Pq vc não é um professor de merda?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Res Cogitans
Mensagens: 5575
Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
Localização: Hell de Janeiro

Re.: Pq vc não é um professor de merda?

Mensagem por Res Cogitans »

How People Learn: Brain, Mind, Experience, and School

Part I Introduction
1 Learning: From Speculation to Science 3

Part II Learners and Learning
2 How Experts Differ from Novices 19
3 Learning and Transfer 39
4 How Children Learn 67
5 Mind and Brain 102

Part III Teachers and Teaching
6 The Design of Learning Environments 119
7 Effective Teaching: Examples in History, Mathematics, and Science 143
8 Teacher Learning 178
9 Technology to Support Learning 194

Part IV Future Directions for the Science of Learning
10 Conclusions and Recommendations for Research


http://www.nap.edu/html/howpeople1/index.html

Eu tenho a versão física e em português deste livro e achei muito boa mesmo. O link acima leva a versão on-line em inglês do livro.

A versão em portugues é esta:

Imagem
COMO AS PESSOAS APRENDEM CEREBRO MENTE EXPERIENCIA E ESCOLA
CONSELHO NACIONAL DE PESQUISA DOS EUA

ISBN: 9788573595079
Editora: SENAC
Número de páginas: 384
Encadernação: Brochura
Edição: 2007
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Orbe
Mensagens: 906
Registrado em: 27 Set 2007, 04:29
Gênero: Masculino

Re: Re.: Pq vc não é um professor de merda?

Mensagem por Orbe »

King In Crimson escreveu:Aulas são desestimulantes e tomam muito tempo. Pra mim, elas deveriam apenas ensinar a separar o joio do trigo.


Aulas são desestimulantes quando ministradas por professores incompetentes.

Geralmente são aqueles universitários que pegam licenciatura apenas para garantir uma fuga para o magistério, já prevendo que não teriam capacidade para serem pesquisadores. Aqueles que mal sabem algo sobre educação e desenvolvimento (Piaget? Vygotsky? Paulo Freire? Emilia Ferrero? Maria Montessori?) e que matavam as aulas de didática durante a graduação.

Infelizmente (ou felizmente), não basta saber biologia para ser um bom professor de biologia, não basta saber química para ser um bom professor de química, não basta saber língua portuguesa para ser um bom professor de língua portuguesa...

Parece que as pessoas não entendem ou finjem não entender isso. O resultado são essas aulas desestimulantes.

King In Crimson escreveu:E os professores deveriam gastar mais tempo elaborando, corrigindo e aplicando provas.


Provas são ótimas para medir a capacidade de memorização e de trapaça... Pena que o propósito das instituições de educação não é ensinar essas duas coisas.

Avatar do usuário
Res Cogitans
Mensagens: 5575
Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
Localização: Hell de Janeiro

Re: Re.: Pq vc não é um professor de merda?

Mensagem por Res Cogitans »

Orbe escreveu:Geralmente são aqueles universitários que pegam licenciatura apenas para garantir uma fuga para o magistério, já prevendo que não teriam capacidade para serem pesquisadores. Aqueles que mal sabem algo sobre educação e desenvolvimento (Piaget? Vygotsky? Paulo Freire? Emilia Ferrero? Maria Montessori?) e que matavam as aulas de didática durante a graduação.


A maioria dos professores de didática da faculdade são inúteis, o que li de relevante sobre como ministrar uma boa aula, relação professor-aluno etc estavam em livros que sequer são citados pelos professores em questão. Não é a toa que os alunos de graduação achem as matérias de educação inúteis e tenham a idéia de que um diploma de pedagogia é um enfeite.

E se eles não sabem nada de educação, também é culpa dos professores de educação. Nas faculdades de licenciatura essas matérias são encaradas como levanta CR de tão fácil que é obter uma boa nota nelas.

Infelizmente (ou felizmente), não basta saber biologia para ser um bom professor de biologia, não basta saber química para ser um bom professor de química, não basta saber língua portuguesa para ser um bom professor de língua portuguesa...


Certo.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re.: Pq vc não é um professor de merda?

