Harry Potter é de esquerda, diz filósofo francês
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Harry Potter é de esquerda, diz filósofo francês
26/10/2007 - 20h09 - Atualizado em 26/10/2007 - 20h27
Harry Potter é de esquerda, diz filósofo francês
- Artigo publicado no jornal "Liberation" vê aspectos políticos na série.
- A ex-primeira ministra Margareth Thatcher seria representada pela Tia Guida.
Um artigo escrito pelo filósofo francês Jean-Claude Milner, publicado nesta sexta-feira (26) no jornal “Liberatión, um imporante diário de Paris, insinua que Harry Potter, o bruxinho dos livros da autora britânica J. K. Rowling, consagrado na série de filmes do cinema, tem ideologia política de esquerda. Milner insinua que a personagem Tia Guida foi inspirada na ex-primeira ministra Margareth Thatcher, que governou a Inglaterra de 1979 a 1990 e ficou conhecida como “a Dama de Ferro”.
“É necessário dizer, em primeiro lugar, que Harry Potter é profundamente político e que fala da Inglaterra de hoje”, escreveu o filósofo. “Ao ler o livro, se tem a impressão que J.K. Rowling (a autora da série) considera, como muitos ingleses, que há uma verdadeira revolução thatcheriana (em alusão à ex-primeira ministra Margareth Tatcher, catastrófica, e que a única possibilidade que se tem para a cultura é sobreviver como ciência oculta."
Ainda segundo o filósofo, “a visão que J. K. Rowling tem da Inglaterra está vinculada ao ‘momento elizabetano’, que a Inglaterra viveu durante o Renascimento europeu. Foi quando o sistema britânico alcançou a sua forma definitiva, e quando as escolas públicas e as Universidades de Oxford e Cambridge escapam da influência inglesa.”
Milner diz ainda que o mago Dumbledore, diretor da escola de Harry Potter, é uma referência ao sábio, alquimista e filósofo John Dee, que ganhou notoriedade no início do século XVII, que considerava que as ciências ocultas (a magia branca), deveriam servir ao bem público.
http://g1.globo.com/Noticias/Cinema/0
Harry Potter é de esquerda, diz filósofo francês
- Artigo publicado no jornal "Liberation" vê aspectos políticos na série.
- A ex-primeira ministra Margareth Thatcher seria representada pela Tia Guida.
Um artigo escrito pelo filósofo francês Jean-Claude Milner, publicado nesta sexta-feira (26) no jornal “Liberatión, um imporante diário de Paris, insinua que Harry Potter, o bruxinho dos livros da autora britânica J. K. Rowling, consagrado na série de filmes do cinema, tem ideologia política de esquerda. Milner insinua que a personagem Tia Guida foi inspirada na ex-primeira ministra Margareth Thatcher, que governou a Inglaterra de 1979 a 1990 e ficou conhecida como “a Dama de Ferro”.
“É necessário dizer, em primeiro lugar, que Harry Potter é profundamente político e que fala da Inglaterra de hoje”, escreveu o filósofo. “Ao ler o livro, se tem a impressão que J.K. Rowling (a autora da série) considera, como muitos ingleses, que há uma verdadeira revolução thatcheriana (em alusão à ex-primeira ministra Margareth Tatcher, catastrófica, e que a única possibilidade que se tem para a cultura é sobreviver como ciência oculta."
Ainda segundo o filósofo, “a visão que J. K. Rowling tem da Inglaterra está vinculada ao ‘momento elizabetano’, que a Inglaterra viveu durante o Renascimento europeu. Foi quando o sistema britânico alcançou a sua forma definitiva, e quando as escolas públicas e as Universidades de Oxford e Cambridge escapam da influência inglesa.”
Milner diz ainda que o mago Dumbledore, diretor da escola de Harry Potter, é uma referência ao sábio, alquimista e filósofo John Dee, que ganhou notoriedade no início do século XVII, que considerava que as ciências ocultas (a magia branca), deveriam servir ao bem público.
http://g1.globo.com/Noticias/Cinema/0

Re.: Harry Potter é de esquerda, diz filósofo francês
Manoel Machado Henriques
"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."
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Re.: Harry Potter é de esquerda, diz filósofo francês
É...eu já tinha lido a respeito. Será que ela descobriou depois ou ela fez ele já gay de cara?
Talvez seja só MKT.
Talvez seja só MKT.

