o crescimento do ateísmo

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Najma
Mensagens: 9660
Registrado em: 14 Out 2005, 16:31
Gênero: Feminino

Re: Re.: o crescimento do ateísmo

Mensagem por Najma »

punkboy escreveu:Então pronto! :emoticon14: Encontramos pelo menos uma religião que se encaixa nos padrões citados pelo cabeça.


:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Eu acho que ele não vai gostar muito de saber disso não... :emoticon16:

Beijos!
Imagem

Avatar do usuário
punkboy
Mensagens: 666
Registrado em: 29 Out 2005, 02:34

Re.: o crescimento do ateísmo

Mensagem por punkboy »

Por quê? A qual será que ele se refere?
CADÊ O LIVRO, PENSADOR?

Avatar do usuário
Najma
Mensagens: 9660
Registrado em: 14 Out 2005, 16:31
Gênero: Feminino

Re: Re.: o crescimento do ateísmo

Mensagem por Najma »

punkboy escreveu:Por quê? A qual será que ele se refere?


Qual é a religião do pessoal dos EUA? :emoticon4:
Imagem

Avatar do usuário
punkboy
Mensagens: 666
Registrado em: 29 Out 2005, 02:34

Re.: o crescimento do ateísmo

Mensagem por punkboy »

Ele já chegou nesse ponto? Confundir religião com visão política?
CADÊ O LIVRO, PENSADOR?

Avatar do usuário
Najma
Mensagens: 9660
Registrado em: 14 Out 2005, 16:31
Gênero: Feminino

Re: Re.: o crescimento do ateísmo

Mensagem por Najma »

punkboy escreveu:Ele já chegou nesse ponto? Confundir religião com visão política?


:emoticon16:

Eu acho que fui maldosa na resposta anterior... :emoticon16: mas talvez, veja bem... TALVEZ o protestantismo seja a "chave" para a compreensão de quais religiões o Cabeça acha que são importantes para a formação moral de um povo, etc, etc, etc... :emoticon4:
Imagem

Avatar do usuário
punkboy
Mensagens: 666
Registrado em: 29 Out 2005, 02:34

Re.: o crescimento do ateísmo

Mensagem por punkboy »

Moral protestante me lembra Max Weber... me dá náuseas.
CADÊ O LIVRO, PENSADOR?

Avatar do usuário
punkboy
Mensagens: 666
Registrado em: 29 Out 2005, 02:34

Re: Re.: o crescimento do ateísmo

Mensagem por punkboy »

Najma escreveu:(expectativa... joelhos trêmulos, ansiedade... constipação de preocupação...)

... pelamordedeus... TUDO MENOS BUDISMO, Cabeça... :emoticon93: :emoticon11: :emoticon11: :emoticon11:

Não entendi. De budismo eu não entendo praticamente nada, mas se eu tivesse que arriscar uma segunda religião (sem ser satanismo), eu diria budismo.
CADÊ O LIVRO, PENSADOR?

Avatar do usuário
Flavio Costa
Mensagens: 4307
Registrado em: 25 Out 2005, 07:32
Localização: Brasilia, DF
Contato:

Re: Re.: o crescimento do ateísmo

Mensagem por Flavio Costa »

The Master escreveu:Na minha opinião seria bom se o ateísmo crescesse. Talvez as pessoas ficassem mais amigáveis. Não haveria guerras por religião, nem rusgas entre pessoas por elas.

Grande parte das vezes, a religião é apenas um pretexto para encobrir as verdadeiras intenções por detrás das guerras.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Avatar do usuário
Mr. Crowley
Mensagens: 7612
Registrado em: 22 Out 2005, 10:48
Gênero: Masculino
Localização: Londrina/São José dos Campos - PR/SP
Contato:

Re: Re.: o crescimento do ateísmo

Mensagem por Mr. Crowley »

punkboy escreveu:Ele já chegou nesse ponto? Confundir religião com visão política?


já chegou sim!

ele tá cada dia pior...
Imagem

Avatar do usuário
user f.k.a. Cabeção
Moderador
Mensagens: 7977
Registrado em: 22 Out 2005, 10:07
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Najma escreveu:
user f.k.a. Cabeção escreveu:Nem todas.

Existem religiões que fazem um papel importante na sociedade, incentivam a livre iniciativa, o trabalho duro, a formação intelectual e científica, a moralidade. Essas éticas religiosas são benesses, pouco importando se o conteúdo teológico é verdadeiro, ou demanda diretamente tal comportamento ético.


Cabecinha... quais religiões, na sua opinião, se enquadrariam nesse esquema?

Beijos



Judaísmo e algumas vertentes protestantes tradicionais. Podem haver mais, mas não sou um profundo conhecedor de religiões.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Avatar do usuário
user f.k.a. Cabeção
Moderador
Mensagens: 7977
Registrado em: 22 Out 2005, 10:07
Contato:

Re: Re.: o crescimento do ateísmo

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Najma escreveu:(expectativa... joelhos trêmulos, ansiedade... constipação de preocupação...)

