Ser Marxista

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
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Pug!
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Ser Marxista

Mensagem por Pug! »

http://pt.wikipedia.org/wiki/Marxismo


social democracia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Social-democracia

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Ouvi tantas vezes o nome Marx que decidi ler um pouco da sua principal obra O Capital. Aliás, fica aqui o meu conselho para procurem saber o que Marx escreveu, poderão ter uma surpresa ou talvez não.


Este tópico é uma oportunidade para neoliberais esclarecerem o motivo se usarem a palavra marxismo como palavrão :emoticon16:

Tenho preocupações sociais, revelar este facto leva a ser insultado por parte dos neoliberais. Deixo aqui um humilde conselho, deixem de ser bestas :emoticon12:
Aprecio ideias que são tidas de direita liberal, mas ao ser constantemente insultado por esta é óbvio que irei ficar mais refractário a escutar o que têm a dizer...

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Ilovefoxes
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Re.: Ser Marxista

Mensagem por Ilovefoxes »

Depende, se o tipo de "preocupação social" é o anti-capitalismo, digno de marx, não vou ter pena...

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Adrianoped
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Re.: Ser Marxista

Mensagem por Adrianoped »

Marx teves grandes contribuições ao pensamento econômico. Foi o primeiro a utilizar o termo capitalismo para descrever a economia da sua época. Também contribuiu para a sociologia. A sua importância é mais reconhecida no ambiente acadêmico.
Filosofia ateísta - Blog com textos sobre ateísmo e filósofos ateus

http://adrianoped.blogspot.com/

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Apo
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Mensagem por Apo »

O que é ser reconhecido? Claro que é importante para a história, como outros filósofos. O que não quer dizer que as idéias dele devam ser todas levadas à sério.

Reconhecido no meio acadêmico significa que, para quem ainda viva às voltas com o deslumbramento do meio acadêmico, qualquer coisa revolucionária é digna de respeito. Che Guevara é um bom exemplo disto.
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Herf
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Re: Ser Marxista

Mensagem por Herf »

Pug! escreveu:Tenho preocupações sociais, revelar este facto leva a ser insultado por parte dos neoliberais.

Critica a suposta ignorância dos que criticam o marxismo, mas demonstra igual ou pior ignorância no que se refere ao liberalismo...

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Ilovefoxes
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Mensagem por Ilovefoxes »

Apo escreveu:O que é ser reconhecido? Claro que é importante para a história, como outros filósofos. O que não quer dizer que as idéias dele devam ser todas levadas à sério.

Reconhecido no meio acadêmico significa que, para quem ainda viva às voltas com o deslumbramento do meio acadêmico, qualquer coisa revolucionária é digna de respeito. Che Guevara é um bom exemplo disto.
E olha que Che não produziu nada em sua vida, só soube praticar populismo entre as massas com fins políticos que ele nem conhecia ao certo...

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Apo
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Mensagem por Apo »

Ilovefoxes escreveu:
Apo escreveu:O que é ser reconhecido? Claro que é importante para a história, como outros filósofos. O que não quer dizer que as idéias dele devam ser todas levadas à sério.

Reconhecido no meio acadêmico significa que, para quem ainda viva às voltas com o deslumbramento do meio acadêmico, qualquer coisa revolucionária é digna de respeito. Che Guevara é um bom exemplo disto.
E olha que Che não produziu nada em sua vida, só soube praticar populismo entre as massas com fins políticos que ele nem conhecia ao certo...


Che foi uma criança perdida e um doido usado por Fidel, que lhe chutou a bunda na hora que bem quis. Produziu sim...banditismo.
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Sorrelfa
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Mensagem por Sorrelfa »

Apo escreveu:Che foi uma criança perdida e um doido usado por Fidel, que lhe chutou a bunda na hora que bem quis. Produziu sim...banditismo.


"Produziu" uma "atitude" que engordou os bolsos de muitos capitalistas...

:emoticon19: :emoticon19:
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !

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André
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Mensagem por André »

Apo escreveu:O que é ser reconhecido? Claro que é importante para a história, como outros filósofos. O que não quer dizer que as idéias dele devam ser todas levadas à sério.

Reconhecido no meio acadêmico significa que, para quem ainda viva às voltas com o deslumbramento do meio acadêmico, qualquer coisa revolucionária é digna de respeito. Che Guevara é um bom exemplo disto.


Eu levo todas a sério, apenas discordo de várias. Para discordar com propriedade é necessário conhecer. Marx teve vários méritos do ponto de vista de sua contribuição, independentemente se concordamos ou não com seu projeto político, ou todas as suas conclusões.

Che não produziu nada de valor acadêmico, e do ponto de vista prático foi um guerrilheiro mitificado, não mítico. Ou seja, outros criaram uma imagem a partir de um homem que além de suas limitações, esse sim tinha uma profunda incompreensão de contexto. Querer criar focos revolucionários em lugares que não contava com apoio das massas é somente um dos exemplos mais flagrantes.