Re: Re.: Harry Potter é de esquerda, diz filósofo francês
Apo escreveu:É...eu já tinha lido a respeito. Será que ela descobriou depois ou ela fez ele já gay de cara?
Talvez seja só MKT.
Ah!... seja lá o que for, ela fez isso por puro marketing (tá mais do que na cara) Quem compra muito de Harry potter são pastores doentes que tentam encontrar alusões satânicas nos livros...
Isso ainda vai ser tema de muito culto e muita missa por aí!...

Manoel Machado Henriques
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Re.: Harry Potter é de esquerda, diz filósofo francês
Mas para algumas famílias mais conservadoras do mundo, os filhos talvez não devessem ler que um mago é gay...parece que a única hipótese sexualizada na obra ( e aceita mundialmente pelos fâs e seus pais) seria o adolescer das crianças e um romance esperado de Potter.
Se bem que ele já arrombou a festa e está pelado da silva numa peça de teatro ( aliás a crítica aplaudiu a ....performance do garoto
).
Se bem que ele já arrombou a festa e está pelado da silva numa peça de teatro ( aliás a crítica aplaudiu a ....performance do garoto


- King In Crimson
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Re.: Harry Potter é de esquerda, diz filósofo francês
Lembro do Tolkien, que detestava pessoas que viam alegoria em tudo.
- Soviete Supremo
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Re.: Harry Potter é de esquerda, diz filósofo francês
Se é bruxismo, é satanista. Se é satanista é comunista. Lógica implacável.
“A classe capitalista fornece continuamente à classe operária letras de câmbio por uma parte do produto fornecida pela segunda, mas encampada pela primeira. Mas o operário continua a devolvê-la à classe capitalista, retirando a parte que lhe toca por seu próprio produto. A forma mercadoria do produto e a forma dinheiro da mercadoria dissimulam essas relações.”
O Capital – edição resumida - Karl Marx e Julian Borchardt - 7ª edição – pág.139
O Capital – edição resumida - Karl Marx e Julian Borchardt - 7ª edição – pág.139
Re: Re.: Harry Potter é de esquerda, diz filósofo francês
King In Crimson escreveu:Lembro do Tolkien, que detestava pessoas que viam alegoria em tudo.
O que é estupidamente engraçado, King, pois fizeram milhões de alegorias em LoR. Desde defesa ecológica até fixismo moral.
Re: Re.: Harry Potter é de esquerda, diz filósofo francês
King In Crimson escreveu:Lembro do Tolkien, que detestava pessoas que viam alegoria em tudo.
É mais ou menos como o Hulk. Na época da Guerra Fria especulava-se que ele seria 1 crítica à corrida armamentista. Segundo o seu criador, ele só estava pensando em criar 1 herói verde, musculoso e nervoso. A parte dos Raios Gama foi só 1 clichê, que ele reaproveitou com o Homem-Aranha(aranha radioativa), nada de crítica nem nada

