Revisionismo Católico

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
m!guell
Mensagens: 44
Registrado em: 11 Dez 2007, 17:23

Revisionismo Católico

Mensagem por m!guell »

A bruxas não existiram (por isso não foram massacradas) e Jesus não expulsou os demónios...

Eu não sei muito sobre revisionismo católico. Quais os pontos? o que negam? Reconhecem ao menos ter massacrado uma mosca.

Se causaram uma só morte... isso não será tão grave como causar um milhão de mortes (uma vez que cada vida é sagrada e não pode ser quantificada)?

Avatar do usuário
DIG
Mensagens: 2554
Registrado em: 19 Jun 2006, 13:33
Gênero: Masculino

Re: Revisionismo Católico

Mensagem por DIG »

m!guell escreveu:A bruxas não existiram (por isso não foram massacradas) e Jesus não expulsou os demónios...

Eu não sei muito sobre revisionismo católico. Quais os pontos? o que negam? Reconhecem ao menos ter massacrado uma mosca.

Se causaram uma só morte... isso não será tão grave como causar um milhão de mortes (uma vez que cada vida é sagrada e não pode ser quantificada)?




Os pontos são:

"Não matamos tanto quanto o comunismo ateu, então nos dêem 1 desconto"

"Na maioria dos casos a gente só assassinava quem já tinha se convertido"

"Os protestantes mataram ainda mais em menos tempo, então dêem 1 desconto²"


Acho que é isso :emoticon19: :emoticon12:

Avatar do usuário
vega!
Mensagens: 155
Registrado em: 08 Dez 2007, 00:27

Re.: Revisionismo Católico

Mensagem por vega! »

Onde você leu sobre o revisionismo católico, não achei nada sobre ele no google
VEGA SCORPIUS

Sr. Incógnito
Mensagens: 741
Registrado em: 03 Ago 2006, 14:16

Mensagem por Sr. Incógnito »

fgbfg
Editado pela última vez por Sr. Incógnito em 13 Dez 2007, 20:03, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Sorrelfa
Mensagens: 2441
Registrado em: 27 Mar 2007, 10:21
Gênero: Masculino
Localização: Rua Sem entrada e Sem saida, Nº Infinito
Contato:

Mensagem por Sorrelfa »

Sr. Incógnito escreveu:A igreja não matou na inquisição.


esse ai pelo jeito...

=

Tapa na macaca:

Imagem

Cheirando cueca:

Imagem

Puxando uma trilha:

Imagem
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !

Avatar do usuário
DIG
Mensagens: 2554
Registrado em: 19 Jun 2006, 13:33
Gênero: Masculino

Mensagem por DIG »

Sr. Incógnito escreveu:A igreja não matou na inquisição.




Errado!

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Re.: Revisionismo Católico

Mensagem por Fedidovisk »

DIG escreveu:
Sr. Incógnito escreveu:A igreja não matou na inquisição.




Errado!


Putz.... :emoticon22:

Avatar do usuário
m!guell
Mensagens: 44
Registrado em: 11 Dez 2007, 17:23

Mensagem por m!guell »

Sr. Incógnito escreveu:A igreja não matou na inquisição.


elabore. Este tópico é para me informar... já que o deus google não ajudou.

Avatar do usuário
vega!
Mensagens: 155
Registrado em: 08 Dez 2007, 00:27

Mensagem por vega! »

m!guell escreveu:
Sr. Incógnito escreveu:A igreja não matou na inquisição.


elabore. Este tópico é para me informar... já que o deus google não ajudou.


Imagem
VEGA SCORPIUS

Sr. Incógnito
Mensagens: 741
Registrado em: 03 Ago 2006, 14:16

Re.: Revisionismo Católico

Mensagem por Sr. Incógnito »

fgbg
Editado pela última vez por Sr. Incógnito em 13 Dez 2007, 20:03, em um total de 1 vez.

Sr. Incógnito
Mensagens: 741
Registrado em: 03 Ago 2006, 14:16

Mensagem por Sr. Incógnito »

gbfg
Editado pela última vez por Sr. Incógnito em 13 Dez 2007, 20:04, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Samael
Mensagens: 13718
Registrado em: 19 Out 2005, 13:31
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Samael »

Sr. Incógnito escreveu:A igreja não matou na inquisição.


Se o segredo é jogar a culpa na predominância dos Estados Nacionais sobre as Igrejas ao invés do papado, a desculpa não cola nem em revisionismo histórico.

Sr. Incógnito
Mensagens: 741
Registrado em: 03 Ago 2006, 14:16

Mensagem por Sr. Incógnito »

gbffgbf
Editado pela última vez por Sr. Incógnito em 13 Dez 2007, 20:04, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
vega!
Mensagens: 155
Registrado em: 08 Dez 2007, 00:27

Re.: Revisionismo Católico

Mensagem por vega! »

O papa tem acesso a todos esses argumentos e mesmo assim pediu desculpas pelas mortes da Inquisição. Porque ele faria isso se tivesse uma desculpa tão facil ?
VEGA SCORPIUS

Sr. Incógnito
Mensagens: 741
Registrado em: 03 Ago 2006, 14:16

Re: Re.: Revisionismo Católico

Mensagem por Sr. Incógnito »

fgbfgb
Editado pela última vez por Sr. Incógnito em 13 Dez 2007, 20:04, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Samael
Mensagens: 13718
Registrado em: 19 Out 2005, 13:31
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Samael »

Sr. Incógnito escreveu:
Samael escreveu:
Sr. Incógnito escreveu:A igreja não matou na inquisição.