Marx realizou inúmeras contribuições que influenciam as ciências humanas até hoje. Eric Hobsbawn um dos maiores historiadores do mundo tem no marxismo grande parte de sua base teórica, ( para não falar de Thompson e tantos outros) mesmo que ele como outros marxistas não ortodoxos( ou abertos), viram as falhas de Marx, assim como incorporaram idéias de outras matizes.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196


O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

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Apo
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Re.: Ser Marxista

Mensagem por Apo »

Eu jamais compararia o valor da obra de Marx a Che. Apenas disse que o argumento sobre o reconhecimento acadêmico em si não representar o endosso digno de aplauso. O meio acadêmico, junto com a adrenalina que jorra regada a ideologias revolucionárias faz com que acreditemos piamente que é bonito e certo apoiar de tudo.
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André
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Re: Re.: Ser Marxista

Mensagem por André »

Apo escreveu:Eu jamais compararia o valor da obra de Marx a Che. Apenas disse que o argumento sobre o reconhecimento acadêmico em si não representar o endosso digno de aplauso. O meio acadêmico, junto com a adrenalina que jorra regada a ideologias revolucionárias faz com que acreditemos piamente que é bonito e certo apoiar de tudo.


Realmente. Sendo que eu não disse que vc comparou mas isso poderia ser lido nas entrelinhas, não somente da minha mensagem, e vc esclareceu agora.

Tendências e contribuições, o ideal, a meu ver, é que avaliemos, e que cada defina por sua cabeça o que gosta, o que não gosta, o que faz sentido, e o que não faz. Existem contribuições que vejo valor em tendências que igualmente tenho muitas críticas.

Sobre o tópico existem liberais com preocupação social, o liberalismo social acaba sendo uma demonstração disso. Assim como já conheci pessoas que se apóiam em idéias liberais para justificar indiferença. O que vale para qualquer tendência, o espetro é bem vasto pois os indivíduos são muito diversificados.

Porém vejo como compreensível a aproximação de pessoas com preocupações sociais e tendências como social democracia e similares. Afinal são essas que mundialmente, de forma mais clara, colocam como prioridade a defesa dos direitos sociais.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196


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Samael
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Re.: Ser Marxista

Mensagem por Samael »

Marx é foda. Ninguém estuda História do Capitalismo sem Marx, Smith, Weber e Braudel.

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zencem
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Re: Ser Marxista

Mensagem por zencem »

Pug! escreveu:http://pt.wikipedia.org/wiki/Marxismo


social democracia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Social-democracia

***

Ouvi tantas vezes o nome Marx que decidi ler um pouco da sua principal obra O Capital. Aliás, fica aqui o meu conselho para procurem saber o que Marx escreveu, poderão ter uma surpresa ou talvez não.


Este tópico é uma oportunidade para neoliberais esclarecerem o motivo se usarem a palavra marxismo como palavrão :emoticon16:

Tenho preocupações sociais, revelar este facto leva a ser insultado por parte dos neoliberais. Deixo aqui um humilde conselho, deixem de ser bestas :emoticon12:
Aprecio ideias que são tidas de direita liberal, mas ao ser constantemente insultado por esta é óbvio que irei ficar mais refractário a escutar o que têm a dizer...


Marx criticou ferozmente o sistema filosófico idealista de Hegel. Enquanto que, para Hegel, da realidade se faz filosofia, para Marx a filosofia precisa incidir sobre a realidade. O núcleo do pensamento de Marx é sua interpretação do homem, que começa com a necessidade de sobrevivência humana.

Vejamos:

Segundo Marx, "a filosofia" deve incidir sobre a realidade, ou seja, um suposto saber deve ser o parâmetro que "governará" o cidadão.

Epa! Mas isso não é filosofia.
Isso é ideologia, ...justamente o que obscurece e causa a infelicidade no cidadão o qual, por isso mesmo, clama por mudança.

Já Hegel, diz que, da realidade é que pode nascer a sabedoria, e logicamente, a liberdade, sem precisar dominar e impor algo a quem a alcançou.

Marx não acredita no indivíduo e por isso acha que o dominador deve submetê-lo abaixo dos seus pés.

Hegel respeita o indivíduo, acredita e vê que só ele, livre, é que é capaz de alcançar a sabedoria e tirar a humanidade do cáos.

Marx era filósofo?

Tenham a santa paciência!

Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".


500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:


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Samael
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Re: Ser Marxista

Mensagem por Samael »

zencem escreveu:
Pug! escreveu:http://pt.wikipedia.org/wiki/Marxismo


social democracia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Social-democracia

***

Ouvi tantas vezes o nome Marx que decidi ler um pouco da sua principal obra O Capital. Aliás, fica aqui o meu conselho para procurem saber o que Marx escreveu, poderão ter uma surpresa ou talvez não.


