Ateu praticante

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Pug!
Mensagens: 674
Registrado em: 30 Jul 2007, 09:04

Ateu praticante

Mensagem por Pug! »

Inspirado no Fernando Silva abro este tópico para malhar nos praticantes da religião ateia :emoticon12:

Aos ateus malvados que pretendem levar-me para os caminhos errados:

:emoticon252: :emoticon255: :emoticon256: :emoticon264: :emoticon263: :emoticon261: :emoticon260: :emoticon259: :emoticon258:

Nunca me converterei, recuso-me a ser um malvado ímpio.
Tome seus ateus malvados:

:emoticon252: :emoticon255: :emoticon256: :emoticon264: :emoticon263: :emoticon261: :emoticon260: :emoticon259: :emoticon258:


Por outro lado, existirá mais ateu do que eu?

Religião - não me importa muito
Deus - Sei lá, acho que sim ou talvez não.
Praticante - desconheço o significado da palavra.
Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Ateu praticante

Mensagem por Fernando Silva »

Pug! escreveu:Praticante - desconheço o significado da palavra.

Também não sei. Não é preciso fazer nada para ser ateu. Já nascemos ateus.
A dificuldade talvez esteja em se livrar das sequelas deixadas pela doutrinação constante desde a infância. Arrancar a superstição pela raiz pode ser doloroso para alguns.
Acho que combater a ditadura e a lavagem cerebral das religiões não é ser ateu militante e sim lutar pela liberdade de pensamento.

Orbe
Mensagens: 906
Registrado em: 27 Set 2007, 04:29
Gênero: Masculino

Re: Ateu praticante

Mensagem por Orbe »

Fernando Silva escreveu:Já nascemos ateus.


Nascemos sem o conhecimento da possibilidade de existência de deuses. E sem o conhecimento do conceito de deus.

Um ateu não é alguem que desconheça deuses ou o conceito de deus. É alguem que nega a existência de deuses depois de já ter acessado as informações sobre pelo menos uma dessas possíveis divindades (definindo de maneira simplificada).

Então, creio que não nascemos ateus.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Ateu praticante

Mensagem por Fernando Silva »

Orbe escreveu:
Fernando Silva escreveu:Já nascemos ateus.


Nascemos sem o conhecimento da possibilidade de existência de deuses. E sem o conhecimento do conceito de deus.

Um ateu não é alguem que desconheça deuses ou o conceito de deus. É alguem que nega a existência de deuses depois de já ter acessado as informações sobre pelo menos uma dessas possíveis divindades (definindo de maneira simplificada).

Então, creio que não nascemos ateus.

Ateu é quem não tem deus, seja lá por qual motivo for.
Talvez você queira dizer "ateu por decisão consciente"

Avatar do usuário
Soviete Supremo
Mensagens: 645
Registrado em: 20 Out 2007, 16:56

Re.: Ateu praticante

Mensagem por Soviete Supremo »

O Dawkins fala ao contrário. Em "O relojoeiro Cego" (o melhor livro do Dawkins, na minha opinião) fala que as pessoas nascem com uma ilusão "criacionista". Que quando olhamos para uma praia, temos a falsa percepção de que há uma força criadora que move as ondas. Muitos chama elas de Deus, Allah, Brahma etc. Somente com o conhecimento da ciência, o indivíduo descobre que é um efeito gravitacional da lua que produz as marés.
“A classe capitalista fornece continuamente à classe operária letras de câmbio por uma parte do produto fornecida pela segunda, mas encampada pela primeira. Mas o operário continua a devolvê-la à classe capitalista, retirando a parte que lhe toca por seu próprio produto. A forma mercadoria do produto e a forma dinheiro da mercadoria dissimulam essas relações.”

O Capital – edição resumida - Karl Marx e Julian Borchardt - 7ª edição – pág.139

BiRdOfPrEy
Mensagens: 48
Registrado em: 08 Dez 2007, 19:50

Mensagem por BiRdOfPrEy »

também nascemos iletrados :emoticon16:
---------------------------------------
A arte suprema: não fazer mal

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Re.: Ateu praticante

Mensagem por Fernando Silva »

Soviete Supremo escreveu:O Dawkins fala ao contrário. Em "O relojoeiro Cego" (o melhor livro do Dawkins, na minha opinião) fala que as pessoas nascem com uma ilusão "criacionista". Que quando olhamos para uma praia, temos a falsa percepção de que há uma força criadora que move as ondas. Muitos chama elas de Deus, Allah, Brahma etc. Somente com o conhecimento da ciência, o indivíduo descobre que é um efeito gravitacional da lua que produz as marés.

