Papa paga mico

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
RicardoVitor
Mensagens: 2597
Registrado em: 07 Set 2006, 20:04
Localização: Esquerdolândia

Papa paga mico

Mensagem por RicardoVitor »

PAPA PAGA MICO

A cada Natal, tão certo como o sol se põe, se repete o erro: desde há séculos, Vaticano, livros e jornais afirmam que Cristo nasceu em Belém. Não nasceu em Belém. Todos os jornais do mundo, nestes dias, afirmam que Cristo nasceu em Belém. Os natais se repetirão ad aeternum e a imprensa continuará afirmando ad aeternum esta inverdade.

Este ano, temos uma novidade. Enquanto dezenas de milhares de peregrinos rumaram a Belém, para visitar a Igreja da Natividade, onde o Cristo teria nascido, o monumental presépio que é montado todo ano na praça São Pedro foi ambientado pela primeira vez, desde que existe, em Nazaré. A decisão foi tomada pelo Governo do Estado da Cidade do Vaticano, encarregado da montagem do presépio, inspirado desta vez no Evangelho de Mateus, que situa o nascimento de Jesus na casa de José, em Nazaré. Nos Evangelhos de Lucas, Marcos e João o local indicado é uma gruta em Belém. O Vaticano informou que o presépio deste ano terá três ambientes: a sala da Natividade, a carpintaria de São José e uma hospedaria, símbolo da vida coletiva da época.

Sempre defendi a tese de que Jesus nasceu em Nazaré. Ou melhor, não que eu a defenda. Quem a defende, em verdade, é Ernest Renan, como veremos adiante. Por ter situado o nascimento do Cristo em Nazaré, tive uma crônica censurada no jornal católico conservador Mídia Sem Máscara, o que fez com eu me afastasse daquele site papista. Hoje, é o Vaticano que afirma o nascimento de Jesus em Nazaré. O que desautoriza as pretensões da Igreja da Natividade, em Belém, pretensões estas que, curiosamente, sempre foram apoiadas pelo próprio Vaticano. Dentro da igreja, ficaria a gruta onde, segundo a tradição, nasceu Jesus. Há inclusive uma estrela marcando o ponto exato onde o nascimento ocorreu.

Escrevia-me, no ano passado, um leitor:

“Senão vejamos: “E tu, Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade”. (Miquéias 5:2). Este poderoso trecho bíblico não somente profetiza o nascimento do Senhor Jesus Cristo em Belém, como também atesta Sua divindade: “e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade”. E aqui vemos o cumprimento literal da profecia de Miquéias: “Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, em dias do rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém. E perguntavam: Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo. Tendo ouvido isso, alarmou-se o rei Herodes, e, com ele, toda a Jerusalém; então, convocando todos os principais sacerdotes e escribas do povo, indagava deles onde o Cristo deveria nascer. Em Belém da Judéia, responderam eles, porque assim está escrito por intermédio do profeta: E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as principais de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar a meu povo, Israel.” (Mateus 2:1-6)”.

Vários outros leitores, daqueles que só encontram na Bíblia o que o padre diz para encontrar, alegam a mesma coisa. Que segundo os Evangelhos de Mateus e Lucas, Jesus nasceu em Belém. Que “não há motivos para duvidar do relato de um contemporâneo de Jesus (Mateus) e de alguém que viveu pouco tempo depois, conhecendo diversas pessoas que haviam convivido com ele (Lucas)".

Não é bem assim. Vou repetir mais uma vez, e talvez tenha de repeti-lo a cada fim de ano: os Evangelhos não podem ser lidos ao pé da letra. Profecia é uma coisa, fato histórico é outra. O fato inconteste, aceito pelos historiadores, é que Jesus nasceu na obscura Nazaré, pequena e desconhecida cidade da Galiléia. Nos Evangelhos, é chamado o tempo todo de nazareno. Em sua cruz, Pilatos manda inscrever: "Jesus nazareno, rei dos judeus".