Mensagem por Fernando Silva »

Há 35 anos, quando eu cursava a turma IME-ITA do Bahiense (pré-vestibular), havia alunos do IME que nos davam aulas nas horas vagas.
Será que eles eram tão bons assim ou apenas precisavam ganhar uns trocados?
Idem idem gente que mal sabe falar inglês, mas dá aulas em cursos de inglês porque "trabalhou durante 10 meses no MacDonalds de Miami" ou coisa assim.
No máximo, servem para a função de "explicador".

Orbe
Mensagens: 906
Registrado em: 27 Set 2007, 04:29
Gênero: Masculino

Re: Re.: Pq vc não é um professor de merda?

Mensagem por Orbe »

Res Cogitans escreveu:
Orbe escreveu:Geralmente são aqueles universitários que pegam licenciatura apenas para garantir uma fuga para o magistério, já prevendo que não teriam capacidade para serem pesquisadores. Aqueles que mal sabem algo sobre educação e desenvolvimento (Piaget? Vygotsky? Paulo Freire? Emilia Ferrero? Maria Montessori?) e que matavam as aulas de didática durante a graduação.


A maioria dos professores de didática da faculdade são inúteis, o que li de relevante sobre como ministrar uma boa aula, relação professor-aluno etc estavam em livros que sequer são citados pelos professores em questão. Não é a toa que os alunos de graduação achem as matérias de educação inúteis e tenham a idéia de que um diploma de pedagogia é um enfeite.

E se eles não sabem nada de educação, também é culpa dos professores de educação. Nas faculdades de licenciatura essas matérias são encaradas como levanta CR de tão fácil que é obter uma boa nota nelas.


Dificil saber se os professores é que são ruins ou os alunos das licenciaturas é que são desinteressados. Ou ambas as coisas...

Mas nada impede que os alunos interessados busquem material por si próprios. Afinal, são universitários e não crianças.

Avatar do usuário
King In Crimson
Mensagens: 3856
Registrado em: 25 Out 2005, 01:23

Re: Re.: Pq vc não é um professor de merda?

Mensagem por King In Crimson »

Orbe escreveu:
King In Crimson escreveu:Aulas são desestimulantes e tomam muito tempo. Pra mim, elas deveriam apenas ensinar a separar o joio do trigo.


Aulas são desestimulantes quando ministradas por professores incompetentes.

Geralmente são aqueles universitários que pegam licenciatura apenas para garantir uma fuga para o magistério, já prevendo que não teriam capacidade para serem pesquisadores.
Talvez seja o caso. Tenho vários professores com phd em Oxford e o escambau, atuantes na profissão e em pesquisa, mas a didática... não têm nem noção.

Mas cobrar conhecimento de pedagogia de profissionais tão especializados talvez seja sair do foco.
Prefiro do meu jeito, mais autodidata.
King In Crimson escreveu:E os professores deveriam gastar mais tempo elaborando, corrigindo e aplicando provas.


Provas são ótimas para medir a capacidade de memorização e de trapaça... Pena que o propósito das instituições de educação não é ensinar essas duas coisas.[/quote]Em que mundo você vive? O ser humano é preguiçoso e aprende muito a força.

Ah! E tem que memorizar mesmo! Se não, vai deixar paciente morrer porque ignorou nota de rodapé.

Orbe
Mensagens: 906
Registrado em: 27 Set 2007, 04:29
Gênero: Masculino

Re: Re.: Pq vc não é um professor de merda?

Mensagem por Orbe »

King In Crimson escreveu:
Orbe escreveu:
King In Crimson escreveu:Aulas são desestimulantes e tomam muito tempo. Pra mim, elas deveriam apenas ensinar a separar o joio do trigo.


Aulas são desestimulantes quando ministradas por professores incompetentes.

Geralmente são aqueles universitários que pegam licenciatura apenas para garantir uma fuga para o magistério, já prevendo que não teriam capacidade para serem pesquisadores.
Talvez seja o caso. Tenho vários professores com phd em Oxford e o escambau, atuantes na profissão e em pesquisa, mas a didática... não têm nem noção.

Mas cobrar conhecimento de pedagogia de profissionais tão especializados talvez seja sair do foco.


Não acho não. Se eles querem dar aulas, que desçam do pedestal e aprendam sobre pedagogia.


King In Crimson escreveu:
Orbe escreveu:
King In Crimson escreveu:E os professores deveriam gastar mais tempo elaborando, corrigindo e aplicando provas.


Provas são ótimas para medir a capacidade de memorização e de trapaça... Pena que o propósito das instituições de educação não é ensinar essas duas coisas.


