Ensino da evolução termina em demissão nos EUA

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Ateu Tímido
Mensagens: 8921
Registrado em: 17 Out 2005, 00:04
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Ensino da evolução termina em demissão nos EUA

Mensagem por Ateu Tímido »

Ensino da evolução termina em demissão nos EUA

Ralph Blumenthal

Imagem

Depois de 27 anos como professora de ciências e de nove anos como diretora de ciências na Agência de Educação do Texas, Christine Castillo Comer disse que não acreditava que tivesse de se manter "neutra" quanto ao ensino da teoria da evolução. "Não é apenas uma boa idéia; é a lei", disse Christine, mencionando o currículo de ciências do Estado.
Mas ela terminou por perder o emprego, depois de encaminhar a algumas pessoas uma mensagem de email sobre uma palestra quanto à evolução e o chamado criacionismo - "um assunto sobre o qual a agência deve permanecer neutra", de acordo com a carta de demissão que ela recebeu no mês passado, acusando-a de diversos casos de "insubordinação" e "delitos de conduta" e de se opor ao criacionismo, a doutrina de acordo com a qual a vida surgiu de um "criador inteligente".

A decisão, que causou incômodo aos profissionais de ciências desde que foi divulgada, na semana passada, é um prelúdio para a batalha esperada no começo do ano que vem quanto à reforma dos padrões estaduais de educação científica, entre os quais o ensino da teoria da evolução. Debbie Ratcliffe, porta-voz da agência estadual de educação, em Austin, disse que Christine "se demitiu. Ela não foi demitida".

"Nosso trabalho", disse Radcliffe, "é impor as leis e regulamentados aprovados pelo Legislativo e pelo conselho de educação estadual, e não defender nossas opiniões e crenças pessoais".

Christine contestou essa descrição do caso, em diversas entrevistas, seus primeiros comentários mais extensos sobre a situação. Ela reconheceu ter encaminhado a um fórum científico local um email do Centro Nacional de Educação Científica sobre uma palestra, em Austin, de Barbara Forrest, professora de filosofia na Universidade do Sudeste da Louisiana, sobre "o cavalo de tróia do criacionismo". Forrest serviu como testemunha especializada em um caso judicial decidido em 2005, que terminou com a proibição do ensino da teoria da criação inteligente nas escolas de Dover, Pensilvânia.

"Não sei de que maneira se pode afirmar que assumi uma posição ao encaminhar um convite para uma palestra, da mesma forma que encaminharia um aviso sobre aquecimento global ou pesquisas de células-tronco", ela afirma. "Eu envio toda espécie de mensagem e nunca fui acusada de endossar o conteúdo que elas portam".

Mas Christine declarou que, como profissional do ensino de ciências, ela "defende a boa ciência", e, no que tange ao ensino da teoria da evolução, "não creio que seja preciso muito esforço de imaginação para saber minha posição".

Christine disse que os funcionários do departamento estadual de educação parecem incertos, recentemente, quanto ao currículo obrigatório quanto à evolução. Seu trabalho sempre envolveu responder a dúvidas sobre o ensino da teoria da evolução, disse a educadora, que acrescenta sempre ter respondido que o conselho estadual de educação apóia o ensino da teoria da evolução nas escolas texanas.

Mas alguns meses atrás, em resposta a uma carta, Christine disse que foi instruída a remover sua formulação habitual quanto ao apoio do conselho ao ensino da evolução, e a citar textualmente, em lugar disso, a linguagem exata dos padrões escolares de biologia, tais como formulados para o teste geral de conhecimento educacional do Estado.

O padrão afirma que "o estudante conhece a teoria da evolução biológica", e deve "identificar provas de mudança em espécies usando fósseis, seqüências de DNA, similaridades anatômicas e fisiológicas, e embriologia", bem como "ilustrar resultados da seleção natural na especiação, diversidade, filogenia, adaptação, comportamento e extinção".