Este tópico é uma oportunidade para neoliberais esclarecerem o motivo se usarem a palavra marxismo como palavrão :emoticon16:

Tenho preocupações sociais, revelar este facto leva a ser insultado por parte dos neoliberais. Deixo aqui um humilde conselho, deixem de ser bestas :emoticon12:
Aprecio ideias que são tidas de direita liberal, mas ao ser constantemente insultado por esta é óbvio que irei ficar mais refractário a escutar o que têm a dizer...


Marx criticou ferozmente o sistema filosófico idealista de Hegel. Enquanto que, para Hegel, da realidade se faz filosofia, para Marx a filosofia precisa incidir sobre a realidade. O núcleo do pensamento de Marx é sua interpretação do homem, que começa com a necessidade de sobrevivência humana.

Vejamos:

Segundo Marx, "a filosofia" deve incidir sobre a realidade, ou seja, um suposto saber deve ser o parâmetro que "governará" o cidadão.

Epa! Mas isso não é filosofia.
Isso é ideologia, ...justamente o que obscurece e causa a infelicidade no cidadão o qual, por isso mesmo, clama por mudança.

Já Hegel, diz que, da realidade é que pode nascer a sabedoria, e logicamente, a liberdade, sem precisar dominar e impor algo a quem a alcançou.

Marx não acredita no indivíduo e por isso acha que o dominador deve submetê-lo abaixo dos seus pés.

Hegel respeita o indivíduo, acredita e vê que só ele, livre, é que é capaz de alcançar a sabedoria e tirar a humanidade do cáos.

Marx era filósofo?

Tenham a santa paciência!



Como eu já disse certa vez...

Ainda bem que o acesso a esse fórum é gratuito. Eu odiaria pagar pra ler tanta merda.

Para Marx, um MATERIALISTA baseado em Hegel, que ainda era IDEALISTA, é a MATÉRIA que dá origem à consciência. É o fato de ENTRARMOS EM CONTATO COM O MUNDO INTELIGÍVEL QUE NOS FAZ PENSAR SOBRE ELE.

Daí, não é a "filosofia que incide sobre a realidade", seja lá que porcaria que isso queira dizer.

Agora que o curso básico de filosofia já foi dado, hora do curso básico de sociologia:

Marx e Engels, assim como boa parte dos socialistas utópicos do período, VÊEM o ESTADO como um MAL NECESSÁRIO até a reforma que faça daí nascer o verdadeiro INDIVÍDUO. Deu pra sacar? É meio profético: "a economia de mercado faz dos homens lobos entre si, lutando pra sobreviver. Os sistemas de cooperação são os verdadeiros motores da liberdade". Essa é a idéia.

Se você concorda ou não com esse conceito de liberdade e de individualismo, problema é seu. Não faz com que Marx veja os seres como autômatos.

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zencem
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Re: Ser Marxista

Mensagem por zencem »

Samael escreveu:
zencem escreveu:
Pug! escreveu:http://pt.wikipedia.org/wiki/Marxismo


social democracia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Social-democracia

***

Ouvi tantas vezes o nome Marx que decidi ler um pouco da sua principal obra O Capital. Aliás, fica aqui o meu conselho para procurem saber o que Marx escreveu, poderão ter uma surpresa ou talvez não.


Este tópico é uma oportunidade para neoliberais esclarecerem o motivo se usarem a palavra marxismo como palavrão :emoticon16:

Tenho preocupações sociais, revelar este facto leva a ser insultado por parte dos neoliberais. Deixo aqui um humilde conselho, deixem de ser bestas :emoticon12:
Aprecio ideias que são tidas de direita liberal, mas ao ser constantemente insultado por esta é óbvio que irei ficar mais refractário a escutar o que têm a dizer...


Marx criticou ferozmente o sistema filosófico idealista de Hegel. Enquanto que, para Hegel, da realidade se faz filosofia, para Marx a filosofia precisa incidir sobre a realidade. O núcleo do pensamento de Marx é sua interpretação do homem, que começa com a necessidade de sobrevivência humana.

Vejamos:

Segundo Marx, "a filosofia" deve incidir sobre a realidade, ou seja, um suposto saber deve ser o parâmetro que "governará" o cidadão.

Epa! Mas isso não é filosofia.
Isso é ideologia, ...justamente o que obscurece e causa a infelicidade no cidadão o qual, por isso mesmo, clama por mudança.

Já Hegel, diz que, da realidade é que pode nascer a sabedoria, e logicamente, a liberdade, sem precisar dominar e impor algo a quem a alcançou.

Marx não acredita no indivíduo e por isso acha que o dominador deve submetê-lo abaixo dos seus pés.

Hegel respeita o indivíduo, acredita e vê que só ele, livre, é que é capaz de alcançar a sabedoria e tirar a humanidade do cáos.

Marx era filósofo?

Tenham a santa paciência!



Como eu já disse certa vez...

Ainda bem que o acesso a esse fórum é gratuito. Eu odiaria pagar pra ler tanta merda.