De resto, que texto besta. Não leio tanta asneira desde que achei isso no orkut:
"Sabe-se que, na saga Dragon Ball, estão implícitas inúmeras visões de mundo do autor, na forma de críticas não apenas ao conjunto de convenções sociais impostas ao ser humano sem seu consentimento direto, como também à impostura do ser social em seu relacionamento com o mundo. Para julgar o mérito de tais teses, é Mister Satan esmiuçar as particularidades tácitas ao longo da singular proposta artística de Akira Toriyama. Nos causa espécie que destarte, como já dito alhures, Dragon Ball nos venha tão imantado de significado.
A figura da metamorfose de Goku no chamado Super Sayajin é uma das chaves para compreender a pertinência deste clássico na era contemporânea. Ferino crítico do comodismo social, Toriyama via nas nada céleres atitudes da humanidade quando necessita reagir a um quadro instável um posicionamento inadequado à pretensa "pós-modernidade". Critica-se a atitude de só reagir a extremos: a sociedade coetânea ignora um fato até que este atinja uma paridade de situação inconcebível, inadmissível. A ver: não obstante a situação do terrorismo global estivesse cada vez mais volúvel, só foram tomadas atitudes quando este deteriorou-se até um ponto crítico, os atentados de Setembro de 2001 nos Estados Unidos; paralelamente, a sociedade norte-americana não reagiu à crescente cultura do belicismo no país, até ocorrerem massacres como o da escola de Columbine; da mesma forma, enquanto não foram divulgados os excessos como na prisão de Abu Ghraib, aquiesceu-se com a tortura indiscriminada em supostos terroristas.
Um olhar internacional e distante da realidade brasileira não é necessário para compreender este caráter da humanidade pós-moderna: basta analisar que só ocorrem reações à insegurança quando da morte de famosos (o reporter Tim Lopes), genocídios de origem policial (Vigário Geral, 1993), demonstrações do poder paralelo do narcotráfico (queima de um ônibus com passageiros, em Dezembro último) e corrupção explícita (esquema do "mensalão"). Os protestos permanecem enquanto o assunto não esfria na grande mídia. Logo depois, esquece-se a situação, até que ocorra o próximo caso de comoção nacional.
A crítica a tal leviandade do ser humano é perfeitamente expressa no Super Sayajin. Em um primeiro momento, Goku só atinge tal patamar de desenvolvimento ao ser submetido a uma situação de incontido inconformismo e repulsa, tal como o ser humano médio, que reage apenas a situações extremadas. Se o desenvolvimento súbito de uma reação fosse cambiado por uma mudança gradual e preventiva, o choque seria inegavelmente menor, evitando maior revés.
Outrossim, na figura da transformação de Goku é visível uma manifestação de desaprovação do egoísmo e do pessoalismo humano. Embora Goku tenha presenciado uma chacina infindável dos Namekuseijin, foi somente na morte de Kuririn, com o qual possuía vínculos sentimentais, que esboçou resistência. Respresenta-se, com isto, o desengajamento social, os instintos que levam à conservação do indivíduo próximo, pois, para Goku, uma simples vida teria mais importância do que as milhões que foram previamente ceifadas por seu inimigo.
A infinidade de conjecturas e divagações que a obra de Akira Toriyama permite só faz reforçar seu status de epopéia imortal. Vê-se, pois, que seu tratamento superficial é tão-só prova de absoluta ignorância e visão restrita, já que nesta saga disponibiliza-se para análise toda a miséria da condição humana, contraposta ao que há de rico na mesma.
Não nos esqueçamos que Toriyama busca nos apresentar as formas de dominação de Weber numa tricotomia fundamental formada pelos Humanos, Sayajins e Namekuseijins. Os primeiros são racionais, os segundos tradicionais e os terceiros carismáticos na figura do Patriarca como místico e profeta. Tudo isso numa abordagem Tomista-Aristotélica."
O cara viaja tanto num desenhinho de luta. No dia qwue ele assistir Matrix, vai sofrer 1 enfarto

