Tabu do sexismo

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
zencem
Mensagens: 4452
Registrado em: 29 Out 2005, 19:41

Re: Re.: Tabu do sexismo

Mensagem por zencem »

Narkus escreveu:Por exemplo... Eu seria facilmente tachado de machista ao dizer que biologiamente mulheres possuem mais tendência a instrumentalizar o sexo para conseguir proteção, recursos e um "pai" para ajudar na criação dos filhos.



Isso éra antigamente, quando elas tinham direito a só 50%.

Hoje, elas já têm consciência de qual é a função do homem e não dispensam que eles usem uns adereços mais significatívos, como coleira e a devida guia.

Em compensação, elas só o traem quando ele estiver ocupado com os serviços domésticos. :emoticon12:
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".


500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:


Avatar do usuário
Narkus
Mensagens: 35
Registrado em: 12 Dez 2007, 12:36

Re.: Tabu do sexismo

Mensagem por Narkus »

Ih...

Alenônimo pegou citações isoladas minhas e as trouxe para cá...

Teve um momento sim que fui machista e disse que eu achava as mulheres sem muito raciocínio lógico e falei sim que eu achava-as menos inteligente (qualquer que acompanhar os tópicos verá como fui atacado com espantalhos absurdos e ad hominem)

E outra coisa...

Será que ninguém percebeu que a atitude deste usuário é me diminuir?
Mesmo que eu tivesse falado as piores asneiras (como eu disse algumas, não vou negar que falei alguns absurdos), esta é uma nova discussão e estou trazendo citações e dando sustentação às minhas afirmações (afirmações que estou fazendo neste tópico, e não discussões passadas).

Atitude desesperada do forista Alenônimo...

Estou aqui para iniciar um novo debate, e não pra ficar respondendo à mágoas de outros fórums (sendo que eu já paguei e estou pagando por 2 suspensões pelos meus atos, que eu não concordo, evidentemente. Atitude exagerada e parcial dos moderadores do CC).

O que o Alenônimo quer é novamente criar uma dinâmica de grupo forte contra minha pessoa e barrar mais um debate.
Teve outras usuárias do CC que me atacaram sem pudor e sim, revidei algumas ofensa, conforme o Alenonimo fez questão de postar (somente a parte que eu ataco e não parte que sou atacado... Por que será?).

Avatar do usuário
Narkus
Mensagens: 35
Registrado em: 12 Dez 2007, 12:36

Re.: Tabu do sexismo

Mensagem por Narkus »

Outra coisa...

Eu nem havia mencionado o Fórum do CC pois meu objetivo não é ficar "chorando" como o colega Alenônimo tentou fazer parecer.

Apenas estou tentando participar de um debate sem ser vítima de ataques, espantalhos e decisões parciais. Se eu for vítima aqui também, também me retirarei daqui, numa boa.

Eu até acho que há uma síndrome de defender a "igualdade total" entre os comportamentos sexuais (sem muitas bases para esta certeza, evidentemente. Não foi provado, por exemplo, que mulheres sentem tanta atração visual quanto homens, ou mesmo que mulheres não apreciam homens poderosos, ricos etc.).

Eu considero que a posição agnóstica em relação a muitos comportamentos sexuais seja a mais "racional".
Eu prefiro confiar no que a sociobiologia tem a dizer e acredito que muito do comportamento humano está relacionado ao que foi observado e comprovado pela etologia no que diz respeito à outras espécies, inclusive de primatas.

OBS: Não sou crente querendo pregar o "Coríntios", já que há esteriótipo de que defender a existência de diferenças entre homens e mulheres seja prova de uma doutrinagem religiosa.

Avatar do usuário
vega!
Mensagens: 155
Registrado em: 08 Dez 2007, 00:27

Re.: Tabu do sexismo

Mensagem por vega! »

Esse texto não prova que o macho do ser humano não é superior.
Existem raças na natureza onde predominam as fêmeas ( como as abelhas ) e existem as que predominam os machos.

Pela natureza humana ( o homem faz o território, caça, etc, é mais forte ) o dominante foi o homem, mas agora acho que ta meio a meio..
VEGA SCORPIUS

Avatar do usuário
Narkus
Mensagens: 35
Registrado em: 12 Dez 2007, 12:36

Re: Re.: Tabu do sexismo

Mensagem por Narkus »

vega! escreveu:Esse texto não prova que o macho do ser humano não é superior.
Existem raças na natureza onde predominam as fêmeas ( como as abelhas ) e existem as que predominam os machos.