Verdade que Mateus escreve: "Tendo, pois, nascido Jesus em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes ...." E acrescenta: "Ouvindo, porém, que Arquelau reinava na Judéia em lugar de seu pai Herodes, temeu ir para lá; mas avisado em sonho por divina revelação, retirou-se para as regiões da Galiléia, e foi habitar numa cidade chamada Nazaré; para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado nazareno". Pois dissera Miquéias: "Mas tu, Belém Efrata, posto que pequena para estar entre os milhares de Judá, de ti é que me sairá aquele que há de reinar em Israel". No fundo, Mateus trazia no sangue esta tendência do jornalismo contemporâneo, de adaptar os fatos à visão que se tem do mundo. Quis adaptar o nascimento a antigas profecias. A realidade que se lixasse.

Escreve Renan, em A Vida de Jesus: "Cristo nasceu em Nazaré, pequena cidade da Galiléia, desconhecida até então. Toda sua vida foi designado pelo nome de Nazareno e só por um esforço que não se compreende é que se poderia, segundo a lenda, dá-lo como nascido em Belém. Veremos adiante o motivo dessa suposição, e como ela era conseqüência necessária do papel messiânico que se deu a Jesus".

Segundo Renan, Nazaré não é citada nem no Antigo Testamento, nem por Josefo, nem no Talmude. Enquanto Nazaré da Galiléia era um vilarejo anônimo, Belém da Judéia portava o prestígio de antigas profecias. Nazaré era aldeia era desprovida de qualquer prestígio. Tanto que, em João 1:46, Natanael pergunta: “Pode haver coisa bem vinda de Nazaré?” Que nascesse em Belém, portanto. A estrela de prata pregada na igreja da Natividade em Belém, não passa de um wishful thinking. Nazarenos nascem em Nazaré.

Lucas também adere à lenda do nascimento em Belém: "Naqueles dias saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo fosse recenseado. Este primeiro recenseamento foi feito quando Cirino era governador da Síria. E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade. Subiu também José, da Galiléia, da cidade de Nazaré, à cidade de Davi, chamada Belém, porque era da casa e família de Davi, a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. Enquanto estavam ali, chegou o tempo em que ela havia de dar à luz, e teve a seu filho primogênito; envolveu-o em faixas e o deitou em uma manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem".

Os evangelistas, ao situarem o nascimento de Cristo no reinado de Herodes e evocarem o recenseamento de Cirino, desmontam a própria tese. Diz Renan:

"O recenseamento feito por Cirino, do qual se fez depender a lenda que ajunta a jornada a Belém, é posterior, pelo menos dez anos, ao ano em que, segundo Lucas e Mateus, nascera Jesus. Com efeito, os dois Evangelhos põem o nascimento de Jesus no reinado de Herodes (Mateus,II, 1,19,22; Lucas, I, 5). Ora, o recenseamento de Cirino foi feito só depois da deposição de Arquelau, isto é, dez anos depois da morte de Herodes, no ano 37 da era de Ácio. A inscrição pela qual se pretendia outrora estabelecer que Cirino fizera dois recenseamentos é reconhecida como falsa. O recenseamento em todo caso não teria sido aplicado senão às partes reduzidas à província romana, e não às tetrarquias. Os textos pelos quais se pretende provar que algumas das operações de estatística e registro público, ordenadas por Augusto, chegaram até o reinado de Herodes, ou não têm o alcance que se lhes quer dar, ou são de autores cristãos que colheram esse dado no Evangelho de Lucas".

Se o Vaticano hoje se rende à evidência histórica, o desastrado bispo de Roma desautorizou o presépio instalado sob seu papado. Nesta madrugada, na homilia da Missa do Galo, Bento XVI lembrou o nascimento de Jesus, como Maria lhe envolveu em um pano e lhe deitou em um presépio, "porque não havia lugar na pousada onde pretendiam alojar-se".

Sua Santidade precisa decidir-se. Afinal, nasceu na casa dela e de José, como indica o presépio montado na praça São Pedro, e neste caso não teria precisado buscar pousada alguma? Ou nalguma gruta em Belém, onde a rejeitada parturiente teve de abrigar-se? O Vaticano está precisando contratar urgentemente um roteirista. Seja como for, seria bom que a Santa Sé avisasse o Sumo Pontífice de suas decisões, para não deixar o papa pagando mico nas frias madrugadas de Roma.