Não sei. Não me deram essa chance.

BiRdOfPrEy
Mensagens: 48
Registrado em: 08 Dez 2007, 19:50

Re: Re.: Ateu praticante

Mensagem por BiRdOfPrEy »

Soviete Supremo escreveu:O Dawkins fala ao contrário. Em "O relojoeiro Cego" (o melhor livro do Dawkins, na minha opinião) fala que as pessoas nascem com uma ilusão "criacionista". Que quando olhamos para uma praia, temos a falsa percepção de que há uma força criadora que move as ondas. Muitos chama elas de Deus, Allah, Brahma etc. Somente com o conhecimento da ciência, o indivíduo descobre que é um efeito gravitacional da lua que produz as marés.


sim... ele cita trabalho de psicologos noutros livros. Somos "criacionistas" naturais... porque somos também teleologistas naturais. Vemos intenções racionais no mundo inanimado (somos animistas naturais quando crianças portanto). Isso acontece provavelmente porque temos uma teoria da mente, ou seja, quando falamos com alguém sabemos que esse alguém também tem uma mente (Dawkins foi o primeiro a dar uma explicação de onde isso pode ter vindo... imaginando um tipo de módulo mental que mais tarde foi descoberto... os "neurónios espelho"... de onde nasce a empatia). Essa teoria da mente... como muitas coisas no mundo natural (a cauda do pavão por exemplo)... pode trasnbordar e fazer-nos ver mentes em todo o lado. Por exemplo... quando estamos sós no escuro e ouvimos um barulho é muito natural a pergunta: Quem vem lá?
---------------------------------------
A arte suprema: não fazer mal

Avatar do usuário
Pug!
Mensagens: 674
Registrado em: 30 Jul 2007, 09:04

Re: Ateu praticante

Mensagem por Pug! »

Fernando Silva escreveu:
Pug! escreveu:Praticante - desconheço o significado da palavra.

Também não sei. Não é preciso fazer nada para ser ateu. Já nascemos ateus.
A dificuldade talvez esteja em se livrar das sequelas deixadas pela doutrinação constante desde a infância. Arrancar a superstição pela raiz pode ser doloroso para alguns.
Acho que combater a ditadura e a lavagem cerebral das religiões não é ser ateu militante e sim lutar pela liberdade de pensamento.


Pensa mesmo que a religião é ditadura?

Um europeu está tão habituado à liberdade laica/religiosa que já nem se dá conta de constrangimentos religiosos.
Imagem

Avatar do usuário
Alter-ego
Mensagens: 8329
Registrado em: 25 Out 2005, 16:42
Gênero: Masculino

Re.: Ateu praticante

Mensagem por Alter-ego »

Assim, repito, é sempre mais fácil defender o Maometanismo...
"Noite escura agora é manhã..."

Avatar do usuário
Pug!
Mensagens: 674
Registrado em: 30 Jul 2007, 09:04

Re: Re.: Ateu praticante

Mensagem por Pug! »

Alter-ego escreveu:Assim, repito, é sempre mais fácil defender o Maometanismo...


Minha relativa aversão a religião vem deste tipo de mensagens.

Este tipo de crente destrói a pouca fé que resta.
Imagem

Avatar do usuário
Alter-ego
Mensagens: 8329
Registrado em: 25 Out 2005, 16:42
Gênero: Masculino

Re: Re.: Ateu praticante

Mensagem por Alter-ego »

Pug! escreveu:
Alter-ego escreveu:Assim, repito, é sempre mais fácil defender o Maometanismo...


Minha relativa aversão a religião vem deste tipo de mensagens.

Este tipo de crente destrói a pouca fé que resta.

:emoticon19:
"Noite escura agora é manhã..."

Avatar do usuário
vega!
Mensagens: 155
Registrado em: 08 Dez 2007, 00:27

Mensagem por vega! »

BiRdOfPrEy escreveu:também nascemos iletrados :emoticon16:


owned ! :emoticon16:
VEGA SCORPIUS

Avatar do usuário
Pug!
Mensagens: 674
Registrado em: 30 Jul 2007, 09:04

Re: Re.: Ateu praticante

Mensagem por Pug! »

Alter-ego escreveu:
Pug! escreveu:
Alter-ego escreveu:Assim, repito, é sempre mais fácil defender o Maometanismo...