Se o segredo é jogar a culpa na predominância dos Estados Nacionais sobre as Igrejas ao invés do papado, a desculpa não cola nem em revisionismo histórico.


Finalmente alguém que pelo menos pensa. Porém, não diria que é "jogar a culpa". É mais do que isso, diz respeito ao poder de cada esfera.


Eu estou quase formado em História. Tenho obrigação de saber isso.

Acho apenas a Igeja, mesmo submetida ao Estado, ainda é Igreja e que não há nada na doutrina católica medieval que tirasse qualquer legitimidade de atos criminosos cometidos pelos religiosos submetidos a essa entidade. Os cátaros são exemplo vivo.

Entretanto, não sou historiador de medieval e não sou o mais hábil para comentar o assunto. Não sei mesmo se, de fato, houve algum ordenamento de tortura e consequente extermínio por parte do papado ou até mesmo com o seu aval.

Avatar do usuário
vega!
Mensagens: 155
Registrado em: 08 Dez 2007, 00:27

Re: Re.: Revisionismo Católico

Mensagem por vega! »

Sr. Incógnito escreveu:
vega! escreveu:O papa tem acesso a todos esses argumentos e mesmo assim pediu desculpas pelas mortes da Inquisição. Porque ele faria isso se tivesse uma desculpa tão facil ?

Quem aqui falou que o que eu disse são "desculpas"?


Quando eu disse desculpas, me referi ao papa.
http://www.montfort.org.br/index.php?se ... 2&lang=bra
VEGA SCORPIUS

Sr. Incógnito
Mensagens: 741
Registrado em: 03 Ago 2006, 14:16

Mensagem por Sr. Incógnito »

fgbfgbgfb
Editado pela última vez por Sr. Incógnito em 13 Dez 2007, 20:05, em um total de 2 vezes.

Sr. Incógnito
Mensagens: 741
Registrado em: 03 Ago 2006, 14:16

Re: Re.: Revisionismo Católico

Mensagem por Sr. Incógnito »

fgbfgbgfb
Editado pela última vez por Sr. Incógnito em 13 Dez 2007, 20:05, em um total de 2 vezes.

Sr. Incógnito
Mensagens: 741
Registrado em: 03 Ago 2006, 14:16

Re: Re.: Revisionismo Católico

Mensagem por Sr. Incógnito »

bgfbfgbfgb
Editado pela última vez por Sr. Incógnito em 13 Dez 2007, 20:05, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Samael
Mensagens: 13718
Registrado em: 19 Out 2005, 13:31
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Samael »

Sr. Incógnito escreveu:O que quero dizer é que a igreja nem podia matar. Quem matava era o Estado. A pena de morte era dada pelo Estado.


Essa é uma estrutura bem grande e bem homogênea para ser verdadeira.:emoticon12:

Não sei se se pode dizer isso de todos os Estado, exigiria uma boa bibliografia na área, coisa que não tenho. Entretanto, só o fato de qualquer Estado o poder delegar a entes eclesiásticos a capacidade de torturar e de matar já joga por terra essa "neutralidade".

Sr. Incógnito escreveu:Claro que houve "religiosos" (nem tão religiosos) corruptos. Mas eles não são a igreja. Além disso, quando se fala em "culpa da igreja" deve ser bem entendido isso. A culpa dela não é "matar os outros".


Isso não entrou em discussão. O que se discute, desde o princípio, é se havia na instituição Igreja qualquer legitimação às execuções de hereges.

Sr. Incógnito
Mensagens: 741
Registrado em: 03 Ago 2006, 14:16

Mensagem por Sr. Incógnito »

gfbfgbfgb
Editado pela última vez por Sr. Incógnito em 13 Dez 2007, 20:06, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Jack Torrance
Mensagens: 4488
Registrado em: 30 Out 2005, 16:56
Gênero: Masculino
Localização: São José do Rio Preto/SP
Contato:

Mensagem por Jack Torrance »

Sr. Incógnito escreveu:
Samael escreveu:Entretanto, só o fato de qualquer Estado o poder delegar a entes eclesiásticos a capacidade de torturar e de matar

é isso o que digo que não se segue. O estado não delegava, ele fazia. Não era um clérigo que matava, mas sim um carrasco do estado (não clérigo)


E a ordem para a execução era dada por um clérigo (já que ele tinha poderes no Estado)?

Sr. Incógnito
Mensagens: 741
Registrado em: 03 Ago 2006, 14:16

Mensagem por Sr. Incógnito »

fgbfgbfgb
Editado pela última vez por Sr. Incógnito em 13 Dez 2007, 20:07, em um total de 2 vezes.

Avatar do usuário
zencem
Mensagens: 4452
Registrado em: 29 Out 2005, 19:41

Mensagem por zencem »

Sr. Incógnito escreveu:
Jack Torrance escreveu:
Sr. Incógnito escreveu:
Samael escreveu:Entretanto, só o fato de qualquer Estado o poder delegar a entes eclesiásticos a capacidade de torturar e de matar

é isso o que digo que não se segue. O estado não delegava, ele fazia. Não era um clérigo que matava, mas sim um carrasco do estado (não clérigo)


E a ordem para a execução era dada por um clérigo (já que ele tinha poderes no Estado)?

A ordem era dada por um juíz do estado, não por um clérigo. Não era o clérigo que tinha poderes no estado, mas sim o inverso.


Vamos supor que fosse assim:

A Igreja não tinha nada com isso; ela apenas se divertia e aplaudia; fazendo alguns comentários nas missas. :emoticon16:
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".


500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:


Trancado