- Enviado por Janer @ 11:48 AM

http://cristaldo.blogspot.com/
Logical, responsible, practical.
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!

Avatar do usuário
Jeanioz
Mensagens: 5473
Registrado em: 27 Set 2006, 16:13
Gênero: Masculino
Localização: Curitiba - Paraná

Re.: Papa paga mico

Mensagem por Jeanioz »

Quem se importa? :emoticon26:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte


"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Avatar do usuário
Tally
Mensagens: 713
Registrado em: 17 Dez 2007, 16:51

Mensagem por Tally »

Eu me importo. Gosto de saber.
Também ouvi na segunda feira um programa onde foram duas amigas minhas que trabalham no mesmo show em que às vezes trabalho. Só que elas são cantoras.
Eu não.
Mas continuando, assisti a um programa onde elas foram, de um bispo católico, ( ñao lembro qual)e que surpreendentemente falou pela primeira vez que Jesus não nasceu dia 24/25 de dezembro!! Que era apenas simbólico. Realmente fiquei feliz, porque os crentes pelo menos, vão sabendo aos poucos as verdades.
Escolho meus inimigos a dedo,
porque não dou a qualquer um a honra de me enfrentar..
Aos que me invejam, desejo vida longa,
para que assistam DE PÉ como se vence na vida...

Avatar do usuário
Bellé
Mensagens: 542
Registrado em: 18 Mai 2007, 10:15
Gênero: Masculino
Localização: Frederico Westphalen - RS

Mensagem por Bellé »

Tally escreveu:Eu me importo. Gosto de saber.
Também ouvi na segunda feira um programa onde foram duas amigas minhas que trabalham no mesmo show em que às vezes trabalho. Só que elas são cantoras.
Eu não.
Mas continuando, assisti a um programa onde elas foram, de um bispo católico, ( ñao lembro qual)e que surpreendentemente falou pela primeira vez que Jesus não nasceu dia 24/25 de dezembro!! Que era apenas simbólico. Realmente fiquei feliz, porque os crentes pelo menos, vão sabendo aos poucos as verdades.


Que verdades???

Que jesus nasceu em outra data???
O poder é parte da fraqueza de um homem sem deus...

Bellé

Avatar do usuário
Jeanioz
Mensagens: 5473
Registrado em: 27 Set 2006, 16:13
Gênero: Masculino
Localização: Curitiba - Paraná

Mensagem por Jeanioz »

Tally escreveu:Eu me importo. Gosto de saber.
Também ouvi na segunda feira um programa onde foram duas amigas minhas que trabalham no mesmo show em que às vezes trabalho. Só que elas são cantoras.
Eu não.
Mas continuando, assisti a um programa onde elas foram, de um bispo católico, ( ñao lembro qual)e que surpreendentemente falou pela primeira vez que Jesus não nasceu dia 24/25 de dezembro!! Que era apenas simbólico. Realmente fiquei feliz, porque os crentes pelo menos, vão sabendo aos poucos as verdades.


Você é minoria.

A maioria simplesmente acha um absurdo e continua cultivando o Espírito Natalino. :emoticon19:

Quebrar uma tradição que agradou a todo mundo por tanto tempo é muito difícil, mesmo se a verdade pender para o lado contrário. Alguém ainda lembra do "Jesus científico"? :emoticon26:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte


"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Avatar do usuário
Tally
Mensagens: 713
Registrado em: 17 Dez 2007, 16:51

Mensagem por Tally »

Bellé escreveu:Que verdades???

Que jesus nasceu em outra data???


Por exemplo.Tem-se que começar de algum lugar.
Não pense que sou contra os crentes, não. Nem todos.
Por exemplo, eu admirava o papa João Paulo, o anterior a esse.
Sempre acreditei ser ele uma pessoa que tinha fé na religião que professava.Só isso valia.
Uma pessoa que acredita em seus valores e luta por eles, deve ser admirada.Seja ele quem for.
Escolho meus inimigos a dedo,
porque não dou a qualquer um a honra de me enfrentar..
Aos que me invejam, desejo vida longa,
para que assistam DE PÉ como se vence na vida...