- RicardoVitor
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Re.: Harry Potter é de esquerda, diz filósofo francês
por isso que ele era meio bichinha.
Logical, responsible, practical.
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!
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Re: Re.: Harry Potter é de esquerda, diz filósofo francês
Samael escreveu:King In Crimson escreveu:Lembro do Tolkien, que detestava pessoas que viam alegoria em tudo.
O que é estupidamente engraçado, King, pois fizeram milhões de alegorias em LoR. Desde defesa ecológica até fixismo moral.
Porra... eu já ouvi a alegoria de He-man. Pena que já faz muito tempo e não consiguiria reproduzir a loucura do meu professor de filosofia.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.
*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.
*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.
Re: Re.: Harry Potter é de esquerda, diz filósofo francês
Res Cogitans escreveu:Porra... eu já ouvi a alegoria de He-man. Pena que já faz muito tempo e não consiguiria reproduzir a loucura do meu professor de filosofia.
Com você também? Meu professor de filosofia tinha a seguinte interpretação de He-Man (Ele, o Homem): sugestivamente chamado de Adam, He-Man representa a humanidade. Já o Skeletor representaria a Morte. He-Man lutando contra o Esqueleto para proteger Eternia representa a infindável luta diária do Homem contra a Morte para atingir a vida eterna

- Res Cogitans
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Re: Re.: Harry Potter é de esquerda, diz filósofo francês
Azathoth escreveu:Res Cogitans escreveu:Porra... eu já ouvi a alegoria de He-man. Pena que já faz muito tempo e não consiguiria reproduzir a loucura do meu professor de filosofia.
Com você também? Meu professor de filosofia tinha a seguinte interpretação de He-Man (Ele, o Homem): sugestivamente chamado de Adam, He-Man representa a humanidade. Já o Skeletor representaria a Morte. He-Man lutando contra o Esqueleto para proteger Eternia representa a infindável luta diária do Homem contra a Morte para atingir a vida eterna
é isso aí.. mas ainda entram na história a Feiticeira (magia), Mentor (ciência) e o Castelo de GraySkull (conhecimento).
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.
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Re: Re.: Harry Potter é de esquerda, diz filósofo francês
Azathoth escreveu:Res Cogitans escreveu:Porra... eu já ouvi a alegoria de He-man. Pena que já faz muito tempo e não consiguiria reproduzir a loucura do meu professor de filosofia.
Com você também? Meu professor de filosofia tinha a seguinte interpretação de He-Man (Ele, o Homem): sugestivamente chamado de Adam, He-Man representa a humanidade. Já o Skeletor representaria a Morte. He-Man lutando contra o Esqueleto para proteger Eternia representa a infindável luta diária do Homem contra a Morte para atingir a vida eterna
Os caras conseguem "ler" essas coisas num desenho encomendado por uma fábrica de brinquedos (assim como foi Transformers, Zillion e outros tantos) imagine o que eles não fazem com a Bíblia?
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Apo escreveu:Há alegorias em tudo.
Nada mais esquerda do que o Lobo e os Três Porquinhos.![]()
É ou não é?
Não é, há também João e o Pé de Feijão, que mostra um ladrão de galinha como mocinho...

"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte
"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte
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- Jeanioz
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Re.: Harry Potter é de esquerda, diz filósofo francês
Não vamos nos esquecer também que todos os contos de fada são doutrinações direitistas com uma divisão caricata e manipulada do bem contra o mal. 

"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
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Jeanioz escreveu:Apo escreveu:Há alegorias em tudo.
Nada mais esquerda do que o Lobo e os Três Porquinhos.![]()
É ou não é?
Não é, há também João e o Pé de Feijão, que mostra um ladrão de galinha como mocinho...
O pé de feijão significa que João é um oligarca impiedoso ou significa que ele é o Estado que se apodera dos bens de produção?
E fora toda a simbologia da Disney Co.
Vejam bem o que fazemos com as cabeças de nossas crianças...por isto é o ser humano é o que é...

Quanta asneira.