Para Marx, um MATERIALISTA baseado em Hegel, que ainda era IDEALISTA, é a MATÉRIA que dá origem à consciência. É o fato de ENTRARMOS EM CONTATO COM O MUNDO INTELIGÍVEL QUE NOS FAZ PENSAR SOBRE ELE.

Daí, não é a "filosofia que incide sobre a realidade", seja lá que porcaria que isso queira dizer.

Agora que o curso básico de filosofia já foi dado, hora do curso básico de sociologia:

Marx e Engels, assim como boa parte dos socialistas utópicos do período, VÊEM o ESTADO como um MAL NECESSÁRIO até a reforma que faça daí nascer o verdadeiro INDIVÍDUO. Deu pra sacar? É meio profético: "a economia de mercado faz dos homens lobos entre si, lutando pra sobreviver. Os sistemas de cooperação são os verdadeiros motores da liberdade". Essa é a idéia.

Se você concorda ou não com esse conceito de liberdade e de individualismo, problema é seu. Não faz com que Marx veja os seres como autômatos.



Não sei se você viu, Eu respondí a um texto quotado, que é uma parte dos links apresentados.

Se há algum equívoco, portanto, se refere ao texto quotado, o que não ficou esclarescido no teu desabafo.

Este teu despotismo é falta de figatil, ou os sites que você prefere pagar estão fora do ar? :emoticon16:


Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".


500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:


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André
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Re: Ser Marxista

Mensagem por André »

zencem escreveu:
Samael escreveu:
zencem escreveu:
Pug! escreveu:http://pt.wikipedia.org/wiki/Marxismo


social democracia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Social-democracia

***

Ouvi tantas vezes o nome Marx que decidi ler um pouco da sua principal obra O Capital. Aliás, fica aqui o meu conselho para procurem saber o que Marx escreveu, poderão ter uma surpresa ou talvez não.


Este tópico é uma oportunidade para neoliberais esclarecerem o motivo se usarem a palavra marxismo como palavrão :emoticon16:

Tenho preocupações sociais, revelar este facto leva a ser insultado por parte dos neoliberais. Deixo aqui um humilde conselho, deixem de ser bestas :emoticon12:
Aprecio ideias que são tidas de direita liberal, mas ao ser constantemente insultado por esta é óbvio que irei ficar mais refractário a escutar o que têm a dizer...


Marx criticou ferozmente o sistema filosófico idealista de Hegel. Enquanto que, para Hegel, da realidade se faz filosofia, para Marx a filosofia precisa incidir sobre a realidade. O núcleo do pensamento de Marx é sua interpretação do homem, que começa com a necessidade de sobrevivência humana.

Vejamos:

Segundo Marx, "a filosofia" deve incidir sobre a realidade, ou seja, um suposto saber deve ser o parâmetro que "governará" o cidadão.

Epa! Mas isso não é filosofia.
Isso é ideologia, ...justamente o que obscurece e causa a infelicidade no cidadão o qual, por isso mesmo, clama por mudança.

Já Hegel, diz que, da realidade é que pode nascer a sabedoria, e logicamente, a liberdade, sem precisar dominar e impor algo a quem a alcançou.

Marx não acredita no indivíduo e por isso acha que o dominador deve submetê-lo abaixo dos seus pés.

Hegel respeita o indivíduo, acredita e vê que só ele, livre, é que é capaz de alcançar a sabedoria e tirar a humanidade do cáos.

Marx era filósofo?

Tenham a santa paciência!



Como eu já disse certa vez...

Ainda bem que o acesso a esse fórum é gratuito. Eu odiaria pagar pra ler tanta merda.

Para Marx, um MATERIALISTA baseado em Hegel, que ainda era IDEALISTA, é a MATÉRIA que dá origem à consciência. É o fato de ENTRARMOS EM CONTATO COM O MUNDO INTELIGÍVEL QUE NOS FAZ PENSAR SOBRE ELE.

Daí, não é a "filosofia que incide sobre a realidade", seja lá que porcaria que isso queira dizer.

Agora que o curso básico de filosofia já foi dado, hora do curso básico de sociologia:

Marx e Engels, assim como boa parte dos socialistas utópicos do período, VÊEM o ESTADO como um MAL NECESSÁRIO até a reforma que faça daí nascer o verdadeiro INDIVÍDUO. Deu pra sacar? É meio profético: "a economia de mercado faz dos homens lobos entre si, lutando pra sobreviver. Os sistemas de cooperação são os verdadeiros motores da liberdade". Essa é a idéia.

Se você concorda ou não com esse conceito de liberdade e de individualismo, problema é seu. Não faz com que Marx veja os seres como autômatos.



Não sei se você viu, Eu respondí a um texto quotado, que é uma parte dos links apresentados.

Se há algum equívoco, portanto, se refere ao texto quotado, o que não ficou esclarescido no teu desabafo.

Este teu despotismo é falta de figatil, ou os sites que você prefere pagar estão fora do ar? :emoticon16:




zencem não acredite no que a Wiki diz sobre Marx ou sobre qualquer autor um pouco mais complexo. Tem que conhecer o próprio e aqueles que o estudaram.