Avatar do usuário
O ENCOSTO
Mensagens: 16434
Registrado em: 02 Nov 2005, 14:21
Localização: Ohio - Texas (USA)
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Esses detalhes não são importantes.

Precisamos é saber quem era a reencarnação de Jesus: Kardec ou Chico Xavier.
O ENCOSTO


http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Avatar do usuário
Tally
Mensagens: 713
Registrado em: 17 Dez 2007, 16:51

Re.: Papa paga mico

Mensagem por Tally »

Podem não ser importantes para VOCÊ , mas com certeza são para muita gente.
Escolho meus inimigos a dedo,
porque não dou a qualquer um a honra de me enfrentar..
Aos que me invejam, desejo vida longa,
para que assistam DE PÉ como se vence na vida...

Avatar do usuário
Caro Colega
Mensagens: 1610
Registrado em: 14 Nov 2005, 22:35
Localização: Florianópolis - SC

Re.: Papa paga mico

Mensagem por Caro Colega »

Esse tal de Cristaldo até pode escrever alguma coisa boa, como já li por aí.. mas coitado, hoje é um jornalista em decadência, prepotente, moralmente falido, que não acha nada de melhor a fazer na vida do que ficar atirando pedras ao que vier à sua frente. Pra continuar vivendo em seu mundinho medíocre se vê obrigado a arrotar falsos conhecimentos para seus leitores em alguns de seus textos, se tornando assim um autêntico intelectual de mesa de bar, tipo aqueles que opinam de maneira leviana sobre todos os assuntos possíveis. Acho que por tanto estudo que ele possui, esse ser humano poderia ser um cara mais sociável e ter moral para escrever do que ele bem entende. Hoje, aos sessenta e poucos anos de vida, nada mudou, pelo que ser vê. Mostra-se, como sempre, um ateu fanático e um anticristão de marca maior, que solta as maiores barbaridades para atacar religiões, idéias e atitudes de quem quer que seja. Uma das últimas é seu comentário nada simpático ao manifesto de greve de fome de Dom Luiz Flávio Cappio, que disse ser muito melhor o tal padre se encontrar com o Criador do que persistir com o seu manifesto. Oras, mas o que dizer de um infeliz desse que diz que aderiu ao ateísmo, quando jovem, apenas para gozar da sexualidade sem deveres de consciência? E o que dizer então das tolices que propaga para sustentar suas preferências, e os ataques à autores muitissimos melhores do que ele, como Machado de Assis, Olavo de Carvalho e Miguel Reale? Ahhh, meus Caros Colega, sem mais comentários..
Vcs ainda dão crédito para o que ele escreve? Putz!

Caro C :emoticon5: lega
"Agradeço a Deus por me emprestar diariamente o coração que pulsa, o oxigênio que respiro, o solo em que caminho e milhões de intens para que eu exista. Ele suportou meu cético ateísmo, me levou a encontrar a Sua assinatura atrás da cortina da existênica e me fez enxergar que Seu sonho de ver a espécie humana unida, fraterna e solidária é o maior de todos os sonhos." - (Augusto Cury)
Imagem
Darwin quer banana.. uh! hu!..

Avatar do usuário
Caro Colega
Mensagens: 1610
Registrado em: 14 Nov 2005, 22:35
Localização: Florianópolis - SC

Re.: Papa paga mico

Mensagem por Caro Colega »

Aliás, o que importa pra ele se Jesus nasceu em Nazaré ou em qqer suburbio do Rio de Janeiro? O que importa pra ele sobra a história do nascimento de Jesus? Sua bandeira contra os cristãos continuará hasteada, e seu ódio ferrenho contra o cristianismo continuará sendo o de sempre. Ou seja, qqeer assunto pra ele vale a pena, desde que seja postada no seu blog e que algum infeliz tenha o "prazer" de ler e trazer para algum bate papo em algum fórum. Háhá.. o cristaldo chega até a citar versos bíblicos e defender a idéia dele de onde Jesus realmetne nasceu ! Que piada esse cara!
"Agradeço a Deus por me emprestar diariamente o coração que pulsa, o oxigênio que respiro, o solo em que caminho e milhões de intens para que eu exista. Ele suportou meu cético ateísmo, me levou a encontrar a Sua assinatura atrás da cortina da existênica e me fez enxergar que Seu sonho de ver a espécie humana unida, fraterna e solidária é o maior de todos os sonhos." - (Augusto Cury)
Imagem
Darwin quer banana.. uh! hu!..