Os padrões adotados em 1998 devem passar por revisão decenal e possível reformulação no ano que vem, depois que o conselho estadual de educação, um órgão eletivo formado por 15 pessoas, começar sua sessão anual, em fevereiro. A possível reforma terá implicações sérias para o setor de livros didáticos que movimenta bilhões de dólares anuais nos Estados Unidos. O presidente do conselho, Don McLeroy, dentista e professor de religião em uma escola dominical em College Station, já fez palestras defendendo a teoria da criação inteligente.

Ratcliffe, a porta-voz da agência de educação, disse que McLeroy não esteve envolvido na demissão de Christine. Christine afirma que, pouco mais de uma hora depois de encaminhar a terceiros o e-mail enviado sobre a palestra de Forrester, ela foi chamada à sala de Lizzette Reynolds, comissária assistente de política educacional, que havia visto a mensagem e a considerava como "delito passível de demissão". Christine diz que não faz idéia de como Reynolds, que trabalhou no setor federal de educação e foi assessora de George W. Bush quando este foi governador do Texas, recebeu tão rápido a mensagem, e se lembra de ter pensando "o que é isso, a polícia do pensamento?"

Pressionada, diz Christine, ela enviou uma retratação, pedindo que os destinatários desconsiderassem sua mensagem anterior. Mas Christine, divorciada, mãe de uma filha e filho adultos e responsável pelo sustento de um pai adoecido, teve de deixar o emprego, que lhe rendia US$ 60 mil ao ano. Ela apresentou sua demissão em 7 de novembro. Nem Christine nem a agência haviam comentado o caso antes que o jornal Austin American - Statesman obtivesse uma cópia dos documentos, na semana passada.

Christine disse que Tom Shindell, diretor de desenvolvimento organizacional, a havia informado que devia se demitir ou seria demitida por uma série de apresentação não autorizadas em reuniões profissionais, e outras transgressões. Christine conta que perguntou: "Tom, estou sendo demitida por causa da teoria da evolução?"

The New York Times

http://img.terra.com.br/i/2007/12/04/64 ... 47-it2.jpg

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re.: Ensino da evolução termina em demissão nos EUA

Mensagem por Fernando Silva »

E depois os crentelhos perguntam por que os ateus se preocupam tanto em combater a religião...

Avatar do usuário
Malamen
Mensagens: 1141
Registrado em: 08 Nov 2005, 11:23
Localização: 127.0.0.1
Contato:

Re.: Ensino da evolução termina em demissão nos EUA

Mensagem por Malamen »

Puta que os pariu...
Imagem

Avatar do usuário
zencem
Mensagens: 4452
Registrado em: 29 Out 2005, 19:41

Re: Re.: Ensino da evolução termina em demissão nos EUA

Mensagem por zencem »

Fernando Silva escreveu:E depois os crentelhos perguntam por que os ateus se preocupam tanto em combater a religião...


É o fim do mundo... O apocalipse!!!

A America, como representante do obscurantismo, se assemelhando aos Maometanos!!!

O Binladem detonou o WTCenter e o Bush a Estátua da Liberdade.

Resta-nos, ainda, a Europa.

Felizmente. :emoticon6:
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".


500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:


Avatar do usuário
Jeanioz
Mensagens: 5473
Registrado em: 27 Set 2006, 16:13
Gênero: Masculino
Localização: Curitiba - Paraná

Re: Re.: Ensino da evolução termina em demissão nos EUA

Mensagem por Jeanioz »

zencem escreveu:Resta-nos, ainda, a Europa.


Ênfase no "ainda".

Aliás, já não fizeram ameaças lá? :emoticon26:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte


"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Avatar do usuário
Sorrelfa
Mensagens: 2441
Registrado em: 27 Mar 2007, 10:21
Gênero: Masculino
Localização: Rua Sem entrada e Sem saida, Nº Infinito
Contato:

Re.: Ensino da evolução termina em demissão nos EUA

Mensagem por Sorrelfa »

É G-zuiz É g-zuiz voltando !!!
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !

Avatar do usuário
Dick
Mensagens: 1712
Registrado em: 21 Nov 2006, 16:25

Re.: Ensino da evolução termina em demissão nos EUA

Mensagem por Dick »

"o cavalo de tróia do criacionismo". É exatamente isto. A imbecilidade coletiva crentóide não será freada com a "imparcialidade", com a tolerância que o estado exerce (e milita) em relação às religiões. Como eu sempre digo, faltam intelectuais sem rabo preso para irem à patuléia colocar os pingos nos is. Enquanto os (supostos) ateus se mantiverem em uma posição de "é só para mim, não sou militante", terão que conviver cada vez mais com notícias como esta. Quem sabe, assim, seus filhinhos se desenvolvam com a glória de gesuís no coraçaum... tudo em nome do pluralismo!

Criacionistas que querem educar com esta mitologia são um bando de criminosos violentadores de criança.
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Avatar do usuário
spink
Mensagens: 3106
Registrado em: 08 Nov 2005, 11:10
Gênero: Masculino
Contato:

Re.: Ensino da evolução termina em demissão nos EUA

Mensagem por spink »

ano que vem essa raça vai ser varrida do poder.
o problema é quem será o vitorioso democrata.
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).

Avatar do usuário
Bellé
Mensagens: 542
Registrado em: 18 Mai 2007, 10:15
Gênero: Masculino
Localização: Frederico Westphalen - RS

Re.: Ensino da evolução termina em demissão nos EUA

Mensagem por Bellé »

Recebemos o que merecemos e dificilmente
questionamos o que temos por verdade...

...que "povinho" esses americanos!!!

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
O poder é parte da fraqueza de um homem sem deus...

Bellé

Avatar do usuário
Bellé
Mensagens: 542
Registrado em: 18 Mai 2007, 10:15
Gênero: Masculino
Localização: Frederico Westphalen - RS

Re.: Ensino da evolução termina em demissão nos EUA

Mensagem por Bellé »

Onde estão os outros americanos???
O poder é parte da fraqueza de um homem sem deus...

Bellé

Avatar do usuário
Tulio
Administrador
Mensagens: 4928
Registrado em: 31 Out 2005, 04:35
Gênero: Masculino

Re.: Ensino da evolução termina em demissão nos EUA

Mensagem por Tulio »

Vergonhoso!
TULIO

ImagemWE ARE ALL MONKEYS

Avatar do usuário
edmar
Mensagens: 81
Registrado em: 09 Dez 2007, 10:32

Re.: Ensino da evolução termina em demissão nos EUA

Mensagem por edmar »

Evolução é teoria.
Todas as críticas aos criacionistas é valida para os evolucionistas.
A diferença é que uns acreditam no Deus vivo Criador.
Otros no acaso.
Aos amigos ateus e céticos:Não crer que Deus é o criador,é crer na inteligência do acaso.O acaso não possui inteligência para ser criador de coisas tão complexas.
A fé de vocês em crer no "acaso criador" se compara,em volume,a nossa fé em Deus.
Talvez se vocês fossem cristãos,com essa mentalidade,provavelmente seriam fanáticos extremistas.
Vocês pensam não crer em nada,mas na verdade são os maiores crentes,pois insistem em não crer no que é óbvio.Para isso é preciso realmente ter fé.

Avatar do usuário
edmar
Mensagens: 81
Registrado em: 09 Dez 2007, 10:32

Re.: Ensino da evolução termina em demissão nos EUA

Mensagem por edmar »

As escolas devem ensinar ciência-mas deixando claro que são apenas teorias.
Cabe as igrejas esclarecer sobre a criação.
Aos amigos ateus e céticos:Não crer que Deus é o criador,é crer na inteligência do acaso.O acaso não possui inteligência para ser criador de coisas tão complexas.
A fé de vocês em crer no "acaso criador" se compara,em volume,a nossa fé em Deus.
Talvez se vocês fossem cristãos,com essa mentalidade,provavelmente seriam fanáticos extremistas.
Vocês pensam não crer em nada,mas na verdade são os maiores crentes,pois insistem em não crer no que é óbvio.Para isso é preciso realmente ter fé.

