Breve Estudo Definitivo sobre as Omissões dos Evangelhos
- Aranha
- Gênero: Masculino
- Contato:
Breve Estudo Definitivo sobre as Omissões dos Evangelhos
Os Reis Magos são citados apenas por Mateus:
MATEUS 2:1,3
“E, TENDO nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém,
Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo.
E o rei Herodes, ouvindo isto, perturbou-se, e toda Jerusalém com ele.”
O massacre dos Inocentes também está só em Mateus:
MATEUS 2:16,18
“Então Herodes, vendo que tinha sido iludido pelos magos, irritou-se muito, e mandou matar todos os meninos que havia em Belém, e em todos os seus contornos, de dois anos para baixo, segundo o tempo que diligentemente inquirira dos magos.
Então se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias, que diz:
Em Ramá se ouviu uma voz, Lamentação, choro e grande pranto: Raquel chorando os seus filhos, E não querendo ser consolada, porque já não existem.”
A ressurreição de Lázaro só ocorre em João:
JOÃO 11:41,44
“Tiraram, pois, a pedra de onde o defunto jazia. E Jesus, levantando os olhos para cima, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido.
Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa da multidão que está em redor, para que creiam que tu me enviaste.
E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora.
E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir”
Já beijo da traição de Judas não ocorre em João.
A Oração no Getsemani só ocorre em Mateus e Marcos:
MATEUS 26:36
“Então chegou Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani, e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto vou além orar.”
MARCOS 14:32
“E foram a um lugar chamado Getsêmani, e disse aos seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu oro.”
Pilatos só lava as mãos em Mateus:
MATEUS 27:24
“Então Pilatos, vendo que nada aproveitava, antes o tumulto crescia, tomando água, lavou as mãos diante da multidão, dizendo: Estou inocente do sangue deste justo. Considerai isso.”
A coroa de Espinhos não ocorre em Lucas.
Os mortos saindo do sepulcro e andando pela cidade só ocorre em Mateus:
MATEUS 27:50,53
“E Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito.
E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras;
E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados;
E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos.”
O encontro de Jesus com Moisés e Elias não ocorre em João.
Para compensar a incredulidade de Tomé só acontece em João:
JOÃO 20:24,27
“Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus.
Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei.
E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco.
Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente.”
Já os quarenta dias de tentação no deserto são ignorados por João.
João também ignora a última ceia.
Pra compensar só João registra as Bodas de Cana.
Pois é, vejam que só foram selecionados fatos de suma importância as omissões são incríveis, dado que são testemunhas oculares, qual a explicação para as lacunas nos relatos?
Abraços,
MATEUS 2:1,3
“E, TENDO nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém,
Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo.
E o rei Herodes, ouvindo isto, perturbou-se, e toda Jerusalém com ele.”
O massacre dos Inocentes também está só em Mateus:
MATEUS 2:16,18
“Então Herodes, vendo que tinha sido iludido pelos magos, irritou-se muito, e mandou matar todos os meninos que havia em Belém, e em todos os seus contornos, de dois anos para baixo, segundo o tempo que diligentemente inquirira dos magos.
Então se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias, que diz:
Em Ramá se ouviu uma voz, Lamentação, choro e grande pranto: Raquel chorando os seus filhos, E não querendo ser consolada, porque já não existem.”
A ressurreição de Lázaro só ocorre em João:
JOÃO 11:41,44
“Tiraram, pois, a pedra de onde o defunto jazia. E Jesus, levantando os olhos para cima, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido.
Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa da multidão que está em redor, para que creiam que tu me enviaste.
E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora.
E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir”
Já beijo da traição de Judas não ocorre em João.
A Oração no Getsemani só ocorre em Mateus e Marcos:
MATEUS 26:36
“Então chegou Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani, e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto vou além orar.”
MARCOS 14:32
“E foram a um lugar chamado Getsêmani, e disse aos seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu oro.”
Pilatos só lava as mãos em Mateus:
MATEUS 27:24
“Então Pilatos, vendo que nada aproveitava, antes o tumulto crescia, tomando água, lavou as mãos diante da multidão, dizendo: Estou inocente do sangue deste justo. Considerai isso.”
A coroa de Espinhos não ocorre em Lucas.
Os mortos saindo do sepulcro e andando pela cidade só ocorre em Mateus:
MATEUS 27:50,53
“E Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito.
E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras;
E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados;
E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos.”
O encontro de Jesus com Moisés e Elias não ocorre em João.
Para compensar a incredulidade de Tomé só acontece em João:
JOÃO 20:24,27
“Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus.
Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei.
E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco.
Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente.”
Já os quarenta dias de tentação no deserto são ignorados por João.
João também ignora a última ceia.
Pra compensar só João registra as Bodas de Cana.
Pois é, vejam que só foram selecionados fatos de suma importância as omissões são incríveis, dado que são testemunhas oculares, qual a explicação para as lacunas nos relatos?
Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker
Ben Parker
Re.: Breve Estudo Definitivo sobre as Omissões dos Evangelho
Pois é Abmael querido. Com todas essas contradições é admirável e surpreendente que tenha pessoas que ainda acredite nisso.
Mas para tudo há uma explicação. Os intelicrentes confundem Com Tradição com contradição. Só pode ser.