Minha relativa aversão a religião vem deste tipo de mensagens.

Este tipo de crente destrói a pouca fé que resta.

:emoticon19:



A menos que seja um ímpio do ateísmo :emoticon131:
Imagem

Avatar do usuário
Deise Garcia
Mensagens: 5362
Registrado em: 30 Out 2005, 13:35
Gênero: Feminino

Re.: Ateu praticante

Mensagem por Deise Garcia »

Gente que porre é este?

Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Avatar do usuário
zencem
Mensagens: 4452
Registrado em: 29 Out 2005, 19:41

Re: Re.: Ateu praticante

Mensagem por zencem »

Pug! escreveu:
Alter-ego escreveu:Assim, repito, é sempre mais fácil defender o Maometanismo...


Minha relativa aversão a religião vem deste tipo de mensagens.

Este tipo de crente destrói a pouca fé que resta.


Estás vendo, PUG?

Sectarismo é isto.

Está nele e ecoou em tí; o que significa que você reage à palavra maometanismo.

Quando eu te mostro isso, eu estou apenas apontando uma verdade.

Não estou sendo sectário; estou apenas te conscientizando que este sentimento cultural impede que haja a comunhão natural entre seres racionais e livres.
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".


500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:


Avatar do usuário
Soviete Supremo
Mensagens: 645
Registrado em: 20 Out 2007, 16:56

Re: Re.: Ateu praticante

Mensagem por Soviete Supremo »

Fernando Silva escreveu:
Soviete Supremo escreveu:O Dawkins fala ao contrário. Em "O relojoeiro Cego" (o melhor livro do Dawkins, na minha opinião) fala que as pessoas nascem com uma ilusão "criacionista". Que quando olhamos para uma praia, temos a falsa percepção de que há uma força criadora que move as ondas. Muitos chama elas de Deus, Allah, Brahma etc. Somente com o conhecimento da ciência, o indivíduo descobre que é um efeito gravitacional da lua que produz as marés.

Não sei. Não me deram essa chance.


Tem nas livrarias... não é muito caro, não.
“A classe capitalista fornece continuamente à classe operária letras de câmbio por uma parte do produto fornecida pela segunda, mas encampada pela primeira. Mas o operário continua a devolvê-la à classe capitalista, retirando a parte que lhe toca por seu próprio produto. A forma mercadoria do produto e a forma dinheiro da mercadoria dissimulam essas relações.”

O Capital – edição resumida - Karl Marx e Julian Borchardt - 7ª edição – pág.139

Avatar do usuário
Pug!
Mensagens: 674
Registrado em: 30 Jul 2007, 09:04

Re: Re.: Ateu praticante

Mensagem por Pug! »

zencem escreveu:
Pug! escreveu:
Alter-ego escreveu:Assim, repito, é sempre mais fácil defender o Maometanismo...


Minha relativa aversão a religião vem deste tipo de mensagens.

Este tipo de crente destrói a pouca fé que resta.


Estás vendo, PUG?

Sectarismo é isto.

Está nele e ecoou em tí; o que significa que você reage à palavra maometanismo.

Quando eu te mostro isso, eu estou apenas apontando uma verdade.

Não estou sendo sectário; estou apenas te conscientizando que este sentimento cultural impede que haja a comunhão natural entre seres racionais e livres.


Não é reacção à palavra maometanismo, ao contrário do que alguns pensam, esta não aquece nem arrefece. Particularmente aqui no fórum até me diverte, visto que pensam que esta é relevante para mim.


Faço referência ao modo como religiosos tratam as outras religiões. Isto é o que detesto na religião, incapacidade de tolerar. Felizmente não é uma constante.
Editado pela última vez por Pug! em 09 Dez 2007, 19:21, em um total de 1 vez.
Imagem

Avatar do usuário
Soviete Supremo
Mensagens: 645
Registrado em: 20 Out 2007, 16:56

Re: Ateu praticante

Mensagem por Soviete Supremo »

Pug! escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Pug! escreveu:Praticante - desconheço o significado da palavra.

Também não sei. Não é preciso fazer nada para ser ateu. Já nascemos ateus.
A dificuldade talvez esteja em se livrar das sequelas deixadas pela doutrinação constante desde a infância. Arrancar a superstição pela raiz pode ser doloroso para alguns.
Acho que combater a ditadura e a lavagem cerebral das religiões não é ser ateu militante e sim lutar pela liberdade de pensamento.