Pela natureza humana ( o homem faz o território, caça, etc, é mais forte ) o dominante foi o homem, mas agora acho que ta meio a meio..

Bom, a discussão não é exatamente quem é superior, ou quem domina.

O homem pode tender a dominar pela força, poder, status e riqueza, mas isso não significa que as mulheres não tenham "armas" para outros domínios.

Um homem pode dominar muitos outros homens e mulheres, mas uma única mulher pode exercer um domínio sobre este homem, e uma das "armas" mais utilizadas por elas é o emocional.

Esse "meio a meio" trata-se de uma generalização em moda... Nem tudo é "meio a meio", e a biologia humana também exerce influência sobre nosso comportamento.

As mulheres com altos salários, pós-graduação, profissões de prestígio e grande auto-estima dão MAIS valor do que as OUTRAS mulheres à riqueza e status do marido


Isso é afirmado no livro "Como a Mente Funciona" de Steven Pinker na página 506 no sub-capítulo "MARIDOS E ESPOSAS" do capítulo "VALORES FAMILIARES".

Continuando o trecho...
O mesmo ocorre com líderes de organizações feministas. Homens pobres não dão mais valor do que outros homens à riqueza ou capacidade de ganho em uma esposa.


Conforme o debate for ganhando importância postarei outras citações interessantes. Não quero me estender muito agora (até porque dá um trabalho ficar digitando trechos, já que não tenho muitos ebooks pra simplesmente copiar e colar).

Avatar do usuário
zumbi filosófico
Mensagens: 2054
Registrado em: 19 Out 2007, 20:01
Gênero: Masculino

Re: Re.: Tabu do sexismo

Mensagem por zumbi filosófico »

Narkus escreveu:
zumbi filosófico escreveu:
Narkus escreveu:Por exemplo... Eu seria facilmente tachado de machista ao dizer que biologiamente mulheres possuem mais tendência a instrumentalizar o sexo para conseguir proteção, recursos e um "pai" para ajudar na criação dos filhos.


Eu não acho que estaria sendo machista, apenas estaria dando um tipo de opinião de "filósofo de biologia de botequim" que assistiu alguns programas interessantes no Fantástico ou um Globo Repórter sobre o tema.

Uma coisa é afirmar que as mulheres tendem a instrumentalizar o sexo para conseguir proteção, recursos, etc. OK fazer isso.

Mas especular se isso é uma característica biológica, se intrínseca das mulheres, ou se é viral, se varia biologicamente nas diferentes populações, se as que não agem assim são mutantes ou estão infectadas por um vírus que anula esse comportamento, etc, é simplesmente achismo totalmente dispensável.

Seria mais interessante que escrevesse algum conto de ficção científica do que defender que é isso (e similares, frenologia, fisionomia, etc) simplesmente porque poderia ser e que tem impressão que é.

Pois é... Muitos tomam as tendências culturais como base, mas também falta PROVAR que as diferenças entre homens e mulheres sejam por motivos culturais.


Em muitos casos, não falta, há demonstrações, ainda que essa seja razoavelmente consideravel como sendo a "hipótese nula", a "default".



A cultura sem dúvidas exerce influências no comportamento, mas me parece absurdo a tendência do "politicamente correto" de responsabilizar a cultura por todos os padrões de comportamentos humanos.

Eu confio muito mais nas analogias comparando comportamentos de outros primatas com o dos humanos do que essa atribuição de responsabilidade para a cultura humana. Como se a "culpa" de todos os problemas de relacionamento homem/mulher fosse da cultura existente. Infelizmente muitos estudos, principalmente os de sociobiologia, contrareiam esse excesso de atribuição cultural ao comportamento humano.

Que o humanos são diferentes de todos os outros animais não temos dúvidas, mas duvido que sejamos "tábulas rasas" no que diz respeito à nossa natureza comportamental, inclusive a sexual.


Negar que tenhamos diferenças claramente delimitadas meio como se fossemos simples peixes ou algo do tipo (que também há estudos mostrando que não são tão "robozinhos" quanto se poderia esperar), não signitica negar qualquer papel da biologia. Existem as explicações chamadas biosociais, que apesar de morfologicamente parecer sinônimo provável com "sociobiológicas", são diferentes.

