Você é a favor das Forças Armadas?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.

Você é a favor das Forças Armadas?

Sim
14
93%
Não
1
7%
 
Total de votos: 15

Avatar do usuário
Leonardo
Mensagens: 1078
Registrado em: 29 Out 2005, 15:39

Re: Re.: Você é a favor das Forças Armadas?

Mensagem por Leonardo »

Ateu Tímido escreveu:O número acima leva em conta todos os milhares de soldadinhos (conscritos) que servem por apenas um ou dois anos e ganham pouco mais que o salário mínimo, já que não são militares de carreira, mas servem para baixar a média, ou apenas os militares que efetivamente seguem a carreira?


Todos: acessoristas e motoristas de congresso, faxineiros do planalto e soldados. Mas lhe asseguro que a média somente dos sargentos e oficiais, incluindo os generais, ainda fica abaixo do civis.
Abç
Leo

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 2482
Registrado em: 10 Ago 2007, 16:59
Gênero: Masculino

Re: Re.: Você é a favor das Forças Armadas?

Mensagem por Wallace »

Samael escreveu: mas sim, qual será a função social dele para com a sociedade e se o serviço dele valerá o salário.


Se houver uma intempere como vista no Catrina no EUA, quem irá socorrer?

Se cair uma ponte vital em qualquer estratada do país, quem vem para socorrer com suas pontes estruturais?

Quando cai um avião quem socorre?

No caso de um epidemia quem vai pras ruas... E nos rincões do Brasil, quem presta serviço médico?

E tecnologias tipo centrifugas de beneficiamento de urânio quem produz no país?

E isso sem perguntar quem foi que fez uma porrada de estratas no país até hoje.

Avatar do usuário
Leonardo
Mensagens: 1078
Registrado em: 29 Out 2005, 15:39

Re: Re.: Você é a favor das Forças Armadas?

Mensagem por Leonardo »

Samael escreveu:
Outra coisa que gostaria de saber: os números levam em conta os auxílios prestados a militares? Principalmente o "auxílio-moradia" nas vilas militares?


Estou falando para vc rever suas fontes e vc está achando que estou tentando "forçar a barra" (suponho).
Este benefício caiu em 2000. Hoje somos descontados caso moremos em vilas militares (nada de outro mundo, mas doi no bolso).
Abç
Leo

Avatar do usuário
SickBoy
Mensagens: 2693
Registrado em: 17 Nov 2006, 20:27

Re: Re.: Você é a favor das Forças Armadas?

Mensagem por SickBoy »

Samael escreveu:
Leonardo escreveu:
Samael escreveu: À exceção dos oficiais de baixa patente, tudo o que vejo é um monte de regalias e salários acima da média para servidores públicos comuns, principalmente em se tratando de "mãezonas", como a Aeronáutica, onde você ainda pode ser, por "bons serviços" agraciado com uma "missão especial", como morar e trabalhar por alguns aninhos no exterior, por exemplo.

Não acho realmente pouco sair de uma AMAN da vida com um salário de mais de 2000 reais por mês por um posto de sub-oficial para desempenhar funções burocráticas.


Dando um corpo numérico à escrita do Acauan. Dados do “Correio Brasiliense de 06 de Junho de 2005”.

Despesa média por servidor ativo – salários, diárias, horas-extras, etc - em (R$):

1.Poder Judiciário
a. ano de 2001: 6.270,00
b. ano de 2002: 6.550,00
c. ano de 2003: 7.125,00
d. ano de 2004: 8.704,00

2. Poder Legislativo
e. ano de 2001: 6.413,00
f. ano de 2002: 6.810,00
g. ano de 2003: 8.648,00
h. ano de 2004: 8.640,00

3. Poder Executivo - civis
i. ano de 2001: 2.410,00
j. ano de 2002: 3.700,00
k. ano de 2003: 3.513,00
l. ano de 2004: 4.143,00

4. Poder Executivo - militares
m. ano de 2001: 1.493,00
n. ano de 2002: 1.930,00
o. ano de 2003: 1.936,00
p. ano de 2004: 1.913,00


Talvez vc tenha dados + novos que este que mostre os militares com salários acima da médias dos servidores comuns. Eu desconheço.