Pensa mesmo que a religião é ditadura?

Um europeu está tão habituado à liberdade laica/religiosa que já nem se dá conta de constrangimentos religiosos.


Pug... mesmo um ateu, não é um irreligioso por completo. Ele crê em certas regras e costumes sociais que podem ter origem religiosa. Vários políticos, por exemplo, passam a idéia de predestinação em seus discursos... Como o Maluf em umas campanhas eleitorais atrás que bradava: "farei a melhor administração da minha vida". Como ele pode estar tão certo e sua eficiência? Eu achei que tem um pouco de predestinação nisso aí. Vocação: outro conceito bem religioso também, você não acha?
“A classe capitalista fornece continuamente à classe operária letras de câmbio por uma parte do produto fornecida pela segunda, mas encampada pela primeira. Mas o operário continua a devolvê-la à classe capitalista, retirando a parte que lhe toca por seu próprio produto. A forma mercadoria do produto e a forma dinheiro da mercadoria dissimulam essas relações.”

O Capital – edição resumida - Karl Marx e Julian Borchardt - 7ª edição – pág.139

Avatar do usuário
Pug!
Mensagens: 674
Registrado em: 30 Jul 2007, 09:04

Re: Ateu praticante

Mensagem por Pug! »

Soviete Supremo escreveu:
Pug! escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Pug! escreveu:Praticante - desconheço o significado da palavra.

Também não sei. Não é preciso fazer nada para ser ateu. Já nascemos ateus.
A dificuldade talvez esteja em se livrar das sequelas deixadas pela doutrinação constante desde a infância. Arrancar a superstição pela raiz pode ser doloroso para alguns.
Acho que combater a ditadura e a lavagem cerebral das religiões não é ser ateu militante e sim lutar pela liberdade de pensamento.


Pensa mesmo que a religião é ditadura?

Um europeu está tão habituado à liberdade laica/religiosa que já nem se dá conta de constrangimentos religiosos.


Pug... mesmo um ateu, não é um irreligioso por completo. Ele crê em certas regras e costumes sociais que podem ter origem religiosa. Vários políticos, por exemplo, passam a idéia de predestinação em seus discursos... Como o Maluf em umas campanhas eleitorais atrás que bradava: "farei a melhor administração da minha vida". Como ele pode estar tão certo e sua eficiência? Eu achei que tem um pouco de predestinação nisso aí. Vocação: outro conceito bem religioso também, você não acha?


Eu sou aquele que defende que todos os seres humanos são naturalmente religiosos, isto independentemente de acreditarem ou não em Deus.
Imagem

Avatar do usuário
zencem
Mensagens: 4452
Registrado em: 29 Out 2005, 19:41

Re: Re.: Ateu praticante

Mensagem por zencem »

Pug! escreveu:
zencem escreveu:
Pug! escreveu:
Alter-ego escreveu:Assim, repito, é sempre mais fácil defender o Maometanismo...


Minha relativa aversão a religião vem deste tipo de mensagens.

Este tipo de crente destrói a pouca fé que resta.


Estás vendo, PUG?

Sectarismo é isto.

Está nele e ecoou em tí; o que significa que você reage à palavra maometanismo.

Quando eu te mostro isso, eu estou apenas apontando uma verdade.

Não estou sendo sectário; estou apenas te conscientizando que este sentimento cultural impede que haja a comunhão natural entre seres racionais e livres.


Não é reacção à palavra maometanismo, ao contrário do que alguns pensam, esta não aquece nem arrefece. Particularmente aqui no fórum até me diverte, visto que pensam que esta é relevante para mim.


Faço referência ao modo como religiosos tratam as outras religiões. Isto é o que detesto na religião, incapacidade de tolerar.

Felizmente não é uma constante.


Claro!

São, apenas, circunscritos flashes diários.

Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".


500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:


Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Ateu praticante

Mensagem por Fernando Silva »

Pug! escreveu:Pensa mesmo que a religião é ditadura?

Onde ela consegue, sim. Quem acabou com a Inquisição foi a sociedade, não a ICAR.
Pug! escreveu:Um europeu está tão habituado à liberdade laica/religiosa que já nem se dá conta de constrangimentos religiosos.

A não ser quando aparecem alguns intolerantes querendo matar quem faz caricaturas de personagens da religião deles.

Trancado