Conselho da Europa vota medida contra ensino do criacionismo
Conselho da Europa vota medida contra ensino do criacionismo
ESTRASBURGO (Reuters), 4 de outubro - O principal órgão de defesa dos direitos humanos da Europa decidiu nesta quinta-feira pedir às escolas de todo o continente que combatam firmemente o ensino do criacionismo e do "design inteligente" nas aulas de ciência.
A Assembléia Parlamentar do Conselho da Europa aprovou uma resolução dizendo que os ataques à teoria da evolução estão enraizados no "extremismo religioso" e são uma investida perigosa contra a ciência e os direitos humanos.
O texto disse que as escolas européias devem "resistir à apresentação de idéias criacionistas em qualquer disciplina que não seja a religião".
Pelo criacionismo, Deus criou o mundo em seis dias, como descrito na "Bíblia". O "design inteligente" argumenta que algumas formas de vida são complexas demais para terem evoluído segundo a teoria de Charles Darwin, da seleção natural, e que por isso precisariam de uma inteligência mais elevada para ter surgido.
"O objetivo desse documento é advertir contra a tentativa de fazer uma crença - o criacionismo - passar por ciência", disse Anne Brasseur, integrante da Assembléia, de Luxemburgo. "Seu objetivo não é combater nenhuma crença."
A votação deveria ter acontecido em junho, mas foi adiada porque alguns membros acharam que o texto equivalia a um ataque à fé religiosa. Foram feitas algumas mudanças para deixar claro que a determinação não é contra a religião.
A resolução, aprovada por 48 votos a 25, com três abstenções, não é de cumprimento obrigatório pelos 47 países membros do conselho, mas reflete a grande oposição dos políticos ao ensino do criacionismo em aulas de ciências.
Conservadores dos Estados Unidos fazem uma campanha contra o ensino da teoria da evolução nas escolas públicas dos EUA, mas os tribunais norte-americanos vêm impedindo que eles ensinem a teoria criacionista.
A pressão em prol do ensino do criacionismo é bem menor na Europa, mas vem crescendo. Um escritor turco, Harun Yahya, vem distribuindo seu livro criacionista islâmico "Atlas da Criação" para escolas em vários países.
Por Gilbert Reilhac
A Assembléia Parlamentar do Conselho da Europa aprovou uma resolução dizendo que os ataques à teoria da evolução estão enraizados no "extremismo religioso" e são uma investida perigosa contra a ciência e os direitos humanos.
O texto disse que as escolas européias devem "resistir à apresentação de idéias criacionistas em qualquer disciplina que não seja a religião".
Pelo criacionismo, Deus criou o mundo em seis dias, como descrito na "Bíblia". O "design inteligente" argumenta que algumas formas de vida são complexas demais para terem evoluído segundo a teoria de Charles Darwin, da seleção natural, e que por isso precisariam de uma inteligência mais elevada para ter surgido.
"O objetivo desse documento é advertir contra a tentativa de fazer uma crença - o criacionismo - passar por ciência", disse Anne Brasseur, integrante da Assembléia, de Luxemburgo. "Seu objetivo não é combater nenhuma crença."
A votação deveria ter acontecido em junho, mas foi adiada porque alguns membros acharam que o texto equivalia a um ataque à fé religiosa. Foram feitas algumas mudanças para deixar claro que a determinação não é contra a religião.
A resolução, aprovada por 48 votos a 25, com três abstenções, não é de cumprimento obrigatório pelos 47 países membros do conselho, mas reflete a grande oposição dos políticos ao ensino do criacionismo em aulas de ciências.
Conservadores dos Estados Unidos fazem uma campanha contra o ensino da teoria da evolução nas escolas públicas dos EUA, mas os tribunais norte-americanos vêm impedindo que eles ensinem a teoria criacionista.
A pressão em prol do ensino do criacionismo é bem menor na Europa, mas vem crescendo. Um escritor turco, Harun Yahya, vem distribuindo seu livro criacionista islâmico "Atlas da Criação" para escolas em vários países.
Por Gilbert Reilhac
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."


- Jeanioz
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Re.: Conselho da Europa vota medida contra ensino do criacio
Os criacionistas nem teoria científica para ensinar tem... 

"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte
"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte
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- Bellé
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Re.: Conselho da Europa vota medida contra ensino do criacio
Abiogênese!!!
O termo abiogênese (do grego a-bio-genesis, "origem não biológica") designa de modo geral a origem da vida a partir de matéria não viva. No entanto há que se fazer distinções entre diferentes idéias ou hipóteses às quais o termo pode ser atribuído. Atualmente, o termo é usado em referência à origem química da vida a partir de reações em compostos orgânicos originados abioticamente. Idéias antigas de abiogênese também recebem o nome de geração espontânea, e essas foram há muito descartadas pela ciência; consistiam basicamente na suposição de que organismos mais complexos, dos que se observa diariamente, não se originassem apenas de seus progenitores, mas de "matéria bruta.



