'Tropa de Elite': moradores criticam apologia ao Bope

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Samael
Mensagens: 13718
Registrado em: 19 Out 2005, 13:31
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Samael »

user f.k.a. Cabeção escreveu:

Nao vi o filme , tirando uma outra cena no youtube. Parecia muito bom para um filme brasileiro (que via de regra sao muito ruins ou pessimos).

Mas se ele incomoda tanto assim o pessoal dos "direitos humanos" e porque deve ser bom mesmo.

O BOPE nao e uma policia normal, ele nao esta la para fazer investigacoes ou para prevenir o crime de maneira geral.

O BOPE e acionado quando alguma coisa da muito errado, como em casos de terrorismo em que a policia convencional nao esta preparada, ou para missoes estrategicas especificas como apreensao de armas.

Um estado das coisas como o do Rio de Janeiro faz do BOPE uma necessidade cotidiana na guerra contra o crime.

Eles sao os unicos policiais altamente treinados e equipados para um confronto direto com os traficantes, cada vez melhores armados e se servindo de facilidades estrategicas dentro das favelas.

E para superar essa vantagem do inimigo os metodos de infiltracao do BOPE muitas vezes nao sao sutis, como o uso do veiculo blindado pacificador ("caveirao") ou a obtencao violenta de informacao de suspeitos portando armas ou drogas.

Antes de sair por ai berrando e preciso observar a situacao e se perguntar se as convencoes de direitos humanos sao aplicaveis no caso do Rio de Janeiro, e a resposta e nao. Trata-se de uma guerra violenta onde um dos lados procura reestabelecer a ordem na qual os direitos humanos possam vigorar, mas se para isso e preciso dar tapa na cara de "vapor" e "fogueteiro", que seja feito.


Engraçado você não utilizar esse mesmo "utilitarismo moral" para o que defende com tanta ênfase, né?

Patético.

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Mensagem por Fedidovisk »

Ateu Tímido escreveu:
Samael escreveu:Não vi nenhuma grande apologia ao BOPE no filme.


No filme, não se vê um inocente sendo torturado ou morto pelo BOPE. Será que ele só tortura e mata culpados?
Aliás, a tortura é mostrada como o único meio eficaz, aliás infalível, de se obter informações numa investigação criminal. Não aparecem também casos em que a tortura revela informações falsas ou o torturado morre antes de falar.
Qualquer um que questione a tortura só pode ser idiota, criminoso, ou, de preferência, ambos. Os universitários que discutem a violência são vistos com extremo preconceito, como "maconheiros imbecis", quando não são traficantes também. Aliás, de todas as representações de universitários no cinema brasileiro, não me lembro de ter visto um grupo mais idiota e estereotipado que o de Tropa de Elite.


Embora isso não tenha relevância, mas você mora no Rio ou convive com estudantes universitários daqui... ?

A não ser que esteja sendo irônico... :emoticon7:

Avatar do usuário
Samael
Mensagens: 13718
Registrado em: 19 Out 2005, 13:31
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Samael »

Fedidovisk escreveu:
Ateu Tímido escreveu:
Samael escreveu:Não vi nenhuma grande apologia ao BOPE no filme.


No filme, não se vê um inocente sendo torturado ou morto pelo BOPE. Será que ele só tortura e mata culpados?
Aliás, a tortura é mostrada como o único meio eficaz, aliás infalível, de se obter informações numa investigação criminal. Não aparecem também casos em que a tortura revela informações falsas ou o torturado morre antes de falar.
Qualquer um que questione a tortura só pode ser idiota, criminoso, ou, de preferência, ambos. Os universitários que discutem a violência são vistos com extremo preconceito, como "maconheiros imbecis", quando não são traficantes também. Aliás, de todas as representações de universitários no cinema brasileiro, não me lembro de ter visto um grupo mais idiota e estereotipado que o de Tropa de Elite.


Embora isso não tenha relevância, mas você mora no Rio ou convive com estudantes universitários daqui... ?