A idéia é que as diferenças entre os corpos de homens e mulheres, tendem a diferentes designações de papéis para homens e mulheres, e esses por sua vez tem diferentes impactos na psicologia no decorrer da vida - mais ou menos como pessoas de diferentes áreas de atuação, meio rural ou meio urbano, etc, desenvolvem suas diferenças, mas ocorrendo desde o nascimento, e não depois de escolha de carreira ou algo assim, e sendo bem mais difundidas em estereótipos/ideais - criando as bases para a cultura, e um tipo de ciclo que se perpetua e reforça, sem precisar que existam (e dificultando a ocorrência) diferenças biológicas mais drásticas enraizadas no cérebro.
Imagem

Avatar do usuário
zencem
Mensagens: 4452
Registrado em: 29 Out 2005, 19:41

Re: Re.: Tabu do sexismo

Mensagem por zencem »

vega! escreveu:Esse texto não prova que o macho do ser humano não é superior.
Existem raças na natureza onde predominam as fêmeas ( como as abelhas ) e existem as que predominam os machos.

Pela natureza humana ( o homem faz o território, caça, etc, é mais forte ) o dominante foi o homem, mas agora acho que ta meio a meio..


Isso foi antes de ser inventada a picareta eletrônica. :emoticon12:
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".


500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:


Avatar do usuário
clara campos
Moderadora
Mensagens: 3356
Registrado em: 02 Abr 2006, 15:42
Contato:

Re: Re.: Tabu do sexismo

Mensagem por clara campos »

Narkus escreveu: biologiamente mulheres possuem mais tendência a instrumentalizar o sexo para conseguir proteção, recursos e um "pai" para ajudar na criação dos filhos.

Facilmente me vejo a concordar com esta opinião, embora seja complicado assumir que seja uma questão do foro biológico. Para mim ela é essencialmente cultural. Em culturas que promovem o sexo como um fim em si mesmo para os homens (Apenas) é uma "tentação" para a mulher usá-lo como meio, afinal, ela tem um "produto" pretendido pelo macho.
Talvez seja por isso que hajam mais prostitutas femininas.




Narkus escreveu: O fato de especular que mulheres, muito mais do que homens, utilizam-se do sexo como um "meio" de sedução não quer dizer que eu esteja especulando que mulheres não gostem de sexo.

Ainda bem.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Avatar do usuário
clara campos
Moderadora
Mensagens: 3356
Registrado em: 02 Abr 2006, 15:42
Contato:

Re: Re.: Tabu do sexismo

Mensagem por clara campos »

Narkus escreveu:Eu confio muito mais nas analogias comparando comportamentos de outros primatas com o dos humanos do que essa atribuição de responsabilidade para a cultura humana. Como se a "culpa" de todos os problemas de relacionamento homem/mulher fosse da cultura existente. Infelizmente muitos estudos, principalmente os de sociobiologia, contrareiam esse excesso de atribuição cultural ao comportamento humano.

As diferenças comportamentais de género são óbvias e têm necessariamente uma base genética, como, aliás, praticamente tudo.

O que não compreendo é porque é que este facto - o da diversidade de comportamentos - é importante. Quer dizer, é importante estudar e procurar compreender estes fenómenos, eles são importantes para um auto-conhecimento, mas não se lhes deve mais importância do que a que têm e, assim de tudo, as justificações biológicas não devem ser motivo de desculpabilizações.

Tenha-se por exemplo a subjugação física das fêmeas ao macho. Ela é justificavel por factores biológicos (como a superioridade física do homem), mas também por factores sócio culturais que considero serem mais importantes e relevantes.

Ou seja, não é por algo serem biologicamente que deve ser considerado ou aceitável ou promovível. Não somos escravos dos nossos genes nem do nosso património biológico e os nossos comportamentos são agora demasiado complexos para serem explicados pelas "simples" regras da genética, e também já não estamos propriamente sujeitos a uma selecção natural meramente "física".

Na verdade, o próprio uso do sexo para algo que não seja a procriaçaão, já é batante rebuscado, mesmo em primatas.
As fêmeas chimpazés dominantes são "propriedade" do macho alfa. Apenas ela temn filhos dele, mas ele obtém sexo de qualquer fêmea, embora sem procriar com elas tanto assim (a dominate se encarrega disso).
Tudo o que alfa pede é fidelidade e a fêmea dá... mais ou menos... na verdade ela manda muitas por fora, e com imenso cuidado para não ser apanhada...

