Padre argentino pega prisão perpétua por crimes na ditadura

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Padre argentino pega prisão perpétua por crimes na ditadura

Mensagem por Apo »

Padre argentino pega prisão perpétua por crimes da ditadura

Por Hilary Burke

LA PLATA (Reuters) - Um ex-capelão da polícia foi condenado na terça-feira à pena de prisão perpétua por seu envolvimento com torturas, sequestros e assassinatos durante a "guerra suja" argentina. É a primeira vez que um religioso é julgado por abusos aos direitos humanos durante o regime militar (1976-83).

O padre católico Christian Von Wernich atendia à famigerada polícia da província de Buenos Aires, e segundo advogados de direitos humanos ele pressionava vítimas de torturas a falarem, durante as visitas que fazia a prisões clandestinas.

Von Wernich, 69 anos, ouviu o veredicto com a cabeça pendida, a boca voltada para baixo e os braços cruzados sobre um colete à prova de balas. Ele usava o colarinho característico dos padres.

O veredicto foi transmitido pela TV. Em frente ao tribunal de La Plata, capital da província de Buenos Aires, uma multidão aplaudiu e soltou rojões.

No plenário estavam mães de ativistas assassinados, usando na cabeça os lenços brancos que se tornaram um símbolo mundial para os militantes de direitos humanos.

Milhares de dissidentes esquerdistas morreram, desapareceram ou foram torturados durante a ditadura argentina.

Antes de Von Wernich, o último membro da ditadura a ser julgado havia sido um ex-policial, condenado também à prisão perpétua em setembro de 2006.


REUTERS ES


....

"O sacerdote escutou a sentença com um semblante imperturbável, diante do tribunal na cidade de La Plata, 60 km ao sul de Buenos Aires.


O cardeal primaz da Argentina, Jorge Bergoglio, disse que a Igreja ficou "comovida pela dor que nos causa a participação de um sacerdote em delitos gravíssimos".


"Acreditamos que os passos que a Justiça dá no esclarecimento destes fatos devem servir para renovar os esforços de todos os cidadãos no caminho da reconciliação e são um apelo contra a impunidade, o ódio e o rancor", disse a cúpula eclesiástica."

http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/0710 ... _dh_igreja
Imagem

Zheus
Mensagens: 43
Registrado em: 08 Mar 2007, 21:13

Re: Padre argentino pega prisão perpétua por crimes na ditad

Mensagem por Zheus »

Deus faz, mas paga...

Saudações

Ou não; todavia de modo breve, estima-se que a primeira carta aos Coríntios foi composta em Éfeso no ano 56 da era comum. Em 1 Coríntios 7:9 está escrito:

Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se.

Aos que ainda hostentam plena descrença na nata e inerente Liberdade de Escolha Racional Humana, aí está:

Padre ignorante pega prisão perpétua por crimes da ditadura

E por razões de datas comemorativas de fim de ano estarem próximas, de antecipado minhas felicitações e sinceros votos de Boas Festas e um novo ano deveras próspero a todos.

Fraternal abraço.

Zheus
Zheus nada é. Zheus manifesta-se. Como saber o que Zheus é se Zheus pode ser o Zheus quiser ser?

Trancado