... pelamordedeus... TUDO MENOS BUDISMO, Cabeça... :emoticon93: :emoticon11: :emoticon11: :emoticon11:



Eu não tenho a menor idéia de qual seria a ética budista.

Os japoneses são majoritariamente budistas ou xintoístas?

Conheço muito pouco de budismo, a imagem que eu tenho é a de monges shaolins isolados, ascetismo exagerado e alguns espíritas e new agers de cidade grande querendo parecer chiques, ou menos ridículos. Mas são todos preconceitos em função da minha total falta de interesse em querer mudá-los.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Avatar do usuário
Samael
Mensagens: 13718
Registrado em: 19 Out 2005, 13:31
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Re.: o crescimento do ateísmo

Mensagem por Samael »

Najma escreveu:(expectativa... joelhos trêmulos, ansiedade... constipação de preocupação...)

... pelamordedeus... TUDO MENOS BUDISMO, Cabeça... :emoticon93: :emoticon11: :emoticon11: :emoticon11:


Na verdade, ele leu "A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo" de Webber e cismou com isso...

Avatar do usuário
Najma
Mensagens: 9660
Registrado em: 14 Out 2005, 16:31
Gênero: Feminino

Re: Re.: o crescimento do ateísmo

Mensagem por Najma »

punkboy escreveu:
Najma escreveu:(expectativa... joelhos trêmulos, ansiedade... constipação de preocupação...)

... pelamordedeus... TUDO MENOS BUDISMO, Cabeça... :emoticon93: :emoticon11: :emoticon11: :emoticon11:

Não entendi. De budismo eu não entendo praticamente nada, mas se eu tivesse que arriscar uma segunda religião (sem ser satanismo), eu diria budismo.


Foi uma brincadeira, punk! E eu esqueci de complementar... o certo seria:

... "Tudo menos Budismo TIBETANO"... :emoticon4:
Imagem

Avatar do usuário
Samael
Mensagens: 13718
Registrado em: 19 Out 2005, 13:31
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Re.: o crescimento do ateísmo

Mensagem por Samael »

punkboy escreveu:Moral protestante me lembra Max Weber... me dá náuseas.


A obra de Webber é muito boa, a despeito de algumas conclusões infundadas refutadas posteriormente.

De toda forma, Webber já é um autor ultrapassado, assim como Marx, e idem aos marxistas, os webberianos (a não ser que sejam estúpidos) só o são em função da raiz intelectual gerada inicialmente pela ideologia webberiana.

Avatar do usuário
Najma
Mensagens: 9660
Registrado em: 14 Out 2005, 16:31
Gênero: Feminino

Re: Re.: o crescimento do ateísmo

Mensagem por Najma »

user f.k.a. Cabeção escreveu:
Najma escreveu:(expectativa... joelhos trêmulos, ansiedade... constipação de preocupação...)

... pelamordedeus... TUDO MENOS BUDISMO, Cabeça... :emoticon93: :emoticon11: :emoticon11: :emoticon11:



Eu não tenho a menor idéia de qual seria a ética budista.

Os japoneses são majoritariamente budistas ou xintoístas?

Conheço muito pouco de budismo, a imagem que eu tenho é a de monges shaolins isolados, ascetismo exagerado e alguns espíritas e new agers de cidade grande querendo parecer chiques, ou menos ridículos. Mas são todos preconceitos em função da minha total falta de interesse em querer mudá-los.


Ai! Que alívio... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon16:

Beijos!
Imagem

Avatar do usuário
Najma
Mensagens: 9660
Registrado em: 14 Out 2005, 16:31
Gênero: Feminino

Re: Re.: o crescimento do ateísmo

Mensagem por Najma »

Samael escreveu:
Najma escreveu:(expectativa... joelhos trêmulos, ansiedade... constipação de preocupação...)

... pelamordedeus... TUDO MENOS BUDISMO, Cabeça... :emoticon93: :emoticon11: :emoticon11: :emoticon11:


Na verdade, ele leu "A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo" de Webber e cismou com isso...


[rapha...]Rummmm[/rapha...]

:emoticon16:

É fato... esse livro virou a cabeça do Cabeça...

Beijos
Imagem

Avatar do usuário
Flavio Costa
Mensagens: 4307
Registrado em: 25 Out 2005, 07:32
Localização: Brasilia, DF
Contato:

Re: Re.: o crescimento do ateísmo

Mensagem por Flavio Costa »

user f.k.a. Cabeção escreveu:Eu não tenho a menor idéia de qual seria a ética budista.

Os japoneses são majoritariamente budistas ou xintoístas?

A ética budista não diz muita coisa sobre capitalismo, comunismo ou seja qual sistema for, ela trata de outros assuntos.

Os japoneses são eletronicistas e sakeístas, ou seja louvam os deuses eletrônicos e têm o sake como bebida sagrada. :emoticon16:

O Japão é razoavelmente cético, mas o budismo e o xintoísmo têm um papel igualmente importante na formação dos ideais japoneses. Os samurais são o maior exemplo disso, já que seu código de ética é essencialmente fundado a partir das idéias budistas e xintoistas. A maior parte desses valores ainda está muito presente na cultura japonesa.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Trancado