- Sorrelfa
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Re: Re.: Harry Potter é de esquerda, diz filósofo francês
De resto, que texto besta. Não leio tanta asneira desde que achei isso no orkut:
O cara viaja tanto num desenhinho de luta. No dia qwue ele assistir Matrix, vai sofrer 1 enfarto
[/quote]
Primeiro que não é desenho, é anime japoneis !
Que viagem a analize profunda como uma poça d'agua que tal individuo fez...
"Sabe-se que, na saga Dragon Ball, estão implícitas inúmeras visões de mundo do autor, na forma de críticas não apenas ao conjunto de convenções sociais impostas ao ser humano sem seu consentimento direto, como também à impostura do ser social em seu relacionamento com o mundo. Para julgar o mérito de tais teses, é Mister Satan esmiuçar as particularidades tácitas ao longo da singular proposta artística de Akira Toriyama. Nos causa espécie que destarte, como já dito alhures, Dragon Ball nos venha tão imantado de significado.
A figura da metamorfose de Goku no chamado Super Sayajin é uma das chaves para compreender a pertinência deste clássico na era contemporânea. Ferino crítico do comodismo social, Toriyama via nas nada céleres atitudes da humanidade quando necessita reagir a um quadro instável um posicionamento inadequado à pretensa "pós-modernidade". Critica-se a atitude de só reagir a extremos: a sociedade coetânea ignora um fato até que este atinja uma paridade de situação inconcebível, inadmissível. A ver: não obstante a situação do terrorismo global estivesse cada vez mais volúvel, só foram tomadas atitudes quando este deteriorou-se até um ponto crítico, os atentados de Setembro de 2001 nos Estados Unidos; paralelamente, a sociedade norte-americana não reagiu à crescente cultura do belicismo no país, até ocorrerem massacres como o da escola de Columbine; da mesma forma, enquanto não foram divulgados os excessos como na prisão de Abu Ghraib, aquiesceu-se com a tortura indiscriminada em supostos terroristas.
Um olhar internacional e distante da realidade brasileira não é necessário para compreender este caráter da humanidade pós-moderna: basta analisar que só ocorrem reações à insegurança quando da morte de famosos (o reporter Tim Lopes), genocídios de origem policial (Vigário Geral, 1993), demonstrações do poder paralelo do narcotráfico (queima de um ônibus com passageiros, em Dezembro último) e corrupção explícita (esquema do "mensalão"). Os protestos permanecem enquanto o assunto não esfria na grande mídia. Logo depois, esquece-se a situação, até que ocorra o próximo caso de comoção nacional.
A crítica a tal leviandade do ser humano é perfeitamente expressa no Super Sayajin. Em um primeiro momento, Goku só atinge tal patamar de desenvolvimento ao ser submetido a uma situação de incontido inconformismo e repulsa, tal como o ser humano médio, que reage apenas a situações extremadas. Se o desenvolvimento súbito de uma reação fosse cambiado por uma mudança gradual e preventiva, o choque seria inegavelmente menor, evitando maior revés.
Outrossim, na figura da transformação de Goku é visível uma manifestação de desaprovação do egoísmo e do pessoalismo humano. Embora Goku tenha presenciado uma chacina infindável dos Namekuseijin, foi somente na morte de Kuririn, com o qual possuía vínculos sentimentais, que esboçou resistência. Respresenta-se, com isto, o desengajamento social, os instintos que levam à conservação do indivíduo próximo, pois, para Goku, uma simples vida teria mais importância do que as milhões que foram previamente ceifadas por seu inimigo.
A infinidade de conjecturas e divagações que a obra de Akira Toriyama permite só faz reforçar seu status de epopéia imortal. Vê-se, pois, que seu tratamento superficial é tão-só prova de absoluta ignorância e visão restrita, já que nesta saga disponibiliza-se para análise toda a miséria da condição humana, contraposta ao que há de rico na mesma.
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Primeiro que não é desenho, é anime japoneis !
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Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !
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Apo escreveu:Jeanioz escreveu:Apo escreveu:Há alegorias em tudo.
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Não é, há também João e o Pé de Feijão, que mostra um ladrão de galinha como mocinho...
O pé de feijão significa que João é um oligarca impiedoso ou significa que ele é o Estado que se apodera dos bens de produção?
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Vejam bem o que fazemos com as cabeças de nossas crianças...por isto é o ser humano é o que é...![]()
Quanta asneira.
Veja bem !
o pé de feijão significa a ascenção social, "joão" residente na terra (classe social mais baixa), usa das sementes (crime, ilegalidade) que trocou pela vaca. (emprego digno, mas insuficiente para sobreviver).
Vendo as semente brotarem e se transformarem no pé de feijão (percepção desesperada de que o crime compensa) joão consegue atingir o topo da sociedade (além das nuvens) e roubar o gigante (zelites), temos perseguição do gigante que desce o pé de feijão atrás do joão (as elites usando do estado como mecanismo de opressão social contra as classes baixas). João cortando o pé de feijão derrubando o gigante e matando-o (significa a revolução das classes sociais inferiores contra a opressão promovida pelas zelites, a destruição do pé de feijão é a extinção da sociedade dividida entre classes).
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Veja bem !
o pé de feijão significa a ascenção social, "joão" residente na terra (classe social mais baixa), usa das sementes (crime, ilegalidade) que trocou pela vaca. (emprego digno, mas insuficiente para sobreviver).
Vendo as semente brotarem e se transformarem no pé de feijão (percepção desesperada de que o crime compensa) joão consegue atingir o topo da sociedade (além das nuvens) e roubar o gigante (zelites), temos perseguição do gigante que desce o pé de feijão atrás do joão (as elites usando do estado como mecanismo de opressão social contra as classes baixas). João cortando o pé de feijão derrubando o gigante e matando-o (significa a revolução das classes sociais inferiores contra a opressão promovida pelas zelites, a destruição do pé de feijão é a extinção da sociedade dividida entre classes).
A essa hora vc já está bêbado???