Avatar do usuário
edmar
Mensagens: 81
Registrado em: 09 Dez 2007, 10:32

Re.: Ensino da evolução termina em demissão nos EUA

Mensagem por edmar »

1 NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
2 Ele estava no princípio com Deus.
3 Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
4 Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.

Só para lembrar...
A verdade continuará a ser pregada.
Aos amigos ateus e céticos:Não crer que Deus é o criador,é crer na inteligência do acaso.O acaso não possui inteligência para ser criador de coisas tão complexas.
A fé de vocês em crer no "acaso criador" se compara,em volume,a nossa fé em Deus.
Talvez se vocês fossem cristãos,com essa mentalidade,provavelmente seriam fanáticos extremistas.
Vocês pensam não crer em nada,mas na verdade são os maiores crentes,pois insistem em não crer no que é óbvio.Para isso é preciso realmente ter fé.

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re.: Ensino da evolução termina em demissão nos EUA

Mensagem por Apáte »

Não!

No princípio, existia apenas o Universo. Dele, por desmembramento, surgiram a Terra, o Inferno, a Noite, a Escuridão Profunda e o Impulso Amoroso.
Deste impulso, as entidades pararam de se reproduzir perdendo partes para reproduzir juntando suas partes, dando origem aos mais belos seres existentes.
Daí, a Terra fez o Céu, e este a fecundou.
Tempos depois, mortais povoavam e destruiam esta Terra que a eles deu-lhe a vida.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Avatar do usuário
vega!
Mensagens: 155
Registrado em: 08 Dez 2007, 00:27

Re.: Ensino da evolução termina em demissão nos EUA

Mensagem por vega! »

Acho que deveriam voltar as aulas de religião por causa disso.
Em ciências ensinariam a criação segundo os cientistas e religião segundo a Bíblia
VEGA SCORPIUS

Avatar do usuário
DIG
Mensagens: 2554
Registrado em: 19 Jun 2006, 13:33
Gênero: Masculino

Re: Re.: Ensino da evolução termina em demissão nos EUA

Mensagem por DIG »

edmar escreveu:Evolução é teoria.




Você sabe o que é TEORIA em linguagem científica? Não, né?

Avatar do usuário
DIG
Mensagens: 2554
Registrado em: 19 Jun 2006, 13:33
Gênero: Masculino

Re: Re.: Ensino da evolução termina em demissão nos EUA

Mensagem por DIG »

vega! escreveu:Acho que deveriam voltar as aulas de religião por causa disso.
Em ciências ensinariam a criação segundo os cientistas e religião segundo a Bíblia




1-E porque eu, como contribuinte, teria que pagar essas aulas em escola pública, achando-as 1 lixo? Tenho que pagar pra transmitirem mentiras pras crianças :emoticon5: ?
2-E porque ensinar justo a p**** da Bíblia? Que tal 1s aulinhas de Thelema, Satanismo Moderno do La Vey, Quimbanda...ah é, aí vocês diriam não :emoticon10: ...

Avatar do usuário
edmar
Mensagens: 81
Registrado em: 09 Dez 2007, 10:32

Re: Re.: Ensino da evolução termina em demissão nos EUA

Mensagem por edmar »

DIG escreveu:
edmar escreveu:Evolução é teoria.




Você sabe o que é TEORIA em linguagem científica? Não, né?

É irrelevante,pois a ciência não pode explicar a existêcia de nada por completo,sempre esbarram na verdade-Deus-mas se recusam a aceitar.O que por um lado é bom pois descobrem mais coisas,mas nada pode tirar a glória de Deus por criar tudo que existe.
Aos amigos ateus e céticos:Não crer que Deus é o criador,é crer na inteligência do acaso.O acaso não possui inteligência para ser criador de coisas tão complexas.
A fé de vocês em crer no "acaso criador" se compara,em volume,a nossa fé em Deus.
Talvez se vocês fossem cristãos,com essa mentalidade,provavelmente seriam fanáticos extremistas.
Vocês pensam não crer em nada,mas na verdade são os maiores crentes,pois insistem em não crer no que é óbvio.Para isso é preciso realmente ter fé.