Em que mundo você vive? O ser humano é preguiçoso e aprende muito a força.

Ah! E tem que memorizar mesmo! Se não, vai deixar paciente morrer porque ignorou nota de rodapé.


Preguiça ou aulas ruins? Eu acredito mais na segunda opção. Já vi professores pegarem turmas que eram o "problema" da escola e fazerem os alunos irem para a sala de aula com prazer e aprenderem por interesse no lugar de aprender por coação.

Você está jogando o problema nos alunos. Eu afirmo que o problema são os professores.

Quanto a memorização, ela é útil, mas não é o principal. Qualquer imbecil memoriza informações. Saber o que fazer com a informação memorizada é que realmente importa.

Avatar do usuário
King In Crimson
Mensagens: 3856
Registrado em: 25 Out 2005, 01:23

Re: Re.: Pq vc não é um professor de merda?

Mensagem por King In Crimson »

Orbe escreveu:
King In Crimson escreveu:
Orbe escreveu:
King In Crimson escreveu:Aulas são desestimulantes e tomam muito tempo. Pra mim, elas deveriam apenas ensinar a separar o joio do trigo.


Aulas são desestimulantes quando ministradas por professores incompetentes.

Geralmente são aqueles universitários que pegam licenciatura apenas para garantir uma fuga para o magistério, já prevendo que não teriam capacidade para serem pesquisadores.
Talvez seja o caso. Tenho vários professores com phd em Oxford e o escambau, atuantes na profissão e em pesquisa, mas a didática... não têm nem noção.

Mas cobrar conhecimento de pedagogia de profissionais tão especializados talvez seja sair do foco.


Não acho não. Se eles querem dar aulas, que desçam do pedestal e aprendam sobre pedagogia.
Prefiro que eles aprendam mais sobre os respectivos campos, sendo mais úteis na hora de serem preceptores de projetos de extensão ou gerando conhecimento científico.

Aluninho quer tudo na mão?! Pede pra sair!

Orbe
Mensagens: 906
Registrado em: 27 Set 2007, 04:29
Gênero: Masculino

Re: Re.: Pq vc não é um professor de merda?

Mensagem por Orbe »

King In Crimson escreveu:Prefiro que eles aprendam mais sobre os respectivos campos, sendo mais úteis na hora de serem preceptores de projetos de extensão ou gerando conhecimento científico.

Aluninho quer tudo na mão?! Pede pra sair!


Você esta invertendo a lógica da relação professor-aluno. O professor é empregado do aluno e não o contrário. O professor é que deve fazer o possível para que todos aprendam.

Óbvio que o aluno deve se esforçar também. Mas a responsabilidade maior é do professor. Ele é que é pago por nossos impostos (ou mensalidades) para ensinar. E ele deve prestar o serviço satisfatoriamente ou ir fazer outra coisa.

Também prefiro que os grandes doutores se dediquem a pesquisa. Mas se eles tem que entrar ou decidem entrar em uma sala de aula, devem fazer o trabalho direito. Se estou pagando, quero uma aula decente.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Re.: Pq vc não é um professor de merda?

Mensagem por Fernando Silva »

King In Crimson escreveu:Provas são ótimas para medir a capacidade de memorização e de trapaça... Pena que o propósito das instituições de educação não é ensinar essas duas coisas.

1. Algumas coisas têm que ser decoradas, outras têm que ser entendidas. Você consegue fazer contas sem ter decorado a taboada? Consegue analisar o resultado de uma combinação de compostos químicos sem ter decorado um monte de fatos sobre eles?

2. Problemático ou não, há algum outro modo de medir conhecimento que possa ser aplicado nas escolas?

Orbe
Mensagens: 906
Registrado em: 27 Set 2007, 04:29
Gênero: Masculino

Re: Re.: Pq vc não é um professor de merda?

Mensagem por Orbe »

Fernando Silva escreveu:
King In Crimson escreveu:Provas são ótimas para medir a capacidade de memorização e de trapaça... Pena que o propósito das instituições de educação não é ensinar essas duas coisas.

1. Algumas coisas têm que ser decoradas, outras têm que ser entendidas. Você consegue fazer contas sem ter decorado a taboada? Consegue analisar o resultado de uma combinação de compostos químicos sem ter decorado um monte de fatos sobre eles?