A não ser que esteja sendo irônico... :emoticon7:


Bom, a minha simpatia com o filme começou justamente aí. Eu CANSEI de lidar com esse tipo de gente que o filme aborda. Pessoalmente.

Entretanto, odeio mais ao BOPE do que a estes toscos.

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Mensagem por Fedidovisk »

user f.k.a. Cabeção escreveu:

Nao vi o filme , tirando uma outra cena no youtube. Parecia muito bom para um filme brasileiro (que via de regra sao muito ruins ou pessimos).

Mas se ele incomoda tanto assim o pessoal dos "direitos humanos" e porque deve ser bom mesmo.

O BOPE nao e uma policia normal, ele nao esta la para fazer investigacoes ou para prevenir o crime de maneira geral.

O BOPE e acionado quando alguma coisa da muito errado, como em casos de terrorismo em que a policia convencional nao esta preparada, ou para missoes estrategicas especificas como apreensao de armas.

Um estado das coisas como o do Rio de Janeiro faz do BOPE uma necessidade cotidiana na guerra contra o crime.

Eles sao os unicos policiais altamente treinados e equipados para um confronto direto com os traficantes, cada vez melhores armados e se servindo de facilidades estrategicas dentro das favelas.

E para superar essa vantagem do inimigo os metodos de infiltracao do BOPE muitas vezes nao sao sutis, como o uso do veiculo blindado pacificador ("caveirao") ou a obtencao violenta de informacao de suspeitos portando armas ou drogas.

Antes de sair por ai berrando e preciso observar a situacao e se perguntar se as convencoes de direitos humanos sao aplicaveis no caso do Rio de Janeiro, e a resposta e nao. Trata-se de uma guerra violenta onde um dos lados procura reestabelecer a ordem na qual os direitos humanos possam vigorar, mas se para isso e preciso dar tapa na cara de "vapor" e "fogueteiro", que seja feito.


Não necessariamente o ponto culminante de uma ação é a sua maior representatividade, e digo mais, se há um representante "mor", certemante este se oculta da sua verdadeira participação, seja pela omissão ou pela propaganda de que as coisas chegaram à um ponto que faz-se necessário para não dizer justificavel, certas medidas....

Sempre há dois meios de resolver um problema, o "utilitario" e o "idéológico"... mas esquecem que acabam tratando o conveniente como eficiente, desonesto....


Não é lá nada mal "atirar" em bandido, mas aí nossas ruas ficariam desertas... e "não" há mal nisso, mas que seja para todos.

Orbe
Mensagens: 906
Registrado em: 27 Set 2007, 04:29
Gênero: Masculino

Re.:

Mensagem por Orbe »

Tortura e assassinato são tolerados em favor do bem maior. Se as vítimas forem favelados.

Será que essa metodologia seria tolerada na hora de perseguir os playboys traficantes de êxtase nas festinhas da área nobre do RJ?

Avatar do usuário
RCAdeBH
Mensagens: 1563
Registrado em: 14 Dez 2005, 08:32

Re.:

Mensagem por RCAdeBH »

Não sei porque tanto estardalhaço quanto ao BOPE do Rio. Todos os estados do sudeste tem em suas policias militares batalhões especializados neste tipo de ação. Aqui em BH temos o GATE (acho que em Sao Paulo tambem se chama assim) que fazem a mesmíssima coisa a muito tempo, porem sem a mesma mídia e as favelas gigantescas que se tem no Rio.
" ...I'm running to stand still... "

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Re: Re.:

Mensagem por Fedidovisk »

RCAdeBH escreveu:Não sei porque tanto estardalhaço quanto ao BOPE do Rio. Todos os estados do sudeste tem em suas policias militares batalhões especializados neste tipo de ação. Aqui em BH temos o GATE (acho que em Sao Paulo tambem se chama assim) que fazem a mesmíssima coisa a muito tempo, porem sem a mesma mídia e as favelas gigantescas que se tem no Rio.


Se eles tem, ou melhor se eu tenho, e até, então se os EUA têem... então não é mal nenhuma...