Marx defendia a emancipação total do individuo, tanto em relação a religião(pois o homem maduro seria livre da religião que é uma forma de controle), como em relação ao trabalho(livre da exploração capitalista de seu trabalho). Por isso o governo deveria ser dos trabalhadores. Governo esse que como o Samael disse um mal necessário a utopia final é o autogoverno.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196


O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

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Ilovefoxes
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Re.: Ser Marxista

Mensagem por Ilovefoxes »

Tem que conhecer o próprio e aqueles que o estudaram
E nenhum que critica as idéias? :emoticon5:
Não que a Wikipédia seja boa em opiniões...

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André
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Re: Re.: Ser Marxista

Mensagem por André »

Ilovefoxes escreveu:
Tem que conhecer o próprio e aqueles que o estudaram
E nenhum que critica as idéias? :emoticon5:
Não que a Wikipédia seja boa em opiniões...


Os que estudaram são críticos.

Quando escrevi "aqueles que o estudaram" incluo tanto os marxistas, como críticos a Marx, os simpáticos a algumas idéias e rejeitam outras, como aqueles que rejeitam integralmente e se dedicaram a demonstrar seus equívocos.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196


O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

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zencem
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Re: Ser Marxista

Mensagem por zencem »

André escreveu:
zencem escreveu:
Samael escreveu:


Se você concorda ou não com esse conceito de liberdade e de individualismo, problema é seu. Não faz com que Marx veja os seres como autômatos.



Não sei se você viu, Eu respondí a um texto quotado, que é uma parte dos links apresentados.

Se há algum equívoco, portanto, se refere ao texto quotado, o que não ficou esclarescido no teu desabafo.

Este teu despotismo é falta de figatil, ou os sites que você prefere pagar estão fora do ar? :emoticon16:




zencem não acredite no que a Wiki diz sobre Marx ou sobre qualquer autor um pouco mais complexo. Tem que conhecer o próprio e aqueles que o estudaram.

Marx defendia a emancipação total do individuo, tanto em relação a religião(pois o homem maduro seria livre da religião que é uma forma de controle), como em relação ao trabalho(livre da exploração capitalista de seu trabalho). Por isso o governo deveria ser dos trabalhadores. Governo esse que como o Samael disse um mal necessário a utopia final é o autogoverno.

Mas como chegar lá, André?
Através de alguma instituição que substituirá a religião, ou através da defesa e do estímulo ao exercício de sua individualidade?
Marx se preocupava, realmente, com isso, ou apenas via na religião um impecilho à implantação de suas idéias?
Ou seja, não desejava ele, que as suas idéias fosse a nova religião com a máscara do ateismo?
Permitiria ele que "o indivíduo" discordasse do seu Marxismo?
O que é uma religião, se não uma ideologia?


Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".


500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:


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Re: Ser Marxista

Mensagem por André »

zencem escreveu:
André escreveu:
zencem escreveu:
Samael escreveu:


Se você concorda ou não com esse conceito de liberdade e de individualismo, problema é seu. Não faz com que Marx veja os seres como autômatos.



Não sei se você viu, Eu respondí a um texto quotado, que é uma parte dos links apresentados.

Se há algum equívoco, portanto, se refere ao texto quotado, o que não ficou esclarescido no teu desabafo.

Este teu despotismo é falta de figatil, ou os sites que você prefere pagar estão fora do ar? :emoticon16:




zencem não acredite no que a Wiki diz sobre Marx ou sobre qualquer autor um pouco mais complexo. Tem que conhecer o próprio e aqueles que o estudaram.

Marx defendia a emancipação total do individuo, tanto em relação a religião(pois o homem maduro seria livre da religião que é uma forma de controle), como em relação ao trabalho(livre da exploração capitalista de seu trabalho). Por isso o governo deveria ser dos trabalhadores. Governo esse que como o Samael disse um mal necessário a utopia final é o autogoverno.

Mas como chegar lá, André?
Através de alguma instituição que substituirá a religião, ou através da defesa e do estímulo ao exercício de sua individualidade?
Marx se preocupava, realmente, com isso, ou apenas via na religião um impecilho à implantação de suas idéias?
Ou seja, não desejava ele, que as suas idéias fosse a nova religião com a máscara do ateismo?
Permitiria ele que "o indivíduo" discordasse do seu Marxismo?
O que é uma religião, se não uma ideologia?




A emancipação do homem "maduro" é daquele que se liberta da religião, e da dominação capitalista e se une a outros trabalhadores, pois sozinho não vai transformar as relações de dominação que lhe são impostas. Por isso, para Marx os trabalhadores devem se unir para superar as relações de poder, pois individualmente a materialidade se sobrepõe aos seus desejos. Detalhe eu não concordo com o meio proposto por Marx. Em geral o revolucionário. Sendo que mesmo Marx em momentos disse que para determinadas realidades o meio democrático era melhor. Nisso eu sou radical, apenas o meio democrático, que busca instituir regras de participação para todos, pode gerar um fim justo. Não como uma exceção, mas como uma exigência, um pré-requisito.