Aconselho o livro "símios caçadores" que aborda diversas questões de género em primatas (mais particularmente nos quatro grandes símios), enfrentado alguns "tabus" como a sexualização do desenvolvimento cognitivo, e a relação de géneros.
Muito interessante.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Avatar do usuário
Narkus
Mensagens: 35
Registrado em: 12 Dez 2007, 12:36

Re.: Tabu do sexismo

Mensagem por Narkus »

Realmente, ser escravos dos genes é simplesmente nos colocarmos mais próximos de espécies "intelectualmente menos evoluídas".

Nós temos a capacidade de compreendermos nossa natureza mais do que qualquer outra espécie e por muitas vezes direcionar nossos instintos de forma a nos favorecermos com isso.

Negar a própria natureza eu acho um erro, um desperdício de oportunidade. A não ser que se trate de pessoas que não suportem encarar certas realidades e prefere acreditar que "tudo é cultural".

Avatar do usuário
SickBoy
Mensagens: 2693
Registrado em: 17 Nov 2006, 20:27

Mensagem por SickBoy »

Minha natureza tem sede de sangue

Avatar do usuário
zumbi filosófico
Mensagens: 2054
Registrado em: 19 Out 2007, 20:01
Gênero: Masculino

Re: Re.: Tabu do sexismo

Mensagem por zumbi filosófico »

clara campos escreveu:As diferenças comportamentais de género são óbvias e têm necessariamente uma base genética, como, aliás, praticamente tudo.


Ou não são tão necessárias assim essas bases genéticas...







Gender similarity hypothesis


_______________________________________



Playing video games reduces sex differences in spatial skills



__________________________________________

[url=http://www.apa.org/releases/gendersim0905.html]MEN AND WOMEN FOUND MORE SIMILAR THAN PORTRAYED IN POPULAR MEDIA, ACCORDING TO RESEARCH ON GENDER DIFFERENCES

Washington — The popular media has portrayed men and women as psychologically different as two planets – Mars and Venus - but these differences are vastly overestimated and the two sexes are more similar in personality, communication, cognitive ability and leadership than realized, according to a review of 46 meta-analyses conducted over the last 20 years.[/url]



_______________________________________



Women in Math, Science, and Engineering: Is It About the Numbers (And Not the Ones You Might Think)?




...


Gosto dessa frase sobre as tendências inatas, apesar de ser meio descompromissada:

    "Guess what, Summers? Boys don't have an "innate" tendency towards science and math. Leave them alone, and they don't grow up into natural engineers: they become animals who like to eat and screw and scratch themselves. The most important contributor to that predilection for tinkering and building and learning is education. Any possible inherited differences are miniscule compared to the power of education and cultural biases."
    PZ Myers



:emoticon12:
Imagem

Avatar do usuário
m¥g
Mensagens: 83
Registrado em: 17 Dez 2007, 02:02

Re: Re.: Tabu do sexismo

Mensagem por m¥g »

zumbi filosófico escreveu:
clara campos escreveu:As diferenças comportamentais de género são óbvias e têm necessariamente uma base genética, como, aliás, praticamente tudo.


Ou não são tão necessárias assim essas bases genéticas...


ás vezes o problema é a enfase. Quem aceita a evolução sabe que os genes evoluem... por vezes... para se adaptar a algo. Primariamente a outros genes... indirectamente... ao MEIO. Em criaturas como nós... os genes criaram cérebros para reagir com rapidez. Nós temos cerebros muito plásticos. A literatura da psicologia evolucionária é muita boa nesta questão. Limpa muitos equivocos. Esclarece melhor o que são instintos...afinal mesmo os instintos têm graduações e podem ser simples como os reflexos ou complexos como as exibições das aves na corte. estes instintos complexos não são rigidos. No extremo disto está o cerebro humano... tão plástico que pode se convencer de uma teoria e agir de acordo com ela...

Avatar do usuário
Huxley
Mensagens: 2035
Registrado em: 30 Out 2005, 23:51

Mensagem por Huxley »

Enquanto isso, no Clube Cético:

http://clubecetico.org/forum/index.php/ ... 64.25.html

Quotes de Narkus, respostas de zumbi filosófico:

Um homem hetero estuprado é mais prejudicado por sua moral (se passar por submisso).