É a mesma coisa que dizer música e responder pizza...

Ou será indignação ?!

Avatar do usuário
Shanaista
Mensagens: 1029
Registrado em: 19 Dez 2005, 23:48

Mensagem por Shanaista »

idem... :emoticon1:
Editado pela última vez por Shanaista em 09 Out 2007, 19:57, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Shanaista
Mensagens: 1029
Registrado em: 19 Dez 2005, 23:48

Re: Re.:

Mensagem por Shanaista »

[o mesmo... :emoticon1:]
Editado pela última vez por Shanaista em 09 Out 2007, 19:59, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Re.:

Mensagem por Fedidovisk »

Isso já está virando mania de perseguição... :emoticon1:

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Mensagem por NadaSei »

Ateu Tímido escreveu:
Samael escreveu:Não vi nenhuma grande apologia ao BOPE no filme.


No filme, não se vê um inocente sendo torturado ou morto pelo BOPE. Será que ele só tortura e mata culpados?
Aliás, a tortura é mostrada como o único meio eficaz, aliás infalível, de se obter informações numa investigação criminal. Não aparecem também casos em que a tortura revela informações falsas ou o torturado morre antes de falar.
Qualquer um que questione a tortura só pode ser idiota, criminoso, ou, de preferência, ambos.


E o filme faz apologia a tortura por acaso?
Mostra justamente a visão de quem faz uso da tortura, bem como mostra a preocupação de um do integrantes do BOPE preocupado com o que estão fazendo lá, e com a revolta dos moradores.
O filme não é sobre tortura, essa parte apenas mostra como eles fazem pra conseguir informação.
Se fosse mostrar eles correndo atrás de informação falsa, precisariam 4 horas de filme pra contar a estória.
Ateu Tímido escreveu:
Os universitários que discutem a violência são vistos com extremo preconceito, como "maconheiros imbecis", quando não são traficantes também.


E o que você espera que seja a visão de alguém que sobe favela em meio a tiro de AR15 comprada com dinheiro de playboy universitário, maconheiro e cheirador de pó?

Queria ver o capitão pregando a legalização das drogas?
A maioria das pessoas é contraria a legalização e favorável justamente a repressão, alguém que está na linha de frente dessa repressão, só pode mesmo ter raiva de maconheiro filhinho de papai.
Ateu Tímido escreveu:
Aliás, de todas as representações de universitários no cinema brasileiro, não me lembro de ter visto um grupo mais idiota e estereotipado que o de Tropa de Elite.

Achei ótimo o filme bater nessa tecla, foi uma das grandes sacadas do filme, eu mesmo conheci e conheço um monte de gente desse tipo.
Todos modernos e antenados, com uma "puta" consciência social, tirando carterinha do greenpeace e o escambau...
São os nossos governantes de amanhã... tão lindos e perfeitos quanto os de hoje, produtos moldados pelo mesmo sistema.
Com o tempo eles se desiludem e chagam onde devem chegar...
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
Shanaista
Mensagens: 1029
Registrado em: 19 Dez 2005, 23:48

Re.:

Mensagem por Shanaista »

pois é fedido... pastei :emoticon5:
Editado pela última vez por Shanaista em 09 Out 2007, 22:50, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Re.:

Mensagem por NadaSei »

Shanaista escreveu:
Apo escreveu:Coisa complicada.

nao é complicada nao... coloco-me a disposicao de voces moderadores, pra informar QUAAAAAL-QUER dado sobre mim que voces necessitem, assim como fiz no forumnow... porque ja esta ficando mal pra mim e fazendo mal pra minha pessoa, nao poder participar de um forum de internet de forma sacia, sem ser difamada e acusada de um monte de coisa podre que eu nunca as cometi... minha capacidade de PROVAR que eu sou do bem, bateu no meu limite

Bem vinda ao grupos dos muitos guests do fórum. :emoticon16:

Alias... pare de mandar mensagens para si própria só para iludir. :emoticon13:

Já estou até achando que o Guest é um cara legal... dado alguma das pessoas com quem ele fez inimizade, não deve ser um cara tão ruim assim.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
Shanaista
Mensagens: 1029
Registrado em: 19 Dez 2005, 23:48

Re.:

Mensagem por Shanaista »

sim nadasei... pastei :emoticon5:
Editado pela última vez por Shanaista em 09 Out 2007, 22:52, em um total de 2 vezes.

