escreveu:É muito contraditório acreditar num Deus bonzinho, de infinito amor, que nos joga no fogo que nunca apaga se não seguirmos o que ele diz.

Não continua contraditório se necessitarmos de Deus como necessitamos de água e ar...

Necessitamos não! Você necessita. Não sinto a mínima necessidade de um deus.

Ilovefoxes

Mensagem por Ilovefoxes »

Orbe escreveu:Texto meio repetitivo e longo demais. Só diz as mesmas coisas que a maioria das pessoas esclarecidas já estão cansadas de ouvir/ler.

E não acho que agnosticismo seja um "em cima do muro".

Agnosticismo me parece a postura mais honesta, lógica e sensata. Se me perguntam se existe um deus, simplesmente respondo que não sei e não é do meu interesse saber sobre isso.

Não afirmo nem nego a existência de um ou mais deuses. Primeiro pq minha condição humana não alcança tal conhecimento. Então me conformo com a ignorância sobre esse assunto. Não há nada a fazer sobre isso. Posso formular hipóteses e teorias sobre o assunto, mas não vão passar de teorias.

Segundo pq não vivo de crenças. Acreditar que não existe ou acreditar que existe, no fim é a mesma coisa. Ambas as posições são apenas crenças e nada mais. Até o presente momento nenhuma delas pode ser comprovada.

E ainda que eu pudesse alcançar tal conhecimento ele seria irrelevante para mim, visto que não aceito nenhum dos deuses descritos até hoje como exemplos a serem seguidos ou como mestres aos quais me curvar.

Ateísmo me parece uma armadilha. Muita gente pensa estar sendo esperta por não acreditar no que não faz sentido e/ou não pode ser provado. Quando, na verdade, esta adotando a mesma postura dos crentes, que tanto criticam.

Prefiro viver no mundo do saber do do não saber do que no mundo do acreditar ou não acreditar. Mas cada um sabe de sua vida.
Não existe "não dar resposta definitiva é mais racional" quanto a Papai Noel, dizem curto e groço "conto de fadas infantil".

Só que quando a coisa pode ofender alguém, aí a descrença se torna "menos racional".

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

é tudo putice

Orbe

Mensagem por Orbe »

Ilovefoxes escreveu:Não existe "não dar resposta definitiva é mais racional" quanto a Papai Noel, dizem curto e groço "conto de fadas infantil".

Só que quando a coisa pode ofender alguém, aí a descrença se torna "menos racional".

Talvez quando a humanidade crescer, como as crianças ao se tornarem adultos, comprovará que divindades são lendas como papai noel...

Até lá tudo não passa de especulação de religiosos e de ateus.

Trancado