Sim, mas isso só é idealmente explicado com todo o complexo de estupro-adaptativo. Teoricamente poderia se supor que não representasse nada demais para a dignidade do homem que ele fosse passivo na relação, e assim, todos se beneficiariam em ser bissexuais para simplesmente economizar energia contra machos estupradores. Isso não evoluiu porque algum grau de violência/resistência é necessário para a adaptação do estuprador, é como um "indicador de aptidão", como uma cauda de pavão. Se não há resistência, não há estupro propriamente dito, e logo não há seleção das coisas que vem atreladas a ele, como força e agressividade, capacidade de subjugar outros indivíduos, mesmo não reprodutores. Assim sendo, eventualmente essas populações em que todos aceitam a relação passiva sem reagir evoluiria degenerativamente para uma compostura mais fraca e seria eliminada por seleção entre grupos por uma população na qual a resistência ao estupro persiste nos homens e na maior parte das mulheres.



Não se vê estupradores gays serem violentados por terem "estuprado um homem". Eles são discriminados mais é por "serem gays".


Os estupradores que estupram homens não são necessairiamente exclusivamente gays, eles não fazem a distinção, podendo estuprar tanto mulheres quanto homens, com variações pouco significativas. Quando são estupradores mais preferencialmente de homens, talvez sejam o produto raro da recombinação de genes gays e de estupradores, ou pode ser um tipo de super-estuprador, um pico evolutivo dessa adaptação. No mais, para a adaptção estuprativa funcionar, basta que haja esse instinto de forçar uma relação sexual mais ou menos aleatória, não precisa ser necessariamente com mulher numa fase fértil, e nem não matá-la depois.





Mas há também os "semi-estupros", conforme o bukaro deu a entender... A mulher pode ser forçada a fazer sexo mas não resistir ao ponto de se qualificar o ato como um estupro. Inclusive até mesmo em filmes (principalmente os mais antigos) vemos cenas onde os galãs forçam uma mulher a lhe dar um beijo... E isso existe na vida real...


Isso evidencia a rápida evolução da espécie humana, talvez tenha ciclos caóticos de maior e menor sucesso da estratégia de estupro ; e sugere também que a determinação do estupro não é apenas por um gene, mas há uma gradação como na determinação de estatura.


As vezes pode até ser uma fantasia de algumas mulheres serem "sutilmente" forçadas ao ato sexual, pois esse "forçado" pode ser classificado como uma prova de que o macho é pelo menos forte o bastante para dominá-la. Essa história de "me joga na parede e me chama de lagartixa" é um exemplo sutil desta situação.


E claro que isso não tem nada a ver com, por exemplo, besteiras como a sensação da mulher de ser tão desejada que faz com que os homens mal consigam se segurar, despertando um lado animal neles. Na verdade, isso, se existe, é apenas a forma psicológica que a adaptação do estupro tomou. Se ele existe nas mulheres como uma melhor aceitação ao estupro, isso é uma adaptação da própria adaptação. Pois se os genes de estupradores nas mulheres, gerassem mulheres tão resistentes ao estupro, ou que tentassem estuprar mulheres, não teriam tanta vantagem reprodutiva quanto mulheres mais passivas ao estupro. Claro que, como demonstrado anteriormente, ela não pode progredir muito mais que isso a ponto de aceitar qualquer relação forçada, pois isso eliminaria a seleção, inclusive dos caracteres relacionados à própria adaptação do comportamento estuprador, e a linhagem definharia. Isso é evidenciado nas diferentes taxas de incidência de estupro ao redor do mundo; os países com mais estupros são os com pessoas mais saudáveis, como por exemplo, os EUA e sua epidemia de "obesidade". Ela é muito melhor explicada como uma seleção de porte avantajado de uma corrida armamentista de estupradores e vítimas.


E blablablá.

Narkus escreveu:Concordo com muito que você escreveu, mas não estou com vontade de debater tantos detalhes das possíveis formas de evolução :ok:

Acredito que temos raciocínio parecido. Eu tento seguir +- a linha de Dawkins e Pinker nas especulações, mas mesmo assim nem tudo é 100% preciso.


:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Vejam as frases sublinhadas. Ele respondeu a mensagem de forma séria. Ele nem se deu conta da ironia do zumbi filosófico...