Avatar do usuário
Ateu Tímido
Mensagens: 8921
Registrado em: 17 Out 2005, 00:04
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Mensagem por Ateu Tímido »

Samael escreveu:
Ateu Tímido escreveu:
Samael escreveu:Não vi nenhuma grande apologia ao BOPE no filme.


No filme, não se vê um inocente sendo torturado ou morto pelo BOPE. Será que ele só tortura e mata culpados?
Aliás, a tortura é mostrada como o único meio eficaz, aliás infalível, de se obter informações numa investigação criminal. Não aparecem também casos em que a tortura revela informações falsas ou o torturado morre antes de falar.
Qualquer um que questione a tortura só pode ser idiota, criminoso, ou, de preferência, ambos. Os universitários que discutem a violência são vistos com extremo preconceito, como "maconheiros imbecis", quando não são traficantes também. Aliás, de todas as representações de universitários no cinema brasileiro, não me lembro de ter visto um grupo mais idiota e estereotipado que o de Tropa de Elite.


Eu concordo plenamente contigo, Bruno. O ponto é que eu acho que o filme atira para todos os lados, e não apenas em favor do BOPE, como no momento em que demonstra os policiais como insanos corrompidos por uma matança desenfreada de uma "guerra civil", ou mesmo a forma como os mesmos são treinados. Mesmo que a tortura tenha sido feita em cima de gente "culpada", não faz diferença. Tortura é tortura. E isso aqui não é nem mesmo uma Guerra.

"Faca na caveira e nada na carteira". É exatamente isso. Já tive amigos agredidos e ofendidos pelo BOPE, e um até mesmo roubado. Eles são uma gangue "legal" pior do que qualquer grupinho de traficantes. E são fechados entre eles, quase como um clã.


A divergência entre nós é só sobre a ótica do filme. Penso que ele assume como corretas as alegações de que há uma "guerra" na cidade, de que é "ingenuidade" querer que a polícia cumpra a lei e que o BOPE é um grupo de "heróis destemidos", imunes à corrupção que assola a polícia. E nem digam que isso se deve ao fato de o filme ser narrado na primeira pessoa pelo capitão do BOPE, pois o próprio texto de encerramento do filme assume o discurso.

Quanto à "instituição" em si, como suas congêneres nas grandes cidades, é um bando como os outros que lutam pelo controle do submundo. Só que esse é pago com dinheiro público.

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Re.:

Mensagem por Fedidovisk »

Pena que é "ficção"...

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA.... :emoticon12: :emoticon12:

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Re.:

Mensagem por NadaSei »

Shanaista escreveu:sim nadasei... pastei :emoticon5:

Eu é que pastei agora...

Eu apenas te dei as boas vindas ao grupo dos "guests" do fórum, pois eu e outros foristas, também somos acusados de ser o guest.

Por isso a piada sobre você estar falando consigo mesma, pois eu sou o guest e você também... você estaria mandando uma mensagem pra si própria, para criar uma "cortina de fumaça" e fingir que você não é eu e que ambos não somos o guest. :emoticon16:

Uma piada...
Sempre que eu mandava mensagem a outro forista que também acusavam de ser o guest, diziam que era eu mandando mensagem pra mim mesmo.

Tendeu agora?
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
Jeanioz
Mensagens: 5473
Registrado em: 27 Set 2006, 16:13
Gênero: Masculino
Localização: Curitiba - Paraná

Re: Re.:

Mensagem por Jeanioz »

NadaSei escreveu:Já estou até achando que o Guest é um cara legal... dado alguma das pessoas com quem ele fez inimizade, não deve ser um cara tão ruim assim.