Mas para tudo há uma explicação. Os intelicrentes confundem Com Tradição com contradição. Só pode ser.

marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.
- Storydor
- Contato:
Haha, devem confundir mesmo!
"E quem era inocente, hoje já virou bandido, só para comer um pedaço de pão fudido" Chico Science

- carlo
Esta do mateus 2750,53 é a passagem que eu acho mais absurda! Eles lêm isto mais jamais pensaram no furdúncio que uma coisa desta daria em uma cidade de uns 35 a 50 mil habitantes, sem contar que tal coisa nunca mais aconteceu em nenhuma outra época da história das humanidade.

NOSSA SENHORA APARECIDA!!!!
Re: Re.: Breve Estudo Definitivo sobre as Omissões dos Evang
carlo escreveu:Esta do mateus 2750,53 é a passagem que eu acho mais absurda! Eles lêm isto mais jamais pensaram no furdúncio que uma coisa desta daria em uma cidade de uns 35 a 50 mil habitantes, sem contar que tal coisa nunca mais aconteceu em nenhuma outra época da história das humanidade.
Isso parece inspiração do filme A Volta dos Mortos Vivos

Carlo, já pensou no fedor que exalou na cidade com esses mortos todos se levantando e andando??

marta
- Lúcifer
- Contato:
Uma possível explicação para esse fato é que, seguindo o exemplo de Sócrates que não escreveu nenhum de seus ensinamentos, os quais só foram escritos por seus discípulos, Jesus também nada escreveu e muito menos os seus discípulos. O que pode ter acontecido é que, cada discípulo teve discípulos e foram estes que escreveram as passagens. E, como cada discípulo de Jesus tinha uma visão diferente, (se não me engano, a versão de Marcos era o mais politizado), os discípulos destes escreveram o que os doze originais passaram para eles. As suas próprias versões da história (ou estória)

- Lúcifer
- Contato:
Por favor, não me critiquem. Apenas estou tentando avaliar a situação, OK?

Uma dúvida que tenho é se existe alguma evidência histórica de comunidades cristãs em Israel que sejam anteriores a Paulo ou mesmo durante o sec I.
Nunca lí nada a respeito.
Posso estar errado, mas sempre tenho a sensação de que o Cristianismo foi um fenomeno romano pós-Paulo.
Alguem no forum possui esta informação ?
[ ]´s
Posso estar errado, mas sempre tenho a sensação de que o Cristianismo foi um fenomeno romano pós-Paulo.
[ ]´s
You wanna fuck with me? Okay. You wanna play rough? Okay. Say hello to my little friend!
Tony Montana
Mantra diário dos Criacionistas:
"Que mal poderia haver se um homem dissesse uma grande mentira para o bem e para a igreja Cristã... uma mentira sem necessidade, uma mentira útil, tais mentiras não seriam contra Deus, ele as aceitaria."
Martinho Lutero
-----//-----