2. Problemático ou não, há algum outro modo de medir conhecimento que possa ser aplicado nas escolas?


1 - Não é necessário decorar a taboada para realizar uma multiplicação. Basta saber como funciona essa operação. Claro que decorar a taboada pode facilitar. Mas não é imprescindível. Eu mesmo nunca decorei. Já sobre química não posso falar, pois nem lembro mais o que estudei no ensino médio...

2 - Trabalhos e atividades bem planejadas são muito mais úteis na avaliação de uma turma de alunos do que uma prova. Debates, pesquisas, dinâmicas, relatórios de visitas à instituições, jogos, observação diária do aluno, redação de um jornal escolar, criação de um site, webquests... Há tantas formas de se avaliar. Não vejo motivos para limitar a avaliação a um único dia e uma única forma.

Avatar do usuário
King In Crimson
Mensagens: 3856
Registrado em: 25 Out 2005, 01:23

Re.: Pq vc não é um professor de merda?

Mensagem por King In Crimson »

Debates, pesquisas, dinâmicas, relatórios de visitas à instituições, jogos, observação diária do aluno, redação de um jornal escolar, criação de um site, webquests
Aluno mesmo gosta tanto dessas coisas como das provas.

Você parece que é da área de humanas, onde, no final das contas, se aprende o que quer.
Nem sempre pode ser assim.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Re.: Pq vc não é um professor de merda?

Mensagem por Fernando Silva »

King In Crimson escreveu:
Debates, pesquisas, dinâmicas, relatórios de visitas à instituições, jogos, observação diária do aluno, redação de um jornal escolar, criação de um site, webquests
Aluno mesmo gosta tanto dessas coisas como das provas.

Você parece que é da área de humanas, onde, no final das contas, se aprende o que quer.
Nem sempre pode ser assim.

Em Medicina, Física, Engenharia, Química e outras áreas que lidam com fatos, é preciso decorar um monte de informação para, em cima delas, contruir o resto e deduzir coisas novas.
Não tem jeito. Não há como se chegar a novas idéias sem ter os fatos já estabelecidos na cabeça para consulta rápida.
Se fosse assim, qualquer um poderia ser médico. Bastaria consultar os livros e aprender na hora.

Orbe
Mensagens: 906
Registrado em: 27 Set 2007, 04:29
Gênero: Masculino

Re.: Pq vc não é um professor de merda?

Mensagem por Orbe »

Se fosse assim, qualquer um poderia ser professor. Bastaria consultar os livros e aprender na hora.

Esse é o pensamento que reina em nossa sociedade. E o resultado está aí para todos verem. Nem preciso falar de como anda a educação no Brasil, não é? :emoticon8:

Nas humanas não se aprende o que se quer e nas exatas a memorização não é obrigatória.

Há objetivos bem claros em qualquer curso superior de ciências humanas. Se os professores deixam os graduandos formarem-se sem ter cumprido os objetivos, é falha deles e não das ciências humanas.

Em exatas a memorização ajuda muito, mas não é obrigatória. Não estamos mais na cultura oral em que os indíviduos precisam memorizar tudo para passar aos seus descendentes. Temos livros, CDs, DVDs, internet... Depois de cursar a universidade e saber o que fazer com a informação, você só precisa saber onde consultar caso esqueça algo.

Avatar do usuário
Res Cogitans
Mensagens: 5575
Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
Localização: Hell de Janeiro

Re.: Pq vc não é um professor de merda?

Mensagem por Res Cogitans »

Muitos reclamam que a profissão de professor não tem o devido reconhecimento. Entretanto, fica difícil reconhecer um profissional onde "qualquer um" exerce a profissão. Ensinar não é sinônimo de "falar sobre", por isso não é qualquer Zé Ruela que pode dar aula. Existe um conjunto de conhecimentos específicos sobre como gerir o processo de ensino-aprendizagem E isso é DIFERENTE de ter o domínio dos conteúdos a serem ensinados. Ou seja, para ensinar física, filosofia ou mandarim você precisa saber física, filosofia ou mandarim & saber como ENSINAR de maneira EFICIENTE física, filosofia ou mandarim.