O guest é um cara legal, desde que você aceite Jesus... :emoticon26:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte


"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Avatar do usuário
user f.k.a. Cabeção
Moderador
Mensagens: 7977
Registrado em: 22 Out 2005, 10:07
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »


Fedidovisk,

As "vitimas" do BOPE nao sao favelados pura e simplesmente.

Sao antes de mais nada membros de faccoes subversivas, de poderes paralelos, fortemente armados, que subsistem dentro das comunidades carentes, parasitando-as e amealhando-as.

Esse e o dado estado das coisas. O BOPE nao invade casa de trabalhador e esculacha mae de familia.

Mas ele faz isso com vagabundo em boca. Mesmo quando o vagabundo e "playboy".

E verdade que as comunidades carentes sofrem mais na guerra contra o trafico. Mas elas sao vitimas dos traficantes, que as fazem de escudo humano, e nao da policia, que procura defende-las. Por estarem mais proximas dos traficantes do que dos policiais elas acabam escutando diariamente a versao desses ultimos e sofrendo de uma variante coletiva da sindrome de estocolmo, muito comum entre brasileiros de um modo geral. E ha tambem todo o desservico de intelectuais, que visando desmoralizar as forcas de defesa interpretam os dados de violencia como culpa somente dessas forcas, e nao dos bandidos e assassinos que infestam tais comunidades.

Essa nao e uma guerra bonita, nem e para ser. Mas e importante que haja uma forca de defesa reprimindo o trafico, com a truculencia necessaria no trato de truculentos.

Antes de se falar de direitos humanos e preciso se reestabelecer o Imperio da Lei, que nao vigora no Rio de Janeiro. Nao se consegue isso tratando guerrilheiros de forma amena.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Mensagem por NadaSei »

user f.k.a. Cabeção escreveu:
E verdade que as comunidades carentes sofrem mais na guerra contra o trafico. Mas elas sao vitimas dos traficantes, que as fazem de escudo humano, e nao da policia, que procura defende-las. Por estarem mais proximas dos traficantes do que dos policiais elas acabam escutando diariamente a versao desses ultimos e sofrendo de uma variante coletiva da sindrome de estocolmo, muito comum entre brasileiros de um modo geral.

Não creio que seja como uma sindrome de estocolmo, o traficantes são membros da comunidade, muitos deles, vizios, filhos, irmãos e amigos nascidos ali.

Você mesmo chamou isso de "poder paralelo", a favela em si é sentida pelos moradores não como um "poder paralelo", mas como um estado paralelo e as forças policiais são vistas como um exercito estrangeiro invadindo a soberania do país deles.
Seria como ter o exercito Americano patrulhando nossas ruas em busca de "bandidos".

Agora, que é inegável a brutalidade policial isso é sim.
Isso não dá pra querer minimizar, morre muito inocente ali na mão de policial que está pouco ligando pra "favelado".

O negocio é legalizar a droga e pronto, que o governo ganhe dinheiro com ela.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
lepiso74
Mensagens: 144
Registrado em: 19 Jul 2007, 00:02
Gênero: Masculino
Localização: Belém - PA

Re.:

Mensagem por lepiso74 »

Também sou a favor da legalização, pois a proibição não está dando certo, assim como não daria no caso do álcool e tabaco.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Re.:

Mensagem por Fernando Silva »

lepiso74 escreveu:Também sou a favor da legalização, pois a proibição não está dando certo, assim como não daria no caso do álcool e tabaco.

Álcool e tabaco são liberados e isto não impede o contrabando e a falsificação.
As vans são liberadas e isto não impede que vans ilegais disputem passageiros com as legais, havendo até mortes entre as quadrilhas que exploram o serviço.

Liberar as drogas não vai acabar com o tráfico, apenas vai aumentar a venda de droga "malhada" e ainda mais prejudicial à saúde que a legítima.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

user f.k.a. Cabeção escreveu:Antes de se falar de direitos humanos e preciso se reestabelecer o Imperio da Lei, que nao vigora no Rio de Janeiro. Nao se consegue isso tratando guerrilheiros de forma amena.

