PNC

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Hugo
Mensagens: 4530
Registrado em: 12 Mar 2006, 12:21

Re: PNC

Mensagem por Hugo »

Sr. Incógnito escreveu:
Azathoth escreveu:Perfeito. Eu já disse ao Sr Incógnito em outro tópico que as lógicas para-consistentes contornam essa possibilidade do sistema ser trivial.


E eu espero ter deixado claro que essas "lógicas para-consistentes" não existem, nem podem existir. Elas não podem ter sentido algum.


[Dante]Mas que misólogo, este Sr. Incógnito![/Dante]

Avatar do usuário
m¥g
Mensagens: 83
Registrado em: 17 Dez 2007, 02:02

Re.: PNC

Mensagem por m¥g »

As lógicas para consistentes não existem... mas são usadas... nomeadamente na IA. OS programas de computador (e não só de IA) não param quando encontram uma contradição... só se tiverem uma instrução para isso. Esses programas conseguem encontrar soluções furando a contradição. Heuristica...

Sr. Incógnito
Mensagens: 741
Registrado em: 03 Ago 2006, 14:16

Re: Re.: PNC

Mensagem por Sr. Incógnito »

m¥g escreveu:As lógicas para consistentes não existem... mas são usadas... nomeadamente na IA. OS programas de computador (e não só de IA) não param quando encontram uma contradição... só se tiverem uma instrução para isso. Esses programas conseguem encontrar soluções furando a contradição. Heuristica...

Onde há a negação do pnc?

Avatar do usuário
Soviete Supremo
Mensagens: 645
Registrado em: 20 Out 2007, 16:56

Re: Re.: PNC

Mensagem por Soviete Supremo »

user f.k.a. Cabeção escreveu:
Soviete Supremo escreveu:o que cabeção propõe é um falso dilema...



Cara, você não entende nem o que você mesmo fala vai querer falar daquilo que eu disse?

Você entende tanto de lógica e física quântica quanto de economia, política e história; ou seja, nada.


Na academia eu tirei nota nove de lógica não foi à toa. O Princípio da não contradição mexe com o tempo PRESENTE. "isso não pode ser aquilo ao MESMO TEMPO". Já o princípio da incerteza é quase uma bi-condicional. Num experimento, "a posteriori", pode ocorrer tanto isso (gato vivo) como aquilo (gato morto). Entendeu ou quer que desenhe em vermelho, branco e azul?
Editado pela última vez por Soviete Supremo em 21 Dez 2007, 17:39, em um total de 2 vezes.
“A classe capitalista fornece continuamente à classe operária letras de câmbio por uma parte do produto fornecida pela segunda, mas encampada pela primeira. Mas o operário continua a devolvê-la à classe capitalista, retirando a parte que lhe toca por seu próprio produto. A forma mercadoria do produto e a forma dinheiro da mercadoria dissimulam essas relações.”

O Capital – edição resumida - Karl Marx e Julian Borchardt - 7ª edição – pág.139

Sr. Incógnito
Mensagens: 741
Registrado em: 03 Ago 2006, 14:16

Re: Re.: PNC

Mensagem por Sr. Incógnito »

Sr. Incógnito escreveu:
m¥g escreveu:As lógicas para consistentes não existem... mas são usadas... nomeadamente na IA. OS programas de computador (e não só de IA) não param quando encontram uma contradição... só se tiverem uma instrução para isso. Esses programas conseguem encontrar soluções furando a contradição. Heuristica...

Onde há a negação do pnc?


ALém disso, isso não é uma lógica para-consistente.

obs: "furando a contradição"???

Avatar do usuário
m¥g
Mensagens: 83
Registrado em: 17 Dez 2007, 02:02

Re.: PNC

Mensagem por m¥g »

ignorando... ou seja... há soluções para além da lógica clássica (que tem de ser procuradas porque a lógica clássica não resolve todas as computações). Não sei explicar isto tecnicamente... mas há um filósofo brasileiro que diz exatamente isto, o João de Fernandes Teixeira. No seu livro "Filosofia da Mente" ele tem um capitulo dedicado ás lógicas paraconsistentes (não clássicas). Não se trata de negar a lógica clássica mas de ir além dela (furando)...

