Sam Harris e os crentes moderados

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Res Cogitans

Sam Harris e os crentes moderados

Mensagem por Res Cogitans »

Citação:

Outro problema da crença religiosa moderada é que ela não é apenas inconsistente do ponto de vista intelectual, mas também do ponto de vista teológico. É que os fundamentalistas leram os respectivos livros sagrados, e estão certos a seu respeito: eles são tão intolerantes, divisivos, como os Osamas deste mundo sugerem.

Uma vez dignificada a alegação de que a Bíblia ou o Corão são fundamentalmente diferentes de outros livros - sejam as peças de Shakespeare, seja a Ilíada - que estes livros não são literatura, são os melhores livros de que dispomos em termos morais; uma vez dignificada tal alegação, ficamos reféns do conteúdo de tais livros.
O criador do Universo realmente odeia homossexuais.
Se lerem a Bíblia, lerão que, no mínimo, o sexo homossexual é uma abominação aos olhos de Deus - é dito com todas as letras em Levítico, é rectificado em Romanos.

Muitos cristãos imaginam que o Novo Testamento fundamentalmente repudia toda a barbárie que pode ser encontrada no Antigo Testamento: livros como Levítico, Deuteronimo, Samuel II, Éxodo, etc. Isso não é verdade. Podemos apanhar Jesus em metade das suas disposições e podemos deparar com belas palavras e conselhos eticamente válidos, como a regra de ouro.
Mas o mesmo Jesus também disse coisas como, em Lucas 19, 'Tragam aqui os meus inimigos, que não aceitam minha autoridade, e matem-nos à minha frente'.

Eu garanto-vos que os inquisidores da idade média, que quiemaram hereges vivos ao longo de 5 séculos, tinham lido todo o Novo Testamento - leram o sermão da montanha - eles encontraram uma forma de enquadrar o seu comportamento com o exemplo de Jesus.

Não é acidental que as referências teológicas da Igreja, S. Tomás de Aquino, S. Agostinho [...] fossem a favor da morte e tortura de hereges. [...]
Nós olhamos para trás, pessoas a serem queimadas vivas, académicos a serem torturados até à loucura por especularem acerca da natureza das estrelas, da nossa perspectiva enviesada do XXI século e pensamos 'eram lunáticos'.
Não é verdade. Este era um comportamento perfeitamente razoável, tendo em conta aquilo em que se acreditava.
[...]

Outro problema com a crença religiosa moderada é que estes crentes tendem a ser cegados pela sua própria moderação.
É muito difícil para os moderados acreditar que as pessoas acreditam realmente nestas coisas. Quando vemos nas notícias um Jihadista a dizer coisas como 'amamos mais a morte que o infiel ama a vida' e então rebenta consigo, os religiosos moderados (não os fundamentalistas) tendem a não acreditar que a crença foi a razão pela qual ele se fez rebentar. 'Não tem nada a ver com religião: há causas económicas e sociais, a questão da educação, ...'

Não sei quantos engenheiros e arquitectos têm de se fazer rebentar para nós entendermos que as causas não são só económicos-sociais. É muito mais sinistro.

É realmente possível ser tão instruído que se saiba fabricar uma bomba nuclear, e ainda assim acreditar nas 72 virgens.

Nós não respeitamos as crenças de outros. Em todos os assuntos nós avaliamos as suas razões. Se eu chegasse aqui e dissesse 'o holocausto nunca existiu', vocês não teriam qualquer obrigação de respeitar a minha crença a respeito da história da Europa.
Nós não respeitamos os negacionistas do holocausto, os negacionistas não se tornam reitores de universidades; as pessoas que acreditam que o Elvis está vivo não se tornam senadores. Nós não aprovamos leis contra a adoração do Elvis ou a negação do holocausto, mas marginalizamos com sucesso tais pontos de vista.

Em qualquer aspecto da nossa vida, estar muito certo de algo com um número reduzido de provas ou indícios, ou em contradição com um enorme número de provas ou indícios é sinal que algo está errado com essa mente, é sinal de que não se pode confiar nessa pessoa.
E no entanto, no que respeita à Fé, nós adulteramos as regras completamente. [...]

Quando acreditamos que algo é verdadeiro, estamos a esforçarmo-nos por representar a realidade nos nossos pensamentos. É a diferença entre crença e desejo [...] E ou temos boas razões para as nossas crenças, ou não temos.
Em todas as áreas da nossa vida, nós exigimos boas razões e desconfiamos de quem não tem boas razões para as suas crenças fundamentais.

