Além do Cérebro: Funções não locais da consciência
- Deise Garcia
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Além do Cérebro: Funções não locais da consciência
No painel Muito Além dos Neurônios, ocorrido não final do primeiro dia do Medinesp 2007, o congresso da Associação Médico-Espírita Internacional, em junho, em São Paulo (SP), o vice-presidente da Associação Médico Espírita do Rio Grande do Sul (AME-RS), César Geremia, abordou o tema Além do Cérebro: Funções não Locais da Consciência.
Após sua apresentação, o mestre em Medicina, endocrinologista infantil e também professor de fisiologia, tratou do tema com a Folha Espírita, que relata abaixo os principais pontos discutidos:
Folha Espírita: A consciência está além do cérebro?
César Geremia: A resposta categórica a essa pergunta será um divisor de águas na história da humanidade. Demarcará uma nova era para a ciência, a filosofia e a religião e descortinará um novo horizonte para as relações do homem com o homem e deste com a natureza. A ciência materialista afirma que a consciência é o cérebro ou o resultado de sua atividade neuroquímica ou mesmo um epifenômeno da atividade cerebral, que surge quando a matéria neuronal adquiriu certo grau de complexidade e sofisticação. A vertente materialista da ciência, distante da neutralidade e imparcialidade desejável, ainda ignora ou desconsidera uma miríade de fenômenos que não podem ser explicados pelo modelo cerebrocêntrico. Essas funções sutis da consciência, designadas não locais, exigem uma nova formulação teórica que pressuponha uma consciência independente da matéria, sobrevivente a esta, na qual o cérebro é um extraordinário veículo de manifestação de determinados aspectos dessa consciência. Ao nosso ver, caminhamos, definitivamente, em direção a redescoberta da alma.
FE: E onde está a consciência? Na mente?
Geremia: A neurologia pode nos ajudar a formular algumas hipóteses a esse respeito. Sem abusarmos da paciência do leitor com minúcias anatômicas, há coerência em pensarmos que a consciência, entendida como individualização de um princípio inteligente sutil e dotada de funções gerenciais sobre o sistema fisiológico, deva estar vinculada, em nível físico, com uma estrutura cerebral que tenha posição estratégica de coordenação.O tálamo talvez preencha essa necessidade. Localizado entre os hemisférios cerebrais, no diencéfalo, possui extensas conexões com o hipotálamo, com todo o neocórtex e com a pineal. Todas as informações sensoriais, exceto o olfato, e todos os impulsos motores que tem origem no córtex passam pelo tálamo. André Luiz nos dá informações interessantes a esse respeito. Em determinado ponto da descrição da desencarnação de Dimas (Obreiros da Vida Eterna), André Luiz relata: “... concentrando todo o seu potencial de energia na fossa romboidal, Jerônimo quebrou alguma coisa que não pude perceber com minúcias, e brilhante chama violeta-dourada desligou-se da região craniana...” A fossa romboidal corresponde ao quarto ventrículo, localizado atrás do tronco cerebral e um pouco abaixo do tálamo. No final do capítulo IX de Evolução em Dois Mundos, lemos o seguinte: “No diencéfalo (...) o centro coronário, por fulcro luminoso, se entrosa com o centro cerebral (...) e dessa junção de forças, o espírito encontra no cérebro o gabinete de comando das energias que o servem...”
FE: O que você chama de funções não locais da consciência?
Geremia: São aquelas funções que transcendem o tempo e o espaço na sua expressão. Por exemplo: todas as formas de mediunidade, telepatia, pré-cognição, visão remota (clarividência), retrocognição e ação da mente a distância, como os efeitos quantificáveis da oração intercessora que tem sido objeto de estudos interessantes em nível acadêmico. Além de não condicionadas pelo tempo e pelo espaço, essas habilidades da consciência não apresentam, até o momento, correlatos anatômicos cerebrais que expliquem o seu funcionamento.
FE: Quais áreas do saber humano contribuíram para as teorias quanto às funções não locais da consciência:
Geremia: Fundamentalmente a neurofisiologia, a psicologia, a física moderna e a filosofia da ciência. Todas as grandes tradições religiosas, pelas descrições históricas e contemporâneas desses fenômenos, de alguma forma têm contribuído para alimentar a insatisfação do homem quanto ao paradigma materialista.
FE: Quanto a física contribuiu para as explicações das funções não locais?
Geremia: A física moderna trouxe, sem sobra de dúvida, importantes contribuições nesse sentido. Ela nos mostra que a realidade das partículas infinitesimais da matéria é não local; que em nível sutil, tudo e todos estão interconectados de forma instantânea e atemporal; que as nossas intenções modificam o comportamento da matéria; que o universo possui talvez 11 ou mais dimensões. Físicos renomados formulam teorias quânticas e holográficas da consciência. Enfim, a física desmontou a matéria e busca o espírito.
FE: O mundo espiritual está inserido neste contexto? Como?
Geremia: A organização cada vez mais sofisticada da vida e da matéria exige memória dos padrões adquiridos e inteligência criativa para comandar o processo evolutivo. O mundo espiritual é essa matriz, e nele está a memória dos indivíduos, das civilizações e dos mundos. Não é belo tudo isso?
Após sua apresentação, o mestre em Medicina, endocrinologista infantil e também professor de fisiologia, tratou do tema com a Folha Espírita, que relata abaixo os principais pontos discutidos:
