

Há 300 anos, a festa do Círio de Nazaré é a mais comovente manifestação religiosa do povo brasileiro. Com mais de um milhão de pessoas, em Belém e com a participação dos estados vizinhos, acontece uma explosão de fé para reverenciar Nossa Senhora de Nazaré. São 15 dias de homenagem à Virgem santíssima.
Iniciando com a Transladação (uma procissão que acontece na noite do segundo sábado de Outubro), uma multidão conduz a imagem da Santa, da capela do Colégio Gentil Bittencourt, em Nazaré, no centro da cidade até a Catedral Metropolitana, na Cidade Velha.
No domingo, da segunda semana de Outubro, o auge das manifestações de fé ocorre quando a imagem sai da Catedral para ser conduzida pelo povo até o largo onde fica a Basílica da Nossa Senhora de Nazaré.
Este percurso é feito mais ou menos em quatro horas pela multidão de pessoas que se espalham pelas ruas de Belém, acompanhando e assistindo ao espetáculo religioso.
Das janelas das casas, dos palanques e arquibancadas armados nas praças, entoam cânticos religiosos e oram.



Durante a festa religiosa, em clima místico uma Corda é utilizada para puxar o luxuoso carro, (Berlinda) que transporta a imagem da Santa Milagrosa e torna-se um elo entre a Virgem e os devotos.
Milhares de romeiros descalços seguram a corda disputando um pedaço dela e formando um verdadeiro cinturão humano.
É neste acontecimento que se dá o pagamento de promessas pelas graças recebidas por intercessão da Santa. Pessoas vestidas de longas mortalhas arrastam pesadas cruzes de madeira e enquanto outras carregam miniaturas de embarcações, casas e objetos que fazem alusão aos milagres produzidos por Nossa Senhora de Nazaré.
**************************************
E meus parentes ficam me torrando para acompanhá-los no Círio. A cidade vira um caos e eu prefiro ir pro interior.