Avatar do usuário
m¥g
Mensagens: 83
Registrado em: 17 Dez 2007, 02:02

Re.: PNC

Mensagem por m¥g »

Mesmo que o PNC seja indestructivel... parece que podemos passar por ele e encontrar soluções não clássicas. É isto que a heurística faz... acho eu (falei asneira? :emoticon16: )

Sr. Incógnito
Mensagens: 741
Registrado em: 03 Ago 2006, 14:16

Re: Re.: PNC

Mensagem por Sr. Incógnito »

m¥g escreveu:ignorando... ou seja... há soluções para além da lógica clássica (que tem de ser procuradas porque a lógica clássica não resolve todas as computações). Não sei explicar isto tecnicamente... mas há um filósofo brasileiro que diz exatamente isto, o João de Fernandes Teixeira. No seu livro "Filosofia da Mente" ele tem um capitulo dedicado ás lógicas paraconsistentes (não clássicas). Não se trata de negar a lógica clássica mas de ir além dela (furando)...


A sua última frase não tem sentido algum. Uma "lógica" que negue o pnc não é nada. Não existe isso de "ir além da lógica clássica". A lógica para-consistente não tem lugar (não por "preconceito" meu, mas sim porque ela não é algo).

Avatar do usuário
m¥g
Mensagens: 83
Registrado em: 17 Dez 2007, 02:02

Re.: PNC

Mensagem por m¥g »

bem... não sei. Discuta com filósofos a sério que dizem isso. Eu não disse nada por mim... porque o assunto ultrapassa-me. E se leres melhor... eu não falei, nessa última frase, em negar o PNC...

para explicar melhor...Um exemplo... a relatividade proibe se viaje mais rápido que a luz... mas há quem teoriza que podemos atravessar anos-luz num instante sem violar a proibição (dobrando o espaço-tempo, por exemplo)... há soluções dentro da relatividade para isso (embora especulativas)

Sr. Incógnito
Mensagens: 741
Registrado em: 03 Ago 2006, 14:16

Re: Re.: PNC

Mensagem por Sr. Incógnito »

m¥g escreveu:bem... não sei. Discuta com filósofos a sério que dizem isso. Eu não disse nada por mim... porque o assunto ultrapassa-me. E se leres melhor... eu não falei, nessa última frase, em negar o PNC...

eu não disse que vc disse isso

m¥g escreveu:para explicar melhor...Um exemplo... a relatividade proibe se viaje mais rápido que a luz... mas há quem teoriza que podemos atravessar anos-luz num instante sem violar a proibição (dobrando o espaço-tempo, por exemplo)... há soluções dentro da relatividade para isso (embora especulativas)

não cabe compara o pnc com uma teoria científica.

Avatar do usuário
m¥g
Mensagens: 83
Registrado em: 17 Dez 2007, 02:02

Re.: PNC

Mensagem por m¥g »

claro, é ontológico :emoticon19:

Avatar do usuário
Soviete Supremo
Mensagens: 645
Registrado em: 20 Out 2007, 16:56

Mensagem por Soviete Supremo »

O princípio da incerteza assemelha-se a uma bicondiconal: a <-->q ( OU o gato está vivo OU o gato está morto). Mas o Hawking foi mais longe, afirmando que o Universo é como um cassino, com múltiplas opções. Assim teríamos de inventar um termo! O princípio da incerteza assemelhar-se-ia ao que seria uma multicondiconal (se é que isso existe).

PS: quem encheu tópico de bosta foi User fka cabeça de abóbora. Falou que o princípio da incerteza serviria para a observação de fenômenos, quando é justamente o contrário. Tal princípio serve, para os físicos DE VERDADE, estudarem o que não é observável, isto é, o estado da matéria antes do Big Bang. A incerteza prevalece nesse caso porque não seria possível entender o Ovo cósmico a partir das leis da física que hoje regem o Universo (mesmo considerando tais leis aproximadas).
“A classe capitalista fornece continuamente à classe operária letras de câmbio por uma parte do produto fornecida pela segunda, mas encampada pela primeira. Mas o operário continua a devolvê-la à classe capitalista, retirando a parte que lhe toca por seu próprio produto. A forma mercadoria do produto e a forma dinheiro da mercadoria dissimulam essas relações.”

O Capital – edição resumida - Karl Marx e Julian Borchardt - 7ª edição – pág.139

Trancado