Depois de derrubar uma ditadura, seja ela qual for, o meio deve ser o de instituir um regime democrático. Se já está instituído um regime democrático o caminho deve ser aprimorá-lo, reformá-lo, somar forças para que esse garanta, e aí uma atualização das lutas dos trabalhadores, direitos sociais. Assim como represente os anseios da maioria simultaneamente respeitando a vida e o direito de todos.

Depois dessa explanação vamos a suas perguntas, sendo que não me sinto capacitado para responder por Marx, vou fornecer apenas a minha opinião.

1)O que Marx era contrario era o individualismo. Assim como qualquer coletivista. Mas a individualidade é fundamental para se aperceber das relações de poder que se estabelecem. Assim como cada ser humano se seria livre para trabalhar no que bem entendesse isso seria definido certamente pela sua individualidade.

2)Religião era de fato um empecilho, um dos. Mas estava de fato preocupado com emancipação. Para isso sugiro a leitura da "Introdução à crítica da filosofia do direito de Hegel". Mas é um texto da juventude, outros tb são importantes.

3)Não. Até pq a construção não seria feita por ele, mas pelos trabalhadores e suas organizações. Os objetivos essenciais eram a socialização dos meios de produção, e o controle das classes trabalhadoras sobre esses. A libertação do domínio da religião, e da dominação capitalista. Ou em resumo o abandono da "felicidade ilusória do céu para construção da felicidade na terra".

Se quiser saber das minhas divergências com Marx, só perguntar que explico.

4)Ele próprio discordava do marxismo enquanto algo fixo. Quando soube que estavam defendendo em nome do marxismo uma série de teses que ele não estava de acordo mandou uma carta dizendo. "Se isso é marxismo eu não sou marxista".

Vc pergunta se ele permitiria que discordasse eu não vejo essa exigência. O que ele quer deixa claro no Manifesto é: União dos trabalhadores para enveredar uma sociedade que esses tivessem controle sobre os meios de produção. Outra é o abandono da religião essa que ele nem toca muito em seus escritos exceção ao que citei antes. No caso da religião ele até deixa como uma exigência seu abandono, ou essa interpretação é possível, que é uma coisa ( essa janela aberta) que eu critiquei quando resenhei esse texto.

Logo ele defende que as massas de trabalhadores se organizem e lutem pelos seus interresses. Se vc não concorda não faça parte do movimento. O meio revolucionário, que eu discordo, pode e levou a derramamento de sangue. E pior não significou a emancipação que Marx queria, pois um novo poder, burocrático, centralizado, que representava a si mesmo, e não os trabalhadores, se consolidou. Nos lugares em que se desenvolveu o que ficou conhecido como "socialismo real".

O “socialismo real” mais até do que Marx defendia, tenho total repulsa. Somente dar uma olhada no meu avatar de George Orwell que isso fica claro, até pq tenho tanta admiração pela figura.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196


O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

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Samael
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Re: Ser Marxista

Mensagem por Samael »

zencem escreveu:
Samael escreveu:
zencem escreveu:
Pug! escreveu:http://pt.wikipedia.org/wiki/Marxismo


social democracia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Social-democracia

***

Ouvi tantas vezes o nome Marx que decidi ler um pouco da sua principal obra O Capital. Aliás, fica aqui o meu conselho para procurem saber o que Marx escreveu, poderão ter uma surpresa ou talvez não.


Este tópico é uma oportunidade para neoliberais esclarecerem o motivo se usarem a palavra marxismo como palavrão :emoticon16:

Tenho preocupações sociais, revelar este facto leva a ser insultado por parte dos neoliberais. Deixo aqui um humilde conselho, deixem de ser bestas :emoticon12:
Aprecio ideias que são tidas de direita liberal, mas ao ser constantemente insultado por esta é óbvio que irei ficar mais refractário a escutar o que têm a dizer...


Marx criticou ferozmente o sistema filosófico idealista de Hegel. Enquanto que, para Hegel, da realidade se faz filosofia, para Marx a filosofia precisa incidir sobre a realidade. O núcleo do pensamento de Marx é sua interpretação do homem, que começa com a necessidade de sobrevivência humana.

Vejamos:

Segundo Marx, "a filosofia" deve incidir sobre a realidade, ou seja, um suposto saber deve ser o parâmetro que "governará" o cidadão.

Epa! Mas isso não é filosofia.
Isso é ideologia, ...justamente o que obscurece e causa a infelicidade no cidadão o qual, por isso mesmo, clama por mudança.

Já Hegel, diz que, da realidade é que pode nascer a sabedoria, e logicamente, a liberdade, sem precisar dominar e impor algo a quem a alcançou.

Marx não acredita no indivíduo e por isso acha que o dominador deve submetê-lo abaixo dos seus pés.

Hegel respeita o indivíduo, acredita e vê que só ele, livre, é que é capaz de alcançar a sabedoria e tirar a humanidade do cáos.