Avatar do usuário
Sorrelfa
Mensagens: 2441
Registrado em: 27 Mar 2007, 10:21
Gênero: Masculino
Localização: Rua Sem entrada e Sem saida, Nº Infinito
Contato:

Re.: Papa paga mico

Mensagem por Sorrelfa »

Vcs ainda dão crédito para o que ele escreve? Putz!


Desde que ele desça lenha na supertição cristã sim !
:emoticon12: :emoticon12:

Mas agora mostre onde o cara está errado.
Afinal, tu não vai fazer todo esse julgamento do carater do cara apenas porque não gostou do texto...

bem vindo de volta Caro Colega !
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re.: Papa paga mico

Mensagem por Apo »

Ué...pensei que Deus era brasileiro...
Imagem

Avatar do usuário
Sorrelfa
Mensagens: 2441
Registrado em: 27 Mar 2007, 10:21
Gênero: Masculino
Localização: Rua Sem entrada e Sem saida, Nº Infinito
Contato:

Re: Re.: Papa paga mico

Mensagem por Sorrelfa »

Apo escreveu:Ué...pensei que Deus era brasileiro...


Mas é...

E eleitor do lulla...
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Papa paga mico

Mensagem por Fernando Silva »

"Mas tu, Belém Efrata, posto que pequena para estar entre os milhares de Judá, de ti é que me sairá aquele que há de reinar em Israel".

1. Belém Efrata que a profecia cita não era uma cidade, mas uma família ou clã.
2. A cidade de Belém foi escolhida também porque era o local de nascimento do deus Tammuz, e também numa gruta.
3. Lucas não diz que Maria e José não encontraram abrigo, mas simplesmente que não havia espaço para o parto na sala em que estavam, portanto foram para o estábulo.
Claro, fica muito mais bonitinho falar de um casal desprezado por todos.

A palavra grega usada por Lucas pode se referir a uma hospedaria ou a uma sala (o que na época dava no mesmo, já que ficavam todos amontoados num lugar só).

Avatar do usuário
Caro Colega
Mensagens: 1610
Registrado em: 14 Nov 2005, 22:35
Localização: Florianópolis - SC

Re: Re.: Papa paga mico

Mensagem por Caro Colega »

Jolly_Roger escreveu:
Vcs ainda dão crédito para o que ele escreve? Putz!


Desde que ele desça lenha na supertição cristã sim !
:emoticon12: :emoticon12:

Mas agora mostre onde o cara está errado.
Afinal, tu não vai fazer todo esse julgamento do carater do cara apenas porque não gostou do texto...

bem vindo de volta Caro Colega !


Meu julgamento é pelo todo.. pelas atitudes.. pela critica ferranha às crenças alheias, pela prepotência e pelo ateísmo militante desse cara. É como escrevi logo acima:

Aliás, o que importa pra ele se Jesus nasceu em Nazaré ou em qqer suburbio do Rio de Janeiro? O que importa pra ele sobra a história do nascimento de Jesus? Sua bandeira contra os cristãos continuará hasteada, e seu ódio ferrenho contra o cristianismo continuará sendo o de sempre. Ou seja, qqeer assunto pra ele vale a pena, desde que seja postada no seu blog e que algum infeliz tenha o "prazer" de ler e trazer para algum bate papo em algum fórum. Háhá.. o cristaldo chega até a citar versos bíblicos e defender a idéia dele de onde Jesus realmetne nasceu ! Que piada esse cara!


E obrigado pelas boas vindas! :emoticon16:
Mas já estou de saída :emoticon12:
"Agradeço a Deus por me emprestar diariamente o coração que pulsa, o oxigênio que respiro, o solo em que caminho e milhões de intens para que eu exista. Ele suportou meu cético ateísmo, me levou a encontrar a Sua assinatura atrás da cortina da existênica e me fez enxergar que Seu sonho de ver a espécie humana unida, fraterna e solidária é o maior de todos os sonhos." - (Augusto Cury)
Imagem
Darwin quer banana.. uh! hu!..