A situação atual é o resultado de décadas de tolerância equivocada.

"Deixa eles, coitados. Estão apenas tentando ganhar a vida": e se liberam os camelôs para invadir as ruas com seus produtos de origem suspeitíssima, muitas vezes produto de roubo.

"A polícia não pode subir o morro porque é um desrespeito aos cidadão favelados" (Brizola): e os traficantes deitaram e rolaram.

De tolerância em tolerância chegamos a este estado.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re.:

Mensagem por Apo »

Punir ou não punir, esta é a questão


Dia desses, o ator Kiefer Sutherland, responsável pelo sucesso mundial do seriado 24 Horas, foi flagrado com as calças arriadas em um boteco, tamanha a bebedeira. Na saída terminou por enfrentar problemas com a lei, pois insistiu em dirigir naquele estado e terminou levado para curar o bode no xilindró.

Em países civilizados, o preceito de obediência à lei é levado a sério e serve para todos: do mais humilde mortal às celebridades de Hollywood. Resultado: o rico e famoso ator viu-se obrigado a fazer um acordo com a justiça pois vai ter que ficar guardado por algum tempo para entender que isso não se faz. Não se deve arriscar a vida dos outros, ao menos impunemente.

Assim sendo, a justiça do Estado da California compreendeu que o trabalho do artista não poderia ser interrompido e concordou em esperar até o fim de dezembro, quando Sutherland assistirá o ano novo surgir quadrado. Assim ficará, meditando sob o erro que cometeu, durante 18 dias. Será liberado, provisóriamente, para terminar as gravações da edição 2008 do seriado de TV, ao final do que, volta para a cadeia e cumpre mais um mês de cana. Nem todo o dinheiro e fama do mundo livraram nosso herói dessa roubada, em que ele mesmo se meteu.

Troca o pano de fundo e voltamos ao Burundi, que como todos sabemos separa Paraguai e Bolívia do oceano Atlântico. Nesta terra, sai-se para beber e dirigir sem qualquer risco de vir a acontecer alguma penalização. A semana começou com um membro do Ministério Público, de cara cheia e latinha de cerveja na mão, atropelando e matando uma família, no interior de São Paulo. Embora seja um profissional da justiça, sabe que a impunidade é garantida, a ponto de sair do carro que dirigia no momento do acidente, com a prova do crime na mão.

Já no oeste de Santa Catarina, outro profissional que obrigatoriamente tem consciência dos riscos da direção imprudente, um motorista de caminhão, executa uma ultrapassagem proibida e manda um ônibus lotado ribanceira abaixo, morrendo e matando outros tantos. Como se não bastasse, outro colega seu de profissão, portanto sabedor notório dos riscos infligidos a terceiros que decorrem de seus atos ao volante, simplesmente passa por cima de tudo e de todos que socorriam, ou apenas olhavam de curiosos o resgate das vítimas.

O único motivo pelo qual se dirige assim é o mesmo que mantém Lula na presidência na nação e Renan na presidência do Senado: a certeza da impunidade.

por Marco Poli

-----------------------
Recebi por -email.
Imagem

Orbe
Mensagens: 906
Registrado em: 27 Set 2007, 04:29
Gênero: Masculino

Re: Re.:

Mensagem por Orbe »

lepiso74 escreveu:Também sou a favor da legalização, pois a proibição não está dando certo, assim como não daria no caso do álcool e tabaco.


Para dizer uma coisa dessas vcs não devem ter a menor noção da diferença entre um gole de cerveja e uma carreirinha de coca.

Sem falar que, assim como alcool e tabaco, as drogas seriam vendidas em qualquer boteco para menores de idade.

Não quanto a vocês, mas eu não gostaria de ver meus filhos e alunos comprando e consumindo cocaína. Da mesma maneira que não gosto de saber que eles, se quiserem, conseguem comprar cachaça e cigarros com facilidade.

Trancado