Tony Montana
"Que mal poderia haver se um homem dissesse uma grande mentira para o bem e para a igreja Cristã... uma mentira sem necessidade, uma mentira útil, tais mentiras não seriam contra Deus, ele as aceitaria."
Martinho Lutero
-----//-----

- Ricardo Braida
- Contato:
Re: Re.: Breve Estudo Definitivo sobre as Omissões dos Evang
Eu também acho isso.Lúcifer escreveu:O que pode ter acontecido é que, cada discípulo teve discípulos e foram estes que escreveram as passagens. E, como cada discípulo de Jesus tinha uma visão diferente, (se não me engano, a versão de Marcos era o mais politizado), os discípulos destes escreveram o que os doze originais passaram para eles. As suas próprias versões da história (ou estória)

- Vito Álvaro
APODman escreveu:Uma dúvida que tenho é se existe alguma evidência histórica de comunidades cristãs em Israel que sejam anteriores a Paulo ou mesmo durante o sec I.
[ ]´s
Acho Sky Kunde sabe. Ou posso está enganado.
Fórum Realidade === EvoWiki -- Primeiro Wiki === O Espiritismo do Cético -- Segundo Wiki
Status: Ocupadíssimo (Se caso queria me falar, mande MP ou Gmail)
Status: Ocupadíssimo (Se caso queria me falar, mande MP ou Gmail)
- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
APODman escreveu:Uma dúvida que tenho é se existe alguma evidência histórica de comunidades cristãs em Israel que sejam anteriores a Paulo ou mesmo durante o sec I.
Antes do ano zero, já havia os "Movimentos para Jesus", fundados por pessoas que simpatizavam com a doutrina dos essênios, mas não estavam dispostas a encarar seu ascetismo.
Só que esse Jesus era espiritual, era o Logos grego, uma espécie de interface entre Deus e os homens. E ele tinha sido "imolado desde o início dos tempos", como está no Apocalipse, não no tempo de Pilatos.
O Jesus histórico só começou a ser inventado no final do século I e gerou atritos com os gnósticos.
Paulo parece ter sido um gnóstico, já que não menciona a vida terrena de Jesus (exceto por um os dois trechos duvidosos).
- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Re: Breve Estudo Definitivo sobre as Omissões dos Evangelhos
Abmael escreveu:Os Reis Magos são citados apenas por Mateus:
O que pode ser contestado no seu texto é que alguns evangelistas contaram algumas coisas e outros contaram outras, mas que tudo teria acontecido.
Eu prefiro citar as contradições, como o fato de um falar que José e Maria fugiram para o Egito por 2 anos e outro que eles voltaram direto para Nazaré e apresentaram Jesus no templo.
Ou que Jesus nasceu no tempo de Herodes (6 a.C.) ou no tempo de Quirino (6 d.C.).
Ou o crescente envolvimento dos judeus na condenação de Jesus, entre Marcos e João, e a progressiva desculpabilização dos romanos.
Duas perguntas:
-Como sabemos do diálogo entre o diabo e Jesus durante os 40 dias no deserto? Jesus voltou contando vantagem?
-Como sabemos o que Jesus fez no Horto das Oliveiras, antes de ser preso, se os discípulos estavam todos longe e dormindo?
Fernando Silva escreveu:APODman escreveu:Uma dúvida que tenho é se existe alguma evidência histórica de comunidades cristãs em Israel que sejam anteriores a Paulo ou mesmo durante o sec I.
Antes do ano zero, já havia os "Movimentos para Jesus", fundados por pessoas que simpatizavam com a doutrina dos essênios, mas não estavam dispostas a encarar seu ascetismo.
Só que esse Jesus era espiritual, era o Logos grego, uma espécie de interface entre Deus e os homens. E ele tinha sido "imolado desde o início dos tempos", como está no Apocalipse, não no tempo de Pilatos.
O Jesus histórico só começou a ser inventado no final do século I e gerou atritos com os gnósticos.
Paulo parece ter sido um gnóstico, já que não menciona a vida terrena de Jesus (exceto por um os dois trechos duvidosos).
Isto é interessante Fernando, e muito ... "estranho".