Folha Espírita: A consciência está além do cérebro?
César Geremia: A resposta categórica a essa pergunta será um divisor de águas na história da humanidade. Demarcará uma nova era para a ciência, a filosofia e a religião e descortinará um novo horizonte para as relações do homem com o homem e deste com a natureza. A ciência materialista afirma que a consciência é o cérebro ou o resultado de sua atividade neuroquímica ou mesmo um epifenômeno da atividade cerebral, que surge quando a matéria neuronal adquiriu certo grau de complexidade e sofisticação. A vertente materialista da ciência, distante da neutralidade e imparcialidade desejável, ainda ignora ou desconsidera uma miríade de fenômenos que não podem ser explicados pelo modelo cerebrocêntrico. Essas funções sutis da consciência, designadas não locais, exigem uma nova formulação teórica que pressuponha uma consciência independente da matéria, sobrevivente a esta, na qual o cérebro é um extraordinário veículo de manifestação de determinados aspectos dessa consciência. Ao nosso ver, caminhamos, definitivamente, em direção a redescoberta da alma.
FE: E onde está a consciência? Na mente?
Geremia: A neurologia pode nos ajudar a formular algumas hipóteses a esse respeito. Sem abusarmos da paciência do leitor com minúcias anatômicas, há coerência em pensarmos que a consciência, entendida como individualização de um princípio inteligente sutil e dotada de funções gerenciais sobre o sistema fisiológico, deva estar vinculada, em nível físico, com uma estrutura cerebral que tenha posição estratégica de coordenação.O tálamo talvez preencha essa necessidade. Localizado entre os hemisférios cerebrais, no diencéfalo, possui extensas conexões com o hipotálamo, com todo o neocórtex e com a pineal. Todas as informações sensoriais, exceto o olfato, e todos os impulsos motores que tem origem no córtex passam pelo tálamo. André Luiz nos dá informações interessantes a esse respeito. Em determinado ponto da descrição da desencarnação de Dimas (Obreiros da Vida Eterna), André Luiz relata: “... concentrando todo o seu potencial de energia na fossa romboidal, Jerônimo quebrou alguma coisa que não pude perceber com minúcias, e brilhante chama violeta-dourada desligou-se da região craniana...” A fossa romboidal corresponde ao quarto ventrículo, localizado atrás do tronco cerebral e um pouco abaixo do tálamo. No final do capítulo IX de Evolução em Dois Mundos, lemos o seguinte: “No diencéfalo (...) o centro coronário, por fulcro luminoso, se entrosa com o centro cerebral (...) e dessa junção de forças, o espírito encontra no cérebro o gabinete de comando das energias que o servem...”
FE: O que você chama de funções não locais da consciência?
Geremia: São aquelas funções que transcendem o tempo e o espaço na sua expressão. Por exemplo: todas as formas de mediunidade, telepatia, pré-cognição, visão remota (clarividência), retrocognição e ação da mente a distância, como os efeitos quantificáveis da oração intercessora que tem sido objeto de estudos interessantes em nível acadêmico. Além de não condicionadas pelo tempo e pelo espaço, essas habilidades da consciência não apresentam, até o momento, correlatos anatômicos cerebrais que expliquem o seu funcionamento.
FE: Quais áreas do saber humano contribuíram para as teorias quanto às funções não locais da consciência:
Geremia: Fundamentalmente a neurofisiologia, a psicologia, a física moderna e a filosofia da ciência. Todas as grandes tradições religiosas, pelas descrições históricas e contemporâneas desses fenômenos, de alguma forma têm contribuído para alimentar a insatisfação do homem quanto ao paradigma materialista.
FE: Quanto a física contribuiu para as explicações das funções não locais?
Geremia: A física moderna trouxe, sem sobra de dúvida, importantes contribuições nesse sentido. Ela nos mostra que a realidade das partículas infinitesimais da matéria é não local; que em nível sutil, tudo e todos estão interconectados de forma instantânea e atemporal; que as nossas intenções modificam o comportamento da matéria; que o universo possui talvez 11 ou mais dimensões. Físicos renomados formulam teorias quânticas e holográficas da consciência. Enfim, a física desmontou a matéria e busca o espírito.
FE: O mundo espiritual está inserido neste contexto? Como?
Geremia: A organização cada vez mais sofisticada da vida e da matéria exige memória dos padrões adquiridos e inteligência criativa para comandar o processo evolutivo. O mundo espiritual é essa matriz, e nele está a memória dos indivíduos, das civilizações e dos mundos. Não é belo tudo isso?
- King In Crimson
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Re.: Além do Cérebro: Funções não locais da consciência
Quanto besteirol!
- Deise Garcia
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Re: Re.: Além do Cérebro: Funções não locais da consciência
King In Crimson escreveu:Quanto besteirol!
Quando você crescer entenderá.
Re.: Além do Cérebro: Funções não locais da consciência
Quanta merda!
- Deise Garcia
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Re: Re.: Além do Cérebro: Funções não locais da consciência
Procedure escreveu:Quanta merda!
Quando você crescer entenderá.
Re.: Além do Cérebro: Funções não locais da consciência
Quanta palhaçada pseudo-cientifica....
E olha que eu já cresci tudo que podia... Já estou até crescendo pros lados...
E olha que eu já cresci tudo que podia... Já estou até crescendo pros lados...