Sou capitão, tenho dois cursos superiores, duas pós-graduações – uma é mestrado - (tudo feito dentro do Exército. Hoje (Nov 2007), não ganho bruto 90% da menor média (R$ 6.270,00) dos outros 2 poderes. Se eu tivesse dedicado esta mesma quantidade de estudo dentro da Petrobrás, por exemplo, estaria ganhando bem mais. Poderia ter optado por ter direcionado tanto estudo para passar em um concurso de auditor fiscal, por exemplo, que eu iniciaria ganhando o que nunca ganharei no fim de minha carreira. Pelo número de oficiais que deixaram o exército até o presente mês, em 2007, é possível inferir pelo menos 20% de uma turma da AMAN teria condições de passar em concurso de nível auditor fiscal. Não sei se 20% dos auditores durariam mais de 6 meses no curso da AMAN. R$ 3.000,00 para um Aspirante-a-Oficial é um salário abaixo do esforço que ele desprendeu para chegar a tal formação (pelo salário, não compensa, somente por vocação).
Vc diz que obtém seus dados por meio “a partir dos familiares e conhecidos ‘militares’. Uma grande maioria da marinha e da aerounáutica”. Acho melhor rever suas fontes.
Abç
Leo


Outra coisa que gostaria de saber: os números levam em conta os auxílios prestados a militares? Principalmente o "auxílio-moradia" nas vilas militares?


além de auxílio moradia eles também recebem uma boa grana de indenização por mudança de cidade, há uns 5 anos atrás era cerca de uns 15 mil reais se não me engano. e inclusive essa ganhavam essa indenização mesmo se pedissem pra ser removidos, isso eu ouvi da boca de muitos militares, que essa a maior justificativa de não pararem em cidade alguma. acho que podem mudar a cada dois anos



e quanto à "função social", é ralar soldado e acochambrar

Avatar do usuário
Leonardo
Mensagens: 1078
Registrado em: 29 Out 2005, 15:39

Re: Re.: Você é a favor das Forças Armadas?

Mensagem por Leonardo »

Samael escreveu:Eu dei apenas impressões pessoais do que tenho acerca do caso. Não sou militar e nem pretendo me "incrustar" no assunto.

E não me interessam muito as provações que passou um aspirante a oficial da AMAN (eu as conheço, sei que dormir por intervalos de 15 minutos é algo horrendo), mas sim, qual será a função social dele para com a sociedade e se o serviço dele valerá o salário. Repare que eu não estou dizendo que o mesmo problema não ocorra em outros setores do serviço público, estou apenas extendendo o problema aos militares.


A função dele na sociedade é estar a disposição 24 horas por dia, sem hora-extra, do governo federal, para guerra, para treinar outros para guerra, ou para as missões não previstas contitucionalmente que lhe são pagas (as quais já foram aludidas). O produto concreto dele é a segurança da soberania, ainda que num contexto relativo global.
Continuo a achar o salário baixo em vista de outras possibilidades.
Não vi sua fonte dos "funcionários comuns" que ganham menos que os milionários militares brasileiros.
Abç
Leo

Avatar do usuário
Ateu Tímido
Mensagens: 8921
Registrado em: 17 Out 2005, 00:04
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: Re.: Você é a favor das Forças Armadas?

Mensagem por Ateu Tímido »

Leonardo escreveu:
Ateu Tímido escreveu:O número acima leva em conta todos os milhares de soldadinhos (conscritos) que servem por apenas um ou dois anos e ganham pouco mais que o salário mínimo, já que não são militares de carreira, mas servem para baixar a média, ou apenas os militares que efetivamente seguem a carreira?


Todos: acessoristas e motoristas de congresso, faxineiros do planalto e soldados. Mas lhe asseguro que a média somente dos sargentos e oficiais, incluindo os generais, ainda fica abaixo do civis.
Abç
Leo


Esses que você menciona não são a maioria nesses órgãos. Mesmo assim, os do legislativo e judiciário costumam ser muitíssimo bem remunerados. Conheci um tempo em que, para fugir da antiga regra de isonomia de salários com os cargos equivalentes do executivo, o legislativo estadual não tinha "motoristas", mas "agentes de transporte", nem "ascensoristas", mas "técnicos em ascensão vertical"...
É sério.

Quanto à média, de sargentos a generais, incluindo benefícios pessoais, casas e até o uso de soldados como criados pessoais, gostaria mesmo de ver algum dado que mostrasse a inferioridade de remuneração. Principalmente excluindo dos servidores civis os ocupantes de cargos comissionados de recrutamento amplo.

Avatar do usuário
Ateu Tímido
Mensagens: 8921
Registrado em: 17 Out 2005, 00:04
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: Re.: Você é a favor das Forças Armadas?

Mensagem por Ateu Tímido »

Wallace escreveu:
Ateu Tímido escreveu:O número acima leva em conta todos os milhares de soldadinhos (conscritos) que servem por apenas um ou dois anos e ganham pouco mais que o salário mínimo, já que não são militares de carreira, mas servem para baixar a média, ou apenas os militares que efetivamente seguem a carreira?