Marx era filósofo?

Tenham a santa paciência!



Como eu já disse certa vez...

Ainda bem que o acesso a esse fórum é gratuito. Eu odiaria pagar pra ler tanta merda.

Para Marx, um MATERIALISTA baseado em Hegel, que ainda era IDEALISTA, é a MATÉRIA que dá origem à consciência. É o fato de ENTRARMOS EM CONTATO COM O MUNDO INTELIGÍVEL QUE NOS FAZ PENSAR SOBRE ELE.

Daí, não é a "filosofia que incide sobre a realidade", seja lá que porcaria que isso queira dizer.

Agora que o curso básico de filosofia já foi dado, hora do curso básico de sociologia:

Marx e Engels, assim como boa parte dos socialistas utópicos do período, VÊEM o ESTADO como um MAL NECESSÁRIO até a reforma que faça daí nascer o verdadeiro INDIVÍDUO. Deu pra sacar? É meio profético: "a economia de mercado faz dos homens lobos entre si, lutando pra sobreviver. Os sistemas de cooperação são os verdadeiros motores da liberdade". Essa é a idéia.

Se você concorda ou não com esse conceito de liberdade e de individualismo, problema é seu. Não faz com que Marx veja os seres como autômatos.



Não sei se você viu, Eu respondí a um texto quotado, que é uma parte dos links apresentados.

Se há algum equívoco, portanto, se refere ao texto quotado, o que não ficou esclarescido no teu desabafo.

Este teu despotismo é falta de figatil, ou os sites que você prefere pagar estão fora do ar? :emoticon16:




Não há erro nenhum no artigo da wikipédia. O que o artigo basicamente diz é que, em Hegel, a matéria é subordinada à idéia, e que em Marx, a idéia é subordinada à matéria.

Você apenas não percebeu o significado de "incidir" no fato.

E, como desconhece o ponto comum do "materialismo x idealismo" no debate filosófico, falou bobagem.

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André
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Mensagem por André »

O Sama resumiu bem. O resto do parágrafo deixa até mais claro, e o parágrafo seguinte tb.

"A história se inicia com o próprio homem que, na busca da satisfação de necessidades, trabalha sobre a natureza. À medida que realiza este trabalho, o homem se descobre como ser produtivo e passa a ter consciência de si e do mundo. Percebe-se então que "a história é o processo de criação do homem pelo trabalho humano".

Os dois elementos principais do marxismo são o materialismo dialético, para o qual a natureza, a vida e a consciência se constituem de matéria em movimento e evolução permanente, e o materialismo histórico, para o qual o modo de produção é a base determinante dos fenômenos históricos e sociais, inclusive as instituições jurídicas e políticas, a moralidade, a religião e as artes. Para alguns estudiosos, o termo materialismo dialético, esboçado por Engels e desenvolvido por Lênin e Trotski, é uma expressão inexistente na obra de Marx, que, por sua vez, utilizara apenas o termos dialética e método dialético."

Ou seja, para Marx , é a relação com o material que é a base, e que determina os acontecimentos. Para Hegel são as idéias. Ele construiu sua crítica a filosofia partindo de Hegel.

O trecho separado pelo zencem, não é dos mais claros, somente fica mais adiante. E “incidir sobre a realidade” nós remete a idéia de projeto político transformador, que Marx defende, mas está ai fora de lugar. E o trecho está meio errado ao dizer que para Hegel “da realidade se faz filosofia”, pois dá idéia que Hegel defenderia uma base material e ele ao contrario era um idealista. Sua filosofia tem um elemento a - histórico com a idéia de fio condutor da história. Resumindo a opera somente lendo todo fica mais claro para quem já conhece o debate para quem não conhece é possível tirar conclusões que não correspondem.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

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O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

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zencem
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Mensagem por zencem »

André escreveu:O Sama resumiu bem. O resto do parágrafo deixa até mais claro, e o parágrafo seguinte tb.

"A história se inicia com o próprio homem que, na busca da satisfação de necessidades, trabalha sobre a natureza. À medida que realiza este trabalho, o homem se descobre como ser produtivo e passa a ter consciência de si e do mundo. Percebe-se então que "a história é o processo de criação do homem pelo trabalho humano".

Os dois elementos principais do marxismo são o materialismo dialético, para o qual a natureza, a vida e a consciência se constituem de matéria em movimento e evolução permanente, e o materialismo histórico, para o qual o modo de produção é a base determinante dos fenômenos históricos e sociais, inclusive as instituições jurídicas e políticas, a moralidade, a religião e as artes. Para alguns estudiosos, o termo materialismo dialético, esboçado por Engels e desenvolvido por Lênin e Trotski, é uma expressão inexistente na obra de Marx, que, por sua vez, utilizara apenas o termos dialética e método dialético."

Ou seja, para Marx , é a relação com o material que é a base, e que determina os acontecimentos. Para Hegel são as idéias. Ele construiu sua crítica a filosofia partindo de Hegel.

