Página 1 de 1
Empresa britânica cria primeira "moeda espacial"
Enviado: 13 Nov 2007, 19:52
por Luciana
05/10/2007 - 16h01
Empresa britânica cria primeira "moeda espacial"da
Ansa, em Londres

Uma "moeda espacial", a QUID ("Quasi Universal Intergalactic Denomination"), foi criada no Reino Unido com o objetivo de que no futuro possam ser realizadas com ela compras no espaço.
A moeda foi criada pela empresa de câmbio Travelex e realizada pelo National Space Centre e a Universidade de Leicester. Ela consiste de uma série de discos circulares que reproduzem o sistema solar.
A idéia é que cada vez mais pessoas irão viajar ao espaço e em um futuro não muito distante haverá uma comunidade humana permanente sobre a Lua. Fabricado com o mesmo material que se usa nas panelas antiaderentes, a QUID resiste às condições do espaço.
"Nenhuma das formas de pagamento já existentes poderia ser usada no espaço: as moedas são muito cortantes e poderiam por em perigo os astronautas, as tecnologias com chip e pin dos cartões não funcionariam pela distância até a Terra, e finalmente a tarja magnética dos cartões de crédito seriam danificados de forma irreversível pelas radiações cósmicas", explicou o professor Geroge Fraser, da Universidade de Leicester.
Assim como todas as moedas, QUID tem diversas cores, medidas e valores, que até o momento vão de Q1 (cerca de R$ 25) a Q10. Cada moeda terá um código único, como o de série dos bilhetes, para evitar falsificações.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cien ... 4230.shtml
Re.: Empresa britânica cria primeira "moeda espacial&qu
Enviado: 14 Nov 2007, 03:14
por Azathoth
Re.: Empresa britânica cria primeira "moeda espacial&qu
Enviado: 14 Nov 2007, 08:18
por Azathoth
Aurélio Morales fez alguns comentários pertinentes sobre a "moeda espacial" (inclui fotos e foto-postagens):
http://www.pesquisapsi.com/linhacetica/ ... a-espacial
Re: Re.: Empresa britânica cria primeira "moeda espacia
Enviado: 14 Nov 2007, 08:34
por Jeanioz
Na reportagem é dito que cartões de tarja magnética podem ser danificados com a radiação cósmica. Tudo bem, mas E OS CHIPS? Cartões de chips podem ser usados sem problemas. Se falar que não, e os microchips que integram os componentes eletrônicos das naves espaciais?
Outro problema: O peso das moedas! Tudo o que é transportado pelo Espaço tem um custo muito alto, além de ser pouco prático ficar carregando coisas pelo espaço. Mesmo no futuro, quando as viagens espaciais forem baratas e corriqueiras, quanto menos coisa para ficar levando melhor. Por isso um cartão com chip carregando créditos monetários é uma das melhores opções. Também podem utilizar a leitura biométrica, tecnologia extremamente eficaz.
Situação hipotética:
Você está no bar da base permanente lunar e quer tomar uma cervejinha. Dirige-se ao caixa e uma câmera que faz reconhecimento da íris passa um feixe de laser rapidamente por um dos seu olhos. O computador te reconhece e debita da sua conta o valor da cerveja.
Bem mais simples, não?
Outra tecnologia interessante, que pode ser facilmente utilizada no espaço:
"Bradesco lança caixa eletrônico que lê veias da mão
- O futuro não está tão distante assim. Pelo menos para os correntistas do Bradesco, que agora poderão sacar dinheiro ou fazer depósitos e outras transações financeiras em caixas eletrônicos com um dispositivo que lê a interligação dos vasos sangüíneos da palma da mão do cliente. Anunciada em junho pelo Bradesco, só agora a tecnologia PalmSecure, desenvolvida pela empresa japonesa Fujitsu, começa a entrar em operação. Inédita no país, a tecnologia já está em uso em vários bancos do Japão e oferece facilidade de uso em relação a outras soluções de leitura biométrica, como a impressão digital e a íris."
Problema: para o computador reconhecer o camarada (seja com chip ou por leitura óptica ou pelas veias da mão) teriamos que ter um
banco de dados para o computador poder consultar e reconhecer os clientes.
Um banco de dados centralizado na Terra ficaria totalmente inviável, devido a distância.
Poderiamos usar
banco de dados distribuidos, ou seja, ter um banco de dados na Terra e outros com os mesmos dados em todas as estações espaciais (na Lua, etc.), mas o problema seria a atualização de todos os bancos. O transporte das informações seria complicado.
Re.: Empresa britânica cria primeira "moeda espacial&qu
Enviado: 14 Nov 2007, 09:48
por Najma
Só pra esclarecer... os chips usados em naves, etc, etc, etc, contam com a blindagem da nave contra micropartículas de poeira viajando à velocidade de escape enquanto boiam placidamente no espaço das redondezas de um planeta... Nessas mesmas regiões, devido à força gravitacional exercida sobre qualquer objeto, qualquer corpo estacionário em relação aos objetos circundantes vira um alvo em potencial a ser "dardejado" sem piedade...