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Narkus, suas opiniões são apenas reflexos de recombinações gênicas de genes egoístas que optaram por dá-lo um corpo que tivesse opiniões pró-determinismo evolutivo. Assim, essa estratégia dá mais chances de os replicadores pró-determinismo influenciar os corpos que carregam tais cístrons a fabricar cada vez mais genes de pessoas que são influenciadas pelos determinantes biológicos. Ou seja, atigimos o supra-sumo da evolução biológica!!!!Os genes agora desenvolvem cérebros cognitivos para saber o que são bons para os genes. E mais, eles desenvolvem cérebros cognitivos que sabem instintivamente que memes são ótimos instrumentos para a replicação diferencial, assim é muito importante que suas idéias sejam replicadas em fóruns de gente cética e que gosta de ciência de modo a tornar a evolução adaptativa ainda mais veloz!!!Obviamente, você irá negar isso, já que se acreditasse no que eu falo se sentiria um nada servindo de meio para um mero fim da natureza. Mas fique sabendo que os genes também desenvolveram artifícios para te fazer pensar que estás agindo apenas racionalmente e não servindo como um meio para propagar mais genes, já que seria adaptativamente maléfico para pessoas pensarem que são fantoches de seus genes. Isso estaria desviando as pessoas da estratégia de ser feliz através do prazer e engajamento na vida pessoal, amorosa e financeira. A felicidade também é uma adaptação, já que ajuda a manter os indivíduos alegremente ocupados, incentivando-os a auto-conservação e a vontade de viver até estes chegarem a idade reprodutiva e produzir descendentes férteis. Logo, a estratégia evolutiva não poderia se dá ao luxo de deixar o indivíduo se dá conta que ele está sendo usado como um mero meio para estratégia de genes egoístas.
:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Editado pela última vez por Huxley em 19 Dez 2007, 22:33, em um total de 1 vez.
“A boa sociedade é aquela em que o número de oportunidades de qualquer pessoa aleatoriamente escolhida tenha probabilidade de ser a maior possível”

Friedrich Hayek. “Direito, legislação e liberdade” (volume II, p.156, 1985, Editora Visão)

"Os homens práticos, que se julgam tão independentes em seu pensar, são todos na verdade escravos das idéias de algum economista morto."

John Maynard Keynes

Avatar do usuário
Narkus
Mensagens: 35
Registrado em: 12 Dez 2007, 12:36

Re.: Tabu do sexismo

Mensagem por Narkus »

Realmente eu não li por completo o post dele, mas acho uma piada de mal gosto isso...

Se quer mostrar que estou errado, tudo bem, existem muitas maneiras de fazer isso, mas certamente por meio de pegadinhas, espantalhos e ataques não são muito úteis.

E quem disse que nosso cérebro "sabe" o que é bom para nossos genes?
Por acaso somos tão "inteligentes" ao ponto de escolhermos a quem se apaixonar ou se sentir atraído? Não! Somos influenciados por nossos instintos e estes, entre homens e mulheres, possuem diferenças.

Realmente eu não entendi o objetivo desse post e tenho certeza que existem inúmeras maneiras de discordar comigo sem recorrer a "artimanhas" desse tipo.

Brincadeira de mal gosto

Avatar do usuário
m¥g
Mensagens: 83
Registrado em: 17 Dez 2007, 02:02

Mensagem por m¥g »

Huxley escreveu:

Narkus, suas opiniões são apenas reflexos de recombinações gênicas de genes egoístas que optaram por dá-lo um corpo que tivesse opiniões pró-determinismo evolutivo. Assim, essa estratégia dá mais chances de os replicadores pró-determinismo influenciar os corpos que carregam tais cístrons a fabricar cada vez mais genes de pessoas que são influenciadas pelos determinantes biológicos. Ou seja, atigimos o supra-sumo da evolução biológica!!!!Os genes agora desenvolvem cérebros cognitivos para saber o que são bons para os genes. E mais, eles desenvolvem cérebros cognitivos que sabem instintivamente que memes são ótimos instrumentos para a replicação diferencial, assim é muito importante que suas idéias sejam replicadas em fóruns de gente cética e que gosta de ciência de modo a tornar a evolução adaptativa ainda mais veloz!!!Obviamente, você irá negar isso, já que se acreditasse no que eu falo se sentiria um nada servindo de meio para um mero fim da natureza. Mas fique sabendo que os genes também desenvolveram artifícios para te fazer pensar que estás agindo apenas racionalmente e não servindo como um meio para propagar mais genes, já que seria adaptativamente maléfico para pessoas pensarem que são fantoches de seus genes. Isso estaria desviando as pessoas da estratégia de ser feliz através do prazer e engajamento na vida pessoal, amorosa e financeira. A felicidade também é uma adaptação, já que ajuda a manter os indivíduos alegremente ocupados, incentivando-os a auto-conservação e a vontade de viver até estes chegarem a idade reprodutiva e produzir descendentes férteis. Logo, a estratégia evolutiva não poderia se dá ao luxo de deixar o indivíduo se dá conta que ele está sendo usado como um mero meio para estratégia de genes egoístas.
:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:


hehe :emoticon16:

Avatar do usuário
Narkus
Mensagens: 35
Registrado em: 12 Dez 2007, 12:36

Re.: Tabu do sexismo

Mensagem por Narkus »

Bastante criativo até :emoticon12:

Mas isso é típico de uma "caricatura"...

Avatar do usuário
Huxley
Mensagens: 2035
Registrado em: 30 Out 2005, 23:51

Re.: Tabu do sexismo

Mensagem por Huxley »

Oh, Narkus. Agora é sério, leu "O Gene Egoísta" todo? Dawkins diz mais ou menos assim: "Não quero que meu livro seja um manual sobre comportamento humano. Não quero que alguém chegue e diga 'Olhe, os babuínos são egoístas e se você reparar o comportamento dos humanos verão que eles são assim também'. Acho que você não aprendeu a lição. Para quê você foi citar "O Gene Egoísta" aqui?
“A boa sociedade é aquela em que o número de oportunidades de qualquer pessoa aleatoriamente escolhida tenha probabilidade de ser a maior possível”

Friedrich Hayek. “Direito, legislação e liberdade” (volume II, p.156, 1985, Editora Visão)

"Os homens práticos, que se julgam tão independentes em seu pensar, são todos na verdade escravos das idéias de algum economista morto."

John Maynard Keynes

Avatar do usuário
m¥g
Mensagens: 83
Registrado em: 17 Dez 2007, 02:02

Re.: Tabu do sexismo

Mensagem por m¥g »

O Livro de Dawkins é para explicar o altruismo afinal. O egoismo dos genes não é o egoismo no comportamento humano. É um termo técnico que nada tem a ver com intenção deliberada. Os genes fazem o que fazem automáticamente. Maximizam, ou não a sua presença em gerações futuras em função da sua estrutura. É fácil cair no erro de confundir os dois tipos de egoismo (não que Dawkins não alerte contra esta tentação).

A grande conclusão do livro:

"Só nós, na terra, temos o poder de nos rebelar contra a tirania dos replicadores egoístas"


não se esqueçam de ler esta frase tendo em conta a definição técnica que Dawkins dá de "egoismo" dos genes...

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Re.: Tabu do sexismo

Mensagem por Fedidovisk »

"Só nós na terra temos o poder de nos rebelar contra a tirania dos replicadores egoístas"

AMEI ESSA FRASE!!!!

Avatar do usuário
Narkus
Mensagens: 35
Registrado em: 12 Dez 2007, 12:36

Re.: Tabu do sexismo

Mensagem por Narkus »

Ok... reli o comecinho do livro (eu havia lido este livro ano passado) e deixei passar em branco este detalhe crucial. :emoticon8:

Avatar do usuário
Narkus
Mensagens: 35
Registrado em: 12 Dez 2007, 12:36

Re.: Tabu do sexismo

Mensagem por Narkus »

Mas a citação do Steven Pinker se refere a uma pesquisa de Buss e não sei se já foi refutada também.

Avatar do usuário
Amenemés
Mensagens: 85
Registrado em: 30 Mar 2007, 14:13

Re.: Tabu do sexismo

Mensagem por Amenemés »

Narkus você é muito chato... Parece que ficou neurótico com este assunto. :emoticon5:

Avatar do usuário
Azathoth
Mensagens: 3736
Registrado em: 30 Out 2005, 12:08

Re.: Tabu do sexismo

Mensagem por Azathoth »

Por quê continuam alimentando os 4 trolls do NadaSei?
Imagem

Avatar do usuário
clara campos
Moderadora
Mensagens: 3356
Registrado em: 02 Abr 2006, 15:42
Contato:

Re.: Tabu do sexismo

Mensagem por clara campos »

Acho que não é o Nadasei... lembram-se daquele forista maluco que chegou aqui com a conversa de "o cérebro masculino é maior logo o homem é mais inteligente que a mulher"?
bem, acho que "ela" voltou :emoticon12:
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Trancado