Que eu seja bem vindo?!

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Tally
Mensagens: 713
Registrado em: 17 Dez 2007, 16:51

Re.: Que eu seja bem vindo?!

Mensagem por Tally »

No Fórum é diferente, uma vez que quem entra é porque sabe quem vai encontrar.
Em uma festa, reunião, etc. não é a mesma coisa.
Escolho meus inimigos a dedo,
porque não dou a qualquer um a honra de me enfrentar..
Aos que me invejam, desejo vida longa,
para que assistam DE PÉ como se vence na vida...

Avatar do usuário
André
Mensagens: 3288
Registrado em: 13 Nov 2006, 11:25

Mensagem por André »

Insane_Boy escreveu:
Tally escreveu:
Insane_Boy escreveu:Porque não devemos discutir religião? A religião não está acima das outras questões, discutir religião não é crime algum. Você não deve suprimir o seu direito somente porque certas pessoas se sentem ofendidas, por você falar que não atura religião x ou y, ou se você criticar os dogmas deles. Eu pessoalmente não tolero esse pessamento politicamente correto.


Meu caro, existem pessoas e pessoas.Agradáveis, fanáticas, abertas, de todo o tipo.Se eu quiser conviver socialmente, não posso sair por aí agredindo o pensamento de uma pessoa que tem tanta convicção quanto eu do que pensa.

Vejamos a utilidade de minha discussão:vou mudar a pessoa?Não. Ela vai me mudar? Também não.Então, discutir por discutir, é gastar saliva á toa com quem, além de não me entender,ainda pode se magoar comigo. Naturalmente, que se surge uma ocasião,com a pessoa certa, aberta podemos discutir nossos pontos de vista. Mas assim de graça, não.


Então não vamos discutir muitas causas, só porque as pessoas vão se sentir ofendidas. Um viva ao politicamente correto.


Politicamente correto o escambau, se a pessoa quiser conversar comigo eu vou falar o que penso, agora EU ficar puxando assunto em ambiente de religiosos, questionando a fé deles, quando eles não estão a fim de conversar sobre isso, terá apenas um resultado, tensão, conflito. Eu conversei sobre religião com um pastor pai de um amigo meu, e com calma expliquei como penso, ele entendeu, explicou como pensa, e conversamos tb sobre filosofia. Ai tudo bem.

Ótimo. Agora suponha outra situação, um monte de gente em uma festa ou almoço, alguns que eu não conheço bem, sei apenas que são religiosos, ai eu puxo um papo de religião e bato nas bases do pensamento deles, crio um clima desagradável, e ninguém convence ninguém. É uma questão de tato, de saber a hora e com quem se conversa, se não o cara vira um descrente ateu pé no saco, como existe crente pé no saco, que fica querendo que todo mundo pense como ele, e isso como fica óbvio é chato demais.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196


O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re.: Que eu seja bem vindo?!

Mensagem por Apáte »

Noticiaram na Carta Capital.
Eis os frutos.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Avatar do usuário
Hugo
Mensagens: 4530
Registrado em: 12 Mar 2006, 12:21

Mensagem por Hugo »

Indeed.

Avatar do usuário
Jeanioz
Mensagens: 5473
Registrado em: 27 Set 2006, 16:13
Gênero: Masculino
Localização: Curitiba - Paraná

Re: Re.: Que eu seja bem vindo?!

Mensagem por Jeanioz »

Apáte escreveu:Noticiaram na Carta Capital.
Eis os frutos.


Eu queria ver o RV encher de pastor.
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte


"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Avatar do usuário
Anna
Mensagens: 6956
Registrado em: 16 Out 2005, 15:43
Gênero: Feminino
Localização: AM/RJ

Mensagem por Anna »

Acho, como sempre, que é muito dificil para as pessoas que compartilham algum tipo de fé entenderem do que estamos falando. Eu particularmente, assim como a notória maioria do ateus que conheço, entro e saio dos lugares sem sequer pensar no assunto Deus, religião, etc. Não estou nem ai, e esse tipo de assunto passa longe da minha cabeça. Porém, o contrário ocorre com a maioria dos religiosos. Minha mãe por exemplo não consegue passar 20 minutos sem falar de Deus, espíritos, Karma, ou fazer qualquer tipo de associação religiosa em sua vida quotidiana. Nos transportes publicos tudo o que vejo são dezenas de pessoas lendo bíblias, livros espíritas, falando de Deus, bláblá. A igreja católica mete o bedelho em diversas questões científicas e médicas, falando merda atrás de merda. E ainda se escuta e determinam parâmetros em função dessa instituição carcomida e caquética.

São os religiosos, e as instituições religiosas que retiram seus dogmas, seus valores e regras espirituais de seu mundinho para institucionalizá-lo a TODO o mundo. Nos enfiando garganta à dentro, idéias, valores e escolhas que NÃO são nossas, e não têm qualquer tipo de respaldo racional, e portanto, não deveriam ser adotadas por que a MAIORA acredita no senhor barbudo que tudo vê, tudo regula e tudo quer.