O termo abiogênese (do grego a-bio-genesis, "origem não biológica") designa de modo geral a origem da vida a partir de matéria não viva. No entanto há que se fazer distinções entre diferentes idéias ou hipóteses às quais o termo pode ser atribuído. Atualmente, o termo é usado em referência à origem química da vida a partir de reações em compostos orgânicos originados abioticamente. Idéias antigas de abiogênese também recebem o nome de geração espontânea, e essas foram há muito descartadas pela ciência; consistiam basicamente na suposição de que organismos mais complexos, dos que se observa diariamente, não se originassem apenas de seus progenitores, mas de "matéria bruta.
O poder é parte da fraqueza de um homem sem deus...
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Re.: Conselho da Europa vota medida contra ensino do criacio
Essa seria uma explicação científica do criacionismo??? 

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- Deise Garcia
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Re: Conselho da Europa vota medida contra ensino do criacion
Johnny escreveu:Conservadores dos Estados Unidos fazem uma campanha contra o ensino da teoria da evolução nas escolas públicas dos EUA, mas os tribunais norte-americanos vêm impedindo que eles ensinem a teoria criacionista.
Enquanto isto acontece o que?
- Lúcifer
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Re: Re.: Conselho da Europa vota medida contra ensino do cri
Bellé escreveu:Essa seria uma explicação científica do criacionismo???
Deixando mais fácil a explicação.
Os criacionistas acreditavam que poderia surgir vida de algo que não tivesse vida. É quase a mesma coisa que dizer que um monte de merda pariu uma mosca. Quando finalmente tamparam o monte de merda, não deixando que moscas pousassem nele, aí é que perceberam que o monte de merda era na verdade somente um monte de merda.
Quanta decepção para eles.



Re.: Conselho da Europa vota medida contra ensino do criacio
Não seria melhor ensinar tanto evolução quanto criacionismo e deixar que cada um decida o que lhe convem?
- Apo
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Re.: Conselho da Europa vota medida contra ensino do criacio
Não. Escola é lugar de ensinar ciência e não dogma religioso. Se fosse assim, enlouqueceríamos as crianças com dogmas de várias religiões sob a justificativa da escolha posterior. Crianças não podem sofrer de tantas fontes diferentes, umas se contrapondo às outras de forma maluca e irracional.
Além do mais, a ciência não fecha questão sobre as coisas como as religiões e crianças precisam ser incentivadas e pensar por si mesmas, experimentar e questionar. Religião só vomita e impõe verdades.
Além do mais, a ciência não fecha questão sobre as coisas como as religiões e crianças precisam ser incentivadas e pensar por si mesmas, experimentar e questionar. Religião só vomita e impõe verdades.

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Re.: Conselho da Europa vota medida contra ensino do criacio
Já chega o que as escolas e universidades adventistas fazem. TODO o currículo deles, da interpretação de texto à análise bioquímica é moldada e criada em cima dos dogmas religiosos adventistas. Os professores doutores e mestres universitários são todos formados lá dentro, com suas teses absurdas de temas totalmente embasados na fé deles. Não há ciência neste meio estudantil. Há o que eles chamam de ciência, um amontoado de ensinamentos que eles mesmos escrevem e passam aos alunos, desde a pré escola até o terceiro grau.
Eu li algumas teses de mestrado e doutorado. É de arrepiar. Postei aqui os títulos uma vez.
Eu li algumas teses de mestrado e doutorado. É de arrepiar. Postei aqui os títulos uma vez.