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- Deise Garcia
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Re: Re.: Além do Cérebro: Funções não locais da consciência
Wallace escreveu:Quanta palhaçada pseudo-cientifica....
E olha que eu já cresci tudo que podia... Já estou até crescendo pros lados...
Isto é um problema estético que só diz respeito a sua pessoa. Mas me parece que sua falta de educação e entendimento cresceram juntos. Se não vejamos, quando você crescer entenderá.
Re: Re.: Além do Cérebro: Funções não locais da consciência
Deise Garcia escreveu:Wallace escreveu:Quanta palhaçada pseudo-cientifica....
E olha que eu já cresci tudo que podia... Já estou até crescendo pros lados...
Isto é um problema estético que só diz respeito a sua pessoa. Mas me parece que sua falta de educação e entendimento cresceram juntos. Se não vejamos, quando você crescer entenderá.
Pow, onde eu fui mal educado?
Ao contrário, não podemos dizer a mesma coisa que você, né?

- zumbi filosófico
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Re.: Além do Cérebro: Funções não locais da consciência
Se a mente fosse "recebida" e não criada no cérebro, o cérebro não precisaria diferir tanto em diferentes espécies. Qualquer cérebro que fosse suficiente para controlar tronco e membros mais ou menos parecidos como os nossos, como os pequenos lagartos, ou, na pior das hipóteses, de sagüis, seria o bastante.
Até se poderia prever um tamanho de cérebro inversamente correlato à suposta presença de um fantasma-titeteiro, já que poderia se dizer que os seres que não o tem precisam de "componentes" materiais a mais suprir esse déficit.
Ao mesmo tempo, mesmo que se aceitasse que existissem diversas coisas como telepatia, psicocinese, cura por orações e até reencarnação (coisas para as quais não se tem evidências fortes o suficiente para se dizer que são coisas que ocorrem mesmo), a mente ainda não precisaria ser algo "além" do cérebro. E não sendo, não precisaria ser algo de acordo com qualquer visão espiritualista tradicional. Poderia ser que "módulos" diversos como "inteligência verbal", "inteligência matemática", "inteligência social", eventuais sub-módulos destes e as próprias memórias, fossem "fantasminhas" independentes; e que a consciência em si não existisse senão quando essas "coisas" estão "possuindo" um cérebro.
Até se poderia prever um tamanho de cérebro inversamente correlato à suposta presença de um fantasma-titeteiro, já que poderia se dizer que os seres que não o tem precisam de "componentes" materiais a mais suprir esse déficit.
Ao mesmo tempo, mesmo que se aceitasse que existissem diversas coisas como telepatia, psicocinese, cura por orações e até reencarnação (coisas para as quais não se tem evidências fortes o suficiente para se dizer que são coisas que ocorrem mesmo), a mente ainda não precisaria ser algo "além" do cérebro. E não sendo, não precisaria ser algo de acordo com qualquer visão espiritualista tradicional. Poderia ser que "módulos" diversos como "inteligência verbal", "inteligência matemática", "inteligência social", eventuais sub-módulos destes e as próprias memórias, fossem "fantasminhas" independentes; e que a consciência em si não existisse senão quando essas "coisas" estão "possuindo" um cérebro.