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Res Cogitans escreveu:Jolly_Roger escreveu:Apo escreveu:Jeanioz escreveu:Apo escreveu:Há alegorias em tudo.
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Quanta asneira.
Veja bem !
o pé de feijão significa a ascenção social, "joão" residente na terra (classe social mais baixa), usa das sementes (crime, ilegalidade) que trocou pela vaca. (emprego digno, mas insuficiente para sobreviver).
Vendo as semente brotarem e se transformarem no pé de feijão (percepção desesperada de que o crime compensa) joão consegue atingir o topo da sociedade (além das nuvens) e roubar o gigante (zelites), temos perseguição do gigante que desce o pé de feijão atrás do joão (as elites usando do estado como mecanismo de opressão social contra as classes baixas). João cortando o pé de feijão derrubando o gigante e matando-o (significa a revolução das classes sociais inferiores contra a opressão promovida pelas zelites, a destruição do pé de feijão é a extinção da sociedade dividida entre classes).
A essa hora vc já está bêbado???
hahaha !
pode ser !
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Re.: Harry Potter é de esquerda, diz filósofo francês
alguem pode refutar minha ideia ?
Podemos extrair de uma estória inumeras ideias que parecem estar embutidas na mesma, só depende das nossas crenças...


Podemos extrair de uma estória inumeras ideias que parecem estar embutidas na mesma, só depende das nossas crenças...
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o pé de feijão significa a ascenção social, "joão" residente na terra (classe social mais baixa), usa das sementes (crime, ilegalidade) que trocou pela vaca. (emprego digno, mas insuficiente para sobreviver).
Vendo as semente brotarem e se transformarem no pé de feijão (percepção desesperada de que o crime compensa) joão consegue atingir o topo da sociedade (além das nuvens) e roubar o gigante (zelites), temos perseguição do gigante que desce o pé de feijão atrás do joão (as elites usando do estado como mecanismo de opressão social contra as classes baixas). João cortando o pé de feijão derrubando o gigante e matando-o (significa a revolução das classes sociais inferiores contra a opressão promovida pelas zelites, a destruição do pé de feijão é a extinção da sociedade dividida entre classes).



Guri...tu tá me saindo melhor que encomenda! ahushauhsahu
