Cartas a uma nação cristã & O fim da fé

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Res Cogitans
Mensagens: 5575
Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
Localização: Hell de Janeiro

Cartas a uma nação cristã & O fim da fé

Mensagem por Res Cogitans »

Os dois mais famosos livros de Sam Harris finalmente ganharam edições em português (uma brasileira e outra portuguesa).

Imagem
Poucos anos atrás, seria um ato de enorme coragem declarar-se ateu e afirmar que as crenças religiosas não passam de ilusões infantis, um falso conforto contra a dura realidade do sofrimento e da morte. Mais que isso ? afirmar que as religiões são maléficas e estão colocando em risco a civilização e a sobrevivência da humanidade.

Mas é exatamente o que Sam Harris faz neste livro. Sem meias palavras, argumenta contra o suposto bem que as religiões exercem sobre o ser humano, contra a existência de um Deus onipotente e misericordioso, e contra o "Design Inteligente", novo nome dado ao criacionismo pelos conservadores religiosos.

Simples e bem escrito, o livro conquistou o grande público e ganhou também muitos inimigos. E não poderia deixar de ser com uma lógica certeira, Sam Harris faz o que poucos têm a coragem de fazer: afirma que todas as religiões são irracionais, e que os devotos religiosos são um perigo para o futuro da ciência e para a sobrevivência da humanidade.

Se você também está preocupado com o excesso de influência da religião na sociedade leiga, se é uma pessoa religiosa mas tem dúvidas quanto à verdade literal da Bíblia, ou se, simplesmente, aprecia o debate racional e uma argumentação bem apresentada, leia este livro. Seu modo de pensar nunca mais será o mesmo.


Imagem

Os americanos reagiram ao 11 de Setembro com fé. Atacados em nome de Deus, procuraram conforto em Deus... Sam Harris teve uma outra reacção: no dia 12 de Setembro, começou a escrever um livro...
Em «O Fim da Fé», Sam Harris propõe-nos uma viagem histórica da qual emerge a nossa propensão para suspender o uso da razão em prol das crenças religiosas, mesmo quando estas inspiram as piores atrocidades humanas. Harris defende que, face à proliferação das armas de destruição maciça, não podemos esperar que a humanidade sobreviva indefinidamente às divergências religiosas. A fé é apresentada como a principal fonte de violência mundial, na medida em que é ela que lança as bases para a intolerância dogmática e que «justifica» o tratamento inumano das populações que professam (ou que não professam) outros credos. A «moderação» religiosa ou ateísta é igualmente contestada, pois contém em si perigos consideráveis. Já nos acostumámos a viver numa sociedade em que a fé não é questionada e se encontra protegida numa espécie de santuário, abrigada do debate público e alheia aos critérios de análise próprios da razão humana.
Sam Harris escreve no «Posfácio»: «Para qualquer pessoa com olhos de ver, não restam dúvidas de que a fé religiosa continua a ser uma fonte permanente de conflito entre os seres humanos.»
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Avatar do usuário
Azathoth
Mensagens: 3736
Registrado em: 30 Out 2005, 12:08

Re.: Cartas a uma nação cristã & O fim da fé

Mensagem por Azathoth »

Os dois são excelentes tirando as menções a Dean Radin e Ian Stevenson em The End Of Faith sobre a plausibilidade de reencarnação e xenoglossia :emoticon5:

Felizmente ele tem retraído cada vez mais sua simpatia à parapsicologia, como mostrado na Q&A de sua apresentação controversa na Atheist Alliance desse ano.

Avatar do usuário
Res Cogitans
Mensagens: 5575
Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
Localização: Hell de Janeiro

Re: Re.: Cartas a uma nação cristã & O fim da fé

Mensagem por Res Cogitans »

Azathoth escreveu:Os dois são excelentes tirando as menções a Dean Radin e Ian Stevenson em The End Of Faith sobre a plausibilidade de reencarnação e xenoglossia :emoticon5:

Felizmente ele tem retraído cada vez mais sua simpatia à parapsicologia, como mostrado na Q&A de sua apresentação controversa na Atheist Alliance desse ano.


Li o Cartas a uma nação cristão de uma vez só...muito bom mesmo.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Mensagem por Fedidovisk »

ahhhh... a ciência, sempre a ciência inexata!

Dawkins faz um síntese muito simples e útil do que, acredito eu, ser a mensagem desses dois livros.