Avatar do usuário
Caro Colega
Mensagens: 1610
Registrado em: 14 Nov 2005, 22:35
Localização: Florianópolis - SC

Re.: Papa paga mico

Mensagem por Caro Colega »

Depois de Dan Brown (e pq não mesmo antes dele?) não é difícil encontrar alguém que diga ter encontrado o quinto evangelho, o décimo primeiro mandamento, a existência de uma conspiração mundial ou qualquer coisa sensacionalista. Questionar sobre o nascimento, a vida e morte de Jesus seria a mesma coisa. :emoticon26:
"Agradeço a Deus por me emprestar diariamente o coração que pulsa, o oxigênio que respiro, o solo em que caminho e milhões de intens para que eu exista. Ele suportou meu cético ateísmo, me levou a encontrar a Sua assinatura atrás da cortina da existênica e me fez enxergar que Seu sonho de ver a espécie humana unida, fraterna e solidária é o maior de todos os sonhos." - (Augusto Cury)
Imagem
Darwin quer banana.. uh! hu!..

Avatar do usuário
zencem
Mensagens: 4452
Registrado em: 29 Out 2005, 19:41

Re: Re.: Papa paga mico

Mensagem por zencem »

Caro Colega escreveu:Esse tal de Cristaldo até pode escrever alguma coisa boa, como já li por aí.. mas coitado, hoje é um jornalista em decadência, prepotente, moralmente falido, que não acha nada de melhor a fazer na vida do que ficar atirando pedras ao que vier à sua frente. Pra continuar vivendo em seu mundinho medíocre se vê obrigado a arrotar falsos conhecimentos para seus leitores em alguns de seus textos, se tornando assim um autêntico intelectual de mesa de bar, tipo aqueles que opinam de maneira leviana sobre todos os assuntos possíveis. Acho que por tanto estudo que ele possui, esse ser humano poderia ser um cara mais sociável e ter moral para escrever do que ele bem entende. Hoje, aos sessenta e poucos anos de vida, nada mudou, pelo que ser vê. Mostra-se, como sempre, um ateu fanático e um anticristão de marca maior, que solta as maiores barbaridades para atacar religiões, idéias e atitudes de quem quer que seja. Uma das últimas é seu comentário nada simpático ao manifesto de greve de fome de Dom Luiz Flávio Cappio, que disse ser muito melhor o tal padre se encontrar com o Criador do que persistir com o seu manifesto. Oras, mas o que dizer de um infeliz desse que diz que aderiu ao ateísmo, quando jovem, apenas para gozar da sexualidade sem deveres de consciência? E o que dizer então das tolices que propaga para sustentar suas preferências, e os ataques à autores muitissimos melhores do que ele, como Machado de Assis, Olavo de Carvalho e Miguel Reale? Ahhh, meus Caros Colega, sem mais comentários..
Vcs ainda dão crédito para o que ele escreve? Putz!

Caro C :emoticon5: lega


Tais tirando curso de demonização com o PT?

Que é que é isso, cumpanheru?

Aliás, é engano meu.

O PT aprendeu isso com o cristianismo. :emoticon22:

Enfim, metes o pau no cara e nem tocas no texto!!!
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".


500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:


Avatar do usuário
Sorrelfa
Mensagens: 2441
Registrado em: 27 Mar 2007, 10:21
Gênero: Masculino
Localização: Rua Sem entrada e Sem saida, Nº Infinito
Contato:

Re: Re.: Papa paga mico

Mensagem por Sorrelfa »

Meu julgamento é pelo todo... pelas atitudes.. pela critica ferranha às crenças alheias, pela prepotência e pelo ateísmo militante desse cara. É como escrevi logo acima:


Faltou o principal, desmenti-lo.
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !

Avatar do usuário
Caro Colega
Mensagens: 1610
Registrado em: 14 Nov 2005, 22:35
Localização: Florianópolis - SC

Re.: Papa paga mico

Mensagem por Caro Colega »

.. se me permitem, mais um comentário...