Quanto mais eu leio sobre educação baseada em evidências científicas, mais me dou conta que a maioria dos que dão aula deveriam ter vergonha do seu trabalho. Eles são qualquer coisa menos professores, PRINCIPALMENTE os universitários. Nunca tive um número tão grande de professores sem a mínima noção de princípios didáticos quanto na universidade. Com "bons" pesquisadores que são, deveriam se dar ao trabalho de procurar quais metodologias são mais eficazes, fazendo enfim, algo que condiga com a profissão que exercem e com o salário que ganham.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Avatar do usuário
Tally
Mensagens: 713
Registrado em: 17 Dez 2007, 16:51

Re.: Pq vc não é um professor de merda?

Mensagem por Tally »

Vamos nos entender...Nunca vi merda indo à escola, pagando faculdade,ou fazendo provas, pesquisando para teses...Mas já vi sendo graduados professores, que poderiam muito bem dar aula para
elas, caso aparecessem por lá.Não faria diferença.Quem faz a diferença não é o professor, é o aluno
Escolho meus inimigos a dedo,
porque não dou a qualquer um a honra de me enfrentar..
Aos que me invejam, desejo vida longa,
para que assistam DE PÉ como se vence na vida...

Avatar do usuário
Tally
Mensagens: 713
Registrado em: 17 Dez 2007, 16:51

Re.: Pq vc não é um professor de merda?

Mensagem por Tally »

desculpem o palavrão
Escolho meus inimigos a dedo,
porque não dou a qualquer um a honra de me enfrentar..
Aos que me invejam, desejo vida longa,
para que assistam DE PÉ como se vence na vida...

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re.: Pq vc não é um professor de merda?

Mensagem por Apo »

No meu tempo, dar aula significava muito mais do que ser estudioso ou expert em algum assunto.
Precisa-se, além de saber transmitir com clareza e método, empatizar com o público a que se destina a mensagem. Ensinar não é um monólogo. É uma via de duas mãos. Sem feed-back constante, ficá-se apenas como um palestrante. Não há certeza de que o ensino se consumou.
Outra questão importante é a avaliação. Quem não sabe lecionar, fica virado para o quadro negro o tempo todo, não olha para a platéia assistente de forma a trocar com ela o conteúdo e portanto progredir. Sendo assim, não pode avaliar. Sem avaliação, o aluno que chegue às suas conclusões sobre o aprendizado de forma autodidata. Ou seja, mais da metade da função pedagógica se perde aqui.

Quando era permitido dar aulas na graduação sem ter o diploma de mestre ( agora não é mais ), fiz um pós que chamava "Metodologia do Ensino Superior". E mesmo assim, acho que é preciso mais do que isto, muita vocação e prática.

De resto, é muito fácil definir um bom professor: é aquele que faz querer aprender mesmo que a gente não tenha a menor intenção disto. Deixa marcas. E nenhum é como ele.

Poucas coisas dão tão certo do que a interação entre um bom mestre e um bom aluno.
Imagem

Avatar do usuário
clara campos
Moderadora
Mensagens: 3356
Registrado em: 02 Abr 2006, 15:42
Contato:

Re.: Pq vc não é um professor de merda?

Mensagem por clara campos »

Não sei se sou uma professora de merda. Nos piores momentos penso que sim.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Re.: Pq vc não é um professor de merda?

Mensagem por Apo »

clara campos escreveu:Não sei se sou uma professora de merda. Nos piores momentos penso que sim.


Normal. Nos piores momentos todos da vida, pessoas normais se acham merdas.
Imagem

Avatar do usuário
lepiso74
Mensagens: 144
Registrado em: 19 Jul 2007, 00:02
Gênero: Masculino
Localização: Belém - PA

Re: Re.: Pq vc não é um professor de merda?

Mensagem por lepiso74 »

Apo escreveu:

De resto, é muito fácil definir um bom professor: é aquele que faz querer aprender mesmo que a gente não tenha a menor intenção disto. Deixa marcas. E nenhum é como ele.


Tive alguns professores assim (poucos). E nunca os esqueci.

Leo
Mensagens: 2784
Registrado em: 01 Nov 2005, 12:29
Contato:

Re.: Pq vc não é um professor de merda?

