Pug! escreveu:Imagine o seguinte, nem todos terão estudado ou manifestado interesse pelos mesmos assuntos que você.
Nunca até recentemente me havia interessado em reflectir em vários assuntos excluindo Deus e quando por acaso lia algum filósofo ateu, nem me dava conta.
Nota: Se tiver conhecimento de artigos em português, lembre-se de mim.
Pois não. Provavelmente deve existir uma quantidade exorbitante de material em português.
Para um apanhado geral:
Realismo moral: há respostas objetivas para as perguntas da meta-ética (o que é bom, o que é mal, o que é certo, o que é errado, etc)
Anti-realismo moral: não há respostas objetivas para as perguntas da meta-ética
Das três grandes tradições de ética normativa (como devemos agir?) do Ocidente:
1) Ética de virtudes: devemos agir visando cultivar e construir hábitos de nosso caráter chamadas de
virtudes. Quanto mais cultivarmos essas virtudes, melhor será nossa vida. O lado oposto das virtudes são os
vícios, quanto mais cultivarmos esses vícios mais coisas desagradáveis ocorrerão conosco.
Exemplos de problemas:
- Como identificamos essas virtudes?
- E se determinadas virtudes forem em algum grau mutuamente excludentes?
2) Conseqüencialismo: devemos agir pensando nas
conseqüências de nossos atos. A escola mais famosa é o utilitarismo: devemos agir visando maximizar a felicidade e minimizar o sofrimento que somos capazes de causar.
Exemplos de problemas:
- Como calcular a maldade e bondade de nossos atos?
- Quanto devemos nos projetar no futuro para pensar nas conseqüências de nossos atos?
3) Ética deontológica: precisamos prestar atenção em nossos atos
em si, eles podem ser
inerentemente bons ou ruins. Devemos agir conforme as regras de conduta universais que não são essencialmente ruins. A escola mais famosa é o kantianismo e essas regras de conduta universais que nunca causam o mal são chamadas de "imperativos categóricos" em contraponto a regras de conduta que apenas localmente podem ser morais ou imorais, "imperativos hipotéticos"
Exemplos de problemas:
- Como desevendamos essas regras de conduta universais?
- Qual a justificativa em seguir imperativos categóricos? O que é um bem em si?