Vale lembrar que esses existem por força da lei, afim de formar um corpo de defensores do país... Agora também não estariam contabilizado no legislativo as ajudas de custo, nem tão pouco o aparelhamento do PT no executivo...


Bogus fingindo que debate é quase engraçado... :emoticon131:

Avatar do usuário
Leonardo
Mensagens: 1078
Registrado em: 29 Out 2005, 15:39

Re: Re.: Você é a favor das Forças Armadas?

Mensagem por Leonardo »

SickBoy escreveu:
além de auxílio moradia eles também recebem uma boa grana de indenização por mudança de cidade, há uns 5 anos atrás era cerca de uns 15 mil reais se não me engano. e inclusive essa ganhavam essa indenização mesmo se pedissem pra ser removidos, isso eu ouvi da boca de muitos militares, que essa a maior justificativa de não pararem em cidade alguma. acho que podem mudar a cada dois anos


e quanto à "função social", é ralar soldado e acochambrar

Como já disse, auxílio moradia é algo que não existe desde 2000. Em valores corrigidos, hoje, se existisse, deveria beirar a nababesca quantia de R$ 150,00 para um capitão.Mas vc pode somar a estonteante quantia que somamos a nossos gordos contra-cheques de "salário família" R$ 0,16 (não errei na digitação não, é dezesseis centavos mesmo – minha esposa fica louca quando digo que é o que ela tem direito a gastar, rs).
A indenização da mudança, quando é por necessidade de serviço (ou seja, mandam-nos para outra cidade), varia pela distância, se é considerado fronteira ou não e o posto/graduação do militar (acho que a maioria fica entre R$ 5.000,00 e R$ 25.000,00). A propósito, estou a 4 anos querendo uma e devo ficar, pelo menos, mais 3 sem conseguir.
Pelas discrepâncias entre o que vc supõe e a realidade, vou me abster de comentar sobre a função social, mas vc pode ler na minha penúltima postagem.
Abç
Leo

Avatar do usuário
RicardoVitor
Mensagens: 2597
Registrado em: 07 Set 2006, 20:04
Localização: Esquerdolândia

Re.: Você é a favor das Forças Armadas?

Mensagem por RicardoVitor »

"Uso de soldados como criados pessoais"? Esse ressentimento que a esquerda sente pelos militares chega a ser patético. Mas é interessante ver esses patetas tomando uma surra aqui, continuem.
Editado pela última vez por RicardoVitor em 18 Nov 2007, 23:29, em um total de 1 vez.
Logical, responsible, practical.
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 2482
Registrado em: 10 Ago 2007, 16:59
Gênero: Masculino

Re.: Você é a favor das Forças Armadas?

Mensagem por Wallace »

Pois é, quando um militar quer dar baixa, se ele for oficial especializado ele tem que indenizar o Estado, qual outro poder que faz isso?

Um viador civil chega a ganhar R$15.000,00 quanto que você acham que ganha um oficial aviador? Se forma metadade é muito.

Um mecanico de aeronave ganha em doláres, se souber um segunda língua arranja trabalho em que lugar do mundo quiser... Os da aeronáutica não deve ganhar mais de R$1.500,00

E por aí vai.

Ôhhh gente lol... E galera, reparem os tópicos, o auxílio moradia caiu...
______________________________________________________________
Imagem

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 2482
Registrado em: 10 Ago 2007, 16:59
Gênero: Masculino

Re: Re.: Você é a favor das Forças Armadas?

Mensagem por Wallace »

Ateu Tímido escreveu:
Wallace escreveu:
Ateu Tímido escreveu:O número acima leva em conta todos os milhares de soldadinhos (conscritos) que servem por apenas um ou dois anos e ganham pouco mais que o salário mínimo, já que não são militares de carreira, mas servem para baixar a média, ou apenas os militares que efetivamente seguem a carreira?


Vale lembrar que esses existem por força da lei, afim de formar um corpo de defensores do país... Agora também não estariam contabilizado no legislativo as ajudas de custo, nem tão pouco o aparelhamento do PT no executivo...


Bogus fingindo que debate é quase engraçado... :emoticon131:


Ateu, não começa a gracinha não... Se abstenha ao tópico e não desvirtue o assunto. Ou esse vai ser o seu argumento? O Samael também tentou sem muito resultado. :emoticon10:

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 2482
Registrado em: 10 Ago 2007, 16:59
Gênero: Masculino

Re: Re.: Você é a favor das Forças Armadas?