Mensagem por Leo »

Até agora minha experiência em sala de aula é mínima, pois dei aulas de Geografia por um ano num curso pré-vestibular "popular", que de popular não tinha nada, pois era apenas uma proto-maquininha de caça-níquel e de exploração de mão-de-obra semi-qualificada, cobrando R$ 30,00 de estudantes pobres e pagando somente a passagem dos professores, e no fim das contas, eu estava pagando para dar aula, aí terminou o ano e resolvi sair fora para de dedicar ao projeto de estágio interno que participo na UERJ.

A avaliação que eu faço da minha experiência é razoável, considerando a proposta de um curso pré-vestibular, que não é a de formar os sujeitos, mas sim ensina-los a se dar bem em algumas provas.

Agora, quando eu estiver no ensino fundamental e médio a coisa deverá ser beeem diferente, pois a responsabilidade é trilhões de vezes maior, e a luta para não se tornar um professor de merda deverá ser uma prioridade. E o que farei para realizar este objetivo? Encontrar meios para não tornar o ensino da Geografia uma coisa chata, simplória e panfletária, assim como tentar dar conta da pluralidade e complexidade de uma sala de aula, ainda mais se tratando do ensino público.

Mas se eu seguir a carreira acadêmica a coisa será bem mais fácil, não em termos de responsabilidade da função que estarei desempenhando, mas sim pelo fato de que terei de me dedicar a um campo específico que pretendo me especializar em Geografia, sem falar no perfil dos estudantes...

Obs: Minhas aulas de Didática também foram inúteis. A professora só fazia testemunhos das experiências dela e durante um semestre só indicou três leituras a serem feitas. Uma comédia. Tive que chutar o balde para que neste período eu me inscreva novamente em Didática, mas com outra professora.

Avatar do usuário
Tally
Mensagens: 713
Registrado em: 17 Dez 2007, 16:51

Mensagem por Tally »

A vida é interessante. Eu sempre tive memória fotográfica e uma queda por matérias que ninguém geralmente gostava:Gramática, Geografia, História, Ciências, entre outras.

Bem,minha professora da 1º série do 1º grau, a quem eu adorava,nunca percebeu que das matérias que ela lecionava eu era boa em quase todas, menos em Matemática e "Prendas Domésticas. (essa ñ contava pontos, mas contava para ir à exame)
A da segunda série pelo contrário, percebeu e em vez de investir em meus pontos fracos,investiu nos bons.Deu certo.
Eu me formei em primeiro lugar, de todas as séries do colégio.
Mas nunca me lembro de ter estudado ou feito pesquisa.
Lia muitos livros de História e Geografia, sem serem os da escola, mas lia porque gostava.Lia também José de Alencar e quem já o leu, sabe quão vasto é o vocabulário dele. Li também toda coleção de Machado de Assis, Monteiro Lobato (adulto e criança)e outras mais.Hoje, não vejo isso.

Não vejo as crianças gostando de professoras e muito menos lendo um livro, que preste. Vejo sim, quando é feita uma pesquisa, ou a exigência de se ler um determinado livro,os alunos puxarem downloads de resumos na Net. Escrevem mal e nem sabem regras de pontuação. Vocabulário para eles é alguns grunhidos e acentuação inexiste.Til ?È nome de um livro de José de Alencar, assim o disse meu sobrinho, uma vez.( pior que também existe esse livro)

É uma tristeza.Os professores, sabem de tudo isso, e os poucos que se incomodam, como alguns que aqui vi,desistem logo aos primeiros anos de exercicio da profissão.Gostaria muito de saber o que se perdeu ao longo do caminho durante esses anos, . Aonde foi que começou esse caminho turbulento para a ignorância total?Não sei.
Escolho meus inimigos a dedo,
porque não dou a qualquer um a honra de me enfrentar..
Aos que me invejam, desejo vida longa,
para que assistam DE PÉ como se vence na vida...

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re.: Pq vc não é um professor de merda?

Mensagem por Apo »

:emoticon61:

PRENDAS DOMÉSTICAS?????


Onde e em que século isto????
Imagem

Avatar do usuário
Tally
Mensagens: 713
Registrado em: 17 Dez 2007, 16:51

Re.: Pq vc não é um professor de merda?

Mensagem por Tally »

Oras, no passado, evidente.Que você queria? Eu estudei em colégio de freiras, querido!!!!!!!!!!
Escolho meus inimigos a dedo,
porque não dou a qualquer um a honra de me enfrentar..
Aos que me invejam, desejo vida longa,
para que assistam DE PÉ como se vence na vida...

Trancado