Página 1 de 1

Pedido de Ajuda

Enviado: 04 Nov 2007, 17:56
por clara campos
Pessoal, estes dados estão sobejamente divulgados e espalhados por vários tipos de biblio e webgrafia. As referências sempre remetem para a UNESCO, mas não consigo encontrar, nem o documento original, nem o seu nome, data, enfim, não consigo aceder à fonte, nem identificá-la, alguém me conseguirá ajudar?

Aqui vão algumas informações acerca da nossa memória que te podem ser úteis na estratégia que adoptas:
Recordamos aproximadamente 10% daquilo que lemos;
Recordamos aproximadamente 20% daquilo que ouvimos;
Recordamos aproximadamente 30% daquilo que vemos;
Recordamos aproximadamente 50% daquilo que ouvimos e vemos;
Recordamos aproximadamente 70% daquilo que dizemos (se o pensarmos simultaneamente);
Recordamos aproximadamente 90% daquilo que fazemos

ou de outra forma

aprendemos cerca de 20% do que ouvimos, 30% do que vemos, 50% do que ouvimos e vemos, 80% do que ouvimos, vemos e fazemos

julgo que a fonte será anterior a 1995, pois neste site (http://www.geocities.com/Athens/Delphi/2361/profal.html) há referência a uma obra dessa data que cita este estudo.

enfim, alguém me dá aqui uma mãozinha??

Re.: Pedido de Ajuda

Enviado: 04 Nov 2007, 18:09
por clara campos
parece ser atribuído a Wiliam Glasser...,coisa muito estranha... :emoticon5:

Enviado: 04 Nov 2007, 19:24
por Soviete Supremo
Encontrei o site abaixo.

http://www.teachers.ab.ca/Quick+Links/P ... s+Mean.htm

Ele cita a passagem do tal de Glasser a quem você procura. O estudo, segundo a bibliografia do artigo do site, é o abaixo:

Glasser, W. 1986. Control Theory in the Classroom. New York, New York: HarperCollins.

Re.: Pedido de Ajuda

Enviado: 04 Nov 2007, 19:36
por King In Crimson
Já escutei tanto isso...
Tá quase os 10% do cérebro.

Enviado: 04 Nov 2007, 20:00
por clara campos
Já encontrei, é um estudo de Edgar Dale (1964?), em que ele elabora a Cone of Experience Theory.

Imagem
a própria fundação do Glasser o indica
(meu deus, acho que acabei de descobrir uma "pequena" fraude académica... :emoticon12: )

Re.: Pedido de Ajuda

Enviado: 05 Nov 2007, 12:49
por Soviete Supremo
:emoticon20:

Re.: Pedido de Ajuda

Enviado: 05 Nov 2007, 13:00
por zumbi filosófico
Por que é um cone, se na verdade é um triângulo? Será que é para lembrar do "cone de luz", remetendo subconscientemente a algo mais hard science? :emoticon12:

Re: Pedido de Ajuda

Enviado: 05 Nov 2007, 22:17
por Res Cogitans
clara campos escreveu:Pessoal, estes dados estão sobejamente divulgados e espalhados por vários tipos de biblio e webgrafia. As referências sempre remetem para a UNESCO, mas não consigo encontrar, nem o documento original, nem o seu nome, data, enfim, não consigo aceder à fonte, nem identificá-la, alguém me conseguirá ajudar?

Aqui vão algumas informações acerca da nossa memória que te podem ser úteis na estratégia que adoptas:
Recordamos aproximadamente 10% daquilo que lemos;
Recordamos aproximadamente 20% daquilo que ouvimos;
Recordamos aproximadamente 30% daquilo que vemos;
Recordamos aproximadamente 50% daquilo que ouvimos e vemos;
Recordamos aproximadamente 70% daquilo que dizemos (se o pensarmos simultaneamente);
Recordamos aproximadamente 90% daquilo que fazemos

ou de outra forma

aprendemos cerca de 20% do que ouvimos, 30% do que vemos, 50% do que ouvimos e vemos, 80% do que ouvimos, vemos e fazemos

julgo que a fonte será anterior a 1995, pois neste site (http://www.geocities.com/Athens/Delphi/2361/profal.html) há referência a uma obra dessa data que cita este estudo.

enfim, alguém me dá aqui uma mãozinha??


Se pretende usar isso como fonte para algum trabalho acadêmico esqueça. Um trabalho muio interessante e atual sobre ensino/aprendizagem pode ser encontrado aqui:

http://books.nap.edu/openbook.php?isbn=0309070368

eu tenho a versão brasileira do livro, é bom.

Re.: Pedido de Ajuda

Enviado: 06 Nov 2007, 07:08
por clara campos
thanks babe
mas eu não vou usar isso (apenas me cansei de ver esses dados ostensivamente usados sem qualquer fonte ou estudo "comprovativo).
Gracias pela fonte recomendada, vou dar uma lida (daqui a algum tempo...)