Realmente existe um conflito entre religião e ciência.
Tem havido muita produção académica a respeito de tal conflito. Realmente existe um conflito aqui. Porque em última análise o que está em jogo é ter boas razões ou más razões. Todas as religiões fazem alegações a respeito de como o mundo funciona, todas elas descrevem como é que a realidade funciona.
Ou Jesus vai voltar, ou não. Se ele voltar, vindo das nuvens, o critianismo perdurará revelado enquanto ciência. Será a ciência do cristianismo. E qualquer cristão que quiser poderá dizer 'bem te avisei - aqui está ele, olha para os seus poderes mágicos', e qualquer cientista mentalmente são será convencido por uma demonstração suficiente de poderes mágicos. Estas alegações parecem ser factuais.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Res Cogitans

Re.: Sam Harris e os crentes moderados

Mensagem por Res Cogitans »

"Apesar de o apedrejamento de crianças por heresia ter caído em desuso no nosso país, não é frequente ouvirmos um cristão ou um judeu moderado clamar por uma leitura "simbólica" deste tipo de passagens. (Na verdade, tal parece ser explicitamente proibido pelo próprio Deus, em Deuterónimo 13:1: «Cumprireis todas as ordens que eu prescrevo, sem nada lhes acrescentar ou suprimir.») Esta passagem é tão canónica como qualquer outra na Bíblia, e só ignorando tais barbaridades é que o Livro de Deus pode ser reconciliado com a vida do mundo moderno. É este o problema da «moderação» religiosa: nada a justifica a não ser a negligência despudorada da palavra divina. [....] A moderação que observamos nos não fundamentalistas, longe de ser um sinal de evolução da fé, é o produto das diferentes mazelas que a modernidade lhe infligiu, questionando alguns dos seus princípios doutrinários".
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

emmmcri
Gênero: Masculino

Re: Re.: Sam Harris e os crentes moderados

Mensagem por emmmcri »

Mas o mesmo Jesus também disse coisas como, em Lucas 19, 'Tragam aqui os meus inimigos, que não aceitam minha autoridade, e matem-nos à minha frente'.

=============

Não achei isso, alguém que achou pode me passar o versículo ?
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

emmmcri escreveu:Mas o mesmo Jesus também disse coisas como, em Lucas 19, 'Tragam aqui os meus inimigos, que não aceitam minha autoridade, e matem-nos à minha frente'.
=============

Lucas 19: 27.

É trecho de uma daquelas parábolas que cada um interpreta como quer.

Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Acauan escreveu:
emmmcri escreveu:Mas o mesmo Jesus também disse coisas como, em Lucas 19, 'Tragam aqui os meus inimigos, que não aceitam minha autoridade, e matem-nos à minha frente'.
=============

Lucas 19: 27.

É trecho de uma daquelas parábolas que cada um interpreta como quer.

:emoticon45: :emoticon45: :emoticon45:
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

Fedidovisk

Mensagem por Fedidovisk »

emmmcri escreveu:Mas o mesmo Jesus...

Putz...

Pardon...

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

Acauan escreveu:É trecho de uma daquelas parábolas que cada um interpreta como quer.

Mas a bíblia toda é assim. :emoticon26:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Soviete Supremo

Mensagem por Soviete Supremo »

Ou Jesus vai voltar, ou não. Se ele voltar, vindo das nuvens, o critianismo perdurará revelado enquanto ciência. Será a ciência do cristianismo. E qualquer cristão que quiser poderá dizer 'bem te avisei

Eu tornei-me tão ateu que já não consigo pensar nisso nem em hipótese.
“A classe capitalista fornece continuamente à classe operária letras de câmbio por uma parte do produto fornecida pela segunda, mas encampada pela primeira. Mas o operário continua a devolvê-la à classe capitalista, retirando a parte que lhe toca por seu próprio produto. A forma mercadoria do produto e a forma dinheiro da mercadoria dissimulam essas relações.”

O Capital – edição resumida - Karl Marx e Julian Borchardt - 7ª edição – pág.139

DIG

Mensagem por DIG »

Soviete Supremo escreveu:
Ou Jesus vai voltar, ou não. Se ele voltar, vindo das nuvens, o critianismo perdurará revelado enquanto ciência. Será a ciência do cristianismo. E qualquer cristão que quiser poderá dizer 'bem te avisei

Eu tornei-me tão ateu que já não consigo pensar nisso nem em hipótese.

[crente]

Não diga que não te avisamos, seu tolo!

[/crente]

:emoticon19: :emoticon19:

André

Mensagem por André »

Claro que os moderados tem problemas, e muito da analise do Sam Harris eu concordo, mas antes ser moderado do que ser fundamentalista radical.

A falta de lógica, e a eventual hipocrisia dos moderados, acabam sendo melhor do que se fossem todos fundamentalistas.

Sobre respeitar e possuir boas razões. Questionar educadamente as razoes, e manter uma posição crítica, a meu ver não é desrespeitar. Pode se fazer isso sem ofender a pessoa. Claro ninguém controla ela, e essa pessoa pode ficar ofendida.

Mas o extremo não é recomendável, ou seja, desrespeitar a pessoa. E não devemos fazer isso com religiosos, além da questão do respeito a ligação emocional , a cultura, pq eles são maioria. Além do que sabemos que iremos alienar um monte de gente do nosso convívio, e a maioria de nós gosta de ter sociabilidade com um conjunto mais amplo de pessoas.

Mas além da razão utilitária, havendo mistérios, como há, na idéia de “origem” do universo, é absolutamente lógico respeitar que pessoas tenham desenvolvido suas respostas para esses mistérios e que outros acreditem. Se podemos questionar os mistérios em si, e questionar as razões das pessoas, não devemos julgá-las pelo que pensam, mas pelas suas práticas.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

Trancado