O trecho separado pelo zencem, não é dos mais claros, somente fica mais adiante. E “incidir sobre a realidade” nós remete a idéia de projeto político transformador, que Marx defende, mas está ai fora de lugar. E o trecho está meio errado ao dizer que para Hegel “da realidade se faz filosofia”, pois dá idéia que Hegel defenderia uma base material e ele ao contrario era um idealista. Sua filosofia tem um elemento a - histórico com a idéia de fio condutor da história. Resumindo a opera somente lendo todo fica mais claro para quem já conhece o debate para quem não conhece é possível tirar conclusões que não correspondem.


Boa, André!

Fica mais fácil ouvir um interlocutor generoso.

Acho que o Samael, usando termos para retrair o participante, não contribui com nada, a não ser com o fato de negar a oportunidade de melhorar a qualidade do forum que ele mesmo, hoje, acabou de reclamar o nível.

Como se vê, a vaidade não é um simples pecado capital; é também um sentimento capaz de gerar um desdobramento gratuito de crueldade, substituindo um argumento que poderia proporcionar uma atitude "mais socialista" entre eventuais diferenças. :emoticon16:


Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".


500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:


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André
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Mensagem por André »

zencem escreveu:
André escreveu:O Sama resumiu bem. O resto do parágrafo deixa até mais claro, e o parágrafo seguinte tb.

"A história se inicia com o próprio homem que, na busca da satisfação de necessidades, trabalha sobre a natureza. À medida que realiza este trabalho, o homem se descobre como ser produtivo e passa a ter consciência de si e do mundo. Percebe-se então que "a história é o processo de criação do homem pelo trabalho humano".

Os dois elementos principais do marxismo são o materialismo dialético, para o qual a natureza, a vida e a consciência se constituem de matéria em movimento e evolução permanente, e o materialismo histórico, para o qual o modo de produção é a base determinante dos fenômenos históricos e sociais, inclusive as instituições jurídicas e políticas, a moralidade, a religião e as artes. Para alguns estudiosos, o termo materialismo dialético, esboçado por Engels e desenvolvido por Lênin e Trotski, é uma expressão inexistente na obra de Marx, que, por sua vez, utilizara apenas o termos dialética e método dialético."

Ou seja, para Marx , é a relação com o material que é a base, e que determina os acontecimentos. Para Hegel são as idéias. Ele construiu sua crítica a filosofia partindo de Hegel.

O trecho separado pelo zencem, não é dos mais claros, somente fica mais adiante. E “incidir sobre a realidade” nós remete a idéia de projeto político transformador, que Marx defende, mas está ai fora de lugar. E o trecho está meio errado ao dizer que para Hegel “da realidade se faz filosofia”, pois dá idéia que Hegel defenderia uma base material e ele ao contrario era um idealista. Sua filosofia tem um elemento a - histórico com a idéia de fio condutor da história. Resumindo a opera somente lendo todo fica mais claro para quem já conhece o debate para quem não conhece é possível tirar conclusões que não correspondem.


Boa, André!

Fica mais fácil ouvir um interlocutor generoso.

Acho que o Samael, usando termos para retrair o participante, não contribui com nada, a não ser com o fato de negar a oportunidade de melhorar a qualidade do forum que ele mesmo, hoje, acabou de reclamar o nível.

Como se vê, a vaidade não é um simples pecado capital; é também um sentimento capaz de gerar um desdobramento gratuito de crueldade, substituindo um argumento que poderia proporcionar uma atitude "mais socialista" entre eventuais diferenças. :emoticon16:




Tranquilo e concordo. Acho que o Sama, to supondo, assim como outros anda meio de saco cheio de ser ofendido pela direita (não é seu caso), e acaba soltando com mais acidez as mensagens.

Acho que vc foi pego no fogo cruzado hehehe.

Sendo que uma forma digamos, mais educada, é dizer que aquela sua conclusão não corresponde e em parte isso aconteceu pq o texto da wiki embora no geral passe a idéia precisa, em certos momentos é confuso, ou pouco claro, e contribuiu para isso. Algo que acontece, e errar é algo que nenhum de nós está imune. E certos erros são passiveis inclusive de interpretação logo autoritarismo de qualquer espécie não é bom para o diálogo.

Dei inclusive um elemento para ajudar vc entender a frustração de alguns aqui do fórum e vem de outros tópicos. Posso estar até errado, (Não sei o que se passa na cabeça do Sama) mas minha intenção é selar a paz. :emoticon16:

Tentar apaziguar e ser compreensivo é uma tarefa difícil, mas boa.

P.S Em parte o estilo irreverente no Rev estimula, em momentos, essa acidez, eu mesmo sei bem o que é isso sendo alvo várias vezes. Acho que até certo ponto é aceitável, mas em outros a humildade, e educação faria muito bem ao debate, questão de opinião, claro.
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Re.: Ser Marxista

Mensagem por Apo »

A direita é um ser abstrato, André?
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Trancado