- Deise Garcia
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Re.: Além do Cérebro: Funções não locais da consciência
Pois muito bem, com certeza a opinião dos três colegas, três expert no assunto, está muito bem fundamentada nos estudos que fizeram. Poderiam os colegas expor esses conhecimentos? Peço apenas que evitem cópias longas de sites sobre o assunto e atenham-se apenas ao assunto principal.
Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.
- Deise Garcia
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Re: Re.: Além do Cérebro: Funções não locais da consciência
Miles Teg escreveu:Se a mente fosse "recebida" e não criada no cérebro, o cérebro não precisaria diferir tanto em diferentes espécies. Qualquer cérebro que fosse suficiente para controlar tronco e membros mais ou menos parecidos como os nossos, como os pequenos lagartos, ou, na pior das hipóteses, de sagüis, seria o bastante.
Até se poderia prever um tamanho de cérebro inversamente correlato à suposta presença de um fantasma-titeteiro, já que poderia se dizer que os seres que não o tem precisam de "componentes" materiais a mais suprir esse déficit.
Ao mesmo tempo, mesmo que se aceitasse que existissem diversas coisas como telepatia, psicocinese, cura por orações e até reencarnação (coisas para as quais não se tem evidências fortes o suficiente para se dizer que são coisas que ocorrem mesmo), a mente ainda não precisaria ser algo "além" do cérebro. E não sendo, não precisaria ser algo de acordo com qualquer visão espiritualista tradicional. Poderia ser que "módulos" diversos como "inteligência verbal", "inteligência matemática", "inteligência social", eventuais sub-módulos destes e as próprias memórias, fossem "fantasminhas" independentes; e que a consciência em si não existisse senão quando essas "coisas" estão "possuindo" um cérebro.
A mente não é "recebida". A consciência é um atributo do espírito. Animais irracionais não possuem consciência, o que existe é o princípio vital. Você não sabe nada sobre espiritismo.
- zumbi filosófico
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Re.: Além do Cérebro: Funções não locais da consciência

Deise, com essa frase, você poderia ser um personagem do "zorra total".
"Consciência" não é um conceito inventado pelo espiritismo, e nem é necessariamente associada à racionalidade, no mundo das ciências de verdade.