Além do texto acessível de Dawkins, ele traz uma mensagem, de que há as opções, e lógico a informação.

Diria que nunca nenhum livro do gênero foi tão bem resumido quanto "Deus um delírio"...

O que mais chamou-me atenção foi ele próprio "contestar" a ciência, e assumir ele mesmo à meu ver, que é impossível definir qualquer coisa, apenas tomar um partido do que é mais provável.


No inicio do livro comecei com uma certa antipatia. :emoticon16:

Avatar do usuário
Res Cogitans
Mensagens: 5575
Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
Localização: Hell de Janeiro

Re.: Cartas a uma nação cristã & O fim da fé

Mensagem por Res Cogitans »

Deus um delírio está na prateleira e talvez seja uma das leituras de férias.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Avatar do usuário
Res Cogitans
Mensagens: 5575
Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
Localização: Hell de Janeiro

Re.: Cartas a uma nação cristã & O fim da fé

Mensagem por Res Cogitans »

Acho que o Harris argumenta melhor que o Dawkins.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Re.: Cartas a uma nação cristã & O fim da fé

Mensagem por Fedidovisk »

Claro, se você for um físico...


Nós mortais precisamos da "fala" simples... se bem que algumas coisas são e ponto, tentar levar para qualquer um dos lados da explicação seja na simplificação, poderá distorcer e perder totalmente o sentido.

Avatar do usuário
Azathoth
Mensagens: 3736
Registrado em: 30 Out 2005, 12:08

Re: Re.: Cartas a uma nação cristã & O fim da fé

Mensagem por Azathoth »

Fedidovisk escreveu:Claro, se você for um físico...

Nós mortais precisamos da "fala" simples... se bem que algumas coisas são e ponto, tentar levar para qualquer um dos lados da explicação seja na simplificação, poderá distorcer e perder totalmente o sentido.


Não sei de onde você está tirando nada isso. O Harris é um exímio ensaísta e escreve com precisão, simplicidade e muita clareza, não há nada de complicado em nenhum de seus textos tirando seu artigo científico recente em neurociência.

Foi o Sam que começou esse novo movimento de crítica à religião, ele é um grande orador em público e de longe foi quem mais cedeu argumentos originais ao debate. Possui em sua manga vários petardos geniais com analogias e comparações históricas.

Não existe leitura mais simples da safra dos "New Atheists" do que o Letters to a Christian Nation, um livro que foi projetado para ser lido de cabo a rabo em uma tarde desocupada.
Imagem

Avatar do usuário
zencem
Mensagens: 4452
Registrado em: 29 Out 2005, 19:41

Re: Re.: Cartas a uma nação cristã & O fim da fé

Mensagem por zencem »

Res Cogitans escreveu:Acho que o Harris argumenta melhor que o Dawkins.


Tenho a impressão que ele usa mais a racionalidade e não se preocupa muito em arranjar suportes de comprovação.

Uma retórica bem feita é filosófica e muito mais abrangente, alcançando as pessoas mais simples.

Vou comprar este livro.
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".


500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:


Avatar do usuário
m¥g
Mensagens: 83
Registrado em: 17 Dez 2007, 02:02

Re.: Cartas a uma nação cristã & O fim da fé

Mensagem por m¥g »

Eu já li o Fim da fé. Gosto mais desse livro do que o "God Delusion" que eu li em Ingres (custa metade da tradução). Mas o God delusion é muito bem humorado e vale a pena. Mas para mim não acrescentou nada... porque já conheço há muito o que Dawkins pensa...

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Re: Re.: Cartas a uma nação cristã & O fim da fé

Mensagem por Fedidovisk »

Azathoth escreveu:
Fedidovisk escreveu:Claro, se você for um físico...

Nós mortais precisamos da "fala" simples... se bem que algumas coisas são e ponto, tentar levar para qualquer um dos lados da explicação seja na simplificação, poderá distorcer e perder totalmente o sentido.


Não sei de onde você está tirando nada isso. O Harris é um exímio ensaísta e escreve com precisão, simplicidade e muita clareza, não há nada de complicado em nenhum de seus textos tirando seu artigo científico recente em neurociência.

Foi o Sam que começou esse novo movimento de crítica à religião, ele é um grande orador em público e de longe foi quem mais cedeu argumentos originais ao debate. Possui em sua manga vários petardos geniais com analogias e comparações históricas.