Mensagem por Wallace »

Leonardo escreveu:
SickBoy escreveu:
além de auxílio moradia eles também recebem uma boa grana de indenização por mudança de cidade, há uns 5 anos atrás era cerca de uns 15 mil reais se não me engano. e inclusive essa ganhavam essa indenização mesmo se pedissem pra ser removidos, isso eu ouvi da boca de muitos militares, que essa a maior justificativa de não pararem em cidade alguma. acho que podem mudar a cada dois anos


e quanto à "função social", é ralar soldado e acochambrar

... Pelas discrepâncias entre o que vc supõe e a realidade, vou me abster de comentar sobre a função social, mas vc pode ler na minha penúltima postagem.



Tomou um esporro... Viu quem manda ficar falando merda por aí? :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Avatar do usuário
Ateu Tímido
Mensagens: 8921
Registrado em: 17 Out 2005, 00:04
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: Re.: Você é a favor das Forças Armadas?

Mensagem por Ateu Tímido »

Wallace escreveu:
Ateu Tímido escreveu:
Wallace escreveu:
Ateu Tímido escreveu:O número acima leva em conta todos os milhares de soldadinhos (conscritos) que servem por apenas um ou dois anos e ganham pouco mais que o salário mínimo, já que não são militares de carreira, mas servem para baixar a média, ou apenas os militares que efetivamente seguem a carreira?


Vale lembrar que esses existem por força da lei, afim de formar um corpo de defensores do país... Agora também não estariam contabilizado no legislativo as ajudas de custo, nem tão pouco o aparelhamento do PT no executivo...


Bogus fingindo que debate é quase engraçado... :emoticon131:


Ateu, não começa a gracinha não... Se abstenha ao tópico e não desvirtue o assunto. Ou esse vai ser o seu argumento? O Samael também tentou sem muito resultado. :emoticon10:


O grau de "engrassadismo" está aumentando... :emoticon131:

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 2482
Registrado em: 10 Ago 2007, 16:59
Gênero: Masculino

Re.: Você é a favor das Forças Armadas?

Mensagem por Wallace »

Deixa eu rir um pouquinho de você pra você não ficar sem graça...

:emoticon16:

Muito engraçado!!!! :emoticon5:
______________________________________________________________
Imagem

Avatar do usuário
Leonardo
Mensagens: 1078
Registrado em: 29 Out 2005, 15:39

Re: Re.: Você é a favor das Forças Armadas?

Mensagem por Leonardo »

Ateu Tímido escreveu:
Leonardo escreveu:
Ateu Tímido escreveu:O número acima leva em conta todos os milhares de soldadinhos (conscritos) que servem por apenas um ou dois anos e ganham pouco mais que o salário mínimo, já que não são militares de carreira, mas servem para baixar a média, ou apenas os militares que efetivamente seguem a carreira?


Todos: acessoristas e motoristas de congresso, faxineiros do planalto e soldados. Mas lhe asseguro que a média somente dos sargentos e oficiais, incluindo os generais, ainda fica abaixo do civis.
Abç
Leo


Esses que você menciona não são a maioria nesses órgãos. Mesmo assim, os do legislativo e judiciário costumam ser muitíssimo bem remunerados. Conheci um tempo em que, para fugir da antiga regra de isonomia de salários com os cargos equivalentes do executivo, o legislativo estadual não tinha "motoristas", mas "agentes de transporte", nem "ascensoristas", mas "técnicos em ascensão vertical"...
É sério.

Quanto à média, de sargentos a generais, incluindo benefícios pessoais, casas e até o uso de soldados como criados pessoais, gostaria mesmo de ver algum dado que mostrasse a inferioridade de remuneração. Principalmente excluindo dos servidores civis os ocupantes de cargos comissionados de recrutamento amplo.


Pois é isso mesmo: o do Leg e Jud é muito melhor remunerado do que do executivo militar. Um motorista de um orgão como a ANVISA ganha mais que um sargento.

Quanto à média veja que um coronel, fim de carreira de 99% dos oficiais da AMAN, não ganha mais do que a média do poder Leg e Jud. Como meu gorro se a média entre os militares de carreira, dando a lambuja de excluir soldados profissionais e cabos, não for inferior aos números dos civis executivos.
Agora se vc quiser “ajeitar a estatística”, retires os cargos comissionados e inclua só os generais, ai, talvez, a coisa equilibre.
Abç
Leo

Avatar do usuário
Najma
Mensagens: 9660
Registrado em: 14 Out 2005, 16:31
Gênero: Feminino

Re: Re.: Você é a favor das Forças Armadas?