Avatar do usuário
edmar
Mensagens: 81
Registrado em: 09 Dez 2007, 10:32

Re: Re.: Ensino da evolução termina em demissão nos EUA

Mensagem por edmar »

DIG escreveu:
vega! escreveu:Acho que deveriam voltar as aulas de religião por causa disso.
Em ciências ensinariam a criação segundo os cientistas e religião segundo a Bíblia




1-E porque eu, como contribuinte, teria que pagar essas aulas em escola pública, achando-as 1 lixo? Tenho que pagar pra transmitirem mentiras pras crianças :emoticon5: ?
2-E porque ensinar justo a p**** da Bíblia? Que tal 1s aulinhas de Thelema, Satanismo Moderno do La Vey, Quimbanda...ah é, aí vocês diriam não :emoticon10: ...

Se levarem em consideração achar uma matéria um lixo para tirá-la do currículo escolar,então parariam de ensinar matemática,química,física...
A educação religiosa nas escolas deve analisar de forma impessoal todas as religiões.
Deixem para nós,mensageiros de Cristo a disseminação da verdade do evangelho.E com as igrejas a difusão dos ensinamentos bíblicos.
Aos amigos ateus e céticos:Não crer que Deus é o criador,é crer na inteligência do acaso.O acaso não possui inteligência para ser criador de coisas tão complexas.
A fé de vocês em crer no "acaso criador" se compara,em volume,a nossa fé em Deus.
Talvez se vocês fossem cristãos,com essa mentalidade,provavelmente seriam fanáticos extremistas.
Vocês pensam não crer em nada,mas na verdade são os maiores crentes,pois insistem em não crer no que é óbvio.Para isso é preciso realmente ter fé.

Avatar do usuário
edmar
Mensagens: 81
Registrado em: 09 Dez 2007, 10:32

Re: Re.: Ensino da evolução termina em demissão nos EUA

Mensagem por edmar »

Apáte escreveu:Não!

No princípio, existia apenas o Universo. Dele, por desmembramento, surgiram a Terra, o Inferno, a Noite, a Escuridão Profunda e o Impulso Amoroso.
Deste impulso, as entidades pararam de se reproduzir perdendo partes para reproduzir juntando suas partes, dando origem aos mais belos seres existentes.
Daí, a Terra fez o Céu, e este a fecundou.
Tempos depois, mortais povoavam e destruiam esta Terra que a eles deu-lhe a vida.

A teoria do big bang talvez pudesse ser incluída no seu conceito de analfabetismo.
Seu preconceito te impede de enxergar que crer no que a ciência diz ser a melhor hipótese é uma escolha,não sinônimo de sabedoria e razão.
Aos amigos ateus e céticos:Não crer que Deus é o criador,é crer na inteligência do acaso.O acaso não possui inteligência para ser criador de coisas tão complexas.
A fé de vocês em crer no "acaso criador" se compara,em volume,a nossa fé em Deus.
Talvez se vocês fossem cristãos,com essa mentalidade,provavelmente seriam fanáticos extremistas.
Vocês pensam não crer em nada,mas na verdade são os maiores crentes,pois insistem em não crer no que é óbvio.Para isso é preciso realmente ter fé.

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re.: Ensino da evolução termina em demissão nos EUA

Mensagem por Apáte »

O que minha cosmogonia tem a ver com o big bang?
Fumou merda?
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Avatar do usuário
Mr. Crowley
Mensagens: 7612
Registrado em: 22 Out 2005, 10:48
Gênero: Masculino
Localização: Londrina/São José dos Campos - PR/SP
Contato:

Re: Re.: Ensino da evolução termina em demissão nos EUA

Mensagem por Mr. Crowley »

vega! escreveu:Acho que deveriam voltar as aulas de religião por causa disso.
Em ciências ensinariam a criação segundo os cientistas e religião segundo a Bíblia


Quem quer saber de religião, que vá ao templo mais próximo de sua preferência.
Imagem

Trancado