Não existe leitura mais simples da safra dos "New Atheists" do que o Letters to a Christian Nation, um livro que foi projetado para ser lido de cabo a rabo em uma tarde desocupada.


Eu me baseei no livro de Dawkins, parti de que ele é hoje o livro do gênero de mais fácil entendimento para os "curiosos".

Mas esse ano que vem, vou me aprofundar principalmente na literatuta subversiva teísta :emoticon16: , ateia....

Tinha vontade de ler,

"Johaben: Diário de um Construtor do Templo" (1999) , "Zorobabel: Reconstruindo o Templo" (2005) e "Esquin de Floyrac: O Fim do Templo" (2007).

Mas não consigo ler um autor que trata ficção, como se fosse realidade, e ainda se baseia na bíblia...

Não sou contrário à bíblia, para mim ela é um belo livro de "poesia"... agora, tomar como referência ela para narrar acontecimentos que dizem ser reais... ahhh... peraí.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Re.: Cartas a uma nação cristã & O fim da fé

Mensagem por Fernando Silva »

Fedidovisk escreveu:Não sou contrário à bíblia, para mim ela é um belo livro de "poesia"... agora, tomar como referência ela para narrar acontecimentos que dizem ser reais... ahhh... peraí.

Acho que você não leu a Bíblia com atenção. É preciso chafurdar muito na lama até encontrar alguma pérola.
Sim, levando-se em conta que nossa sociedade baseia-se nela, culturalmente, é preciso conhecê-la para entender referências e metáforas do dia a dia.

Comece por aqui:
http://bibliadocetico.sites.uol.com.br/home.htm

Está dividida por tema e por livro. Embrulha o estômago.
Este aqui, por exemplo:
http://bibliadocetico.sites.uol.com.br/crueldade.htm

Avatar do usuário
Res Cogitans
Mensagens: 5575
Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
Localização: Hell de Janeiro

Re: Re.: Cartas a uma nação cristã & O fim da fé

Mensagem por Res Cogitans »

Fedidovisk escreveu:Claro, se você for um físico...

Nós mortais precisamos da "fala" simples...


Não sei quanto em Fim da Fé, mas em Cartas a uma nação cristã Sam Harris argumenta de maneira clara, coerente e objetiva. Mais simples impossível.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Avatar do usuário
Res Cogitans
Mensagens: 5575
Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
Localização: Hell de Janeiro

Re: Re.: Cartas a uma nação cristã & O fim da fé

Mensagem por Res Cogitans »

zencem escreveu:
Res Cogitans escreveu:Acho que o Harris argumenta melhor que o Dawkins.


Tenho a impressão que ele usa mais a racionalidade e não se preocupa muito em arranjar suportes de comprovação.

Uma retórica bem feita é filosófica e muito mais abrangente, alcançando as pessoas mais simples.

Vou comprar este livro.


O que você considera "não se preocupa muito em arranjar suportes de comprovação"?
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re.: Cartas a uma nação cristã & O fim da fé

Mensagem por Fernando Silva »


Avatar do usuário
RicardoVitor
Mensagens: 2597
Registrado em: 07 Set 2006, 20:04
Localização: Esquerdolândia

Re.: Cartas a uma nação cristã & O fim da fé

Mensagem por RicardoVitor »

Eu gosto dos filmes dele.
Logical, responsible, practical.
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!

Avatar do usuário
Res Cogitans
Mensagens: 5575
Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
Localização: Hell de Janeiro

Re: Re.: Cartas a uma nação cristã & O fim da fé

Mensagem por Res Cogitans »

Fernando Silva escreveu:Entrevista com o Sam Harris aqui:
http://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?t=14879


Sempre odiei entrevistas com filósofos, políticos e cientistas. Você fica só com as conclusões pois é inviável colocar decentemente os argumentos em meia página de revista.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Re.: Cartas a uma nação cristã & O fim da fé

Mensagem por Fernando Silva »

Res Cogitans escreveu:
Fernando Silva escreveu:Entrevista com o Sam Harris aqui:
http://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?t=14879

Sempre odiei entrevistas com filósofos, políticos e cientistas. Você fica só com as conclusões pois é inviável colocar decentemente os argumentos em meia página de revista.

É aquilo que o entrevistador achou que o entrevistado quis dizer, já que ele resume e reescreve para caber no espaço reservado.

Trancado