Mensagem por Najma »

Wallace escreveu:Deixa eu rir um pouquinho de você pra você não ficar sem graça...

:emoticon16:

Muito engraçado!!!! :emoticon5:


Bruno... se você responder a isso, de engrassadismo passamos a engraçadoquismo... :emoticon11:
Imagem

Avatar do usuário
SickBoy
Mensagens: 2693
Registrado em: 17 Nov 2006, 20:27

Re.: Você é a favor das Forças Armadas?

Mensagem por SickBoy »

o judiciário recebeu um bom reajuste, com plano de carreira e tudo mais, acho que em 2005. está vindo um também para os militares.

eles serão agraciados por último, acho que daí também vem a disparidade

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 2482
Registrado em: 10 Ago 2007, 16:59
Gênero: Masculino

Re: Re.: Você é a favor das Forças Armadas?

Mensagem por Wallace »

Najma escreveu:
Wallace escreveu:Deixa eu rir um pouquinho de você pra você não ficar sem graça...

:emoticon16:

Muito engraçado!!!! :emoticon5:


Bruno... se você responder a isso, de engrassadismo passamos a engraçadoquismo... :emoticon11:


ponto, chegou ela...PQP! :emoticon12:

Muito embora, tinha pra mim, que só você ria dessas coisas que o Ateu escreve e pensa que é engraçado. :emoticon12:

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re.: Você é a favor das Forças Armadas?

Mensagem por Apo »

Falaram tanto que o RV estava transformado numa "coisa" ( na falta de vontade de enumerar adjetivos e substantivos todos utilizados) porque eu estava por aqui....mas olhando depois de algum tempo fora, dá para ver claramente quem é que descontrola o ambiente...
Imagem

Avatar do usuário
Najma
Mensagens: 9660
Registrado em: 14 Out 2005, 16:31
Gênero: Feminino

Re.: Você é a favor das Forças Armadas?

Mensagem por Najma »

O RV está uma bomba... em parte porque está bagunçado demais. Mas não se deve somente a você o mérito disso, Apo... :emoticon1:
Imagem

Avatar do usuário
Ateu Tímido
Mensagens: 8921
Registrado em: 17 Out 2005, 00:04
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re.: Você é a favor das Forças Armadas?

Mensagem por Ateu Tímido »

A contaminação continua.
Isso para quem pensou que o ambiente havia sido desinfectado...

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re.: Você é a favor das Forças Armadas?

Mensagem por Apo »

Somente a mim? :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Imagem

Avatar do usuário
Najma
Mensagens: 9660
Registrado em: 14 Out 2005, 16:31
Gênero: Feminino

Re: Re.: Você é a favor das Forças Armadas?

Mensagem por Najma »

Apo escreveu:Somente a mim? :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:


Pois é... deste mérito você não tem que se sentir honrada... :emoticon1:
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re.: Você é a favor das Forças Armadas?

Mensagem por Apo »

Tô vendo. Agora isto aqui tudo é claramente uma insanidade. A gente precisa se afastar verdadeiramente daqui, sem estar ligado a tópico algum, a discussão alguma, a pessoa alguma, sem vontade mesmo, nem estímulo para voltar ou acompanhar coisa alguma ( quando há desprendimento genuíno depois de meses envolvida) para enxergar o que este tipo de ambiente ( apenas pretensamente intelectual ) pode fazer com as pessoas. É um sonho ruim. Embora a muitos pareça engraçadinho e saudável. Engraçado que mesmo achando estranho ( como muitos que olham e não entram porque também acham doente), depois de não ter vontade alguma de participar, me vi envolvida e até com a função de moderar. Mas é muito bom acordar. Muito bom mesmo.
Imagem

Avatar do usuário
Soviete Supremo
Mensagens: 645
Registrado em: 20 Out 2007, 16:56

Mensagem por Soviete Supremo »

Apo, você por aqui. Legal que voltou. Gostaria da sua opinião neste tópico:

https://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?t=14344&start=40

principalmente sobre Adam Smith.
“A classe capitalista fornece continuamente à classe operária letras de câmbio por uma parte do produto fornecida pela segunda, mas encampada pela primeira. Mas o operário continua a devolvê-la à classe capitalista, retirando a parte que lhe toca por seu próprio produto. A forma mercadoria do produto e a forma dinheiro da mercadoria dissimulam essas relações.”

O Capital – edição resumida - Karl Marx e Julian Borchardt - 7ª edição – pág.139

Trancado