Valeu
[ ]´s
You wanna fuck with me? Okay. You wanna play rough? Okay. Say hello to my little friend!
Tony Montana
Martinho Lutero
-----//-----

Tony Montana
Martinho Lutero
-----//-----

- Aranha
- Contato:
[ ]´s
Caríssimo Bella,
- Ao q parece foi um mito q se desenvolveu e foi tomando forma até atingir seu formato final em Paulo (se bem q, para mim, os dois primeiros concílios catôlicos q finalizaram a obra com o cânone e o dogma trinitariano).
- Tem muuuuiiiittttta coisa deste link em diante, é uma tese completa, se vc tiver interesse mesmo vai gostar muito da leitura, só q as vezes fica muito exegético: http://www.mphp.org/crimit01.html.
Abraços,
Ben Parker
Ben Parker
- Aranha
- Contato:
Re: Breve Estudo Definitivo sobre as Omissões dos Evangelhos
Fernando Silva escreveu:O que pode ser contestado no seu texto é que alguns evangelistas contaram algumas coisas e outros contaram outras, mas que tudo teria acontecido.
- Concordo, mas a abordagem q faço, é q são coisas tão evidentes e importantes para a história, q é estranho q testemunhas oculares não tenham registrado, para reforçar isto eu deveria ter postado fatos sem tanta importância q todos registraram, mas desta vez fui menos detalhista, estava com preguiça...

Ben Parker
Ben Parker
- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Abmael escreveu:- Tem muuuuiiiittttta coisa deste link em diante, é uma tese completa, se vc tiver interesse mesmo vai gostar muito da leitura, só q as vezes fica muito exegético: http://www.mphp.org/crimit01.html.
Muito interessante. Salvei tudo para ler com calma.
Alguns detalhes podem ser perdidos com o tempo, até hoje não se sabe se deram a jesus vinagre ou outra coisa.
Muitas histórias ja foram retorcidas.
Pegue duas biblias e abra no mesmo ponto e vera que algumas palavras que aparecem em uma não aparecem na outra, a biblia se modifica como fofóca.
Esse seria um.
Outro seria que uma parte da biblia foi escrita através de boatos e ainda que a biblia tivesse sido escrita por varias pessoas que depois juntaram tudo.
Não é dificil de entender.
Pegue duas biblias e abra no mesmo ponto e vera que algumas palavras que aparecem em uma não aparecem na outra, a biblia se modifica como fofóca.
Esse seria um.
Outro seria que uma parte da biblia foi escrita através de boatos e ainda que a biblia tivesse sido escrita por varias pessoas que depois juntaram tudo.
Morando aqui nessa cidade enfrentamos muitos delinquentes
Em alta velocidade no carro robo gigante.
Eu, me amaro, robos gigantes
Nós, lutamos, robos gigantes
E as gatas, tambem, robos gigantes
...
Demais

Em alta velocidade no carro robo gigante.
Eu, me amaro, robos gigantes
Nós, lutamos, robos gigantes
E as gatas, tambem, robos gigantes
...
Demais

Megas escreveu:Alguns detalhes podem ser perdidos com o tempo, até hoje não se sabe se deram a jesus vinagre ou outra coisa.
Esse seria um.
Conclusão: Fosse mesmo a palavra de um deus, ela seria única. Mas como não passa de delírios humanos... por isso essa mixórdia(*) toda.
(*)mi.xór.dia
s. f. Pop. 1. Produto falsificado por mistura fraudulenta. 2. Comida malfeita, repugnante. 3. Zurrapa. 4. Coisas anarquicamente dispostas ou arrumadas; miscelânea.

marta
- Caro Colega
é, não tive muito trabalho de refutar.. os próprios cépticos e ateus fizeram isso por mim!
Obrigadu!
Caro C
lega

Obrigadu!
Caro C

"Agradeço a Deus por me emprestar diariamente o coração que pulsa, o oxigênio que respiro, o solo em que caminho e milhões de intens para que eu exista. Ele suportou meu cético ateísmo, me levou a encontrar a Sua assinatura atrás da cortina da existênica e me fez enxergar que Seu sonho de ver a espécie humana unida, fraterna e solidária é o maior de todos os sonhos." - (Augusto Cury)
Darwin quer banana.. uh! hu!..

Darwin quer banana.. uh! hu!..