Re.: Conselho da Europa vota medida contra ensino do criacio
Na verdade escola não é lugar de ensinar ciência. Escola é lugar de incentivar a reflexão e a autonomia.
Claro que tem idade para tudo. Mas na idade certa dois ou mais ensinamentos conflitantes podem ser apreendidos e processados pelas crianças sem problemas. Eu trabalho com crianças todos os dias. E te garanto que elas conseguem lidar com muito mais que apenas criacionismo e evolução ao mesmo tempo. Se inserirmos mais uma teoria no meio, elas vão novamente se adaptar à terceira idéia e julgar qual a mais aceitável no momento. Depois, vendo mais coisas e tendo mais experiências elas, elas podem mudar de idéia ou não. Poucas vão misturar tudo e ficar perdidas. E mesmo nesse caso, um bom professor resolve o problema.
Vc diz: "crianças precisam ser incentivadas e pensar POR SI MESMAS". Mas ao ensinar apenas uma teoria, apenas a teoria que é a SUA verdade, é VOCÊ que pensa por elas. Contradição? Talvez vc não tenha percebido que seu discurso esta igualzinho ao dos religiosos.
Por mais idiota que possa ser seguir uma religião, por mais imundas que sejam as religiões, as pessoas ainda tem o direito de serem idiotas e chafurdarem na lama.
Quanto às universidades adventistas, não vejo nenhum problema. Universitários já são bem grandinhos para entender certas coisas. Informação esta por toda parte e eles certamente tem acesso. Se resolveram bancar os idiotas pseudo-cientistas, problema deles. Só podemos olhar e rir (ou chorar).
Enquanto não tentarem me forçar a aceitar a pseudo-ciência deles, não tem problema.
Claro que tem idade para tudo. Mas na idade certa dois ou mais ensinamentos conflitantes podem ser apreendidos e processados pelas crianças sem problemas. Eu trabalho com crianças todos os dias. E te garanto que elas conseguem lidar com muito mais que apenas criacionismo e evolução ao mesmo tempo. Se inserirmos mais uma teoria no meio, elas vão novamente se adaptar à terceira idéia e julgar qual a mais aceitável no momento. Depois, vendo mais coisas e tendo mais experiências elas, elas podem mudar de idéia ou não. Poucas vão misturar tudo e ficar perdidas. E mesmo nesse caso, um bom professor resolve o problema.
Vc diz: "crianças precisam ser incentivadas e pensar POR SI MESMAS". Mas ao ensinar apenas uma teoria, apenas a teoria que é a SUA verdade, é VOCÊ que pensa por elas. Contradição? Talvez vc não tenha percebido que seu discurso esta igualzinho ao dos religiosos.
Por mais idiota que possa ser seguir uma religião, por mais imundas que sejam as religiões, as pessoas ainda tem o direito de serem idiotas e chafurdarem na lama.
Quanto às universidades adventistas, não vejo nenhum problema. Universitários já são bem grandinhos para entender certas coisas. Informação esta por toda parte e eles certamente tem acesso. Se resolveram bancar os idiotas pseudo-cientistas, problema deles. Só podemos olhar e rir (ou chorar).

Enquanto não tentarem me forçar a aceitar a pseudo-ciência deles, não tem problema.
- Ilovefoxes
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Re.: Conselho da Europa vota medida contra ensino do criacio
Eu aprendi no segundo ano (porque no primeiro não aprendia nada, aprendia que as criaturas mudam mas não me ensinaram Darwin...) diversas teorias. Ótimo professor, abordou legal. Tudo bem aprendemos transpermia cósmica, mas foi por um princípio de imparcialidade. E ele tomou como base para as aulas Darwin de qualquer forma.
Na escola se prioriza a ciência, a teoria de Darwin, para a pessoa estar mais preparada para o mundo.
Tudo bem que pastor ganha bem... mas a princípio a escola olha mais para carreiras mais pioneiras como as mais reais.
Por exemplo: como formar alguém em genética se aprendeu criacionismo? É como se disséssemos que é uma teoria derrubada que só vai prejudicar os conhecimentos da pessoa afirmá-la. Ou pelo menos o mundo real tende a tratá-las como derrubadas, principalmente que na prática ela não seria funcional...
Na escola se prioriza a ciência, a teoria de Darwin, para a pessoa estar mais preparada para o mundo.
Tudo bem que pastor ganha bem... mas a princípio a escola olha mais para carreiras mais pioneiras como as mais reais.
Por exemplo: como formar alguém em genética se aprendeu criacionismo? É como se disséssemos que é uma teoria derrubada que só vai prejudicar os conhecimentos da pessoa afirmá-la. Ou pelo menos o mundo real tende a tratá-las como derrubadas, principalmente que na prática ela não seria funcional...
Re: Re.: Conselho da Europa vota medida contra ensino do cri
Orbe escreveu:Na verdade escola não é lugar de ensinar ciência. Escola é lugar de incentivar a reflexão e a autonomia.
Claro que tem idade para tudo. Mas na idade certa dois ou mais ensinamentos conflitantes podem ser apreendidos e processados pelas crianças sem problemas.
Concordo, acho inclusive que seria legal se no curriculo fosse possível dar uma apanhado de diversas religiões e mesmo seus mitos da criação.
Poderiam dar isso em aulas incluindo religião comparada e filosofia.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".