A Arqueologia de hoje, por sinal, muito mais desenvolvida do que a antiguidade, provou que Jesus existiu realmente. Logo, a nova moda dos questionadores de plantão é "atacar" as outras faces da figura: saber se o Jesus que existiu é o mesmo da Bíblia. Isso não é nada mais nada menos puro modismo filosófico. Os dias passam e a Arqueologia confirma mais que os discursos, as descrições e ensinos de Jesus, conforme aparecem nos Evangelhos. Sustentam um quadro bastante autêntico e afinado com o ambiente judaico do primeiro século. :emoticon10:
"Agradeço a Deus por me emprestar diariamente o coração que pulsa, o oxigênio que respiro, o solo em que caminho e milhões de intens para que eu exista. Ele suportou meu cético ateísmo, me levou a encontrar a Sua assinatura atrás da cortina da existênica e me fez enxergar que Seu sonho de ver a espécie humana unida, fraterna e solidária é o maior de todos os sonhos." - (Augusto Cury)
Imagem
Darwin quer banana.. uh! hu!..

Avatar do usuário
RicardoVitor
Mensagens: 2597
Registrado em: 07 Set 2006, 20:04
Localização: Esquerdolândia

Re.: Papa paga mico

Mensagem por RicardoVitor »

Você poderia confrontar o texto e não o autor, Colega? Gostaria de ver seus argumentos.
Logical, responsible, practical.
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Re.: Papa paga mico

Mensagem por Fernando Silva »

Caro Colega escreveu:.. se me permitem, mais um comentário...

A Arqueologia de hoje, por sinal, muito mais desenvolvida do que a antiguidade, provou que Jesus existiu realmente. Logo, a nova moda dos questionadores de plantão é "atacar" as outras faces da figura: saber se o Jesus que existiu é o mesmo da Bíblia. Isso não é nada mais nada menos puro modismo filosófico. Os dias passam e a Arqueologia confirma mais que os discursos, as descrições e ensinos de Jesus, conforme aparecem nos Evangelhos. Sustentam um quadro bastante autêntico e afinado com o ambiente judaico do primeiro século. :emoticon10:

Cite as fontes.

Avatar do usuário
RicardoVitor
Mensagens: 2597
Registrado em: 07 Set 2006, 20:04
Localização: Esquerdolândia

Re.: Papa paga mico

Mensagem por RicardoVitor »

Não conheço nenhuma prova da existência do Jesus histórico.
Logical, responsible, practical.
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!

Avatar do usuário
zencem
Mensagens: 4452
Registrado em: 29 Out 2005, 19:41

Re: Re.: Papa paga mico

Mensagem por zencem »

Caro Colega escreveu:.. se me permitem, mais um comentário...

A Arqueologia de hoje, por sinal, muito mais desenvolvida do que a antiguidade, provou que Jesus existiu realmente. Logo, a nova moda dos questionadores de plantão é "atacar" as outras faces da figura: saber se o Jesus que existiu é o mesmo da Bíblia. Isso não é nada mais nada menos puro modismo filosófico. Os dias passam e a Arqueologia confirma mais que os discursos, as descrições e ensinos de Jesus, conforme aparecem nos Evangelhos. Sustentam um quadro bastante autêntico e afinado com o ambiente judaico do primeiro século. :emoticon10:


Tá tudo comprovado:

Deus existe.
Jesus não foi inventado.
O Santo Sudário é autêntico.
O milagre de Lanciano, não é uma picaretagem.
E os Adventistas, agora, estão se juntando com a prostituta pra combater os ateus.

Vão adotar o domingo, também? :emoticon22:
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".


500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:


Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re.: Papa paga mico

Mensagem por Fernando Silva »

Esse pessoal tem a mania de jogar frases tipo "A arqueologia/ciência/historiadores/NASA/etc. já provou que...".
Só que não citam fontes ou, quando citam, são religiosas ou coisa de charlatão.

Avatar do usuário
zumbi filosófico
Mensagens: 2054
Registrado em: 19 Out 2007, 20:01
Gênero: Masculino

Re: Papa paga mico

Mensagem por zumbi filosófico »

Por ter situado o nascimento do Cristo em Nazaré, tive uma crônica censurada no jornal católico conservador Mídia Sem Máscara, o que fez com eu me afastasse daquele site papista.


Imagem
Imagem

Trancado