- Deise Garcia
- Mensagens: 5362
- Registrado em: 30 Out 2005, 13:35
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Re: Re.: Além do Cérebro: Funções não locais da consciência
Miles Teg escreveu::emoticon22:
Deise, com essa frase, você poderia ser um personagem do "zorra total".
"Consciência" não é um conceito inventado pelo espiritismo, e nem é necessariamente associada à racionalidade, no mundo das ciências de verdade.
Uia, não é que ele não sabe nada mesmo. Ô Vaváaaaaaaa, assim você me sufocaaaaaaaaaaaaaaaaaa meu filho.
Re: Re.: Além do Cérebro: Funções não locais da consciência
Deise Garcia escreveu: Animais irracionais não possuem consciência, o que existe é o princípio vital.
Isso quer dizer que os animais irracionais estão inconscientes?

Re.: Além do Cérebro: Funções não locais da consciência
askdkasdfkkasdf folha espírita. ri demais da fonte
Re: Re.: Além do Cérebro: Funções não locais da consciência
Wallace escreveu:Deise Garcia escreveu: Animais irracionais não possuem consciência, o que existe é o princípio vital.
Isso quer dizer que os animais irracionais estão inconscientes?
E é! E é!
- Fedidovisk
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Re: Re.: Além do Cérebro: Funções não locais da consciência
DIG escreveu:Wallace escreveu:Deise Garcia escreveu: Animais irracionais não possuem consciência, o que existe é o princípio vital.
Isso quer dizer que os animais irracionais estão inconscientes?
E é! E é!
Isso impossibilitaria qualquer critério de evolução pessoal... tornaria o processo algo totalmente arbitrário!
- zumbi filosófico
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Re: Re.: Além do Cérebro: Funções não locais da consciência
SickBoy escreveu:askdkasdfkkasdf folha espírita. ri demais da fonte
Esses textos que a Deise posta são o máximo... tem coisas como "embriologia espírita"... e etc... num deles se concluia que o óvulo já era dotado de alma, antes da fecundação, e que ele escolhe o espermatozóide que irá fecundar de acordo com a "polarização sexual espiritual", determinando assim o sexo biológico.

- Jeanioz
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Re: Re.: Além do Cérebro: Funções não locais da consciência
Deise Garcia escreveu:Quando você crescer entenderá.
Crescer = virar espírita?

"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte
"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte
Napoleão Bonaparte
"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte
- Jeanioz
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Re: Re.: Além do Cérebro: Funções não locais da consciência
SickBoy escreveu:askdkasdfkkasdf folha espírita. ri demais da fonte
Fontes confiáveis de água de curió.

"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte
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- zumbi filosófico
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Re: Além do Cérebro: Funções não locais da consciência
Você não sabe de nada de espiritismo. Para começar, nem há apenas simplesmente neurologia espírita, mas ectoneurologia, ectoendocrionologia comportamental, ectoetologia - que estuda o comportamento dos princípios inteligentes dos reinos mineral, animal e vegetal, tendo originado, juntamente com a sociotanatologia (essencialmente a mesma coisa que a ectoetologia, mas estudando o reino hominal), a psicologia cármico-evolutiva, ectopsiquiatria (que estuda o comportamento, por exemplo, dos poltergeits mais problemáticos). E uma miríade de outras disciplinas que compõem as ciências paracognitivas espíritas.

- Jeanioz
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Re.: Além do Cérebro: Funções não locais da consciência



O importante é emblomar.

"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
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- Fedidovisk
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Re.: Além do Cérebro: Funções não locais da consciência
Pura química!


- Deise Garcia
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Re.: Além do Cérebro: Funções não locais da consciência
Agradeço a colaboração de todos que muito acrescentaram a este tópico. Profundos conhecedores, merecem todo meu respeito e apreço. Não é por menos que tentam solapar a Doutrina Espírita.
Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.