É por isso que discordamos de religião. Por que é dificil uma convivência, quando a rigdez obscura e irracional religiosa da qual a maioria dos ateus foge, e discorda, lhes é forçada. É como ser forçado a viver no escuro e ainda ter que evitar conflitos com a maioria quando vc diz que gosta de viver na claridade e sem óculos escuro.
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Re.: Que eu seja bem vindo?!

Mensagem por Fernando Silva »

Insane_Boy escreveu:Putz. Eu estou levantando a seguinte questão, que vocês desejariam um mundo sem religião não é? Só que eliminar a religião do mundo é um ataque as liberdades individuais. Entendeu agora?

Não se convencermos os crentes de que religião é veneno e eles a abandonarem por vontade própria.

Avatar do usuário
clara campos
Moderadora
Mensagens: 3356
Registrado em: 02 Abr 2006, 15:42
Contato:

Re.: Que eu seja bem vindo?!

Mensagem por clara campos »

Não sei o que querem dizer com "forçar", mas eu certamente, sempre que poder, vou tentar "convencer" as pessoas de que a religião é um disparate.
Aperta-se-me o coração ao ver a minha avó ser extorquida pelo padre ou a ver uma miúda ser ostracizada pela família devido a dorgmas religiosos.

Ñão pretendo abolir a religião por decreto, nem levantar uma inquisição ateia, mas acredito que a religião é uma força mais negativa que positiva, e que serve essencialmente para alimentar, manter e levantar forças de poder.

Quanto ao politicamente correcto, eu encaro-o como uma espécie de "boa educação" global. Deve usar-se sempre quanto possível, mas não nos deve guiar, sob o risco de nos tornarmos ocos e fúteis.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Avatar do usuário
Tally
Mensagens: 713
Registrado em: 17 Dez 2007, 16:51

Re.: Que eu seja bem vindo?!

Mensagem por Tally »

Clara:
È o que sua avó quer, não é?Fique feliz porque ela faz no fim o que quer, assim como você.
Ela já deve ter visto muita coisa e fez a escolha dela.
Escolho meus inimigos a dedo,
porque não dou a qualquer um a honra de me enfrentar..
Aos que me invejam, desejo vida longa,
para que assistam DE PÉ como se vence na vida...

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Re.: Que eu seja bem vindo?!

Mensagem por Fernando Silva »

Tally escreveu:Clara:
È o que sua avó quer, não é?Fique feliz porque ela faz no fim o que quer, assim como você.
Ela já deve ter visto muita coisa e fez a escolha dela.

Eu não escolhi ser católico. Simplesmente não me deram opção.
Enfiaram a crença na minha cabeça sem me perguntarem se eu queria.
Levei muito tempo para me libertar do seu domínio.
É questionável dizer "ela faz o que quer" se ela nem se dá conta de que é dominada pela crença.
Por outro lado, a religião não me fez falta, mas talvez ela não se sentisse bem sem acreditar em um deus.

Avatar do usuário
André
Mensagens: 3288
Registrado em: 13 Nov 2006, 11:25

Re: Re.: Que eu seja bem vindo?!

Mensagem por André »

clara campos escreveu:Não sei o que querem dizer com "forçar", mas eu certamente, sempre que poder, vou tentar "convencer" as pessoas de que a religião é um disparate.
Aperta-se-me o coração ao ver a minha avó ser extorquida pelo padre ou a ver uma miúda ser ostracizada pela família devido a dorgmas religiosos.

Ñão pretendo abolir a religião por decreto, nem levantar uma inquisição ateia, mas acredito que a religião é uma força mais negativa que positiva, e que serve essencialmente para alimentar, manter e levantar forças de poder.

Quanto ao politicamente correcto, eu encaro-o como uma espécie de "boa educação" global. Deve usar-se sempre quanto possível, mas não nos deve guiar, sob o risco de nos tornarmos ocos e fúteis.


Concordo. Agora diria o seguinte, conversar sobre esses assuntos tem que se ter inteligência social, eu falo o que penso, porém em determinadas ocasiões que sei que vai provocar constrangimento eu somente falarei se for perguntado, ou provocado. Por uma simples razão de preferir evitar conflito. Agora se perguntado for, direi sem cerimônia. O chato, assim como o crente proselitista, é o ateu, aquele que coloca como prioridade livrar as pessoas da religião.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196


O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

Avatar do usuário
Tally
Mensagens: 713
Registrado em: 17 Dez 2007, 16:51

Re.: Que eu seja bem vindo?!

Mensagem por Tally »

Concordo mais uma vez. Qualquer tipo de fanatismo é desagradável.
Escolho meus inimigos a dedo,
porque não dou a qualquer um a honra de me enfrentar..
Aos que me invejam, desejo vida longa,
para que assistam DE PÉ como se vence na vida...

Trancado